Ir para conteúdo

Projeto Cafepedia


Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

Estou criando esse tópico para divulgar um projeto que eu comecei esse ano e, apesar de ainda não estar pronto, já acho que pode ser compartilhado.

A Cafepedia, uma enciclopédia colaborativa brasileira de café.

Meus objetivos foram esses:

- Ter uma enciclopédia em português: de brasileiros para brasileiros;
- Ter uma enciclopédia livre, mais livre do que as que existem atualmente por aí:
  - Fotos à vontade
  - Opinião (marcada como opinião) à vontade
  - Páginas de produtos à vontade
- Difundir o conhecimento sobre café, café especial, métodos, barismo. Eu desde que entrei nessa área tenho notado que as pessoas que aprendem coisas vão se fechando, como se o conhecimento fosse ameaçar o trabalho delas. Vejo muito pouca gente escrevendo, dando detalhes, fazendo vídeos, divulgando o que sabe. E os cursos, nem é preciso falar, são muito caros;
- Ter um site sem rastreamento externo de comportamento e sem propagandas ou, no futuro, se isso for absolutamente necessário, sem propagandas intrusivas;
- Abrir a edição a todos por padrão (a menos de páginas que se revelem delicadas, como já apareceu uma - mas tudo com possibilidade de ser discutido);
- Permitir explicações mais detalhadas de métodos, produtos e qualquer outra ideia de forma aberta e lincável em outros lugares na internet;
- Se surgir uma necessidade de moderação, ela ser comunitária.

Eu sei que aqui no fórum já temos bastante informação (e põe informação nisso), mas o acesso a ela às vezes é difícil e envolve procurar e ler muito. Eu não acho que uma enciclopédia possa substituir o modelo de fórum de jeito nenhum, acho que as duas coisas são complementares. E podem dialogar muito.

Quem se interessar, está desde já livre para mexer:

www.cafepedia.com.br

Obrigado,
Roberto

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Roberto! Fuçando Hario Mini já tinha achado tua Wiki, gostei do estilo.

 

E legal compartilhar aqui. Tá cheio de gente aqui apta a dar uns pitacos por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lipe_oa disse:

Palmas para vc meu caro, palmas... Ficou show demais..

posso palpitar? pq vc não coloca uma área dedicada a "Reviews" de maquinários?? 

Oi, Lipe. Certamente. É só uma questão de criar uma página com o review daquele produto. A própria organização do site pode ser construída aos poucos por quem vai pondo conteúdo. Se for preciso, a gente reorganiza no meio do caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...