Ir para conteúdo

[Restauração] Brasília Club


Postagens recomendadas

Depois de alguns meses pesquisando máquinas de café expresso, finalmente encontrei uma que eu pude comprar! Estava a fim de uma máquina que atendesse à demanda de poucos expressos por dia (de três a quatro) para consumo pessoal. Achei vários modelos, alguns profissionais com preço acessível mas que o consumo de energia (em função do tamanho da caldeira e da potência da máquina) não compensaria pro meu uso.

 

A princípio queria uma rancílio silvia com um PID e OPV mas isso sairia absurdamente do meu restrito orçamento. Então encontrei uma Brasília Club (uma máquina italiana que parou a produção no ano de 2012 segundo informações de um site que não estou encontrando mais...), estou postando fotos.

 

A máquina está em condições bem razoáveis. Eletricamente parece não ter nenhum problema grave, pois liga e todos os botões responde ao comando (interruptor geral de liga e desliga, interruptor de distribuição de café, botão de distribuição de água e botão vapor-lâmpada piloto da resistência - nomenclatura do manual). Parece haver problema de entupimento pois a bomba ulka também responde ao comando, ao ser ligada puxa água até um certo nível (ver vídeo).

 

Externamente a carcaça dela está bem deteriorada, soltando tinta e oxidando em várias partes... Problema simples...

 

Pretendia restaurar através de um técnico qualificado, mas infelizmente isso vai sair do meu possível orçamento, então a meta da restauração é fazer eu mesmo de uma maneira simples:

1 - limpar internamente a caldeira e as peças metálicas.

 

2 - Trocar borrachas.

 

3 - Verificar se é só entupimento depois de feita as etapas 1 e 2. Nesse caso já poderia começar a fazer meus cafés sem ter que gastar uma quantidade maior do que posso no momento para fazer a restauração completa.

 

4 - Em caso de problema da bomba, arrumá-la e em última hipótese trocá-la.

 

5 - Substituir toda a parte elétrica (fios de alta temperatura e conectores).

 

6 - Recuperação da carcaça - lixar, pintar, etc.

 

7 - Instalar Kit PID e OPV.

 

8 - aproveitar a máquina!

 

Essa é a expectativa, porém a realidade é que não domino tudo isso e espero encontrar aqui no fórum apoio da galera pra poder mexer na minha máquina!

 

Alguém saberia me dizer onde encontrar as borrachas necessárias?

WRyiVuB.jpg

 

6rjYXcc.jpg

 

xtxs1o9.jpg

 

RjnvJLc.jpg

 

vYPQ9Gi.jpg

 

xU86EsP.jpg

 

mWspyP6.jpg

 

L0FaFey.jpg

 

wx4fBPU.jpg

 

RjnvJLc.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte com a restauração. Já tentou abrir a torneira de vapor e ligar a água? (esqueci o nome chique disso). Isso ajuda a retirar o ar de dentro da tubulação. Provavelmente a bomba vai conseguir jogar agua pelo braço de vapor. Se a solenoide não estiver travada, depois que fizer esse procedimento, vai conseguir verter água pelo grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei fazer isso, no manual tá explicando exatamente esses passos para ligar . Mas a bomba carregava água até um ponto e ficava parada a partir dali... (dava pra ver bolhas paradas na mangueira de entrada. A bomba fazendo o barulho de que tava funcionando).

 

Abri a bomba pra ver o que poderia ser e desconfio que ela esteja entupida. Fiz ela funcionar sozinha, puxando água de um copo e sem estar conectada no final (à caldeira). Queria ver se eu conseguiria água na saída, nada de água água... Puxou (menos que antes) um pouco, mas não saiu água na saída dela...

 

Alguém tem conselho pra arrumar a bomba?

 

g1vDfFr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu até compraria uma nova, mas questão de orçamento me impede atualmente haha

E queria tentar todas as alternativas e ter certeza q a bomba não tem jeito, antes de comprar uma nova...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui abrir a válvula, está funcionando bem, sem entupimentos. Tudo indica que é algo no sistema elétrico da bomba, quando ela dá a partida inicial ela puxa um volume maior de água, logo em seguida quando continua funcionando, ela não tem força para continuar puxando a água e vai fazendo bem devagar até chegar dentro da bomba/válvula e ficar sem força para puxar mais (apesar de continuar fazendo o barulho de que está funcionando)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, o problema era mesmo dentro da válvula, parece que alguém mexeu nela e colaram um pedaço de plástico na ponta do pistão (era pra estar desbloqueado). Originalmente entre o pistão e a mola (ver o video), existe uma esfera de vidro/plástico, na válvula da minha bomba alguém parece ter colado uma espécie de "rolha" (um pequeno objeto em plástico), foi só retirar e deixá-lo no lugar dessa esfera de vidro/plástico que era pra existir. Adivinhem? Bomba funcionando!

 

PS: bem acho que esse tópico vai virar um monólogo...


Vídeo de um cara desmontando uma ulka (mostrando a tal da esfera, no momento 7min12seg): 

Vídeo mostrando estrutura geral da bomba: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade essa pecinha voltou a dar problema, sugestão aos que tiverem o mesmo problema: toda válvula de sabonete líquido tem uma esfera de plástico dentro, parece que o sistema de vedamento é parecido, a dimensão da esfera era a mesma. Daí agora tá funcionando perfeitinha a bomba! (só destruí o porta sabonete líquido daqui de casa pra pegar a tal esfera...)

 

Próximo passo:

a - a máquina não esquenta... acho que vou ter q comprar voltímetro e amperímetro pra testar cada componente/trecho do circuito.

b - na conexão que fica na ponta da entrada da água (parte de cobre que inicia o trecho que que vai para a caldeira) está com vazamento... Vou ter que arrumar isso tb...

 

Por hoje vou ficar por aqui, acho que já resolvi um grande problema!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu começaria verificando a tensão nos terminais da resistência com a máquina ligada. Não havendo tensão, desligaria a máquina e testaria a continuidade no botão liga/desliga e no termostato.

 

Quanto ao vazamento, vê se não é alguma borracha ressecada, é mais provável que uma fissura na conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor.Caldas, se quiser trocar por uma Gaggia Evolution, ponho até um PID para vc, senão, segue uns conselhos. Eu só mexeria nela se for para resolver os reais problemas. Uma vez usei um microcontrolador Arduino para fazer o mesmo ajuste de um PID em uma Espressione Roma Deluxe e cheguei a seguinte conclusão sobre a necessidade de um PID: Cafeteiras boas não precisam de PID. Experimentei expressos em diversas temperaturas e percebi que um bom termostato não fica devendo em nada para um PID. Tenho a Gaggia Evolution e uma Treviolo automática profissional. Ambas fazem um café bem melhor que a Espressione Roma Deluxe e ambas usam termostato. Nunca senti gosto de queimado nestas cafeteiras. O OPV é uma questão de preservação da bomba e das vedações, se vc tiver o cuidado de desligar a máquina em caso de entupimento, não terá problemas. Meu conselho é deixar como ela está e só corrigir os problemas reais. Ficar mexendo pode lhe trazer mais problemas. Desmonte o filtro e limpe a saída com um palito ou arame. Se continuar entupido, retire a válvula solenóide e veja se é ela. Se ainda sim estiver entupida, abra a caldeira. Se não tiver disposição para reformar ela, troque por uma Gaggia Evolution. Hehehehe...

 

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu começaria verificando a tensão nos terminais da resistência com a máquina ligada. Não havendo tensão, desligaria a máquina e testaria a continuidade no botão liga/desliga e no termostato.

 

Quanto ao vazamento, vê se não é alguma borracha ressecada, é mais provável que uma fissura na conexão.

 

Valeu Gabriel, acho que essa será a próxima etapa! Quanto ao vazamento, acho que é problema na conexão mesmo, a conexão é feita de metal (ainda não sei o nome desse tipo de conexão), mas é na ponta do tubo de cobre, acho que não tem borracha ali.

 

 

@Vitor.Caldas, se quiser trocar por uma Gaggia Evolution, ponho até um PID para vc, senão, segue uns conselhos. Eu só mexeria nela se for para resolver os reais problemas. Uma vez usei um microcontrolador Arduino para fazer o mesmo ajuste de um PID em uma Espressione Roma Deluxe e cheguei a seguinte conclusão sobre a necessidade de um PID: Cafeteiras boas não precisam de PID. Experimentei expressos em diversas temperaturas e percebi que um bom termostato não fica devendo em nada para um PID. Tenho a Gaggia Evolution e uma Treviolo automática profissional. Ambas fazem um café bem melhor que a Espressione Roma Deluxe e ambas usam termostato. Nunca senti gosto de queimado nestas cafeteiras. O OPV é uma questão de preservação da bomba e das vedações, se vc tiver o cuidado de desligar a máquina em caso de entupimento, não terá problemas. Meu conselho é deixar como ela está e só corrigir os problemas reais. Ficar mexendo pode lhe trazer mais problemas. Desmonte o filtro e limpe a saída com um palito ou arame. Se continuar entupido, retire a válvula solenóide e veja se é ela. Se ainda sim estiver entupida, abra a caldeira. Se não tiver disposição para reformar ela, troque por uma Gaggia Evolution. Hehehehe...

 

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

 

Haha, agradeço o interesse na máquina, mas estou bem motivado a restaurá-la. PID e OPV serão a última parte. Mas com seu conselho e se conseguir extrair bons cafés nela depois de conseguir arrumar tudo, talvez eu não venha a instalar o PID.

 

No atual momento queria deixar ela funcionando, fazendo o mínimo necessário, então a meta é realmente fazer o básico (PID e OPV vão entrar em um outro momento). O entupimento na verdade era na válvula da bomba (foram os últimos três posts aqui). Ela já tá enviando água para todos os componentes, falta mesmo ela fazer esquentar agora, que entra no que o Gabriel falou ali em cima!

 

A caldeira abrirei pra poder limpar e talvez trocar o termostato e/ou a resistência, caso eles não estejam esquentando em função de estarem estragados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PID com arduino, ou outro controlador similar, geralmente sai bem mais barato que um bom termostato.
Já que vc está empolado na restauração, já dá para fazer tudo e, se bobear, pode comprar um PID já pronto e instalar ou fazer um do seu jeito e até com mais funcionalidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Metais limpos! Agora falta lixar e pintar a lataria externa, mandar fazer a logo em alumínio e remontar a máquina.

 

Ainda estou pensando se vou colocar o PID e OPV e mandar cortar a lataria em função disso. Como não domino essa parte, ainda tô pensando se vale a pena...

 

gz127rQ.jpg

 

8Icu3cH.jpg


Alguém sabe me falar onde encontro borrachas? Preciso da borracha do aquecedor, uma delas tá meio detonada...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui abrir a gaxeta, um pouco suja mas nada fora de realidade (não fiz fotos...)

Comprei os parafusos allen inox (comprei o m4x12 mas recomendo o m4x10, ainda não testei mas desconfio que possam deixar o boiler folgado pois eles são maiores do que os antigos).

 

Caminho para as etapas finais:

 

- parece realmente que o problema é na resistência da máquina, testei ela numa loja elétrica e ela não deu sinais de vida (preciso ainda testar com um multimetro). Talvez consiga que uma pessoa traga da Europa pra mim (sairia bem mais barato) além dos botões e de algumas borrachas que estou precisando

- falta verificar se os termostatos estão funcionando, se não estiverem, vou comprar junto com a resistência,

- comprar OPV e conexões necessárias (desisti do PID),

- lixar e pintar a lataria,

- remontar!

 

 

PS: quando peguei a máquina, a bomba não funcionava. Desconfio que a resistência realmente tenha estragado pois imagino que seja a água que esquente o boiler e acione os termostatos (não tem nenhum sensor de nível de água dentro do boiler ou qualquer coisa que o valha). Sem água no boiler, a resistência deve ter esquentado sem esquentar o boiler e por consequência os termostatos não desativaram a resistência quando precisava (as duas borrachas que ficam na resistência estão levemente derretidas/agarradas) ou seja, esquentou até queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei um multímetro e finalmente testei a resistência e termostatos.

Resistência está queimada... Termostatos estão funcionando, inclusive testei com uma solda pra ver se eles desarmavam e todos estão funcionando.

Encomendei as peças e elas já chegaram, meu contato vai trazer dia 18 de julho. Ficaram bem mais caro do que imaginava (mas bem mais barato do que aqui no Brasil)

Comprei OPV, manometro e algumas peças de reposição (4 botões).

Agora é aguardar para que no fim de julho eu possa terminar a restauração!

PS: não tenho postado fotos, praticamente não tenho feito. Passarei a postar assim que começar as próximas etapas

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Enquanto as peças não chegam estou fazendo a funilaria da máquina.

Fiz jateamento de areia pra tirar todo o oxidado e a tinta antiga que parece ter sido pintada com tinta eletrostática, daí tô seguindo os passos pra refazer a tinta eletrostática!

Seguem as fotos da máquina pelada e amanhã pretendo levar pra pintar (vou mudar a cor, colocarei um azul bem clarinho

Referência pra Cor:

fyB7nit.jpg

Fotos da Máquina:

1ZmUlh1.jpg

A3mh9wJ.jpg

3kKnzzg.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte da pintura eletrostática tá dando um puta trabalho. Mandei pintar, deu diferença de tonalidade em algumas peças. Deixei a parte da frente cair, rachou a pintura... Levei para arrumar e a peça voltou BEM mais clara que as outras, além disso, a pintura que foi feita pra reparo foi feita por cima da antiga. Resultado? A peça ficou grossa e não encaixa bem nas outras partes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: eles não tinham a cor que eu queria, só trabalhavam com cores padrões e inclusive me sugeriram um tal azul caixa... Daí quando fui na empresa pra ver, eles fazem os letreiros da caixa econômica, o azul que me ofereceram era aquele azul das loterias haha

ZmTbRDJ.jpg

h2D3Ya9.jpg

x4Lkonq.jpg

F4Xtwr2.jpg

uK7kB1V.jpg

zt0BANB.jpg

J9sqGWD.jpg

JugpK7m.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc escolheu uma cor complicada , a Pantone só padronizou o azul tiffany em 2001 , ela se chama Pantone 1837  Blue.

Não é qualquer lugar que vai acertar o tom ,  para não ter problema usa uma cor básica,  Preto Cadillac ou Vermelho Bombeiro e de um belo polimento.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...