Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

mateusict - tudo bem? Vai depender muito do grão mas o que já foi falado nesse tópico foi cerca de 10 para espresso e 30-50 para moka (vide manual do próprio produto 30a45)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais frequente ficar entre 15 e 16, mas o intervalo que uso é 12-17. Por exemplo, nos cafés da compra coletiva aqui do fórum, quase todos eu uso no 16 para 20g. Acho que no café do Seu Juarez eu uso um pouco mais fino, como no 15.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo uso na faixa 15~14 também. Com o passar das semanas dos grãos, se eu não os consumir logo vejo a necessidade de afinar a moagem pra manter a extração boa. (geralmente para 12~10).

 

Sempre 16g no duplo, respeitadas as margens de erro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal, fui tentando e percebi que ha algumas variáveis. Meu moinho veio na regulagem interna 6, deixei aí msm.... Então como esperado em uma torra mais clara cheguei a moer no 6 (externo).

 

Percebi que em torras mais escuras tive que passar a regulagem externa para o 10, estou me acertando com o moedor ainda... Isso nos expressos...

 

Moka fui de 40~42 e ficou razoável tb...

 

Gostei do moedor, é meu primeiro. Talvez eu compre algum mais robusto qdo tiver a oportunidade.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos problemas desse moedor é que, ao moer para espresso, o pó sai bem empelotado. Então, eu tenho que separar o pó com palito ou similar. As extrações melhoraram absurdamente depois que eu comecei a fazer isso. 

 

Devido a isso, não paro de pensar no Sette 270w rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre desfazer as pelotas, esse artigo no HB dá uns toques, bem como ensina a fazer WDT (que é o uso mais eficiente do palito que o felipejack citou), e aqui tem umas dicas com imagem sobre o tipo do movimento a usar no palito.

 

Quanto ao empelotamento em si,

- vocês tem um bom sistema de aterramento elétrico?

- o moedor está instalado em tomada com o 3o pino em uso, conectando-o ao aterramento, caso este seja adequado?

 

Tenho um Breville Smart (modelo antigo) faz anos e ele normalmente não empelota, ou empelota quase nada (só nas moagens muito finas, beirando Turco), e uma batidinha do PF no tapete de borracha já "colapsa" as pelotas. A única coisa que imagino estar acontecendo com vocês seria acúmulo de eletricidade estática, o que um bom aterramento deveria resolver.

 

Tenho um bom aterramento na instalação elétrica da minha casa. Além da barra de cobre obrigatória junto à caixa de entrada, tenho mais 3 hastes de cobre de 3/4" x 2,4m formando um grande  triângulo no quintal, dando um ótimo resultado no aterramento de toda instalação da casa (nesse blog tem um pouco mais sobre isso - bem simplificado). Talvez por isso nunca tenha tido problemas nem com o Breville, nem com Vario, T48, Preciso, Aríete, Anfim etc. Só o Krups GVX2 empelotava (hoje não fica em casa), que além de o plástico do reservatório não ser anti-estático, não tem 3o pino na tomada, então não tem aterramento...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho esse moedor há cerca de 6 meses e às vezes o meu tem dificuldade em moer grãos de torra mais clara. O limitador de torque começa a estalar e o moedor trava. Às vezes preciso até desmontar as mós para destravá-lo. Vira e mexe, suspeito que o meu veio com defeito =(

Mais alguém que tem esse moedor sofre esse mesmo problema?

Pesquisei nos foruns gringos e vi algumas pessoas reclamando disso também. No modelo antigo, aquele rotor que coleta o pó e o direciona à saída era feito de plástico e com o tempo desgastava, causando o acúmulo de pó sob as mós, o que levava o moedor a travar. Mas no modelo atual esse rotor é de metal, ou seja, não é esse o problema.

 

Alguém sofre desse problema?

 

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Guimarães , o meu ocorre a mesma coisa em torras claras quando eu tento moer pra espresso.

 

O que eu faço é aumentar a granulometria da moagem pra destravar ele e depois volto ao normal

 

Isso não é bom pra manter o pó uniforme mas é a única maneira que encontrei, acho que isso tem a ver com a potência

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do CdC, peço referências sobre este moedor em específico: http://www.casaativa.com.br/eletroportateis/1320-moedor-express-tramontina-220v-69060-012.html - Aqui no RS ele está sendo vendido por R$ 978,00 em 6x. O que acham? Usarei apenas para V60, Moka e AP.

post-7413-0-30026100-1496864975_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi o meu recentemente e ainda estou testando, mas gostei dos resultados no V60 e na AP (moagem para filtrado). Ainda não testei na Moka, mas creio que fique ok também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARACTERÍSTICAS
1. Funil de 450 gramas para grãos. 
2. Tela em LCD com retroiluminação exibe o número de doses ou xícaras, a configuração do tipo de moagem e o tempo atual de moagem. 
3. 60 Configurações de moagem, do mais fino para expresso ao mais grosso para prensa. 
4. Limitador de dosagem, o dosador fornece sempre a quantidade precisa. 
5. Ajuste manual e programável de dosagem. 
6. Moagem sem o uso das mãos. 
7. Moedor com brocas cônicas. 
8. Corpo em aço inox escovado. 
9. Bandeja removível para pó de café, para uma limpeza rápida e fácil.

 

220V: 165W

 

Dimensões Produto (Compr. X Larg. X Alt.): 220x 165x 395 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai achar nada melhor por esse valor! Pode comprar! Agora pensar que ele será o melhor moedor e tals, vc já sabe que isso não eh bem assim!

 

Fique tranquilo que você não vai se arrepender!

 

Aí vc quer me responder: "Não posso comprar errado não, o moedor tem que ser bom pq vou comprar esse e pronto, não vou gastar mais com moedor!"

 

Daqui uns 3 meses você já vai estar querendo outro moedor bom p fazer não sei oque e assim vai.....

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei este tópico no fórum: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/54-tramontinabreville-smart-grinder/?hl=tramontina que seria sobre o Smart Grinder. Sobre o 69060 tem algum tópico específico? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

estou querendo investir um pouco mais na moagem dos meus cafés (hoje possuo um hario slim) e queria pegar um moedor elétrico de entrada mesmo. Inicialmente cogitei comprar um Baratza Encore, tanto pelo preço menor quanto pela confiabilidade. Mas tem sido difícil achar onde comprar, ele está em falta em praticamente todas as lojas atualmente. Uma outra opção seria esse moedor da Tramonitna by Breville. Atualmente a faixa de preço dele está um pouco maior que a da Encore, mas promete oferecer um pouco mais também.

 

Pelo que li aqui nesse tópico, existem algumas pessoas que tiveram problemas com ele com pouco tempo de uso, problemas pra moer determinados grãos mais duros e problemas para moagens mais finas. Bem, esse moedor já tem um tempinho de mercado agora. Pra quem tem ou já teve ele, vocês recomendam a compra? Queria também saber se alguém que tem ele já teve contato com um Encore pra comparar. Eu tenho um amigo que tem o Encore e ele nunca teve nenhum problema, parece ser um excelente moedor.

 

Logo no início do tópico (anos atrás) falavam de problemas na assistência, isso ainda persiste? Como é a assistência/garantia dele hoje pela Breville?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Berton, há no momento perto de 500 postagens naquele neste tópico, e mais de 400 são relativos ao moedor Tramontina Express, que é o Smart Grinder Pro da Breville. Se você der uma olhada  aqui vai descobrir que esse modelo vem sendo discutido extensiva e exaustivamente. Como já mencionado, a tensão (110V ou 220V) não muda nada no funcionamento do equipamento. Se fôssemos separar todos equipamentos em suas minúcias, o forum teria uma miríade de tópicos esvaziados.

 

Manter toda conversa sobre esse modelo no mesmo lugar facilita muito a troca de informação e a localização da solução de problemas, independentemente de o equipamento ter vindo da Austrália (Breville Smart Grinder Pro), do Brasil (Moedor Tramontina Express), da Alemanha (Gastroback Advanced Pro Coffee Grinder) ou de qualquer outro país, pois mudam nomes e modelos de um mesmíssimo hardware. 69060 é um código de catálogo da Tramontina, para o Breville Smart Grinder Pro em 220V, só isso.

 

motivo da edição: tópico movido

Editado por Cabral
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um bom moedor caseiro mas se eu pudesse voltar no tempo não teria comprado ele, seguraria o dinheiro pra comprar um melhor ...

 

Realmente tem grão de torra mais clara que ele trava pra moer pra espresso, ele tem um pequeno problema de empelotamento também que eu contorno fazendo a separação com um palito ...

 

Mas não posso reclamar dele, tiro espressos bons mas eu compraria um melhor ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Nunca tive esse problema de travar o moedor, mas já li diversos casos parecidos na internet. Comigo tem funcionado bem. Mas uso muito mais para coados, acho que isso ajuda.

 

A questão de empelotar é comum a vários moedores, difícil isso não acontecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Empelotar é, de fato, comum, mas me parece que o Breville empelota numa quantidade moderada (se é que nao podemos dizer q ele empelota muito). Talvez seja "covardia" comparar com o Sette, mas o vídeo abaixo mostra que o nivel de empelotamento do Breville não é baixo. 

Essa questao de empelotar é minha principal critica do moedor hoje e como uso 95% das vezes para espresso, seria a principal razão de eu trocar o moinho e pegar o Sette. O Cae já comentou sobre aterramento, mas ainda não pude testar isso para ver se melhora. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal comprei o meu na sexta. Nao uso para espresso ainda, e noto que da uma leve empelotada. Ja fiz uns testes em moagens mais finas.

De qualquer forma queria relatar o valor. Paguei R$ 935,00 aqui em Porto Alegre, na Via Inox, revendedor da tramontina. Liguei e negociei o valor, fui pegar (eh praticamente ao lado de casa). Nao tenho reclamacoes por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Sinceramente, esse tipo de empelotamento não me incomoda, pois é muito leve e se desfaz com um simples toque. Para mim, o simples fato se realizar o tamping já cuida dessa questão sem trazer prejuízo no sabor do café. Se fosse um empelotamento duro (tipo falha na moagem), aí seriam outros quinhentos.

Gosto muito de fazer o café seguindo o processo certinho, obedecendo todo a técnica necessária pra extrair o melhor do café; mas para mim esse este empelotamento aí mostrado no vídeo do felipejack não faz diferença alguma na extração e no sabor do café, tratando-se de espresso!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...