Ir para conteúdo

Manutenção Assistencia


Papillon

Postagens recomendadas

Pessoal, saludos!

 

Não escrevo muito mas sempre estou lendo os ótimos textos, bão vamos a questão.

 

Minha batalhadora Nemox Fenice adquirida em 2008 sempre apresentou uma necessidade de força para apertar o cachimbo ao grupo, como minha experiência anterior fora com uma delonghi a vapor eu achava que era normal...bom achava porque acabo de descobrir que não era.

 

386956_10151128970529367_1016964527_n.jpg

 

 

O anel que envolve o grupo rachou bem no encaixe do cachimbo, impedindo que eu consiga tomar minha dose maravilhosa de cafeína ao menos 3x ao dia.

 

Liguei na assistencia ( A Astoria que me vendeu) eles tinham todos meus dados já passaram a um chefe de manutenção (um sr. com forte sotaque italiano foi bem atencioso) e me falou que faria uma revisão na máquina e trocaria o anel... isso deve custar por lá cerca de 200 dilmas, a questão que coloco não é somente o preço, vamos lá:

 

1. Valeria a pena não fazer esse serviço na assistência oficial? Digo...mandar soldar em outro lugar.

2. Em não fazendo isso na assistência oficial poderia...fazer algum upgrade (ah agora você leitor está me entendendo...)?

3. Que serviços deveriam ser observados na revisão (independente de ser na autorizada)?

4. Onde fazer isso? (no caso estou em Sampa).

 

 

Eu pela necessidade estou inclinado a correr na assistência e voltar com minha máquina o mais rápido possível pra casa, mas imagino que alguns cuidados podem ser muito úteis não só a mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, eu trocaria... Deve dar para soldar, mas a solda prata, que se usa no latão, é mole. Acho que vai ficar ruim nesse ponto no qual se faz esforço com uma alavanca como o porta-filtro ao girar.

 

Vale a pena já trocar a vedação, e se eles puderem, como desmontarão a caldeira, remover calcificação etc. Trocar a peça e dar uma geral por 200 reais, tá ótimo. Já pede para acertar a OPV para ter pressão em 9 bar...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, grato pela resposta.

 

E "se" a nova peça ficar apertada também? Vale a pena dar uma esmerilhada?

 

O que tenho notado nela é uma deficiência no controle da temperatura mas creio que isso deve ser visto na revisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez possa diminuir a espessura da vedação, seria o mais correto. Aí não precisa forçar tanto para chegar o porta-filtro na posição correta.

 

Não imagino o que eles poderão melhorar no controle... Mas um PID com uma sonda bem posicionada pode ajudar! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luis.

 

Sumidão hein meu bom!

Tentei achar a peça da tua máquina em lojas especializadas de peças para máquinas de espresso na net, mas não encontrei em nenhuma das mais tradicionais.

Pela foto, aparentemente bastaria soltar os 4 parafuso que prendem a peça ao corpo da máquina e substituí-la. E jack vai mexer ali, trocar também a gaxeta, aquele anel de borracha que serve para a vedação do contato do porta filtro com o grupo irrigador.

 

Se vc for considerar a aquisição de uma máquina nova, leve em conta a Rancilio Silvia, par perfeito para o teu Rocky. Tenho para venda por preço imbatível. Veja-a clicando aqui.

Qualquer dúvida, mande-me uma MP.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa Alexandre! Tudo bom? Sempre que vejo o simbolo da sua loja lembro daquele Huila Supremo...

 

A Silvia esta em preço excelente mesmo, vamos ver o que falam lá na astoria qualquer coisa eu grito!

 

abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luiz.

 

Tá com saudade do Huila Supremo? Coisa boa deixa lembrança mesmo. Agora tem um Seleção do Mês Alta Mogiana Paulista da Fazenda Liberdade de Altinópolis/SP, que é da paesada. Mas já está acabando.

 

Se precisar de máquina, me avise.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como sempre eu digo, quando chove sopa, pobre está de garfo.

 

Levei a máquina lá e a capa de filtro que eles tinham não é compatível (era de um modelo mais simples) eles vão pedir pra importadora mas já avisaram que demora... agora fica a dúvida..partir para um upgrade ou comprar uma máquina simples pra quebrar o galho.

 

Vou dar uma caçada nas usadas, soube de uma Oscar com preço bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... em vista da certeza na demora do conserto estou avaliando as possibilidades:

 

a. Compro uma máquina "estepe" enquanto essa não volta

b. Alugo uma máquina até melhor que a minha

c. Compro uma maquina nova igual ou melhor (e pra resistir ao virus upgrade?).

 

De prima pensei no upgrade e em 3 máquinas, Oscar (seminova), Silvia e Minibar, praticamente no mesmo preço, mas não estava preparado para este gasto de sopetão, máquinas no nivel da Fenice seria ali a Gaggia Twin e a Ascaso Arc, faixa de 1.0-1.2k, suspeito que comprar uma Gaggia Color/Poema/Cuisinart/Oster não me deixarão muito feliz mas na faixa de 300-400 depois vira um presente pra mama ou pra sogra. Só que somando esses 300-400 com o valor que arrecado na Fenice reformada (chuto entre 600-800) pago 1/2 Sílvia...

 

Só não levo em consideração uma superautomática (eu gosto de extrair o café eu mesmo).

 

E ai o que os JEDI do espresso recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bão enquanto não decido comprei uma em promoção na Café Facil, trata-se de uma Minimoka, que pelo que andei pesquisando é uma das marcas da Quaha que faz justamente a Nemox/Lelit entre outras na Itália, seria um ou dois modelos abaixo da Fenice mas... por 330 dilmas enquanto a Fenice não volta...vai quebrar o galho e até lá vejo o que fazer com calma e quem sabe não compro uma Sílvia mesmo...ou quem sabe uma certa Microcasa ;)

 

ah sim as minimokas estão de promoção porque a marca foi vendida para a tauros (Mallory aqui no Brasil) e vão remontar a linha, notem que só as 220V estão disponíveis. Assim que chegar dou mais detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Luis!

 

Faz uns dias que estou esperando para saber sobre sua Minimoka... Fiquei bem curioso. Já conseguiu testar? Algum comentário? Conseguiu bons espressos? É boa de vaporização? O bico parece um tipo de "panarello", mas dá pra fazer coisa boa? Vem com filtros presurizados ou comerciais? Entendi que o grupo é de 58mm, certo?

 

Vixe, quanta pergunta eu fiz!

 

Tô no maior suspense... hehehe.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom, ficou pronta a Nemox....mas não ficou.

 

Custo do conserto 245,00 (considerando que paguei 330 na minimoka, bem caro), ai trocaram a borracha de vedação e... espirrou café para todo lado, liguei lá e mandaram buscar a máquina para colocarem um anel mais espesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, Luis...

 

Os caras de assistência técnica tem esse "dom" de proporcionar momentos anticlimáticos.

 

A "borracha de vedação" é a do grupo, que encosta no filtro? E eles erraram? Triste.

 

Quando troquei essa gaxeta na minha Gaggia eu até "errei" por comprar uma "errada" que era 0,5mm mais espessa, mas comprei também uma na medida certa junto. Por fim, já estou usando a "errada" mesmo, conformado com o cabo do portafiltro ficar mais "pra esquerda" mesmo (o lado bom é que meu "naked" da Astoria agora funciona sem gambiarra na Baby Class).

 

Se trocaram só isso e ainda erraram a medida da peça, eu pediria abatimento no valor. Acho que paguei 6 ou 8 dólares cada anel, no Ebay, do Cafesospeso. Pedi um punhado de coisas junto, então o frete diluiu. Menciono para referência, pois o preço da manutenção é composto pela soma: peças + infraestrutura + tempo de mão-de-obra + know-how. Eles falharam na parte mais "preciosa" da manutenção, o "know-how".

 

Tomara que acertem na segunda tentativa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles fizeram a parte deles, mandaram vir retirar a máquina sem custos (o normal é de $70 para o leva e trás) levaram na sexta e trouxeram ontem arrumada.

 

Ainda assim não ficou 100%, tem de forçar um pouco o cachimbo pra não vazar...mas o café é outra história.

 

560784_10151179796329367_367955106_n.jpg

 

Agora estou ponderando o que fazer...

 

a. vendo as 2 e compro uma minibar ou sílvia

b. compro uma usada e não vendo nenhuma (opção mais provável)

c. mantenho o setup.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O anel de vedação ainda não ficou bom...continua fino demais, vou passar num amigo e levar o anel e trazer uns 3-4 para testar.

 

Segue foto da bichinha por dentro, em relação a minimoka o boiler tem o dobro do tamanho, é de latão e a bomba é ulkla... e mais fio ai dentro...rs

198817_10151189343399367_15573827_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...