Ir para conteúdo

Compra de um novo moedor, até uns 10 mil reais, alguma dica?


mericlis

Postagens recomendadas

Oi pessoal, separei um dinheiro pra comprar um novo moedor, atualmente tenho um baratza vario que não me atende muito bem pra espressos na ecm, pretendo deixar o vario exclusivamente pra coados e comprar um novo pra fazer par com a ecm, preciso de ajuda sobre qual modelo comprar! 

 

Estava pensando em um k30 novo, está nessa faixa, ou então importar um mazzer mini ou talvez o proprio moedor da ecm

 

duvidas , muitas dúvidas. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny estava assistindo uns vídeos justamente dele neste momento! 

Impressionante o silêncio, mas não achei ninguém falando sobre retenção nesse moedor... e confesso que aquele painel digital gigante me traz medo de problemas. :(

 

vc tem experiência nesse moedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Atom tem uma retenção bem pequena e a qualidade do pó é muito boa. Pelo menos as revisões no Kaffeenetz sugerem isso. Mas parece que a regulagem e muito fina. Assim ele é muito bom para espresso, mas para métodos diferentes não tem jeito.

Abçs

Burny 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentado a comprar esse eureka, ótimos reviews, baixa retenção, silencioso, boa distribuição do pó,

 

vou dar uma olhada no ceado mas gostei bastante do eureka!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alias, aproveitando, uma coisa que muito me preocupa nesse eureka é a maneira de ajustar a granulometria da moagem, o mazzer mini e o ECM S-Automatik 64 usam um bastão pra ajudar a moagem (vc gira o bastão e ele gira uma engrenagem que ajusta a moagem) diferente desse eureka que é um botão giratório, o que me parece ter menos variações e ser mais impreciso,

 

tipo, uma pequena mexida nesse botão rotatório irá provocar uma grande mudança na granulometria da moagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que essa parte do fórum não é muito vista ou o pessoal não gosta muito de opinar..  

 

 

em todos os casos to acompanhando pelo HB e a maioria dos relatos falam contra o uso de single dose no k30, e no e37s. Pelo q entendi eles precisam de uma precarga de grãos no hooper pra ter uma moagem com distribuição uniforme...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na vdd isso aco tece com todos moedores de mós planas Mericlis, devido a alta vedocidade o impacto do café na mós quando não tem o sobre peso faz ele voar e as vezes quebrar em vez de ser moido, é por isso q se vê falar em moedores de extrema qualidade com "low RPM", pra diminuir esse efeito, porémmm, não a como figir disso com eletricos de mós planas.

Sobre a questão de opiniões acredito q a galera tenha mesmo receio q eu, opinar numa maquina de 10K que quase ninguem aqui nunca manuseou ou olhou de perto é complicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembrei de mais alguma coisa, sobre o botão dar um salto muito alto é exatamente ao contrario, aquele botão é de girar e é acoplado a uma engrenagem q por sua vez acopla na engrenagem do anel da mó, isso faz com q uma volta naquele botão equivala a uma fração de volta no anel de regulagem. Ou seja, é uma redução pra aumentar a precisão. Esse mecanismo é usado nos Racilios MD50 pra cima e Kryos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mericlis, como sua demanda é doméstica (imagino eu), um K30 me parece muito. No seu caso, um mazzer mini acho que dá conta do recado. Pro meu gosto em particular, se fosse pra gastar, iria de HG One, Bravo Debut ou Versalab (elétrico, mói por demanda e com retenção mínima). Os outros citados não saberia opinar sobre.

Como o lipe disse, um moinho de 10k é raro o povo manusear, e quando manuseiam, são em espaços comerciais geralmente. Já tive um Mazzer SuperJolly, e dos que tive até hoje, foi de longe meu favorito, mas minha demanda era completamente comercial

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mericlis, eu tenho o Rancilio Kryo 65 (que aliás em breve vou vender por motivo de mudança. já aproveitando para "propagandear"... :lol::lol:). Ele tem um botão rotatório também para alterar a granulometria e altera por pequenos cliques. Ocorre que a mudança (giro do botão) praticamente não muda a granulometria, mantendo praticamente inalterada a característica stepless dele. No meu, pelo menos, mudando de uma unidade do botão altera muito pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que é pra opinar e tals, eu não iria de Mazzers ou Fiorenzatos, são moinhos excelentes? São demais, melhor moinho q ja tive, porém o chute de saída é um saco de ficar limpando e puxando o pó, Fernando vai confirmar isso, limpar de manha pra começar a moer é uma coisa, limpar a cada café é outra.

Eu iria de moedores com retenção baixa e dutos de saída inclinados, esqueceria isso de monodose a granulometria ser pior pq, como disse acima, isso vai ocorrer com qualquer mó Flat.

E aqui tem um video de comparação entre os Ceados q citei com Mazzer Mini (lembrando que quando citei pensei em ambas versões sendo o DoserLess)

 

Agora falando de qualidade e mó conica eu realmente acho q o Fernando citou minhas escolhas, Debut e Versa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo muitos elogios sobre o resultado do debut e não consigo imaginar o empenho que o gilberto precisou pra conseguir produzir esse moinho em terras tupiniquins, mas o fato de não ser eletrônico realmente me deixa angustiado...

 

passei um bom tempo moendo toda manhã com meu hario mini e só de lembrar ja me dá calafrios. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hario mini tem mós de 25/30mm, debut tem mó do Tobur, se não me engano são mais de 80mm, é outra coisa. O certo msm era vc conseguir testa-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pode ser um manual, o Debut realmente seria uma ótima escolha. Sobre o Atom, parece que o botão giratório funciona muito bem, mas só li revisões sobre ele. Nunca usei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lipe_oa disse:

Hario mini tem mós de 25/30mm, debut tem mó do Tobur, se não me engano são mais de 80mm, é outra coisa. O certo msm era vc conseguir testa-lo.

71mm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se já foi citado, eu cogitaria o ek43, mas foge do orçamento, considerando que um novo é vendido por 2500 usd.
É um moedor de baixa retenção e serve para Espresso e coado.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, viniciusfm disse:

Não sei se já foi citado, eu cogitaria o ek43, mas foge do orçamento, considerando que um novo é vendido por 2500 usd.
É um moedor de baixa retenção e serve para Espresso e coado.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

O ek43 é um monstro. Retém pouco, mas suja que é uma beleza, além de custar um rim (e bom pra quem precisa moer meio quilo de café bem e rápido, hehe) 

Na prática, o único moinho que confio pra servir pra espresso e coado é o Bravo Debut. Talvez o Versalab. O resto, se ele tá setado pro espresso, você muda pra coado, e volta pra espresso, raramente vai ser a mesma coisa (além de levar pro filtrado um mundo de fines produzidos na moagem do espresso e que retém nas lâminas e corpo interno)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achava q o ek43 custasse mais

 

sobre o debut, alguem possui video dele moendo? Tava procurando no yt e só achei aqueles do gilberto do modelo pré-produção...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, mericlis disse:

sobre o debut, alguem possui video dele moendo? Tava procurando no yt e só achei aqueles do gilberto do modelo pré-produção...

 

 

Postei aqui

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...