Ir para conteúdo

Coador de café Hario


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Tem esse tamanho 01 na nova loja do Martins Café:

 

http://martinscafe.com/loja/

 

Infelizmente a chaleira ficou cara. O papel também tá pesado, 30 paus. Lá fora costuma ser 7 dólares.

 

Eu tenho a 02 de cerâmica e é muito legal. Desvantagem é que tem que pré-aquecer bem. O tamanho 2 é ótimo para fazer para amigos, pois dá uns 400-600ml, a depender da dosagem etc. O número 1 deve dar para fazer de 100 a 200 ml.

 

Até hoje só usei o papel lavado (branco), não provei o Hario com papel sem lavar. A Chemex eu uso com papel sem lavar, e é bem grosso, tenho impressão de sempre sentir um sabor que parece vir do papel. Sei lá, teria que comparar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei filtros não-lavados Chemex e Tiamo V02 na OrphanEspresso e eles realmente passam sabor para o café, mesmo lavando bem com água quente antes de coar. Talvez a vantagem desses filtros seja mesmo o apelo ecológico...

No momento meus filtros de papel branco Hario estão acabando, então estou experimentando filtros de pano (Hario, Yama e Tiamo). Tem um modelo Tiamo feito para coadores estilo V. Realmente são de muito boa qualidade. Depois umas três vezes de uso deixam passar pouco sabor para o café, muito menos que os filtros de papel não-lavados. Mas como qualquer coador de pano, precisam ser descartados em pouco tempo.

Ainda não sei como conservar esses coadores de pano, ainda mais que eu não uso eles todos os dias. Vi uma dica, acho que da Intelligentsia Coffee, sugerindo guardar em recipiente com água. Ouvi dizer que a barista Cleia Junqueira recomenda guardar em recipiente com água na geladeira. Mas não testei.

Passei a usar filtro de metal na cafeteira de sifão, uma vez que é raro usar esse tipo de cafeteira. Até fiquei tentado a comprar o Kone Filter da Coava (mesmo produtor do filtro de metal da Aeropress), mas acabei desistindo devido o custo. Também, não fiquei muito satisfeito com filtro de metal da Aeropress, acabou esquecido num canto do armário...

Márcio e outros que desejam comprar filtros de papel branco Chemex e Hario, a gente podia se juntar para dividir o custo do frete, que tal?

Abaixo os links:

 

http://www.orphanespresso.com/Coffee-Drippers-Brewers_c_259.html

 

http://coava.myshopify.com/collections/frontpage/products/kone

 

Abs

Julio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não percebi alteração significativa, e com alguns cafés achei o resultado inferior. Mas não descarto totalmente o uso do filtro metálico, agora denominado "Able". Vez ou outra faço uma extração com ele, quem sabe numa dessas vezes se revela superior. Na pior da hipóteses, vai ser útil quando os filtros de papel acabarem. Comprei na Orphanespresso por R$ 15,00, mas acho que acabou. Se deseja usar em viajens, esqueça pois precisa lavar depois do uso.

Se não me falha a memória, na ocasião a Coava tinha uma espécie de concurso onde a melhor técnica de extração usando o disco seria publicada na embalagem juntamente com o nome do autor. Cheguei a testar uma meia dúzia das receitas que as pessoas enviaram para o site, mas perdi todas elas.

Já faz alguns meses, depois que ficou mais difícil comprar no CoffeLab, e também devido ao fato que notei um declínio nos cafés Suplicy, venho comprando microlotes do Lucca de Curitiba. Experimentei vários, mas gosto particularmente do Serra das 3 Barras (Bourbon Amarelo, CD, Carmo de Minas) e Fazenda Califórnia (Obatã, CD, Norte do Paraná). São esses que tenho usado na aeropress com filtro metálico. Moedores: Breville Ikon e Kyocera CM-50.

Desculpe se não ajudei a diminuir suas dúvidas.

 

Um abraço

Julio

 

Desculpe: quis dizer 15 doláres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem acho interessante o Hario, ando meio decepicionado com espresso, sempre usei muito a prensa francesa e atualmente estou usando um filtro de plastico com papel nº 02, depois de muita tentativa e erro (incrivel, mas ate pra coado existe alguns truques que melhoram e muito o resultado final), estive pensando em adquirir um filtro Hario.

esse que o Luis postou é de plastico, tem uma opção que acho melhor (se não me engano com o mesmo vendedor)

http://www.ebay.com/itm/HARIO-V60-02-hand-drip-set-coffee-dripper-filter-Espresso-Maker-/260855523345?pt=Small_Kitchen_Appliances_US&hash=item3cbc336811

tbem com o frete gratis, Hario nº02 com 100 filtros de papel, o nº01 sai 2 ou 3 dolares mais barato.

seriam os de ceramica melhor? se sim quanto? (é possivel pre-aquece-los).

Duvidas e mais duvidas...

vou esperar o fim de ano (dolar muito caro, em 2 dias subiu uns R$0,10) e correios sobrecarregados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Guest Anita

Não tenho certeza se o tópico das promoções foi deletado, então posto aqui.

 

O Martins Café está com uma promoção bem fofa pelo dia das mães: uma caneca, 2 tipos diferentes dos cafés aromatizados deles, 1 Hario pequeno + 1 pacote de filtros de papel por R$ 99,00.

 

Tem que pedir logo para chegar a tempo. Tem outras duas promoções, mas esta é bem legal.

 

http://www.martinscafe.com.br

 

na lojinha

 

beijo

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...