Ir para conteúdo

Duvida sobre desarme da pipoqueira cadence pop movie 1200w


Marcelo V L

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal, primeiramente gostaria de parabenizá-los em manter esse excelente site !!!!  Bom, tentarei não ser muito extenso ...  iniciei essa semana tentativas de torras de grãos pela primeira vez, após ler bastante tanto aqui como em outros canais, fiquei muito interessado em tentar melhorar a qualidade dos grãos que uso aqui em casa, na cidade onde moro , Guaratinguetá-SP, aqui simplesmente não vendem grãos torrados de boa qualidade, as cafeterias não vendem apenas utilizam em suas máquinas,  pelo menos não achei até o momento, procurei muito sem sucesso, oque está disponível são somente os fornecedores tradicionais de supermercado ( industriais ) com aqueles grãos torrados sabe lá quando .. muito ruim !!! por isso decidi começar a torrar em casa pois realmente o assunto é muito contagiante e após ler os comentários de vocês fiquei muito interessado em aprender essa técnica. 

Comprei os grãos verdes essa semana, 2kg para aproveitar o frete rsrsrs    . . . .   o fornecedor disse que a média de nota é 86 ( assim espero rs ) ,  o anúncio do fabricante diz : "SAFRA CORRENTE 100% ARÁBICA, TIPO 3/4, METODO DE PREPARO DO CAFÉ É DESCASCADO E SECO EM TERREIRO DE ASFALTO, COM BEBIDA ESTRITAMENTE MOLE." sendo assim pelo que provei achei melhor que os que comprava no supermercado pelo menos rsr rsrs . . . sim já provei , não aguentei esperar os 10 dias de descanso após torra para expresso "rsrs" , provei alguns na cafeteira expresso e na cafeteira moka, achei interessante o sabor ! Mas adianto que não sou nenhum degustador profissional, apenas um curioso em busca de um bom café "rsrs" !!!

Em relação as primeiras torras , realizei no forno a gás ( assadeira de blindex ) e em panela de ferro grosso em cima do fogão, ambos com resultados como informado acima satisfatórios mas podendo melhorar ainda mais , alias ainda muito mais .. pois foram as primeiras torras. Após ler muitos e muitos "posts" sobre torra, resolvi adquirir uma pipoqueira para tal finalidade, comprei a primeira que encontrei aqui na cidade, uma cadence 110v 1200W modelo pop movie, link do fabricante : http://www.cadence.com.br/pipoqueira-cadence-pop-movie/p .

Ocorre que a pipoqueira desliga após alguns minutos de operação, geralmente no decorrer do primeiro crack ( por volta dos 3 minutos a 4 minutos ) utilizando cerca de 1/4 de xícara ( ainda não tenho balança, irei providenciar ) . Provavelmente devido ao sistema anti-aquecimento, se eu usar o produto para estourar pipoca ela não desarma, completa o seu ciclo de estourar pipoca usando 2 medidas ( que seria o máximo ) conforme o manual sem problemas algum, mas ao utilizar café ela desarma, provavelmente devido o tempo prolongado de uso e o aquecimento decorrente do processo. 

Isso ocorreu tanto com 1/4 de xícara de grãos verde como também com 1/2 xícara, notei que quanto mais grãos utilizar mais rápido ela desarma. Irei providenciar o dimmer para melhor controle, porém já queria desativar esse sistema de desarme automático antes mesmo de tentar com o dimmer.

Desmontei ela , e tirei fotos do interior, a dúvida é como desativar esse desarme automático , desconfio que a válvula que faça isso é a que consta no anexo abaixo, atrás dessa válvula tem pasta térmica aplicada para melhorar a transferência térmica dele com o corpo de metal onde fica a resistência elétrica, responsável por gerar o calor onde é dissipado para o conjunto superior através da ventoinha que se encontra embaixo ,  gostaria se possível , por favor, se há algum eletrônico que conheça esse esquema ou outra pessoa que possua o conhecimento, pois para vocês com certeza é simples ,  minha área é outra é T.I,  a dúvida é se seria esse dispositivo da foto o responsável pelo desarme, se for .. basta fechar esse circuito ? penso em duas formas de fazer : 1) desconectando os 2 conectores do cabo dessa válvula e ligando entre si , deixando a válvula sem uso algum , ou , 2) soldando um fio elétrico de mesma bitola diretamente nesses dois conectores fechando o circuito para sempre. Enfim , alguém de boa alma por favor para me ajudar ? Ficaria muito grato pelas sugestões visando uma solução para eliminar esse desarme totalmente indesejado, podendo assim concluir uma torra de meus grãos . Uma boa noite a todos ... e bons cafés !!!! post-4689-0-23283000-1495319261_thumb.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte, mas por que você nao comprou a mondial pop fun? Praticamente todos aqui compraram essa. Enfim, agora é isso aí mesmo. Nao sei nem trocar lâmpada direito, portanto não me atrevo a dizer mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal boa noite, venho compartilhar minha experiência breve com torra, conforme citado acima , a pipoqueira desarmava antes da conclusão do processo de torrefação, já estava planejando fechar o circuito do termostato e inserir um dimmer, porém resolvi ligar a pipoqueira em uma extensão elétrica de 30 metros e no mesmo circuito haviam duas lâmpadas de 60w cada ligadas pois era noite, conclusão : resolvido ! A pipoqueira trabalhou com menos potência, menos calor, não desarmou, torrei 1/2 xícara de grãos verdes por 12 minutos , ficando no ponto que eu procurava deixar, encerrei logo após o 2° craque. Agora é só deixar descansar uns dias para prepara-lo . Boa note a todos e bons cafés !!!  Ps. Aproveito para agradecer Sérgio.m e José Neto pelas respostas acima !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...