Ir para conteúdo

Super Automática de baixo custo: Gaggia Unica, Platinum ou Sincrony?


Netu

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal! Andei pesquisando por aqui e vi que as super auto costumam dar problemas, porém estou disposto a arriscar!

 

Gerencio uma célula com 15 pessoas, tomamos cerca de 2 garrafas de café/dia (1,5 litros) e 1 garrafa de chá dia (2 litros). Temos ainda uma Nespresso (caseira) para uma reunião, emergência ou fazer um agrado a algum cliente.

 

Eis que tive a idéia de comprar uma super auto a qual me proporcionaria além de um café relativamente melhor, a economia do tempo de quem faz o café (sempre acaba sobrando para o mesmo... rsrs). 

 

Procurei no mercado livre e OLX e achei algumas Gaggias por preços relativamente acessíveis (Unica, Platinum e e Sincrony). O que me recomendam? Será que vou dar um tiro no pé?

 

ps. Tentei fazer busca no fórum mas não obtive sucesso... não sei se não tem ou se não estou sabendo usar a ferramenta de busca corretamente, então perdoem-me se for mais do mesmo...

 

Abraço e boa sexta feira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Netu, tem vários tópicos a respeito, alguns recentes.

 

Creio que haja alguma dica sobre o uso da busca na área de iniciantes, talvez nas leituras obrigatórias, mas o "segredo" é o seguinte: tá vendo o campo de busca ali embaixo, na barra? Clique no botão "Este tópico" que sera aberto um menu de buscas. Selecione o Google que a busca será feita pelo mesmo, só dentro do site. Fácil assim.

 

Buscando apenas por "superautomatica" você já vai achar vários tópicos, é só ignorar os classificados e "tags" e ir olhando o restante.

 

Aliás, se o pessoal soubesse usar os "tags", a busca do forum até que funcionaria bem, mas do modo como vem sendo usados, não servem para nada. Usemos o Google nosso de cada dia.

 

Boas pesquisas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa noite pessoal, aproveitando o tópico já criado, pois acho que o título se encaixa bem na minha situação....

Breve histórico (pular este parágrafo para ir direto ao ponto):

Aqui no escritório (projetos/engenharia) temos uma cafeteira elétrica (coado) bem velha, quase se desfazendo, e de dois anos para cá tentei melhorar a qualidade da bebida (dentro do possível devido a questões econômicas e volumes). Inicialmente comecei a comprar cafés "gourmet" em grãos, sem me ligar muito em data de torra, etc, moído em casa num Baratza Encore, depois comprei um MD40 usado para garantir que iria suportar o volume diário de moagens (2 a 3x dia) sem me preocupar com desgaste. Começamos a nos preocupar com data da torra e ainda é economicamente viável. Não é um coado de café especial feito com todos os cuidados de tempo/temperatura/moagem mas é uma bebida honesta, "bebível", que atende uma equipe de 5 pessoas. Agora nossa empresa está saindo da crise e gostaria de dar um novo passo no mundo do café...rs

A ideia é comprar uma super-automática, porém de baixo custo.

Pesquisei as Jura pois foi bem recomendada aqui no fórum, porém só encontro a partir dos 4mil reais. Fica fora do nosso orçamento. E me parecem que não são tão populares para questões de assistência técnica no Brasil

As Delonghi acabei não pesquisando direito, não me chamou a atenção, me parecem menos populares também.

Por fim tenho a impressão que vou decidir entre Saeco Lirika e a Gaggia Anima XL na faixa de preço de 2.500 a 3.000 reais.

Alguém teria alguma outra sugestão de máquina? Talvez procurar algum modelo mais antigo da Saeco (porém nova) pois teria um mercado de peças de reposição e assistência técnica já consolidado? Tipo uma Sincrony Logic (estranho é que custa mais caro que uma Lirika).

Esse nome Lirika não retorna muitos resultados na internet, dá a impressão que é um modelo específico para Brasil/França/Polônia, não retorna nada em inglês. Não encontro manual e nem reviews direito.

Já a Gaggia Anima é um modelo vendido nos EUA também mas a Gaggia no Brasil me parece não ter uma cobertura muito boa para peças/assistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rbata, existem empresas que alugam cafeteiras e depois de algum tempo se vc se interessar vc compra por um preço mais acessível.

Eu aproveitei uma oferta dessas e comprei uma cafeteira Gaggia Syncrony Compacta pela metade do preço de mercado.

Acredito eu que ai em Santa Catarina deva ter empresas que fazem isso.

Abs.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a sugestão Lourenço! Até fui atrás de locação mas somente tinha para máquinas maiores. E o interesse também em nós empurrar insumos. Ontem acabamos comprando uma Lirika nova mesmo. Negociamos uma por 2.850 incluindo frete via transportadora + descalcificante. Logo que chegar comento sobre o produto é fornecedor. Agora estou preocupado com a qualidade da energia elétrica daqui, estou avaliando instalar um estabilizador.

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina chegou ontem. Até agora estou bem satisfeito com o resultado dela, moedor bem silencioso, muito intuitiva para programar tamanho dos cafés, aquecimento para a primeira extração é bem rápida. Não testei a parte de vaporização do leite ainda.

Abasteci com café Kaldi (torra média com quase 30 dias), tive que colocar o moedor na moagem mais fina para extrair algo mais próximo de um espresso. Início da semana chega mais uma remessa de café Kaldi fresco. Mas nas próximas vou tentar comprar os cafés do Mario que tem a opção do amendoado e chocolate (torras média/média-escura se não me engano) e avaliar como a máquina se comporta, acho que vai agradar mais o paladar do pessoal aqui do escritório.

Eles estranharam um pouco o volume mais reduzido de café, pois antes tomavam caneca cheia. Mas estão percebendo que uma dose menor e mais "concentrada" satisfaz da mesma maneira. Para os mais gulosos, um duplo enche quase meia caneca (mas fica um tanto sobre extraído).

Após dois dias de testes e ajustes de granulometria/temperatura/volume já diria que o café se compara a uma Nespresso. Eu seleciono o duplo porém corto ele um pouco antes para não ficar muito aguado/diluído.

Alguém tem ideia se é possível colocar café moído nesta Saeco Lirika? Percebi que existe o bocal próprio na região dos grãos mas ele está "tampado" por um plástico mas o duto para despejar o café em pó existe. Bastaria cortar a falsa tampa, depois tento fazer umas fotos. Aí poderia testar com cafés mais bacanas e moído no MD40 ou mini para fazer uns testes fora do horário de expediente...rs Eu sei que a Gaggia Anima tinha esse recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá, eu tinha uma Saeco Incanto desde 2006, esse ano ela não aguentou e pediu água. Diz o técnico que foi a placa. Como ainda tenho esperanças de encontrar alguém para consertar a placa, ela está guardada. Em junho comprei uma Gaggia Anima XL, pela internet, pois moro em Curitiba e não tinha nada bom a venda aqui. Comprei num dia, veio 2 dias depois. Nossa, a máquina é linda, o café bem cremoso, e o leite fica cremoso mesmo, pois tem o dispenser para leite e aerador. Na antiga Saeco nunca consegui fazer um bom capuccino com o panarello dela. O que achei ótimo na Gaggia é a quantidade de água e grãos que se pode por, pois eu bebo uns 10 cafés por dia. o senão: exatos 30 dias depois de ligada, pediu descalcificação. Eu achei que pudesse ter sido devido a um grão que havia comprado, e saí atrás do descalcificante da Saeco e fiz o processo, coisa que na Saeco eu nunca havia feito (sim, mea culpa).  Agora, exatos 30 dias depois, novamente pede isso. já acho que é programação de fábrica, pois sei como a água é dura na Europa.  Tem algum jeito de tirar essa programação? ou simplesmente faço o processo só com água? Pq não tem como ficar fazendo isso todo o mês, né? E sei que a água aqui não é dura. Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 31/08/2017 at 12:42, Iara Ludwig Bonfiglio disse:

Olá, eu tinha uma Saeco Incanto desde 2006, esse ano ela não aguentou e pediu água. Diz o técnico que foi a placa. Como ainda tenho esperanças de encontrar alguém para consertar a placa, ela está guardada. Em junho comprei uma Gaggia Anima XL, pela internet, pois moro em Curitiba e não tinha nada bom a venda aqui. Comprei num dia, veio 2 dias depois. Nossa, a máquina é linda, o café bem cremoso, e o leite fica cremoso mesmo, pois tem o dispenser para leite e aerador. Na antiga Saeco nunca consegui fazer um bom capuccino com o panarello dela. O que achei ótimo na Gaggia é a quantidade de água e grãos que se pode por, pois eu bebo uns 10 cafés por dia. o senão: exatos 30 dias depois de ligada, pediu descalcificação. Eu achei que pudesse ter sido devido a um grão que havia comprado, e saí atrás do descalcificante da Saeco e fiz o processo, coisa que na Saeco eu nunca havia feito (sim, mea culpa).  Agora, exatos 30 dias depois, novamente pede isso. já acho que é programação de fábrica, pois sei como a água é dura na Europa.  Tem algum jeito de tirar essa programação? ou simplesmente faço o processo só com água? Pq não tem como ficar fazendo isso todo o mês, né? E sei que a água aqui não é dura. Alguma sugestão?

Não sei muito sobre café, mas a água na Europa tem muito cálcio você sente o gosto a água é horrível inclusive a mineral, principalmente na Itália. No meu trabalho tem uma superautomática e o técnico diz que faz uma vez por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...