Ir para conteúdo

Relato Nemox e sugestão de nova maquina


DiogoBem

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Primeiro, desculpe pelo texto grande, mas eu gostaria de uma ajuda de vocês.

 

Eu tinha, até semana passada uma Nemox P200 comprada há cerca de 2-3 anos.

Despois de diversos problemas com ela, resolvi aponsenta-la. Sim, eu poderia arrumá-la, ainda mais que gosto de dar uma de professor Pardal, mas por falta de tempo e de vontade com esta maquina, decidi não fazer

Sofri muito no começo com um problema de vazamento entre o porta-filtro e suporte - depois de muito testar o Igor trocou o guarnição e o suporte do porta filtro inteiro. O problema parou. 

Neste final de semana, o suporte do porta-filtro "rasgou" - ele realmente abriu na lateral.  (depois percebi que esta peça era feita em 2 partes e não fundida como uma só,...que descuido da marca) - este até era um problema facil de resolver com um torneiro. 

Quando fui abrir a maquina para facilitar o acesso aos parafusos que seguravam esta peça é que veio a maior surpresa, havia um vazamento na parte superior do boiler na entrada de água  e pra piorar todos os parafusos e peças que estavam ligadas ao boiler estavam bem inferrujadas.  

Tentei trocar alguns parafusos, mas não consegui remover nenhum. Era tentar remover qualquer um deles que eles se despecaçavam. 

Além disso, nunca consegui uma temperatura de água adequada com ela, o café sempre saia mais pra morno. Pensei muito tempo atras em colocar um PID nela e solicitei ao Roberto da ItalClass e ao proprio pessoal da nemox a planta eletrica dela para eu não fazer besteira. Não consegui isso com nenhum dos dois. 

 

Uma maquina que na epoca custou quase 2.000 não durou bem nem 3 anos. É uma pena. 

 

Perdi completamente a conficança na marca e na máquina e não tenho vontade de arruma-la e não acho que ela vá valer o meu tempo.

Além disso, ela não tem bico para vaporizar leite, o que tem me feito muita falta nos ultimos tempos.

 

Por causa disso, estou a procura de uma nova maquina. 

Eu estava muito querendo uma Rancilio Silvia, mas nao achei nenhuma no Brasil e importar fica completamente inviável, chegando a quase R$5.000.

A unica que achei aqui foi a Tramontina Infuser.

Vocês saberiam me dizer se eu provavelmente me decepcionaria com ela depois de vir da Nemox?

Atualmente tenho um pouco de receio em comprar maquina usada, ainda mais sem conhecer o dono e os cuidados que teve com ela.

 

Qualquer sugestão é muito bem-vinda.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, eu tenho uma Breville Infuser, estou muito satisfeito com ela, não conheço a Nemox pra fazer uma comparação mais precisa, eu tinha uma Gaggia Dose antes, a Gaggia era muito boa, mas eu apanhava bastante com o vaporizador dela, mesmo depois de trocar pelo bico da Rancillio. A Breville tem um vaporizador mais fraco um pouco, porém é constante a temperatura, e é muito fácil chegar no ponto ideal do leite pra cappuccinos e lattes.

 

A máquina de 0 a 10, pra mim é 9, só não dou 10, porque o portafiltro dela é de 54mm, de resto é muito boa, tenho ela a pouco mais de um ano, e está perfeita ainda, um outro detalhe que esqueci de mencionar, é que a Infuser, não trabalha com caldeira, ela usa um sistema semelhante a termobloco, chamado ThermCoil, é bem preciso, mas como não esquenta muito a máquina é recomendável tirar um shot só com água e encher a xícara antes de tirar o shot mesmo com café pra aquecer a xícara e o portafiltro, do contrário, ao tirar o espresso, ele irá esfriar um pouco se a xícara estiver fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, a Breville tem um histórico complicado em relação à assistência tecnica, creio que uma nova deva durar bem mas por enquanto não acho que ser representado pela Tramontina possa ser encarado como diferencial... , logo uma importada com boa assistencia estaria num mesmo patamar (isso falando no pós venda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pela respostas.

 

Marcão, como costuma ficar a temperatura de saída do cafe quando se faz o aquecimento do PF? Se consegue o "tigrado" na crema?

 

Vini,

Eu achei no ML essa e mais 2, uma Vibieme Domobar com grupo E61 e uma La Pavoni ou algo assim. Achei interessante esta Vibieme interessante, mas o vendedor é pessimo e nao aceita enviar pelos correios.

Ja esta La Pavoni é feita com peças iguais a da Nemox, to fora..hehe...

Vou dar uma olhada nesta que comentou. Pra mim, o ideal é que ela fosse 110V. Vamos ver...

 

Rodolfo,

Este é exatamente o meu receio com ela, ainda mais que ela tem muita eletronica envolvida.

Eu queria importar uma Rancilio, mesmo sem garantia, devido a facilidade de se conseguir peças e por ter um PF de 58mm. Mas os impostos estao me sacaneando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiogoBem, Por favor, poderia explicar sua comparação de La Pavoni com Nemox?

 

Na minha experiência com ambas marcas achei que são máquinas bem diferentes. Já ajudei a arrumar uma Nemox e já fiz uma limpeza interna numa La Pavoni Europiccola, então conheço a marca mas não sei como são as La Pavoni semi-auto.

 

Quem deu essa informação sobre serem as mesmas peças? Pelo Google não descobri nada que levasse a tal conclusão. Particularmente, eu não gosto da Domus Bar, e não estou aqui pra advogar pela La Pavoni, só que achei sua comparação, no mínimo, curiosa.

 

Mas minha intenção aqui é sugerir que você pesquise outro rumo e, talvez, ter uma maquina mais interessante, já que você mencionou que quer vaporizar leite. Lembre-se que a Silvia é uma SBDU, precisa esperar a caldeira mudar de "modo" e aquecer mais ainda pra fazer vapor, depois tem de esperar esfriar pra voltar a fazer café.

 

Máquinas HX, Dual Boiler, Boiler + Termobloco e dual-termobloco não tem essa característica, em todas essas configurações pode-se extrair e vaporizar simultânea e/ou consecutivamente, sem esperas.

 

Sugeriram uma Oscar usada mas você parece preferir uma máquina nova... Eu sugeriria você ver se consegue trazer uma Oscar II com OPV da BellaBarista. Tá saindo mais barato comprar do Reino Unido do que dos USA.

 

A versão com OPV está valendo a pena por conta da peça ser original da Nuova Simonelli e a instalação ser feita pelo serviço autorizado, com anuência do fabricante. São umas 75 Libras Esterlinas a mais, que creio valerem a pena.

 

Aqui você encontra a Oscar II OPV preta, uma HX que acaba saindo por um valor muito bom, pelas minhas contas não deve passar de R$ 4500 ou R$ 4800 pela importação direta com Courier, incluindo frete e pagando todos impostos, considerando o valor da LIbra de hoje.

 

Aqui está o link pra Oscar II preta original, sem OPV. Não creio que chegue nem em R$ 4200~4350 pra importar via Courier.

 

A importação direta resulta numa máquina que pode ser enviada ou levada para fora do país e entrar novamente isenta de impostos adicionais, então se precisar mandar pra fora é uma operação sem riscos por ter sido importada legalmente. Contudo, a Libermac já deu assistência à NS por mais de uma década, então não falta know-how em como consertar essas máquinas.

 

O valor que devemos pagar nesse caso é o menor listado, sem VAT, e a loja dá mais 5% de desconto por conta da não-cobertura da parte de Mão-de-Obra da Garantia, se você escolher não usar tal serviço. A garantia de 1 ano ainda é cumprida, mas eles só enviam peças, à base de troca. Você manda a peça com defeito, eles mandam uma nova, de graça, durante o primeiro ano. Se tiver como mandar e trazer a máquina da Inglaterra com um custo que valha a pena, pode até pagar sem o desconto de 5% pra poder usar o serviço deles de mão de obra em garantia. Não imagino que valha a pena pros meros mortais, mas vai que você tem algum parente que é embaixador, adido cultural ou algo assim, né? hehe...

 

Se pesquisar a máquina, creio que gostará dela. E, por esse caminho, tá saindo mais ou menos o mesmo preço de trazer uma Silvia dos USA... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas dicas que o cabral deu são excelentes, se vc quiser investir essa quantia, vai fundo, agora, se não tiver muita pressa, sempre aparecem máquinas boas uadas.

Dentre a ns oscar e a vibieme, vai de vibiema e seja feliz. Tente negociar com o vendedor, embora ele só fale em inglês, e compre essa máquina. Como ele disse, esse tipo de máquina é um tank, apesar dela ser de 2009, se estiver funcionando perfeitamente, apenas uma boa limpeza e, talvez, trocar algumas borrachas e a máquina vai durar vários anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, eu não tenho termômetro pra te falar a temperatura com precisão, mas pela percepção, sai muito parecido com minha Gaggia antiga, a Breville já vem com PID, e você pode ajustar a temperatura dela de 90ºC para +/- 2ºC.

O café sai tigrado sim, basta regular o moinho e acertar a compactação, não tem mistério, também estou usando o moinho da Breville, normalmente uso ele na posição 13 ou 12 para torra média, não estou em casa agora pra te mandar uma foto, mas se quiser posso tirar uma e mandar depois.

 

Em relação a problema com a máquina, já vi relato aqui de pessoas que tiveram problemas, os que li aqui foram com máquinas importadas, porém as Brevilles "nacionalizadas" da Tramontina, não vi nada ainda. A minha é da Tramontina, e nunca deu problema nenhum, nem na máquina e nem no moinho, aliás a máquina é bem robusta até, em relação a peças nunca precisei de nada, eu comprei a minha em janeiro de 2016, e uso ela todos os dias, nunca tive nenhum problema, nem com a parte eletrônica e nem com a parte interna, porém acredito (acho) que possa solicitar na Tramontina caso precisar de alguma coisa.

 

Em relação aos acessórios pra mim ela veio bem completa, vem com 2 filtros despressurizados (um double e um single), e 2 pressurizados (double e single tmb), dá pra usar o single pressurizado pra extrair com sachê E.S.E., já fiz o teste, sai legal sim. Além disso a máquina vem com um tamper de alumínio muito bom, bem melhor do que os de plástico que costumam mandar em outras máquinas, e também vem com uma Pitcher em aço inox pra vaporizar o leite já na medida adequada para o porte da máquina.

 

Na minha opinião, para uso doméstico, você não vai se arrepender não, eu costumo tirar pelo menos uns 2 espressos por dia, e vez ou outra cappuccino ou chocolate usando o vaporizador, e nunca deu nenhum tipo de problema, agora, se o objetivo for fazer um uso comercial ou bem mais intenso do que isto, aí ela já não irá atender, pois é pra uso residencial, neste caso seria melhor partir pra outra máquina, acho que talvez até valesse mais a pena até procurar uma VFA Torino usada, que já é uma máquina pra uso comercial, bem mais robusta, e com um custo benefício melhor do que uma importada, principalmente por ter representante no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral e @Viniesp

 

Essa La Pavoni é a Domus Bar, ela tem um moinho integrado. 

Pelo o que andei pesquisando em alguns foruns e inclusive aqui  ela utiliza peças muito proximas a Nemox, inclusive li pessoas falando que era a propria nemox que estava montando (não sei se é verdade).

 

O que me chama a atenção nela é que o PF também é de 57mm, assim como a Nemox e a Lelit. Por esta razão, acredito que até possam ser as mesmas peças.

Entretanto, olhando o suporte do PF da para ver que é o mesmo que eu tinha na minha nemox e quebrou, assim como o de diversas outras pessoas que compraram Nemox. 

 

Eu não teria muito problema em comprar uma usada de soubesse a procedencia dela certinho e que o anterior dono cuidou bem do bichinho. Tem pessoas aqui no grupo que cuidam melhor das maquinas do que do proprio cachorro.. :)  :)

 

Aquela Oscar do ML parecia interessante, até conversei com o dono. Mas ele já é segundo dono dela e a maquina está ha bastante tempo parada. Se eu conseguisse pessoalmente dar uma olhada nela antes de comprar, compraria sem problemas, mas ele está em Brasilia. Mas pagar e depois chegar uma maquina toda problematica, ja me dá arrepios e traz memorias tragicas da minha Nemox..

 

Com relação à Vibieme, consegui conversar com o dono em ingles pelo ML, mas ele não aceita enviar a maquina pelos correior, pois segundo ele, "é muito trabalho". Eu tinha intenções de negociar esta maquina com ele, até pelo grupo E61. Mas seria o mesmo caso que o anterior, eu precisaria ver a maquina antes de comprar, o que vai me dificultar muito...

 

Não sei se tenho necessidade de uma Dual Boiler, acredito que esperar um pouco não tenha graaanndes problemas. Mas pelo mesmo preço, acho interessante.

Neste mesmo site deles tem uma Rancilio 2017 por 339 libras, mas fiz umas contas e ficou bem alto o valor.

OBS: conversei com esta loja ontem sobre não declararem o frete, mas eles não fazem isso.

Como você fez este calculo Cabral? 

 

Quando eu fiz o calculo para a Silvia ficou assim:

339+189(frete) -8 (disconto assistencia) = 520 libras

520 X 4,46 (turismo) = 2319

Sobre isso, incide 60% de imposto e mais 18% de ICMS = 4.336

Seria isso?

 

No caso desta Oscar de 615 libras (esta fora de estoque) esta dando 6.770

 

 

Apesar de eu estar sem maquina no momento e estar vivendo a base de Nespresso,  -_-  -_- , acredito que possa esperar um tempo para chegar uma maquina nova para ficar um bom tempo com ela ainda. Prefiro isso a ter que trocar novamente daqui a 1 ano..

 

Vocês acham que a silvia vale este preço? A Oscar sai muito fora do meu orçamento atual. 

 

Alguem saberia se tem problema eu usar um transformador 110V-220V para ligar a maquina? Aqui em Curitiba só temos tomadas 110V e puxar uma 220V na minha cozinha ia ser um trabalho gigantesco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é mesmo, a chave era encontrar nó-górdio do assunto, a Lelit. Partindo dos comentários do Dombroski e do link que o Vinicius postou, achei esse aqui, em que o cara surta com as minúcias de comparação entre os ditos "clones" da Lelit PL041. Olhando a cabeça do grupo de todas elas, parecem mesmo iguais... heh...

 

Mesmo sem saber das "raizes", quando vi o vídeo de demonstração no primeiro anúncio da Domus Bar aque apareceu por aqui, achei a máquina "fraca", não fui com a cara. Por isso escrevi que nunca gostei da Domus Bar ao pesquisar e ver que era a única La Pavoni no ML no momento.

 

Eu também não arriscaria, ainda mais depois da sua experiência.

 

Sobre o valor, você tem toda razão, e eu não deveria tentar fazer contas durante minhas crises de insônia... eu tava bem lesado de cansaço mas, como bom insone, sentia a mente ativa e pensei estar "matematicamente lúcido"  :rolleyes: , nem imagino como cheguei naqueles valores. Nesse tópico aqui eu postei o método de cálculo pra trazer uma ECM Barista. Mudando valor e frete, aplica-se a qualquer coisa, com limite de até 3 mil dólares, pra esse método de importação.

 

Fazendo uma aproximação proporcional, atualizando a Libra e jogando uma simples "regrinha de três", fica claro que o seu valor estimado está bem mais adequado. Tenho 2 amigos que, sob recomendação minha, compraram dessas Oscar II na BellaBarista. Ambos pagaram menos de 5 mil cada, mas foi no final do ano passado, depois do Brexit, quando a Libra tava girando perto de 3,80, e não tinha o upgrade da OPV como opção. E o frete da Oscar II é bem menor do que o das E61, a máquina é mais leve e a embalagem menor. Esse dois amigos pegaram a versão de 540 Libras e a Claudette mandou o Receipt do frete por meio digital. Lá no post eu comendo sobre qual cotação usar, e em que momento.

 

Pena que nossa crise atual voltou a derrubar o Real e fez a Libra ficar cara de novo...  <_<

 

Sobre estar com estoque zerado, se estiver interessado, mande e-mail pelo site. É comum que zere no site mas tenha estoque na loja física. A Claudette é muito atenciosa. Mas lembre-se de escrever em inglês, um dos meus amigos escreveu em português e ela demorou uma semana pra responder, em espanhol...  :blink:  Nas minhas compras ela respondeu sempre em 1 ou 2 dias.

 

Mas o que o pessoal falou das usadas é fato. Tem máquinas que parecem tanques-de-guerra, de tão duráveis. Se pegar uma marca conhecida, ou um desenho de máquina fácil de mexer, não tem muito terror.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

 

Somente para concluir o tópico.

 

Tentei negociar com o cara da Vibiemme, mas sem sucesso. Não quis abaixar o preço para eu ir buscar em SP. Pagar R$3.000 e ter o risco de ter uma maquina meia vida me deu medo.

O cara da Oscar usada estava com a maquina parada há um bom tempo. Quando pedi para ele tirar foto do interior dela e do chuveirinho ele parou de responder. No mínmo é furada, Bino!!

 

Hoje fui dar uma olhada em uma loja da tramontina aqui em Curitiba, tomei um espresso na Infuser e acabei gostando, mesmo com um grão bem duvidoso. Me fizeram a vista a Infuser por R$2.100. Frente ao que está nas lojas atuais, perto de R$3000.00, achei interessante e acabei comprando.

 

Testei agora pouco e achei o espresso bem gostoso, apesar de não ter acertado a moagem na primeira.

Consegui deixar o cafe na zona otima na maquina, mas mesmo assim obtive um espresso em 14s após a primeira gota. Amanhã ajustarei a dosagem e moagem. A vaporização do leite é lenta, mas naquele estilo "devagar e sempre". Consegui uma consistencia boa do leite.

Mesmo tendo errado a moagem, o espresso saiu com um sabor muiiitttoo melhor do que na Nemox e com uma temperatura bem melhor.

Só para ter uma ideia, ofereci para minha mãe, que nunca gostou de espresso sem açucar e ela conseguiu tomar sossegado.

Originalmente fiquei com receio do PF de 54mm, mas ele cabe mais cafe do que no 57mm da nemox (o da Braville é mais fundo). 

No da nemox, com 17g o bolo já tocava o chuveirinho, nesta com 18g ficou sossegado.

Achei também a maquina muito bem acabada, apesar de ser menos robusta do que uma Silvia, por exemplo.

O thermocoil aquece bem rapido. Em 5mins consegui tirar um espresso em uma temperatura boa. Com a Nemox demorava cerca de 20mins para conseguir uma boa estabilidade, o que acho que é normal para uma maquina mais parruda e com Boiler. Mesmo assim, a nemox me dava um café "morno".

 

Outro ponto é que, como errei a moagem, o ponteiro não subiu na pré-infusão, somente depois..mas ok, erro meu.

 

Pelo custo da importação parti para o seguinte raciocinio. Comprei esta Bravile/Tromontina e devo ir para Londres no proximo ano visitar uma amiga. Caso eu não goste dela ou ache que precise de um UP, eu trago uma Oscar de lá e vendo a Breville. Assim eu consigo duas maquinas pelo preço de uma importada e ainda com a opção de vender esta.

 

Desculpe por não ter pedido o conselho de vocês e não seguido, mas a questão neste momento foi unica e exclusivamente $$, além do receio de comprar maquinas usadas de pessoas que não conheço e não tem uma reputação de cuidar bem de seus  equipamentos. Se fosse alguem aqui do Forum comprava de olho fechado.

 

De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DiogoBem, parabéns pela compra!

 

Acredito que fez um bom negócio. Não tem de se justificar, estamos aqui papeando e trocando opiniões, nenhuma é melhor que outra, são questões de experiência e pontos de vista.

 

Tive muitos, mas muuuitos problemas com a Breville Dual Boiler, principalmente por conta da rede-elétrica no Brasil estar fora do aceitável internacionalmente como "minimamente bom". É ruim mesmo. O projeto da BDB não teve margem pra lidar com isso. Mas eles nunca prepararam a máquina para nosso país, então não posso culpá-los.

 

Os materiais internos da Breville não são feitos pra durar tanto quanto uma Rancílio, uma ECM, uma Quickmill etc. Mas não é muito diferente da linha intermediária da Gaggia, que também usa tubulação de teflon e válvulas de nylon/plástico. Já usei a infuser algumas vezes e gostei muito dela. Creio que ficará bem satisfeito com ela e, dependendo do seu grau de exigência e intensidade de uso, poderá ficar anos sem achar necessário trocá-la. Tem gente aqui que tem Breville bem antiga, anos de uso só com manutenção básica.

 

Tendo garantia no Brasil, acho que é tranquilo comprar Breville da Tramontina.

 

Sobre o tempo de extração, está bem dentro da média. Conta-se o tempo a partir do acionamento da bomba, daí são 25 a 35 segundos pra ficar na média. Dependendo do café e da moagem, tem café que demora 10, 15 segundos pra começar a "pingar", depois disso você interrompe quando a massa atingir a razão de extração desejada. Em geral fica perto de 30s, mas tem café que só fica bom com 40s ou 45s de extração... Outros, se passar de 30s ou 32s já fica ruim. Cada café e cada moagem, um jeito diferente de extrair.

 

Lembre-se de que algumas características da máquina são programáveis, leia bem o manual e frequente o tópico dessa máquina aqui no CdC. Acho que dá pra mexer na pré-infusão e também no PID, pra ajustar. temperatura. 

 

Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

 

Você acha recomendavel instalar um estabilizador com a Tramontina?

Voce deixa a sua ligada direto na tomada ou desliga da tomada quando não esta em uso?

 

Uma duvida meio nada a ver com o topico. Eu vou comprar da Baratza umas laminas reservas para o Encore, entretando, estava pensando em comprar o kit para transformar ele em preciso. Voce conhece alguem qie ja fez isso?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DiogoBem, 

 

Sim, recomendo. E com precedentes.

 

Tem um dono de Infuser da Tramontina que mora perto de mim. Se olhar no tópico da BES900(XL) vai localizar as postagens dele, teve problemas parecidos com o que eu tive, perda de pressão, ruídos na válvula de 3 vias, instabilidade. Colocou o estabilizador, resolveu. Se a máquina for 110V e você tiver uma tomada 220V por perto, um estabilizador bivolt seria a melhor pedida. Pra aquentar uma máquina de espresso, o mais recomendado é o modelo pra impressoras Laser de 2KVA.

 

O modelo que uso é que eu sei que resolve é esse aqui, SMS Progressive III Laser, na versão 2000VA, Bivolt. Lembrando que estabilizador "baratinho" não vai resolver... e pode explodir.  :ph34r:

 

Sobre os mós do Encore, creio que sejam desenhadas pra 300Kg ou 500Kg, não lembro bem... a menos que use comercialmente, não precisará trocar por mais uma década. Comprar antes é correr o risco de o moedor "acabar" antes de ter de trocar os mós. O motor e a transmissão do Encore são muito mais frágeis e deverão ceder primeiro, mas mesmo essas peças, num ambiente residencial, não creio que sofram desgaste significativo em menos de uma década.

 

Fiquei com um Encore por algum tempo, não gostei da moagem dele pra espresso. Pra coados e métodos mais grossos, tudo bem, mas pra espresso não ficava bom. Li que a conversão funciona bem, mas nunca vi e nunca testei. Daí é ler o que os outros postaram. Tive um Preciso na bancada, lado-a-lado com o Breville Smart, depois de meses de comparação concluí que não havia vantagem real no preciso que justificasse a diferença de preço, então passei pra um amigo meu pelo preço de custo que paguei numa promoção de "queima de estoque" da Cafestore um tempo atrás. Mantive o Breville e não me arrependo. Moo pra cappuccino com ele todos os dias. Isso me permite manter o T48 regulado só pro "grão principal", sem ficar mexendo muito em regulagem.

 

Se você é fã na Baratza, ou simplesmente gosta do Encore, creio que o upgrade valha a pena. Afinal, a Baratza mesmo é que vende o kit, né? Deve funcionar.

 

Eu faria diferente.

 

Se é pra moer só pra espresso, partiria pra um profissional, usado, que mói muito melhor pra espresso do que qualquer dos domésticos na mesma faixa de preço. Em geral, só precisa modificar o dosador pra virar "single dose". Se você for do Rio, tem até uma oportunidade em aberto, o TAMORIM tá procurando mais uma pessoa pra completar 3 e comprar um lote de moedores Rancilio MD40, rachando as despesas. No tópico dedicado já tem até o modelo de um "bico" pra substituir o dosador, pronto pra fazer na impressora 3D. Mas essa do TAMORIM só resolve se vc for do RIo, não tem sua cidade no perfil, então não sei se isso ajuda.

 

Se é pra mais métodos, eu trocaria por um Breville-Tramontina novo ou por um Preciso usado, que deve dar na mesma de vender seu Encore e colocar o custo do upgrade em cima. Mas isso é opinião minha, achei o Encore fraco, mas tem gente que acha isso do Tramontina... Só pra você pensar a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Cabral...obrigado pelo retorno.

vou dar uma pensada nisso. Até porque muita gente procura um Baratza Encore. As vezes dá pra conseguir um bom preço nele e dar um up pro Breville.

O Up das mós sairia 55dolares mais uns 20 de frete... totalizando cerca de 400 reais...acho que vale mais a pena o Briville mesmo,

Pior que vi hoje o Breville lá na Tramontina...Eita bichinho bonito.

O que gosto da Baratza é o atendimento. Sempre que tive qualquer dúvida, eles me retornavam por email em menos de 1 dia.

 

Pior que na minha cozinha não consigo puxar 220V. Na mesma tomada tem outras coisas 110V conectadas (não ligo tudo ao mesmo tempo, mas compartilham a tomada)

Se usar um estabilizador para 110V ajudaria? 

Vi no seu topico sobre os problemas que teve com a DB que realmente recomenda 220V.

 

Não sei como é a rede aqui de Curitiba, mas nunca tive nenhum equipamento apresentando problemas até hoje. Sei que isso não quer dizer muito a respeito das maquinas de espresso.

 

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou aproveitar a discussão para perguntar.

A Breville infuser é a linha que sendo vendida pela Tramontina (a sem moedor), tem mais de um modelo?

Estou em dúvida entre uma gaggia baby na faixa de 1000 (talvez seja a 2002 http://www.partsguru.com/GaggiaBaby.html)e a Breville sem moedor da Tramontina na faixa de 2000. Qualquer ajuda eu agradeço =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou no celular e não consigo visualizar a sua lista de equipamentos. Se vc não tiver moinho ou não tiver um decente, compre a gaggia e com os outros mil providencie um moedor.

Se não for o caso, cada máquina tem seus prós e contras, iria de breville, é zero com garantia e tem pid. Mas a gaggia tem portafiltro de 58mm, e é fácil de instalar um pid nela; é tb uma boa máquina, se estiver em bom estado será igualmente uma boa compra.

 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou no celular e não consigo visualizar a sua lista de equipamentos. Se vc não tiver moinho ou não tiver um decente, compre a gaggia e com os outros mil providencie um moedor.

Se não for o caso, cada máquina tem seus prós e contras, iria de breville, é zero com garantia e tem pid. Mas a gaggia tem portafiltro de 58mm, e é fácil de instalar um pid nela; é tb uma boa máquina, se estiver em bom estado será igualmente uma boa compra.

 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

 

Para agregar mais informação, eu já tenho um moedor da tramontina Breville, o fornecedor da Gaggia está me oferencendo garantia de um ano, e a Breville eu compraria usada com garantia de mais alguns meses.

Então pelo que estou entendendo a Breville é mais cara por ter mais sensores e atuadores, enquando a Gaggia Baby tem uma estrutura mais simples mas os componentes coincidentes são de mesma qualidade.

 

A pergunta que fico é: a extração terá qualidade parecida? A vaporização também?

 

A instalação de PID aumenta muito a qualidade do café, e é caro instalar?

 

Muito obrigado =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

 

Da uma pesquisada nas lojas que acha a Breville ppr valor perto dos 2.000-2.200 zero, mas a vista.

O PID aumenta a estabilidade da temperatura, desta forma, nao precisa ficar surfando para conseguir um shot consistente.

Depois que você aprende a operar bem a maquina sem pid, você consegue um bom shot, mas exige mais pratica e paciência.

O PID da Breville nao permite muitos ajustes, ao contrario de outros PIDs que voce instala depois. Ele somente permite aumentar ou reduzir a temperadura em 2graus a partir do padrão. Particularmente, não vejo um problema nisso pois a parte mais importante de estabilizar bem a temperatura ja está sendo feito.

Não sei te dizer a respeito da Gaggia por experiência propria, mas todos aqui do forum que tiveram gostaram.

Se você realmente for ter 1 ano de garantia nela, acho interessante. Alem disso, como muita gente ja teve, o pessoal tem experiência no reparo tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Vinicius e Diogo, acredito que vou focar em achar uma Breville por um bom preço, se conseguir encontrar acho que vou optar por ela mesmo.
Pelo que vi a única real desvantagem é o porta-filtro de 53.5, fora isso ela parece ser bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

 

o pf de 54mm é ruim somente por não ter muita compatibilidade com outras marcas. Se você quer fazer um naked, por exemplo, é mais dificil conseguir PF para cortar. Já 58 voce acha em qualquer esquina ...

 

Com relação a dosagem, o PF de 54mm da Braville é bem fundo. Eu consigo colocar 18g nele bem sossegado. Acredito que até 20g dê numa boa (com 18g ainda bem um bom espaço em cima).

Para se ter uma ideia, a minha Nemox antiga tinha PF de 57mm, mas mal cabiam 17g.

 

Não sei daonde você é, mas tem uma loja aqui em Curitiba chamada Via Inox. Eles são representantes da Tramontina.

Na loja fisica eles estão dando 20% de desconto na maquina. A vista consegui mais 5%. 

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, eu sou de Campinas - SP, e pior, não estou encontrando nenhum representante aqui. =/ Por curiosidade, por quanto tava saindo?

Não tenho grandes ambições de comprar novos filtros, então não é um grande problema, e se cabe dosagens maiores tá tranquilo.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paguei 2.100 na maquina a vista.

 

De qualquer forma, muito melhor do que qualquer loja online com 2.700 a vista e 3.000 parcelado.

 

Em SP com certeza representantes. Acho que vale a pena dar uma ligada para as lojas fisicas para ver se tem a pronta entrega e quanto fazem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...