Ir para conteúdo

Ajuda na compra de cafeteira e moedor


Postagens recomendadas

Boa tarde...

Amigos, sou novo aqui, estive pesquisando bastante no forum nos ultimos dias, queria produzir um bom expresso em casa e surgiram algumas dúvidas na hora de comprar os equipamentos necessários.

Vamos lá, verifiquei que existem poucas opções de maquinas novas de entrada o que dificultou muito minha busca, nos sites maiores encontrei apenas duas que me agradam.

Oster prima latte 2, me pareceu a melhor opção, com 19 bar, já com reservatorio de leite e aceita capsulas, mas o preço super salgado de 1099,00. A outra opção é a mondial 350,00, bem avaliada aqui no forum mas fico com medo de me arrepender e logo querer trocar. Entre as usadas achei uma delonghi ec220 super conservada na minha cidade por 250,00. Queria uma ajuda se estou no caminho certo/sugestões melhores.

Em relação ao moedor, já tenho um similar ao polarex e vou comprar um eletrico e estou em duvida entre breville e baratza encore, não consigo chegar numa conclusão, pois a maioria dos videos estão em ingles. Espero que possam me ajuda. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente da marca que escolher já lhe adianto alguns conselhos:

1. Opte por marcas de fácil manutenção e acesso à peças, acredite, boa parte das marcas não possui peça de reposição no Brasil;

2. Certifique-se de que a máquina vai lhe oferecer 9 bar de pressão, por definição de espresso, essa é a medida de pressão ideal, nem mais, nem menos. Vários livros de café e baristas nacionais e internacionais definem o espresso como uma bebida extraída com 9 bar de pressão. (Nesse ponto de vista sou conservadora).

3. Eu indicaria, apesar de muito caro, máquinas de 1 grupo, com características mais próximas às profissionais, como saeco, italian coffee, la spaziale, etc. Só que estas, infelizmente custam à partir de R$15.000 aproximadamente.

4. Se você faz questão do porta filtros (vulgo cachimbo), o caminho é este que falei acima. Agora, se você tem como prioridade um bom café, eu gosto das automáticas da saeco como a vienna, incanto, talea e outras. Já tenho experiencia com elas a mais de 13 anos e não me decepcionam, manutenção sempre fácil, fazem um ótimo espresso. Mas não permitem muitas variáveis como uma máquina de grupo. Lembrando que isso vai depender do seu uso, ou seja, se for pra usar em casa ou em recepção de alguma sala comercial, as automáticas servem (sem grupo, sem cachimbo). Mas caso seja para usar em padaria ou cafeteria com alta rotatividade, aí isso já é tarefa para as grandonas de grupo com 2 ou mais grupos. As automáticas que falei já vem com moinho dentro da máquina, já as de grupo precisam do moinho à parte.

Estas são opiniões pessoais. Já tive máquinas de grupo e automáticas, já operei as duas por mais de 7 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Oster não está valendo por esse preço, é o valor mais ou menos o de uma gaggia usada.

Essas cafeteiras de entrada como mondial e delonghi são todas muito parecidas. Se a sua preocupação é de não fazer upgrade em curto prazo, monitore o preço da tramontina breville.

Quanto ao moinho, o da tramontina breville, ao que parece, teria mais possibilidades de ajuste de moagem do que o baratza Encore.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafaella e Vinicius, obrigado pela ajuda. Infelizmente não tenho condições financeiras de comprar os equipamentos informados, acabei optando por uma oster prima latte usada, paguei R$ 300,00 nela, já fiz o pedido do Moedor, entretanto comprei um café chamado prima qualitá de MG moido para espresso para poder testar a maquina, ele até saiu com um pouco de crema, mas quando coloco o açúcar e mexo ele praticamente some e o café ficou bem amargo. Será que é a maquina ou o fato de ser um café já moído não da resultado bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, vc precisa se ajudar. O pessoal já te deu umas dicas e vc comprou a Oster que não te dará um bom expresso como vc pediu. Vc está com um moedor similar, comprou um café já moído e ainda adoçou o café. Sugiro ler o conteúdo básico aqui do fórum. Pra começar vc precisa de um moedor bom e café em grãos de qualidade e torra recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wagner Berton disse:

Henrique, vc precisa se ajudar. O pessoal já te deu umas dicas e vc comprou a Oster que não te dará um bom expresso como vc pediu. Vc está com um moedor similar, comprou um café já moído e ainda adoçou o café. Sugiro ler o conteúdo básico aqui do fórum. Pra começar vc precisa de um moedor bom e café em grãos de qualidade e torra recente.

Entendo, comprei o que estava dentro do meu orçamento, pelo que li esses dias não tem grande diferença nas maquinas de entrada, então optei por uma facil de encontrar peças. 

O moedor eu comprei o breville, mas infelizmente ainda não chegou, como a maquina veio primeiro e eu precisava testar ela, comprei um café aqui na cidade, mesmo sabendo não ser o ideal, minha dúvida é se o resultado com esse tipo de café é esse mesmo. Eu já sei que preciso moer na hora, por isso gastei 1.050 no moedor.

Eu experimentei o café sem açucar, muito amargo impossível de tomar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente é o café, essas máquinas de entrada possuem suas limitações, porém com um filtro não pressurizado e um bom café é possível extrair uma bebida boa.

Se a sua máquina ainda está com o filtro pressurizado, recomendo a compra de um filtro despressurizado (no Aliexpres e cia vendem) e um tamper tem tanto no Aliexpres e no Brasil (jc tampers, suave, etc). 

Em relação ao café, estão vendendo cafés da última compra coletiva, são cafés muito bons e com um preço bem legal, se o frete pesar um pouco, acha algum amigo que tenha interesse e vocês dividem o frete.

Eu não sei qual é o seu grau de exigência para um café, mas é bem comum o pessoal daqui do fórum fazer um upgrade de máquina de entrada para uma melhor em poucos meses, recomendo ir juntando $ ai quando aparecer uma oportunidade de pegar uma máquina melhor vc já pode bancar uma parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, obrigado pelo retorno, acabei de pedir um filtro não pressurizado e um tamper no aliexpress, tem uma loja aqui na cidade que vende alguns cafés em grãos, estou pensando em comprar e buscar lá... e comprar também  um desses da compra coletiva e comparar. Sabe me dizer se no site tem alguma boa opção ou é melhor investir somente nesses da compra coletiva?

http://www.aboutcafe.com.br/

Não tenho um grau de exigência muito alto, só não gosto de café muito amargo, gosto de coado e expresso de uma cafeteria aqui da cidade, as outras formas ainda não experimentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cafés do site que vc postou e não conheço nenhum, sobre os da CC eu recomendo muito o topázio, tomei o mokinha em casa e achei muito bom e o que estava no jamboree estava muito bom também. o catucaí vermelho não tomei ainda, então não sei dizer sobre ele, mas os cafés da CC sempre são de boa qualidade, pode ir sem medo.

Antes de conhecer o fórum e a CC eu comprava cafés de cafeteria mais conhecidas pois normalmente sempre torram e enviam no dia ou seguinte. Recomendo também os cafés do Mario Zardo, bons cafés com um preço bem legal e um atendimento muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 06/07/2017 at 13:51, João Vitor Ribeiro disse:

Os cafés do site que vc postou e não conheço nenhum, sobre os da CC eu recomendo muito o topázio, tomei o mokinha em casa e achei muito bom e o que estava no jamboree estava muito bom também. o catucaí vermelho não tomei ainda, então não sei dizer sobre ele, mas os cafés da CC sempre são de boa qualidade, pode ir sem medo.

Antes de conhecer o fórum e a CC eu comprava cafés de cafeteria mais conhecidas pois normalmente sempre torram e enviam no dia ou seguinte. Recomendo também os cafés do Mario Zardo, bons cafés com um preço bem legal e um atendimento muito bom.

Prezado João, boa tarde.

Como faço para comprar esse café adquirido por compra coletiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, aqui vc encontra toda a explicação: http://forum.clubedocafe.net/topic/5398-compra-coletiva-do-clube-do-café/

Porém já ocorreu uma esse ano, e não sei quando vai ser a próxima.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Henrique, preferências e condições à parte, acho que a escolha do café pode ajudar muito. Café espresso por definição já é mais amargo e mais forte que o coado, sendo impossível compará-los, é como utilizar um mesmo ingrediente e preparar receitas totalmente diferentes. Recomendo escolher cafés de torra mais clara, cafés da alta mogiana ou sul de minas. Quanto aos cafés internacionais, recomendo grãos da Colômbia ou Costa Rica. Não compre grãos brilhantes e nem com data de validade muito longa. Tente escolher grãos com torra recente, isso vai garantir a crema. Cafés da espécie Bourbon, Mundo Novo e Acaía também garantem boa crema na xícara. Alguns catuai´s conseguem crema boa. Quanto maior o creme, maior o amargor (regra geral que existem exceções). Existe também a opção de regular a máquina de café para que coloque menos pó no preparo do espresso ou colocar mais água, mas isso faz perder a crema. A maioria das máquinas possuem recursos de ajuste. Reduzir a pressão também ajuda, mas não faço ideia de como fazer isso na Oster. Esses são mecanismos de manobra pra obter uma bebida mais adaptada ao seu paladar. Repare se você bebe o café acompanhado de comidas doces demais, isso passa a impressão do café ser mais amargo. Evite café moído a mais de 15 minutos antes do preparo, isso faz perder aroma e crema. Quando abrir o pacote de café em grãos, repare na quantidade de defeitos (procure no google sobre defeitos do café, existem diversas fotos), comece a escolher qual café comprar, vai ver que o café com menor quantidade de defeitos tende a ser menos amargo. Escolhendo o café certo vai chegar o dia que você vai dizer "nossa, esse café é tão bom que nem precisa de açúcar", você vai perceber que o açúcar no café vai ficar melado, quando esse dia chegar é porque esse é o café certo pra você.

Dá uma lida nesse link do meu blog, eu falo sobre isso : https://aventurasdabarista.wordpress.com/2015/06/17/como-escolher-um-cafe-em-graos-de-qualidade/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...