Ir para conteúdo

Cold Brew - curso/degustação | Nesse domingo, 11/06


otro.tiago

Postagens recomendadas

Olá a todos. Meu primeiro Post aqui, embora eu já tenha lido praticamente tudo que vocês já escreveram sobre torra caseira, o motivo, aliás, que eu vim parar no Fórum!

 

Me apresento: sou Tiago de Mello, do Sede de café (www.instagram.com/sededecafe) , barista especializado em métodos de Cold Brew, o café extraído a frio. Imagino que vocês já conheçam, ou já tenham falado em Cold Brew, então não me alongarei explicando isso!

 

Tenho trabalho um conceito de Cold Brew que conheci na Coréia do Sul, sempre mais concentrado (pronto para diluição), e com alta complexidade de sabores. Nessas, acabei investindo em grãos excêntricos e em cafeteiras diferentes para ver o que conseguiria extrair. Nisso, acabei chegando em resultados bem interessantes, que gostaria de compartilhar com as pessoas.

 

Assim, gostaria de convidá-los para um Curso/Degustação que realizarei aqui no meu ateliê (vulgo, minha cozinha), nesse DOMINGO, dia 11/06.

 

Serão 2 vivências:

 

Às 11h: experimentação com 5 grãos diferentes, todos preparados com a receita da casa, para mostrar as sutilezas de cada grão e como cada um se comporta na extração a frio.

 

Às 14h: mostra de métodos de extração à frio - pingagem, infusão direta, infusão indireta, sob pressão, com diversos filtros e a receita da casa.

 

Mais informações e inscrições aqui ó: sededecafe.com.br

 

 

O investimento pra cada curso é de 50 reais.

 

Estou localizado na zona noroeste de São Paulo, no bairro de Pirituba. Passo o endereço por email para aqueles que se inscreverem pra não expor a casa na internet...

 

 

Sejam muito bem-vindos! E vamos conversar mais sobre Cold Brew oportunamente!

 

Grande abraço a todos

 

Tiago de Mello

sededecafe.com.br

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Achei que vc n ia lembrar rs, conversamos super pouco!

Vc devia ter exposto este trabalho lá, apesar do tema central ser torras, cold brew é um tema ainda pouco explorado, ia ter feito muito sucesso lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que legal esse tema. Estava pensando em torrar uns cafés esse final de semana pra justamente fazer um cold. Show!

Sucesso aí nesse curso pra aumentar o número de seguidores do café. Pena que não estou em sampa. Barco que segue...

 

Abs e seja bem vindo... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Durval! Brigado pela mensagem!

 

Pô, fui hoje na Academia do Café que abriu aqui em São Paulo, o Cold Brew dos caras é muito responsa. Fiquei falando com o Alexandre, e ele disse que dos melhores Colds que ele já fez foi com café recém-torrado, coisa de 24h depois da torra. Acho que vale tentar! Se você fizer, me avisa que achou! hehe

 

Vamos trocando!

 

Grande abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí Tiago ótima iniciativa, sucesso para vc.

 

Já fui algumas vezes nessa Academia em frente à Livraria da Vila, realmente o que me chamou mais a atenção foi o Brejetuba em Cold. Fora que estava uma tarde quente, vamos combinar que bebida fria vai melhor.

 

Quanto a equipamento pra cold/ ice o q você está curtindo mais? Extração lenta x muito lenta, fria x gelada?

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí Tiago ótima iniciativa, sucesso para vc.

 

Já fui algumas vezes nessa Academia em frente à Livraria da Vila, realmente o que me chamou mais a atenção foi o Brejetuba em Cold. Fora que estava uma tarde quente, vamos combinar que bebida fria vai melhor.

 

Quanto a equipamento pra cold/ ice o q você está curtindo mais? Extração lenta x muito lenta, fria x gelada?

 

Abs

 

Fala Fábio!

 

Então, a gente tem feito algumas experiências aqui em casa, inclusive misturando métodos. Um dos blends que estamos preparando, especificamente pra diluição em álcool pra preparação de coquetéis, por exemplo, é 50% imersão direta (Toddy, 12h) e 50% pingagem (Bruer, 4h). Isso acaba trazendo o corpo e a doçura do Toddy, mas com a acidez da Bruer que acaba ajudando pro café não sumir no álcool sabe?

 

Mas o café da casa tem sido o com pingagem com pré-infusão a quente. Embora isso diminua um pouco a validade do café (uns 15 dias, por enquanto), acaba que é o café mais complexo que temos aqui em casa. Fazemos uma pré-infusão com água quente (100mL), e depois deixamos pingando água geladíssima (água mais gelo) por 4h (300-350mL), sobre o mesmo pó que acabou de receber água quente. É um processo que não vimos ninguém mais usar aqui no Brasil ainda, mas que tem produzido resultados bem legais :)

 

Amanhã, no curso, a degustação de grãos vai ser toda feita com esse método, pq daí consigo extrair mais do grão, sem deixar tudo muito parecido (sem acidez e sem corpo - que costuma ser o caso dos cold brew por aí). Aliás, se tiver por Sampa e animar vir... :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal demais cara!

 

Amanhã já tenho coisa p fazer, mas espero que seja produtivo para quem for, é um mundo a ser explorado ainda nos cafés brasileiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...