Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

 

Olá novamente!

 

Como está em garantia, não seria prudente abrir o moedor para ver o que está acontecendo. Quando disse aleatório, é fato: mesmo depois de dias sem usar (com ele frio), basta uma moagem de 7 segundos para aparecer o (mal) cheiro.

 

Pensei também no café queimado, mas logo descartei. É improvável porque consegue sentir o cheiro direto da abertura de ventilação, na parte detrás do moedor e não na saída do pó.

 

Jamais permitam que o moedor trabalhe sem grãos, mesmo que por míseros décimos de segundo. Não por causa do cheiro, mas pelo risco das lâminas se tocarem "à seco".

 

Nos fóruns como Coffee Geeks ou Coffee Snobs, há relatos desse mesmo problema, inclusive com reconhecimento da Breville à respeito, onde a mesma minimiza alegando que está relacionado com a característica do verniz empregado na fabricação do enrolamento do motor.

 

Por fim e não menos importante: depois de ter postado minhas observações, fiz o teste que não tinha feito: desligá-lo da tomada. É fato que, depois de 1-2 minutos, os valores programados foram resgatados. Mas continuo achando que a programação não ofereça tanta utilidade. Novamente, deveria haver uma forma de resgatar a programação com o moedor no modo de espera. Assim, foram feitas alterações no post original.

 

Um abraço,

 

Marcelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Qual a regulagem da moagem que vcs normalmente usam p espresso? Eu sei que pode variar de grão para grão, mas só quero ter uma idéia!

Ó próprio moedor tem uma indicação de "espresso" no painel.. Coloque nela e teste, faça o espresso, se extrair muito rapido, você deixa a moagem mais fina, caso contrario, deixe a moagem mais "grossa".

 

Lembrando que o tempo é médio e a maioria das vezes nao é o resultado final, o pessoal gosta e usa de média algo entorno de 20 segundos por extração.. Mas varia muito, tem dias que meu espresso esta bom com 16 segundos e outros com 25 segundos...

 

Quando você estiver com um tempo que lhe agrade, você vai consertando a moagem com o seu paladar...

 

Bom, é assim que eu regulo, nao posso te dar um número médio pois varia bastante..

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dehcarim, como vc usa o moedor? Vc usa o mesmo grão até acabar?

 

Eu tenho um hábito de, a cada café, escolher o grão que eu quero... Já tentou fazer isso com o Tramontina Breville?

Eu tenho dois moedores, o breville, onde realizo a moagem dos meus espressos, eu geralmente coloco 100 gramas por vez.. Compro tambem alguns tipos de café diferentes, mais do que consigo tomar antes de "envelhecerem"..

 

E tenho o baratza encore, que uso para coado, french press, clever, aero.. Qualquer outro..

 

Mas se tivesse só o breville, eu com certeza nao encheria ate o topo, ja que tomo muito coado e precisaria ficar tirando e colocando graos..

 

É assim que geralmente faço

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, se a cada vez, vc usar um café diferente, vc precisa ajustar a moagem também? Ou fica aprox. no mesmo nível ? Se for mudar o método, como o Dehcarim faz, realmente vai dar uma grande diferença, mas estou me referindo a um metodo só e especificamente o espresso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, se a cada vez, vc usar um café diferente, vc precisa ajustar a moagem também? Ou fica aprox. no mesmo nível ? Se for mudar o método, como o Dehcarim faz, realmente vai dar uma grande diferença, mas estou me referindo a um metodo só e especificamente o espresso.

Bom, é diferente sim, cada café muda. e não só isso, existem outros fatores, por exemplo, humidade e temperatura do ambiente, chega a interferir tanto no café, que se você quiser tomar um café de manhã e outro a noite, é possivel que tenha de regular de novo a moagem para atingir o paladar ideal para você ..

 

Claro que depende do tipo de amante de café você é.. Tem gente que deixa um kg de cafe no moedor, e demora 2 meses pra tomar, e deixam em uma mesma moagem, e para eles nao faz diferença...

 

Agora tem gente mais rigorosa, que gosta de pesar todo o café , medir o ml de extração, temperatura da agua, moagem, tempo,.. Etc .. (Acho que a maioria aqui no forum sao assim hehe, incluindo eu :)

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a regulagem da moagem que vcs normalmente usam p espresso? Eu sei que pode variar de grão para grão, mas só quero ter uma idéia! 

 

 

Aqui eu uso no modo preguiçoso: moinho cheio de café, tempo em 12s, moagem no 18. Isso me dá 17g de café moído no filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu uso no modo preguiçoso: moinho cheio de café, tempo em 12s, moagem no 18. Isso me dá 17g de café moído no filtro.

 

Caramba nessa moagem o café está sendo extraído entre 20 e 25 segundos? Recebi minha cafeteira tem 3 dias e estou com ela calibrada para tempo 15s e moagem no 7.

 

E ainda estou pensando em descer pro 6 ou 5, o que será que gera tanta diferença assim entre as máquinas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba nessa moagem o café está sendo extraído entre 20 e 25 segundos? Recebi minha cafeteira tem 3 dias e estou com ela calibrada para tempo 15s e moagem no 7.

 

E ainda estou pensando em descer pro 6 ou 5, o que será que gera tanta diferença assim entre as máquinas?

Creio que tenha sido a pressão aplicada por ele com o tamper para compactação . Nao acho que foi suficiente.

 

O grão tambem influencia, diferentes grãos necessitam de diferentes granulometria.

 

A humidade do ar também influencia creio eu.

 

 

Att

André Carim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez que compro um grão novo, eu começo com 18g e moedor em 9 externo e 5 interno.

 

Daí regulo conforme a extração. Quando o grão começa a envelhecer, vou baixando a granulometria até 5, e depois começo a aumentar a massa até 20g. Normalmente o café acaba quando chego por aí.

 

Minha máquina é a Fiama Mini Bar, e eu extraio 3:1, normalmente fica mais doce e não tão forte. Se der amargor, baixo para 2.5:1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vcs ajustam a granulometria, vcs faZem com ele parado ou apenas moendo? Aprendi q em moedores profissionais pode ajudar p mais grosso se moer. Para mais fino, tem qur ajustar pouco e ir moendo...

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vcs ajustam a granulometria, vcs faZem com ele parado ou apenas moendo? Aprendi q em moedores profissionais pode ajudar p mais grosso se moer. Para mais fino, tem qur ajustar pouco e ir moendo...

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu faço sempre com ele parado. Nao acho que seja aconselhado alterar a granulometria com ele em ação...

 

 

Att

André Carim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ajustes pequenos/curtos na granulometria, basta girar o botão.

 

Agora, notei que para ajustes maiores é benéfico acionar brevemente o moedor. Exemplo: fui fazer um café coado e então aumentei do ponto 10 (espresso) para 50 (coado). Ao voltar para o ponto de espresso, percebi que o botão de ajuste fica mais duro enquanto eu vou girando o botão - o que é óbvio eis que estou diminuindo a distância entre as mós e que entre elas certamente havia grãos de café da última moagem no ponto 50.

 

Apertei e segurei o botão de início por meio segundo só para ativar bem brevemente o moedor, e então o botão de ajuste ficou levíssimo novamente para eu reduzir o tamanho para espresso.

 

Se assim eu não fizesse, creio que poderia quebrar o encaixe do botão (que aparentemente é de plastico) na engrenagem do moedor.

 

Então, resumindo: para reduções bruscas de granulometria, me parece salutar acionar umas 2x o moedor.

 

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer uma advertência sob forma de conselho:

 

Nunca se deve, com o moinho desligado, mexer na granulometria, exceto se for para afrouxar (aumentar).

Mesmo com o moinho sem grãos (com grãos então, nem se fale), apertar (afinar) a granulometria pode ocasionar que uma mó se encaixe na outra. Se ligar assim, vai quebrar alguma engrenagem na pior das hipóteses, ocasionar desalinhamento etc.

 

Apertar com grãos, ainda que pouco, vai, no mínimo, forçar as peças (e esse moinho tem peças plásticas), podendo quebrar algo ou desalinhar.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Ainda que dê para apertar, é nítido que o botão de ajuste vai ficando mais rígido.

 

Ajustes mais finos eu não tenho problema, como por exemplo diminuir um ou dois pontos no tamanho da moagem. Mas ajustes maiores, uma leve acionada no moedor durante o ajuste já lhe garante que tudo ficará bem com o moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez que compro um grão novo, eu começo com 18g e moedor em 9 externo e 5 interno.

 

Daí regulo conforme a extração. Quando o grão começa a envelhecer, vou baixando a granulometria até 5, e depois começo a aumentar a massa até 20g. Normalmente o café acaba quando chego por aí.

 

Minha máquina é a Fiama Mini Bar, e eu extraio 3:1, normalmente fica mais doce e não tão forte. Se der amargor, baixo para 2.5:1.

Meu moedor veio com a calibrarão interna no 6, vale a pena mudar pro 5?

 

Li nas primeiras páginas , que os modelos mais antigos tinham que fazer uma gambiarra para expresso, tem alguma chance do meu ser um desses?

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafa_adm, essa "gambiarra" era só para um modelo que não veio para o Brasil e já saiu de linha há algum tempo.

 

A maioria dos moinhos vendidos pela Tramontina vem internamente regulados em 6 mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunático, 

 

no curso de barista, aprendi a regular o moinho assim mesmo: ajustes pequenos nao teria problema de fazer com moinho parado. Se for ajustar a granulometria para o mais fino e for um ajuste "grande", ajusta um pouco e moi, ajusta mais um pouco e moi, justamente para nao correr o risco de ter grao preso entre as mós. Para ir para o mais grosso não há a necessidade de moer, pq as mós estão se afastando. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 
Olá novamente!
 
Como está em garantia, não seria prudente abrir o moedor para ver o que está acontecendo. Quando disse aleatório, é fato: mesmo depois de dias sem usar (com ele frio), basta uma moagem de 7 segundos para aparecer o (mal) cheiro.
 
Pensei também no café queimado, mas logo descartei. É improvável porque consegue sentir o cheiro direto da abertura de ventilação, na parte detrás do moedor e não na saída do pó.
 
Jamais permitam que o moedor trabalhe sem grãos, mesmo que por míseros décimos de segundo. Não por causa do cheiro, mas pelo risco das lâminas se tocarem "à seco".
 
Nos fóruns como Coffee Geeks ou Coffee Snobs, há relatos desse mesmo problema, inclusive com reconhecimento da Breville à respeito, onde a mesma minimiza alegando que está relacionado com a característica do verniz empregado na fabricação do enrolamento do motor.
 
Por fim e não menos importante: depois de ter postado minhas observações, fiz o teste que não tinha feito: desligá-lo da tomada. É fato que, depois de 1-2 minutos, os valores programados foram resgatados. Mas continuo achando que a programação não ofereça tanta utilidade. Novamente, deveria haver uma forma de resgatar a programação com o moedor no modo de espera. Assim, foram feitas alterações no post original.
 
Um abraço,
 
Marcelo.

 

 

Segundo o manual, em caso de necessidade de esvaziar o moedor (limpeza ou troca de grão), precisa-se acionar o motor até ficar sem grãos...n faz sentido o aparelho estragar, se n ele teria alguma desativação automatica, certo?

 

ontem fiz isso pela primeira vez e realmente senti um cheiro de queimado, q talvez tenha passado para os grãos moídos...

 

Meu moedor eh novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@falajames

 

As vezes quando se aciona o moedor sobe um leve cheiro de queimado, não oriundo do café pois logo após a moagem eu cheiro o café e não sinto qualquer odor residual de queima. Após sentir esse cheiro e pesquisar na internet, o que mais me parece plausível e que vi relatarem é que seria cheiro de gás ozônio proveniente do acionamento das escovas do motor, e que não causaria qualquer risco ao aparelho (em síntese, seria algo "normal" do projeto do mesmo).

 

Como o meu perfil de uso do moedor é 1 moagem (dose dupla pra mim e pra patroa) ou 2 no máximo (pra fazer cappuccino) em 99% das ocasiões, não consecutivas, tenho certeza de que não se trata de sobrecarga. Consigo conviver com isso, já que para o meu perfil o moedor me atende plenamente.  Vi relatos ainda que após um tempo esse odor pára de surgir.

 

Sobre o acionamento do motor/mós sem grãos, basta usar o bom senso, é acionar o suficiente para esvaziar os grãos de café entre as mesmas e facilitar a limpeza, o que não deve ultrapassar uns 5 segundos de acionamento. Ou seja, deixe o seu sobrinho longe do aparelho para ele não ficar acionando-o manual e ininterruptamente por 2 minutos, rsrsrs!

 

Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pode ser que seja com escovas mesmo... Achei estranho porque não é muito comum encontrar eletrodomésticos com esse tipo de motor, esperava um motor de indução monofásico ou um motor universal, mas dando uma pesquisada vi que realmente existe alguns motores DC pra esse tipo de aplicação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Motor com escovas ainda sai mais barato de fabricar quando se precisa de alto torque com relativamente baixa rotação...

 

Micro retíficas, furadeiras de Corrente Alternada... praticamente todas usam escovas. Os motores de moedores que vi até o momento são todos com escovas... Baratza, Mahlkönig, Mazzer, Fiorenzatto, Krups e Quamar. Como o uso é bem intermitente e em atos curtos, a durabilidade é enorme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é um motor monofásico universal sem escovas , impressionante é o preço que os chinas cobram por esse motor , de 1,5 a 3,5  dolares .

 

http://fhmotor.en.made-in-china.com/product/sKqmcHFuGNkC/China-Breville-Blender-Motor.html

 

Se não me engano esse motor 8830 vem nesses liquidificadores e secadores de cabelo barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...