Ir para conteúdo

Alguém já torrou café no microondas?


Marcelo V L

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal, recentemente passei a torrar café, devo ter torrado cerca de 1,5kg nas últimas semanas sendo que a maioria foi na pipoqueira e apenas uns 200 gr. primeiros dos 2Kg que comprei foram no fogão. Novidade nenhuma até então, pois a pipoqueira realmente proporciona uma torrefação muito satisfatória e customizável. Ontem por curiosidade busquei na internet sobre torrefação no microondas, só achei uma tese de universidade mencionando ganhos significativos no aroma entre outros então resolvi arriscar e não é que achei ou devo estar louco  .. . que obtive um resultado no mínimo diferente, ressaltando que não sou nenhum degustador apenas um curioso.  Com o mesmo grão que torrava na pipoqueira obtive novos aromas e sabores. O processo ocorreu por 6 minutos de torra no microondas, usei 1/2 xícara , não tenho balança, utilizo um medidor, esparramei os grãos no prato giratório do forno microondas, de forma que não ficasse nenhum sobreposto a outro, ou seja apenas uma camada, com potencia 80% ( meu microondas tem potência de 900W destinados ao aquecimento e 110W para demais funções como relógio, iluminação etc ) após 3 minutos virei os grãos em uma forma praticamente do mesmo tamanho do prato original, e deixei por mais 3 minutos na potência 80%, totalizando 6 minutos, ouvi os 2 cracks nitidamente e a cozinha ficou "perfumada" . Os grãos não ficaram homogêneos obviamente, os grãos do centro ficaram mais assados. Repeti uma outra torra porém usando um bowl de vidro, desta vez a cada 1 minuto eu abria a porta do microondas e mexia tive resultados mais homogêneos desta forma.  Um torrador deste tipo , : link : "  

" resolveria ao menos a questão da homogeneidade porém acredito que ainda não está sendo comercializado. Fica então registrado essa "experiência" simples  e se alguém mais utilizou esta forma meio maluca de torrar o seu grão de café no microondas compartilha o resultado. Abraço !
  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo

 

Desde que eu comecei a pensar em torrar café, sempre

fiquei com vontade de tentar no microondas. Pesquisei

na Internet e também cheguei ao vídeo que você postou,

aliás esse vídeo já tem 5 anos, mas ainda não vi nada

no mercado.

 

Eu torro amendoim no microondas e fica excelente, faço

500g por vez em uma tigela de vidro, parando para mexer

a cada 2min.

 

Agora que você fez experiências e postou os resultados,

fiquei animado para testar. Mas seria muito bom que houvesse

um produto nessa linha apresentada no vídeo, pois evitaria

as constantes paradas no processo para mexer nos grãos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal este post, Marcelo! Estou pra (re)começar a torrar no bolinha, então vou experimentar no microondas tb. Só acho que não dá pra chamar de "torra", embora ainda não saiba como denominar: assar? cozer ou cozinhar? :rolleyes::unsure: Por este artigo, https://pt.wikipedia.org/wiki/Forno_de_micro-ondas (a versão em Inglês é mais completa), "cozimento" para ser a expressão mais adequada, teríamos então café cozido no microondas! B)

 

À medida em que ia lendo o seu relato fui imaginando que haveria problema de homogeneidade, só estranhei vc dizer que os do centro ficaram mais "assados", pois quando cozinho no MO ajeito a comida na borda dos pratos (deixo o centro livre), pq essa era a informação que eu tinha até então (de que esquenta mais nas bordas do que no centro). Mas parar mais vezes (em intervalos menores) e mexer (agitar) deve deixar o "cozido" ("torra" é que não é! rsrsrs) mais uniforme.

 

Valeu! vai pra lista de testes do Lab Kitchen do Lisboa! :P:ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença primordial é que o microondas faz as moléculas de água de dentro do grão aumentarem o grau de agitação até atingirem altas temperaturas. Dessa forma o grão esquenta de "dentro para fora".

 

Já em um forno, pipoqueira e afins o calor emanado deve entrar milímetro por milímetro até atingir o centro do grão. Dessa forma esquenta de "fora para dentro".

 

Também fiquei curioso por esse método, apesar de achar que "mais estudos são necessários".

 

Alguém já tentou esquentar pão dormido comparando microondas e forno? O do forno fica crocante... o do microondas fica borrachudo.

 

Mas é muito bem vinda essa discussão. Eu mesmo vou testar quando tiver acesso a grãos verdes.

 

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente Helder, o cozimento no micro ondas  ocorre de dentro para fora, desta forma é possível uma torra mais clara e menos ácida uma vez que o centro do grão tende a ficar mais "cozido" comparando com outros métodos , a principio foi oque notei quando em uma das tentativas obtive uma torra mais clara propositalmente sendo que na mesma tonalidade da torra realizada na pipoqueira o miolo do grão ficava um pouco "cru" e consequentemente muito ácido, já no micro ondas notei uma bebida mais adocicada e com demais características da torra clara porém com acidez bem menor que a realizada na pipoqueira. 

Em relação ao comentário um pouco mais acima do Lisboa a respeito dos grãos do centro ficarem mais cozidos que os da borda do prato, acredito eu que ocorreu devido os grãos da borda possuírem um percurso circular maior comparando com os grãos que ficam no centro, pois os do centro praticamente giram em cima do eixo com pouco movimento ( em relação a circunferência do prato ) , como eles se movem menos comparando com os demais ( analisando o percurso dentro do forno )  acredito que recebem mais agitação das microondas ficando propensos a carbonizar , por isso importante sempre estar parando o microondas e mexendo os grãos.

Em relação ao comentário do Bressa, realmente hein Bressa esse acessório torrador de grãos de microondas é um projeto antigo de anos mas acho que não foi comercializado infelizmente , ia ser muito útil se fosse industrializado para vários fins , não somente café que é o assunto principal mas de outros grãos também como amendoim , castanhas , pipocas etc  rs rs rs .  Agradeço pelos comentários até o momento e boa noite a todos  e seria legal se vocês que tentaram torrar no microondas também postassem o resultado. Abraço !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente meu microondas e do tipo flat. Ele não tem prato e não gira. O alimento é cozido na mesma posição. Acho (apenas acho pois nunca pesquisei sobre o funcionamento desse tipo de MO) que girando leve a uma torra mais homogênea. Mas pode ser que a torra seja até mais homogênea a depender do tamanho das ondas e regiões de vale e pico de radiação.

 

Será que nos fóruns lá de fora o pessoal nunca bolou algo para impressão em 3D?

 

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde o Campeonato de Aeropress que não paro em casa, mas comprei uma forma de pudim para microondas (aquela que deixa um furo no centro, assim alinho o café em vota do centro), e ainda esta semana devo experimentar com os cafés crus que tenho estocado (uns 10Kg). :ph34r: Não custa nada...

 

Já tinha chupado fruta de café muitas vezes, é interessante como a doçura e os sabores da polpa são diferentes em cada varietal, e estágio de maturação. Ontem, pela primeira vez, comi (mastiguei bem) com casca e tudo um catuaí amarelo que estava bem maduro, e fiquei surpreso como o "caroço" do café lembra pouco o grão depois de torrado, o que significa que a torra (a convencional rsrsrs) modifica bastante nosso amiguinho café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde à todos, espero que estejam bem. Segue mais uma humilde observação amadora de minha parte na apreciação da torra doméstica no microondas. Executei mais 2 torras com novos parâmetros diferentes do anterior ( vide acima ), com o mesmo grão, que segundo o vendedor se trata de grãos 100% arábica,tipo 3/4 , estritamente mole, Bourbon.

Desta vez as torras ou os "assados" foram das seguintes formas: 

 

1° torra)   1 xícara de café crú ( tempo total 9 minutos, primeiro crack ocorreu aos 5min e 50seg ):

1° ajuste = potência 40% (cerca de 368W ) por 2 minutos

2° ajuste = potência 50% (cerca de 460 W) por 5 minutos 

3° ajuste = potência 30% ( cerca de 276 W) por 2 minutos

 

2° torra)  1 xícara e meia do mesmo grão ( tempo total 11 minutos, primeiro crack ocorreu aos 6min e 40seg ):

1° ajuste = potência 40% (cerca de 368W ) por 2 minutos

2° ajuste = potência 50% (cerca de 460 W) por 7 minutos 

3° ajuste = potência 40% ( cerca de 368 W) por 2 minutos

 

Em ambos casos sempre mexendo de 30 e 30 segundos, movimentos de mexidas intercalando de posição os grãos do centro com os das bordas. Utilizado um bowl de vidro temperado próprio para microondas. Os grãos não ficaram 100% homogêneos e nem perfeitos comparando com a torra da pipoqueira que realizei por várias vezes com o mesmo grão, porém, conforme mencionado anteriormente,  notável ganho na xícara com mais crema e mais sabores agradáveis ( ao meu paladar)  e menos acidez. A primeira torra com esses novos parâmetros utilizando menos potência ocorreu há 4 dias, onde pude prova-lo, as segunda torra realizei hoje e ainda não provei, irei deixar descansar por alguns dias, ambas ficaram muito próximas entre si a cor, arrisco dizer que ficaram entre a "Cinamon Roast" e a "Ligth Roast/American Roast".  ( parâmetro :  https://thecaptainscoffee.com/pages/roast-levels )

 

Após o processo acima resfriei os grãos em 2 peneiras metálicas fora de casa, a sujeira (a  pele) ficou tudo la fora, dentro do microondas não é liberado nenhuma pele, ela só se solta após mexer os grãos na peneira, desta forma fazendo zero sujeira dentro de casa. O cheiro que deixa na cozinha é muito agradável,  fumaça liberada muito pouca, porém se for extrapolar na potência ( por exemplo acima de 80% por mais de 6 minutos ) ocorrerá certamente carbonização se não tomar cuidado em sempre estar observando o ponto  da torra, conforme preferência,  a fim de interrompe-la antes.

 

 

Abraços !  Marcelo .

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz dois desastrosos testes, correndo, semana passada. :P:lol: Pensei até em desistir, mas não sou disto... ;)

 

Não me lembro mais dos números, mas uma foi com uns 200g de café, 100% da potência (máx. nominal é de 1200w) mexendo a cada 30 seg, acho que 6 min no total numa forma plástica própria pra bolo e pudim no MO. Os grãos chegaram a grudar e deformar a forma (desculpe o trocadilho), temperatura final em tornos de 186ºC (medida com pirômetro). Ficou bem desuniforme, mas poucos grãos não chegaram no crack (era um CD, mesmo os grãos bem claros estavam com o rachadinho visível). Não foi dos piores café que já experimentei.

 

A segunda tentativa, foi com 100g de café, 70% da potência nominal, mexendo a cada 1 min, em um pirex redondo com uma xícara no meio (pra acomodar circularmente os grãos), em 4 minutos tinha carbonizado mais da metade, boa parte ainda crua, joguei tudo fora! :P

 

Vou tentar com potências bem mais baixas (como as novas sugeridas pelo Marcelo no último post) mas com um café merrequinha, pra ver se pego melhor o jeito, pq o que eu tinha usado era ótimo e caro! :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse potinho desse camarada é interessante! 

Talvez se tive como acoplar um cooler também movido pelo eixo e uns buraquinhos pra o café não cozinhar, talvez seria uma idéia válida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, caso for tentar novamente aconselho não utilizar recipiente de plástico ou outro material qualquer sintético, utilize assadeira de vidro temperado ( bowl) e posicione ele na beirada do prato circulatório e não no centro, utilizando potencias em torno de 50% você terá controle total do assado e não vai carbonizar, vai parando de 30 e 30 segundos mexendo e analisando o ponto da torra que acredito que assim você terá sucesso. Em tentativas anteriores utilizei 80% de potência e não carbonizou mas o risco realmente é bem maior , necessitando de maior controle do momento de interromper e das mexidas com intervalo menor.  Anexo foto do referido bowl , não é exatamente a foto do bowl que utilizei mas é bem semelhante, segue também algumas fotos das torras realizadas ( com potência em torno de 50%) , se parar a cada 20 e 20 seg ao invés de 30 e 30seg para mexer a torra fica consideravelmente mais uniforme, já tinha realizado um assado assim parando de 20 e 20seg onde havia ficado bem mais uniforme, nas próximas irei fazer isso.

 

Segue algumas fotos, dentre elas consta também uma que denominei de grãos verdes me referindo aos grãos crus antes do assado.

 

Abraço e boa sorte rsrs ! 

post-4689-0-51784900-1497965344_thumb.jpg

post-4689-0-04753900-1497965350_thumb.jpg

post-4689-0-33302400-1497965355_thumb.jpg

post-4689-0-18726100-1497965361_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira experiência:

 

- 80g de café, potência nominal 30% (de 1200W, ou seja, 360W), mexendo a cada 20seg nos dois primeiros minutos. Percebi que eu estava cortando o ciclo de funcionamento do MO (10seg on + 23seg off = 30% de potência).

- daí em diante passei a mexer após cada ciclo de "on" (os 10seg com potência), demoro +-10seg para abrir a porta, mexer bem, fechar a porta e continuar. Isso deve equivaler a 23-25% de potência (10seg on + 33seg off).

- aos 16 min comecei a ouvir os primeiros cracks.

- pensei em parar aos 22min, mas ainda havia muitos grãos sem crack nenhum, deixei mais 10min, tempo total de 32min. :o:P

- poucos grãos sem crack, mas muitos com um crack bem pequeno, mas com pouco sabor de subdesenvolvido. Apesar da desuniformidade, nenhum grão ou pergaminho sobretorrados (carbonizados, como tenho visto em torras profissionais brazookas), embora alguns com sinais de chamuscado (scorched).

- a temperatura que mais vi, imediatamente após abrir a porta e medir com o pirômetro, foi +-170ºC, tive algumas medições de 180ºC e umas raras de 188ºC.

- medição com protocolo e kit SCAA: Agtron 86, Light (Clara).

- não pude medir a % de perda pois derrubei parte do grãos no chão ao passar pro meu resfriador.

 

423555cc-4505-4a5a-b27b-4928ef0cbc30_zps

 

Vou refazer com 50% de potência nominal.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segunda experiência:

 

- 80g de café, potência nominal 50% (de 1200W, ou seja, 600W), mexendo após cada ciclo de "on" (os 17seg com potência, seguidos de mais 17 seg de off), demoro +-10seg para abrir a porta, mexer bem, fechar a porta e continuar. Isso deve equivaler a 38-40% de potência (17seg on + 27seg off).

- Aos 4:35min comecei a ouvir os primeiros cracks (os cracks param após alguns segundos no cilco off, e retomam uns 4-5seg após iniciado o ciclo on).

- Tempo total de 7:40min

- poquíssimos grãos sem crack, mas muitos com um crack bem pequeno (mas às vezes um crack grande na parte curva o que nunca vi em torra convencional). Muita desuniformidade, com muitos grãos bem sobretorrados, muito escuros e oleosos (a la Starbucks).

- a temperatura que mais vi, imediatamente após abrir a porta e medir com o pirômetro, foi +-175ºC, tive muitas medições de 180ºC e algumas de 188-190ºC.

- deu uma perda de 22%, mas pode ter sido meu sistema de sugar as películas com aspirador, então alguns grãos podem ter sido aspirados (vou fazer diferente da próxima vez).

- medição com protocolo e kit SCAA: Agtron 68, Light Medium (Clara Média). Tirando os extremos (sobretorrados e subdesenvolvidos): Agtron 73, Moderately Light (Moderadamente Clara).

 

20170620_162344_zps4k02coeq.jpg

 

Estou intuindo que após o início dos cracks a potência teria que ser bem baixa (20%?!) e contínua, que são coisas incompatíveis entre si. <_<

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terceira experiência:

 

- Refiz com 50% de potência nominal, mas ao chegar no crack (3:35min ou 4:35min, falhei na anotação!) aumentei a potência nominal para 100%, parei aos 45seg, mexi por 10seg, deixei mais 30seg.

- Ficou pior que a segunda: embora poucos subdesenvolvidos, havia muito mais grãos bem sobretorrados.

 

Parece-me que a grande questão é a necessidade de mexer os grãos, para que "assem" mais uniformemente. Como o Aurélio lembrou, o tambor (rotativo ou rotatório?) do cara parece ser a solução, o que me parece óbvio já que foi testado em ambiente laboratorial.

 

Ps.: achei o Prof. Eduardo no Facebook, ele ainda trabalha no SENAI, pedi informações sobre o lançamento do produto ou a possibilidade de ele me enviar um protótipo para testes específicos com café, vamos aguardar resposta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, acompanhando vocês deixo aqui meus parabéns!!! Não tenho essa coragem e pretensão. Só de sair da lenha e ir para o fogareiro a gás com meu bolinha na estou satisfeito. Mas sigo acompanhando vocês. Meus parabéns!

 

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam este acessório:

 

http://www.gadgetreview.com/auto-microwave-stirrer

http://www.ebay.com/itm/MICROWAVE-OVEN-AUTOMATIC-STIRRING-GADGET-3-PC-KIT-MIXER-BOWL-STIR-SPATULA-/301290216631

 

Trata-se de uma ventosa que se gruda ao teto do micro-ondas, e enquanto a vasilha gira no prato, a pá presa ao teto fica parada, fazendo os ingredientes se movimentarem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha a "engenhoca" que achei no youtube. . . . Porém esse agitador utilizado irá durar pouco no microondas ( além de ser arriscado) , o próprio autor menciona nos comentários e aconselha outro mais apropriado referindo-se ao vídeo acima do "rbata". Mas enfim, faz realmente uma grande diferença na homogenização esses mexedores automáticos. Espero que o inventor daquele torrador ,técnico brasileiro do SENAI, responda o facebook do "Lisboa Santos" com uma boa notícia que já tem para vender rs rs rs .

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem achei vários vídeos no Youtube, a partir do link do rbata, e salvei aqueles que não eram muito complicados (caseiros mesmo) e que - ao final, fundamental (rimou) - a torra tendesse a homogênea, o que não foi fácil já que o pessoal lá fora torra de Vienna (Moderadamente Escura) pra cima, daí fica fácil deixar os carvãozinhos homogêneos (ô maldade, fala assim não!). :P

 

Que material é aquele? metálico não deve ser senão daria problemas com as microondas, não? :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem quiser experimentar... pelo preço vale muito a pena. Se não der certo pra torrar no microondas dá pra usar pra cozinhar mesmo...

 

 https://pt.aliexpress.com/item/1pcs-Hot-3-Speeds-Cordless-Stir-Crazy-Stick-Blender-Mixer-Automatic-Hands-Free-Kitchen-Utensil-Food/32803779702.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei três rsrs

 

Já consegui falar com o Prof. Eduardo do SENAI, vamos trocar e-mails e quando eu tiver mais informações eu posto aqui.

 

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IMPORTANTE: sobre o "stir crazy", aquele agitador que o cara do video colocou dentro do microondas, é MUITO PERIGOSO sim, o troço é metálico e tem motor não apenas com metais como ferro, cobre e aço, mas tem também imãs e baterias/pilhas dentro.

 

A geometria da radiação interna do forno dele é tal que a parte superior, acima do centro do prato, nunca é atingida pela radiação, e as pontas das patas ficam no fundo, onde pega radiação mínima.

 

Dependendo do modelo do forno, e do alinhamento do elemento irradiante, pode desde fazer apenas um "show" de faíscas como pode também não somente danificar o agitador, mas até levá-lo à explosão. Outra consequência possível é o efeito de ressonância de campo oscilante reagir ativamente à propriedade condutora do conjunto metálico, podendo levar à sobrecarga e queima do elemento irradiante do forno. Em geral, uma "perda total". Além disso, nesses casos, é comum a fiação interna derreter, dar curto, queimar fusível... pode até derreter tomada e mesmo desarmar disjuntor da casa.

 

Aqueles modelos em que o prato não gira, então, é quase garantia de explosão do item e possível queima do equipamento.

 

CAVEAT EMPTOR!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem a noite fiz uns testes, achei bem interessante o resultado.

 

Este é o microondas, é o menor modelo da Brastemp, tem prato giratório, porém somente nível baixo, médio e alto de potência.

VrLAyc6.jpg

 

Esta vasilha ganhei da minha mãe há muitos anos, serve para fazer pudim no micro ou forno convencional.

3FBJHk9.jpg

 

Achei que ficou bem homogênea.

tAlGVNG.jpg

 

Após uma catação dos grãos mais claros. Achei que resultou numa torra média para média-escura.

dXp1zfw.jpg

 

As película separaram com bastante facilidade enquanto mexia.

QzDIX16.jpg

 

Tempo total de torra 18min.

 

Inicialmente abria a cada 30segundos para mexer. Fui até uns 8 minutos em potência média. Daí percebi que estava demorando muito e comecei a utilizar potência alta, porém mexendo a cada 20 segundos. E num dado momento voltei a fazer com potência média pois achei que avançou muito rápido e poderia ficar cru internamente. Os cracks são bem fáceis de identificar. Ao final resfriei com um pequeno ventilador sacudindo dentro de uma outra assadeira.

 

Obtive aprox. 14% de perda de peso. Iniciei com 200g e terminei com 172g. Café Forquilha de uma das compras coletivas.

 

Já experimentei ontem a noite mesmo, sem deixar descansar o café e achei o sabor bem aceitável, acidez leve, melhor do que muito café especial comprado por aí, mas ainda um pouco inferior as minhas torras com soprador térmico. Hoje vou provar novamente o sabor.

 

Prós:

 

- Possibilidade de torrar em qualquer cozinha que tenha um MO;

- Necessita muito menos itens/ferramentas do que o meu método com soprador térmico e bowl.

- Curiosidade/brincadeira;

 

Contra:

 

- Muito liga/desliga do MO, suspeito que ele não suportaria muitas torras nesse ritmo. É imprescindível um dispositivo mexedor que permita operar o MO de forma contínua.

- Trabalhoso demais ficar abrindo e mexendo.

- Meu MO tem poucos níveis de ajuste de potência, então talvez seja mais difícil controlar uma curva de torra.

- Fumaça/cheiro na cozinha irrita a esposa

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...