Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Guest Leonardopm

Tramontina/Breville - Smart Grinder

Recommended Posts

@Carneiro, você está certinho, a modificação que fiz foi somente voltada à diminuição da retenção, mesmo!

De resto, abri o moedor q recalibrei o ponto zero das mós, aproveitando pra passar fita de teflon nas roscas deixando-as mais justas...mas, nesse ponto, não considero modificação, apenas ajuste.

As palhetinhas realmente resolvem a retenção, pelo menos em moagens para coados.

Forte abraço a todos,

Edugurjão

Diego Nunes    0

Boa noite, pessoal. 

Meu Breville chegou há poucos dias e estou ainda ajustando a moagem para coados. Algo que precisei fazer foi botar o ajuste interno no "10" para conseguir moer grosso o suficiente para coados. Alguém precisou subir tanto o ajuste interno para conseguir moagem mais grossas? 

Além disso, subir o ajuste interno gera perda de consistência na moagem?

ericksilva    9

@Diego Nunes, TD bem?

Eu acho que um consenso aqui do tópico é que a montagem da Tramontina produz configurações únicas em cada máquina. O ideal é achar o seu ponto. Tem pessoas aqui que bem conseguiram moer grosso demais e nem conseguiram moer fino demais. Tem de tudo hahahahah

Quanto a inconsistência, é também conhecido que ela aumenta de acordo com a granulometria por o grão não quebra de forma uniforme. Quanto maior a granulometria, mais indicado o uso de peneiras para separar os Fines e conseguir uma extração uniforme e equilibrada. Quanto menor a granulometria, a faixa de tamanho de partículas fica mais estreita, mas também pequenas divergências geram resultados mais notáveis.

Espero que tenha ajudado. 

• Like 1

Diego Nunes    0

@ericksilva

Obrigado pela resposta.

Entendi. A verdade é que estou um pouco decepcionado com o moedor... A construção dele é ótima e tudo mais, entretanto o comprei com intuito de fazer exclusivamente coados (v60, AP, Kalita, French Press, etc) e ele não tá me entregando uma moagem adequada para esses métodos — nem grossa o suficiente nem consistente, além dos fines em excesso. Resultado: estou tendo bastante trabalho para extrair cafés decentes. 

Esses dias achei um Baratza Preciso usado e me cocei para vender o Breville, porém tem toda a questão da garantia e de eu não querer gastar mais dinheiro (agora). 

Vasculhei o tópico pesquisando por palavras-chave e a única luz foi o post do Eduardo Gurjão, que disse ter feito uma calibragem abrindo o aparelho e folgando a tremonha principal. Como sou noob, não sei exatamente como fazer esse ajuste e se ele inviabiliza a garantia do aparelho. Por isso vou dar uma de chato e pedir para o @Eduardo Gurjão explicar com desenhos fotos, se possível, como fazer esse ajuste da tremonha. 

Abraços a todos.

manda foto da moagem que vc está usando para V60 e French press

qual numero vc ta usando (de 0-60) no ajuste 10?

ericksilva    9

Também tenho interesse em aprender este ajuste da tremonha para quando a garantia acabar. Hahahahah

E vou precisar substituí o paninho que fica embaixo da peça que direciona o café para o buraco. Abri hj e o meu está medonho. Queria encontrar a tal fita aramida do Edu.

ericksilva    9

A última imagem parece a que eles usam como propaganda das peneiras Kruve. Ahhaha

• Haha 1

7 horas atrás, Diego Nunes disse:

Estou usando o ajuste interno em 10 e o externo em 50-60. (Infelizmente em 60 perde muito a consistência)

muito grossa pra V60, usa 40-44 e a prensa usa 60 msm, mas só peneirar um pouco os fines.

Em 08/01/2019 at 23:12, Diego Nunes disse:

@ericksilva

Obrigado pela resposta.

Entendi. A verdade é que estou um pouco decepcionado com o moedor... A construção dele é ótima e tudo mais, entretanto o comprei com intuito de fazer exclusivamente coados (v60, AP, Kalita, French Press, etc) e ele não tá me entregando uma moagem adequada para esses métodos — nem grossa o suficiente nem consistente, além dos fines em excesso. Resultado: estou tendo bastante trabalho para extrair cafés decentes. 

Esses dias achei um Baratza Preciso usado e me cocei para vender o Breville, porém tem toda a questão da garantia e de eu não querer gastar mais dinheiro (agora). 

Vasculhei o tópico pesquisando por palavras-chave e a única luz foi o post do Eduardo Gurjão, que disse ter feito uma calibragem abrindo o aparelho e folgando a tremonha principal. Como sou noob, não sei exatamente como fazer esse ajuste e se ele inviabiliza a garantia do aparelho. Por isso vou dar uma de chato e pedir para o @Eduardo Gurjão explicar com desenhos fotos, se possível, como fazer esse ajuste da tremonha. 

Abraços a todos.

Amigos, para mostrar em imagens como calibrar o ponto zero da tremonha interna eu teria que desmontar todo o meu moedor, de novo...coisa que não queria fazer nesse momento.

Mas, é o seguinte: abrindo o moedor vocês irão encontrar uma tremonha de rosca q serve de ajuste para a mó inferior. Essa tremonha é girada (ajustada) pelo botão externo da lateral do moedor, conforme a indicação do display digital. O giro dessa tremonha é limitado por 2 parafusos, onde 1 fica no ponto zero e outro fica no ponto sessenta. A partir daí, para recalibrar, você retira esses 2 parafusinhos e, em seguida, gira a tremonha com a mão, colococando-a no ponto zero da forma que desejar. Feito isso, marca o ponto zero recolocando 1 parafusinho no novo ponto, em seguida, gira o botão até a marca do sessenta no display, e coloca o segundo parafuso no novo ponto sessenta.

Falando assim, parece complicado, mas é simples, juro! Kkkkkkkkkkk

Lembrando: você consegue mudar totalmente a faixa de ajuste com esse procedimento, porém, moagem uniforme não é mto o forte desse aparelho...são muitas roscas e encaixes que terminam com uma tolerância de folgas alta.

Forte abraço a todos,

Edugurjão

• Like 2
  • Thanks 1

ericksilva    9

Valeu @Eduardo Gurjão! Pelo menos tem o guia agora para qnd for fazer, imprimir e acompanhar! Hahaha

fabreder    69

Alguém conseguiu portafiltro naked para ela?

Cabral    2,164

@fabreder, acho que, na empolgação, você errou o tópico... aqui se fala do Moedor Express Tramontina by Breville. PF Naked seria no tópico da máquina... :P

• Haha 1

fabreder    69

Foi empolgação não...

Sono mesmo kkkk

• Haha 1