Ir para conteúdo

Opiniões na Gaggia Color?


Postagens recomendadas

Boa noite!

 

Sou novo no 'mundo do café', então comprei há uns 5 meses a Cadence EXP302 no pontofrio.com.br, e descobri que era um lixo, vazava agua por cima do cachimbo e tal tal... dai devolvi, reembolso, e comprei uma chef crema, uhlálá... maaaas, o que eu não gostei foi do vaporizador, e do filtro pressurizado(se bem que nunca usei um nao-pressurizado)... mas li por aqui que é melhor o nao-pressurizado... ok

 

Comecei a ler sobre gaggia, e gaggia e gaggia e deu vontade, falta a grana, mas a vontade tem... pesquisei e achei a gaggia mais baratinha, a Espresso Color... o que me dizem?

Não tenho a intenção de gastar rios de dinheiro, e comprar essa color ja vai me quebrar por um bom tempinho, por isso queria ficar com ela por um tempo bom...

Ví ela no Submarino por 700 e pouco(paguei 300 na minha crema, e se der certo a gaggia, vou vende-la)

http://www.submarino.com.br/produto/7250794/eletroportateis/cafeteirasechaleiras/cafeteirasexpresso/cafeteira-espresso-gaggia-vermelha-po-e-sache-15-bar?opn=COMPARADORESSUB&WT.mc_id=Buscape&utm_campaign=bp&utm_source=buscape&epar=102414

 

 

O que há de bom? Ruim? Alguém tem?

Ela é pó e sachÊ, nunca tomei o café de sachÊ e não to comprando só por isso(sache é pros meus pais prepararem café simples rapido e sem 'sujeira')

eu quero é pó, espresso e cappuccino... estou considerando fazer algum curso por aqui(Curitiba-PR)

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é a minha máquina. Na verdade, a minha é a Dose, e a única diferença é o controle volumétrico de shots, que nunca utilizei e nem pretendo.

 

Considerando a faixa de preço, é uma máquina boa. Tem seus problemas, como controlar a temperatura inicial de extração, o que exige aprender um pouco sobre temperature surfing. Como ela trabalha também com sachê, a pressão no grupo é de 11 bar, o que torna a extração um pouquinho mais difícil pra não canalizar. Nada dramático, porém.

 

Desempenha muito bem com sachê, mas o sachê não desempenha bem com a máquina. O que quero dizer é que os sachês são práticos, mas eu não gosto muito do sabor. De qualquer maneira, é muito melhor sachê que qualquer café de supermercado que tem por aí, e pode agradar quem busca conveniência.

 

Quanto à vaporização de leite, funciona bem. Em uns 20-25 segundos já está pronta pra vaporizar. O único problema é o braço de vapor curto, já que a única maneira de fazer um leite com microespuma decente é retirando a capa da pannarello (que tende a produzir bolhas grandes). Isso limita o tamanho da leiteira (pitcher) que vc pode utilizar, o que francamente não é grande problema.

 

Porém, se quiser fazer espressos realmente decentes, compre um bom moedor, melhor que a máquina de preferência. Acredite!

 

 

Ah, e vou fazer o meu merchant! Dois shots meus com a Dose, café moído no Hario MIni Mill:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/526-minha-extracao/

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/526-minha-extracao/page__view__findpost__p__7640

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rodrigo, porém tudo oque vc me falou aí, ainda é grego, e inglÊs HUSDAUHasd mas ok, vou aprender com o tempo...

Qual a faixa de preço do 'moedor melhor que a maquina'? E, na minha cabeça, ainda não entra que moer muda o sabor do café...

(sim, estou sendo idiota, mas nunca fiz a experiencia por faltar de oportunidade :( ) husdauhuasd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, Ramon, é que eu sou prolixo mesmo.

 

Sintetizando: é uma boa máquina de entrada, e o moedor é fundamental porque é o grau de moagem (relativamente fina pra espresso) que determina se a extração será correta, 25-30 ml pra um simples e 55-60 ml pra um duplo, no intervalo de 23 a 30s (aproximado).

 

Com o tempo, se não investir em um bom moedor, descobrirá que foi um idiota. Foi o que aconteceu comigo. Agora sei que fui idiota. (tô brincando, não leve ao pé da letra, kkk).

 

É que pra quem não é acostumado com a coisa é normal pensar que café moído é tudo igual. Ledo engano... :(

 

 

Ah, sim, perguntar a faixa de preço de moedores é como pergunta a faixa de preço de um carro, com a diferença que moedores muito simples não moem direito pra espresso, e carros simples conseguem rodar. Consulte o tópico de moedores, lá tem muita gente com a sua mesma dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodrigo! Mas então, compensa realmente eu comprar ela? Pq todos falam de um moinho, e aí vou ter que gastar ela, mais um moinho bom, e aí vai mais grana, mais do que eu posso...

Pensei na Marca Gaggia mesmo, pq li demais aqui o pessoal falando bem, e tal, como não tenho dinheiro pra Rancilio husdahusadu

 

Tem alguma outra maquina que alguém indicaria? Ou eu compro um moinho, e do um jeito de usar 'não-pressurizados' na minha chef crema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou eu compro um moinho, e do um jeito de usar 'não-pressurizados' na minha chef crema?

 

Vc é esperto, Ramon. Já descobriu a resposta.

 

Tem tópicos sobre a Chef Crema no fórum, acho que até falam como despressurizar o portafiltro. Dá uma procurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, seja bem vindo.

 

Rodrigo já deu excelentes conselhos. Apenas complementando com algumas opções praticas para o moinho:

 

Se estiver com grana curta e quer praticidade: moinho Krups, elétrico na faixa de 170,00 a 200,00. tem tópico sobre ele no forum.

 

Se estiver com grana curta e quer uma moagem de boa qualidade: moinho manual Hario Mini. 150,00 comprando pela internet lá fora.

 

Se puder gastar um pouco mais e quiser tanto a praticidade quanto a boa qualidade de moagem: moinho elétrico Baratza Encore. Se nao me engano tá por cerca de 900,00, vende no Brasil com garantia na loja do nosso colega Alexandre Velloso (Expresso Brasil).

 

Uma dica: o moinho Krups atenderá razoavelmente para uso com filtro pressurizado mas tem grandes chances de nao funcionar bem com filtro nao pressurizado, pois esse ultimo requer uma moagem bem mais fina, que nem sempre o Krups consegue atingir.

 

Abraços,

 

Léo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver com grana curta e quer uma moagem de boa qualidade: moinho manual Hario Mini. 150,00 comprando pela internet lá fora.

 

Acho que o Hario Mini dá pra encomendar de fora por R$ 100 se não pegar imposto, o que não é difícil. Por 170 comprei o meu na Martins Café aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ramon, esta Gaggia é uma boa máquina pelo preço. Porém só quero te dizer uma coisa, acho saches são uma porcaria não importa em qual máquina vc use. Um bom exemplo disto é o restaurante do meu avô que possui uma VFA expess de 2 grupos e61 e o café sai um lixo, no restaurante utilizam o sache apenas por praticidade e não importa quem tirar o café e o quão inesperiente seja a pessoa o café sempre será o mesmo.

 

abs e bem vindo ao fórum :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizer que os sachês são uma porcaria é um pouco de exagero. O café que sai deles (pelo menos os do Atelier) ainda é melhor que muita coisa que se toma por aí; claro que comparar com um espresso bem tirado é uma injustiça tremenda, não há comparação.

 

Logo que eu ganhei minha máquina e não tinha moedor ainda, comprei duas caixas de sachês do Atelier, totalizando 50 unidades. Ainda devo ter umas 20. De vez em quando tomo um (pra ver se minha opinião muda), ou coloco num cappo. O interessante é que a vazão é perfeita: 30ml em +/- 28s na Gaggia. Só tem que cuidar de apertar bom o portafiltro, ou não sai bem extraído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já escrevi algumas vezes a mesma coisa: depende da máquina o sachê pode funcionar melhor. Se o grupo for para sachê, ele veda o bicho entre a tela e o filtro. Ainda não é perfeito, canaliza água, mas sai bem melhor.

 

Se a VFA usada comercialmente tem o kit no grupo, pode funcionar melhor. Imagino que existe o kit.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizer que os sachês são uma porcaria é um pouco de exagero. O café que sai deles (pelo menos os do Atelier) ainda é melhor que muita coisa que se toma por aí; claro que comparar com um espresso bem tirado é uma injustiça tremenda, não há comparação.

 

Logo que eu ganhei minha máquina e não tinha moedor ainda, comprei duas caixas de sachês do Atelier, totalizando 50 unidades. Ainda devo ter umas 20. De vez em quando tomo um (pra ver se minha opinião muda), ou coloco num cappo. O interessante é que a vazão é perfeita: 30ml em +/- 28s na Gaggia. Só tem que cuidar de apertar bom o portafiltro, ou não sai bem extraído.

 

Até concordo que do jeito que escrevi pode parecer que tenha exagerado um pouco , porém prefiro muito mais um café de coador bem feito a um café de sache

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, estou pensando já no hario... encontrei esse: http://www.amazon.com/Hario-MSS-1B-Mini-Coffee-Grinder/dp/B001804CLY

é ele mesmo?

Tem algum canto por aqui o BR, ou melhor, em Curitiba-PR que vcs saibam onde vende? Seria mais rapido e eu não sofreria por não ter international credit cards...

 

Quanto aos filtros nao-pressurizados para a crema, não tem nenhum né? Li por cima no tópico, que só fazendo mods... e aí, alguém tem dicas de onde achar peças de reposição pra eu destruir? husdauhdsauhs

 

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, na minha cabeça, ainda não entra que moer muda o sabor do café...

(sim, estou sendo idiota, mas nunca fiz a experiencia por faltar de oportunidade :( ) husdauhuasd

A diferença não é grande.. é GRITANTE. Uma vez que você experimente (com café de qualidade, claro) nunca mais vai querer voltar pra pré-moído

Meu Vario atualmente está no "hospital". Enquanto isso, estou usando um moedor manual chinês de R$60. Mesmo sendo bem vagabundo, nada que eu tenha tentado (illy pré moido, sachê, etc.) chegou nem perto, na Aeropress.

Tem tópicos sobre a Chef Crema no fórum, acho que até falam como despressurizar o portafiltro. Dá uma procurada.

Anexei aqui uma foto de uma cestinha que despressurizei em 2009, ao lado de outra original. Leve ela numa usinagem e peça para cortar a chapa inferior no torno. É fácil e rápido. Porém tem que cortar uns 2 mm pra dentro no diâmetro, senão a chapa perfurada fica sem apoio e quando a máquina jogar pressão ela vai escorregar p/ fora da cesta (experiência própria :) )

post-321-0-12408200-1346200594_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Lucas, então assim, depois que vc "despressuriza" o filtro, ele fica como se fosse solto, sendo segurado somente pelas bordinhas né?(justo os 2 mm que vc pede pro cara nao cortar)

se for isso, entendi...

Tem algum canto que venda esses filtros pressurizados pra chefcrema? dai eu compro um, e faço nos 'velhos'...

Se ajudar, meu pai comprou um mimoso antigones HUsahuasduhsad café com ferrugem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença não é grande.. é GRITANTE. Uma vez que você experimente (com café de qualidade, claro) nunca mais vai querer voltar pra pré-moído

Meu Vario atualmente está no "hospital". Enquanto isso, estou usando um moedor manual chinês de R$60. Mesmo sendo bem vagabundo, nada que eu tenha tentado (illy pré moido, sachê, etc.) chegou nem perto, na Aeropress.

 

Anexei aqui uma foto de uma cestinha que despressurizei em 2009, ao lado de outra original. Leve ela numa usinagem e peça para cortar a chapa inferior no torno. É fácil e rápido. Porém tem que cortar uns 2 mm pra dentro no diâmetro, senão a chapa perfurada fica sem apoio e quando a máquina jogar pressão ela vai escorregar p/ fora da cesta (experiência própria :) )

 

Lucas,

 

O que teve no seu Vario?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas palavras do Paul: Café de merda :D.

 

O Vario tem um "elo fraco": a correia (que é dentada) e a engrenagem que conecta o eixo do motor na correia. Se entrar uma pedra ou um toco mais duro no moinho, a engrenagem "mói" os dentes da correia, e o atrito entre a correia e a engrenagem (que é de plástico) faz os dentes da engrenagem "derreterem".

 

Não diria que é uma falha de projeto, afinal é melhor trocar uma correia de borracha que o motor ou a mó cerâmica. A única coisa é que nos novos Vario a Baratza trocou a engrenagem de plástico por uma de alumínio. Desta forma só estraga a correia e não a engrenagem.

 

No site da Baratza eles vendem o conjunto correia + engrenagem por US$ 8, e tem um tutorial explicando direitinho como fazer a troca, passo a passo. Porém como ainda está na garantia achei melhor levar lá no Paul p/ ele arrumar mesmo.

 

Por fim, uma dica pro pessoal: Antes de compartilhar o uso do moinho, tenham antes a certeza de compartilhar também o gosto por bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, nas assistências técnicas da Electrolux você consegue encomendar. Deve ficar uns R$ 30 a 40. Só tome cuidado para não confundirem a Chef Crema antiga com a nova Chef Crema Silver, os tamanhos são diferentes.

 

Na época eu fiz isso aí, encomendei um de reposição e despressurizei o antigo. Mas nunca mais usei o filtro pressurizado.

 

Entendi Lucas, então assim, depois que vc "despressuriza" o filtro, ele fica como se fosse solto, sendo segurado somente pelas bordinhas né?(justo os 2 mm que vc pede pro cara nao cortar)

se for isso, entendi...

Tem algum canto que venda esses filtros pressurizados pra chefcrema? dai eu compro um, e faço nos 'velhos'...

Se ajudar, meu pai comprou um mimoso antigones HUsahuasduhsad café com ferrugem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hummmm, legal... só que aí eu vou ser desmascarado e sem moinho! HUASDHUASDHUS vou ter que aprender mesmo, pq afinal, só jogar o café, colocar o cachimbo e ligar, que a crema é tipo magica

 

acho que comprar o moinho, e umas peças de reposição vai ser mais barato do que só comprar a color(eu poderia só comprar ela, moinho eu ficaria sem money)

e se sobrar grana, vou fzer algum curso por aqui...

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...