Ir para conteúdo

400 miligramas de cafeína, ou 3 xícaras de café por dia


Postagens recomendadas

Acho difícil se basear em quantidade de xícaras, já que a quantidade de cafeina vai variar de acordo com a extração e do café, pois os cafes robustas tem mais cafeína que os arábicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Krauze

Vejo estas recomendações de X xícaras como uma forma de informar o público geral baseando-se em uma média. Até porque não é simples medir em casa a quantidade de cafeína em uma xícara de café das extrações que fazemos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um modo de estimar quanta cafeína tem no café é em relação a massa do pó usada no preparo (arábica). Em torno de 0,8%. Ver gráfico (e) na imagem anexa.

 

Exemplo: um espresso feito com 7 g de pó teria 7 * 0,8% * 1000 = 56 mg

 

gyQyvKY.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas a título de complemento, seguem as definicoes das siglas usadas na imagem do post do sergio.m, visando ampliar o conhecimento acerca do tema proposto. :)


 


Espresso from semi-automatic machine(DE)


Lungo from semi-automatic machine(DL)


Espresso from fully automatic machine(SE)


Lungo from fully automatic machine(SL)


EspressoNespresso (NE)


EspressoBialetti (Bia)


LungoFrench Press (Bo)


LungoKarlsbader Kanne (KK)


LungoFilter Coffee (F)


 


http://link.springer.com/article/10.1007/s00217-013-1917-x

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, rapá... mas daí a equação muda. Você tá fazendo um curto ou um ristretto, passa menos água pelo café, e o volume portador sendo menor, mas com a mesma taxa de fluxo, carrega menos cafeína.

 

Se não me engando, satura o limite de ionização dinâmica do diluente. Quem for da química confirme, tô com muito sono pra pesquisar agora.

 

Já um "lungo", feito com a mesma quantidade de pó, deverá ter mais cafeína. (e gosto ruim, hehehe)

 

Se a restrição do bolo for pequena, também sai menos cafeína. Então um curto "de corte" e não "de restrição", terá menos cafeína que o mesmo volume de café feito com mais pó para gerar restrição, não só por ter mais pó, mas pela água ter mais tempo de extrair os sólidos do pó, incluindo a cafeína.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos o que eu consumo por dia. No trabalho é comum tomar ao menos um extraído na Nespresso, além de pelo menos uma xícara de café coado. Além disso, é comum no meu retorno para casa tomar pelo menos um espresso quando eu chego, e quando a patroa chega eu faço outro pra ela e pra mim. Inclusive, já mandei meu primeiro espresso no trabalho, um arpeggio da Nespresso. ;P

 

To na conta das 4 doses, não devo morrer cedo por overdose de cafeína!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que é dito na matéria, a questão nem é a de overdose, mas sim de efeitos deletérios. Considerando a cafeína como uma droga, existem duas coisas: a chamada dose teto e a janela terapêutica.

Quando se atinge a dose teto, não se obtém benefícios além dela. Passamos a ter apenas os malefícios (que a matéria cita como problemas ósseos etc).

 

A janela terapêutica e a faixa de dose na qual um medicamento atua com seu objetivo. Abaixo dela, não traz nada de ganho e acima pode levar até ao óbito. Há drogas em que a janela terapêutica é bem larga e outros em que é estreita. Ou seja, um pequeno consumo em exagero leva a overdose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, só notar que não é proporcional a quantidade de água na xícara. Os solúveis, inclusive a cafeína, saem do pó muito mais rápido no início da extração.

 

Então faz mais sentido usar como base a massa de pó que a quantidade de café pronto.

 

E claro, bom senso. Os valores acima são para cafés razoavelmente bem extraídos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico com dor de cabeça se tomar expressos duplos com mais de 16g. Hoje faço os meus duplos com 15,5g. Mas este limite já que foi menor.

A dor de cabeça vem bem rápido e é razoavelmente forte.

 

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sergio pois é! Confesso que isso sempre me deixa confuso... não creio que haja consenso sobre o que seria mais importante.

 

Alguns anos atrás saiu uma conversa (inclusive aqui no CdC) sobre diferenças de comportamento químico em função de quando a cafeína é liberada do pó. Alguém postou links pra vários estudos que mostravam dados que mudaram minha interpretação sobre como a cafeína se comporta.

 

Não sei se vc leu os mesmos artigos ou se sequer se lembra deles mas, valendo-me aqui da memória, pareceu-me que a cafeína que sairia no começo da extração não sairia "sozinha", mas pareada com outras moléculas (óleos e açúcares) que dificultariam sua absorção pelo organismo. A cafeína que sairia depois, resultante da permanência prolongada do pó na água, ficaria mais "ionicamente ativa", ou seja, mais facilmente metabolizável. Os dados levavam a inferir que, exposta à mesma quantidade de cafeína, uma pessoa absorvia menos de uma extração de espresso do que de todas as outras maneiras testadas, a despeito de a concentração de cafeína no espresso ser uma das mais altas. Em suma, a idéia seria a de que 100mg de cafeína teriam efeitos diferentes dependendo dos outros componentes do meio em que estivessem diludos, e a composição desse meio mudaria em função do tempo e do método de extração do café.

 

Não tenho como pesquisar e achar isso agora, estou escrevendo de memória, mas isso me pareceu fazer muito sentido. Sempre que estou com sono e bebo um coado de uns 200ml preparado com 18g de café em 150s~180s sinto muito mais agitação do que quando bebo um espresso de 40ml preparado com 21g de café em 30s. Se eu colocar água e transformar esse espresso em um "americano" de 200ml, o efeito continua sendo o de um espresso. Tenho a impressão de que não seria a diluição, mas alguma diferença inerente ao método de extração, que geraria tal interferência na minha "absorção" da cafeína. Talvez seja o filtro de papel, talvez seja apenas o tempo, ou uma combinação de ambos. Talvez seja resultado de minha crença na teoria atuando sobre minhas opiniões...  :rolleyes:

 

Se não entendi direito e venho tomando eventuais overdoses, tudo bem, não percebo sintomas "estranhos"... E estou feliz da vida com meu "efeito placebo"!  :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

No estudo "Kinetics of coffee infusion: a comparative study on the extraction kinetics of mineral ions and caffeine from several types of medium roasted coffees"

Café arábica, "Brazil Santos", pó peneirado e usado na faixa de 1.7 mm até 2 mm, infusão com agitação, temperatura constante 80 C, razão de preparo 2%.

O gráfico da concentração de cafeína (eixo vertical) pelo tempo em segundos (eixo horizontal) é:

T4s7P36.png

Ou seja, a cafeína vai sendo extraída até o final, só que cada vez mais devagar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Tava procurando um tópico aqui no fórum sobre dose de cafeína e acabei achando esse bem no ponto que queria trazer.

Normalmente de manhã faço um coado com 180ml de água para 15g de café. Se eu tomar dois coados desse eu fico ruim. Fico meio zonzo, sentindo uma pressão na nuca, um pouco de dor de cabeça. Tenho ATM (bruxismo) aí minha boca já trava. Daí pra frente é só ladeira abaixo.

Então eu costumo tomar um coado de manhã que eu aprecio bastante. No restante do dia só tomo espresso. Além do coado, no máximo 4 espressos longos (12g de café 1:3) e muitas vezes tenho vontade de tomar mais café.

Pra suprir essa necessidade de uma bebida com mais volume e que não estoure meu limite de cafeína acabo fazendo americanos.

No começo estranhei bastante mas agora estou até apreciando bastante o perfil da bebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...