Ir para conteúdo

Os diferentes tons de um mesmo café espresso


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

Tem já alguns dias que venho conseguindo obter cafés espressos gourmet que ás vezes apresentam vários sabores em uma mesma xícara e sempre com corpo.

Uso apenas a cafeteira Britânia BRCE 2 ( atual Mondial C08 ) e um triturador Cuisinart.

O café em grãos é do Rei do Mate ( Café do Centro ).

Teve um desses cafés que saiu bem cremoso ( me deu a impressão que estava tomando um creme de café ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Vai estudando que entre o céu e a terra há muito voodoo, bruxarias, técnicas e experimento... se fosse tão simples assim seria uma maravilha, mas a cada dia surge um apetrecho para tentar melhorar o que já se é bom, como diz o ditado pop: a ignorância as vezes é uma benção, infelizmente até o clima interfere no gosto do seu café, quer ser feliz? continue fazendo o seu café e não se aprofunde no assunto, senão encontrará uma tormenta em sua vida rsss

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu com um equipamento chulé de menos de 300 reais consigo cafés deliciosos como o que acabei de tomar.

Mas também me levou mais de 5 anos para pegar o jeito e ainda assim ás vezes o café fica ruim por algum desvio meu.

Já até disseram aqui que a máquina era ruim, que dava defeito com pouco tempo de uso e eu só tive fazer limpeza interna nela até hoje.

Pegaram até no triturador que ele é que não deixava obter um bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, leogodoy disse:

Henrique, o lote do Café do Ponto que vc está usando é o mesmo que vc comprou em maio? 

É café do Rei do Mate que é o Café do Centro gourmet.

Todo o mês eu costumo comprar dois pacotes de 1Kg ( leva 15 dias cada pacote ).

É um fabricante que nunca deixou a qualidade cair pelos anos que consumo.

Quando compro costuma ter data de torra inferior a 30 dias ( por isso consigo um sabor de torra em cada xícara ).

Antes a lojinha do rei do Mate não vendia café em grão direto ao público mas com alguma insistência minha resolveram vender.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, evertoncerqueira disse:

Em quanto tempo sai teu espresso? aqui não passa de 15s nem a pau.

Nuca marquei o tempo de extração.

Acabei de tomar outro espresso-chocolate aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, helderbarreto disse:

Inclusive você já tentou misturar Nescau junto ao pó antes de compactar? Fica ótimo! Mas não pode ser Toddy, pois choca a máquina.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Acho que acabei de beber um cafezinho espresso semelhante a esse Nescau com bastante crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem, quinta-feira, consegui um delicioso café com sabor de amêndoas doces e no final um profundo sabor de chocolate ao leite hhummmmm ...

Difícil conseguir outra extração igual ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, leogodoy disse:

Com o mesmo pó, Henrique? É mágico isso. 

Com o mesmo pó sim.

Tenho conseguido bons espressos depois que descobri a combinação certa de tempo de trituração ( 20 s ), nível do pó no filtro de 2 cups, modo de compactar e quantidadede açúcar.

Hoje já tomei dois cafés e não consegui o mesmo resultado de ontem á noite ( sempre cometo um deslize ou no nível do pó ou na compactação ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O açúcar ajuda muito em melhorar e realçar essas características desse café multifacetado. Mas pode ser o moedor também que faça esse efeito roleta russa dos sabores.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses moedores de lâmina costumam produzir efeitos imprevisíveis. Pra mim, eles são um obstáculo no aprendizado sobre café. Fazem as pessoas perderem meses, anos sem sair do lugar — e sem terem a menor ideia de que não estão saindo do lugar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conseguindo resultados tão bons e vocês falando mal do triturador.

Gente, um moedor está muito caro e pra que se consigo o mesmo resultado com esse triturador barato ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai Henrique. Seja feliz com o seu triturador :) O importante é que voce gosta dos seus cafés!
Agora não precisava abrir um topico para falar disso. Já temos muitos topicos sobre esses assuntos
espalhados pelo forum! Poderia por exemplo ter postado no topcio da Mondial!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Marinho disse:

é isso ai Henrique. Seja feliz com o seu triturador :) O importante é que voce gosta dos seus cafés!
Agora não precisava abrir um topico para falar disso. Já temos muitos topicos sobre esses assuntos
espalhados pelo forum! Poderia por exemplo ter postado no topcio da Mondial!

Muito velho aquele tópico da Mondial ...

Eu só quis destacar aqui como é possível se obter um bom café com esse conjunto barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que os tons de sabores como o de chocolate etc se apresentam mais depois de comer um biscoito de sal tipo cream cracker e tomando o café em seguida.

A dosagem do açúcar também parece realçar esses sabores gourmet.

Não esquecendo que o café tem que ser bem tirado, com corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que houve mas desde segunda-feira o sabor de café é apenas de café ( pelo menos não é de água com açúcar como já aconteceu ).

Porque não aparecem mais os sabores chocolate meio-amargo, chocolate ao leite, amêndoas doces, nescau etc ?

??????

------------------------

EDIT

Estive refletindo e acabei por desconfiar da qualidade dos grãos.

Talvez esteja havendo uma concentração maior de grãos de baixa qualidade ou não gourmet neste pacote.

Não sei qual seria uma outra explicação pois o café está sendo feito do mesmo jeito que antes saindo inclusive com espuma e crema da mesma forma.

Reparei também que neste pacote não percebi o sabor de torra como em outros pacotes. Desconfio que o fabricante forçou um pouco a barra na data de fabricação ( botou uma data mais recente em café mais velho ). Antes, o café torrado a menos de um mês ainda mantinha o sabor de torra na bebida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 21/07/2017 at 11:33, helderbarreto disse:

O açúcar ajuda muito em melhorar e realçar essas características desse café multifacetado. Mas pode ser o moedor também que faça esse efeito roleta russa dos sabores.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

É isso mesmo, o açúcar está ajudando bastante.

Ontem tive sabores no mesmo café como amendoas, chocolate, cocada e torra.

Um espetaculo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já consigo aproveitar 100% das extrações com sabores variando de gourmet a especiais com estas máquinas baratas ( cafeteira Britânia ou também chamada de Mondial e o triturador do meu avatar ).

Percebi que o porta-filtro tem capacidade para pouco pó de café e por isso o café saía ruim. Então passei a usar o filtro maior dele quase totalmente cheio e a não encher a xícara de 50ml com café demais o que dilui a bebida e a estraga no sabor.

E tem outros segredinhos que aprendi depois de uns 6 anos usando este equipamento e o mesmo grão do Café do Centro ( hoje Rei do Mate ).

Aliás, vou contar uma coisa para vocês, há competência profissional e séria na fabricação desse café ( Café do Centro ).

---------------------------------

EDIT

Acabei me equivocando, a cafeteira pode tirar cafés muito fortes ainda que pareça usar pouco pó.

É só triturar os grãos por mais de 20 segundos e encher bastante o filtro maior que o café fica super forte ( pode chegar a entupir se o pó estiver muito fino ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...