Ir para conteúdo

Considerações sobre dual boiler e hx e sobre isolamento térmico e outros....


Postagens recomendadas

Viajando pela net me deparei com alguns artigos interessantes sobre assuntos muito discutidos no forum mas sem consenso entre os nossos foristas, e no final sempre ficamos na duvida sobre as diferenças, achei interessante compartilhar, caso alguém já tenha compartilhado esses artigos peço desculpas mas não me lembro de os ter visto antes:

 

Diferenças entre Hx e double-boiler

http://www.finecoffeecompany.com/double-boiler-versus-heat-exchanger/

 

Diferenças entre caldeiras de cobre e aço

http://www.finecoffeecompany.com/copper-boiler-for-espresso-machines/

 

Melhor isolar ou não as caldeiras termicamente ?

http://www.finecoffeecompany.com/boiler-insulation-is-better/

 

Sobre as HX eu já havia alguma noção sobre as propriedades, mas sobre as propriedades antibacterianas do cobre e sobre a queda da durabilidade nas máquinas caso seja feito isolamento térmico são grandes surpresas que eu não fazia idéia !!! 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na questão do isolamento térmico tem um ponto importante que eles não mencionam. Muitas máquinas modernas tem PID, e essa peça é cara e talvez a peça que queima mais rápido e frequentemente. Aí uns 10 graus C menos no interior da máquina já podem ter um efeito considerável, especialmente em maquinas em quais o fabricante inteligentemente montou o PID no lugar mais quente (como na minha Bezzera).

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc. Felipe, qual sua opinião?

Vc. Chegou a restaurar máquinas com os dois sistemas?

Pelo que percebi, para uso doméstico a hx seria mais indicada por ser mais simples, manutenção, higienização, etc...

Por outro lado, são tantas novidades que aparecem. Soluções vantajosas par uso doméstico de Double boiler já devem ter surgido, ou não?

 

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi grande Wagner, ao contrário de muitos foristas gosto do estilo clássico italiano que a 70 anos esta consolidado, só com o Sirai mesmo e o cobre nú, não creio que as leis da termodinâmica sejam tão voláteis a ponto de 70 anos de estudos em engenharia serem jogados no lixo, acho que as novidades mais importantes serão em torno do café em si e não das máquinas por ora, mas posso estar errado claro, abraço querido !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...