Ir para conteúdo

Qual café expresso coloco em minha cafeteria?


Postagens recomendadas

Olá @Rodrigo Peixoto,

eu não tenho uma cafeteria e não entendo tanto assim da gestão desse tipo de negócio, mas posso te dar algumas dicas de papos que eu já tive com alguns donos de cafeteria.

Já me falaram que um preço razoável para se pagar em um bom café para ser servido giraria em torno de 50 reais/kg. Normalmente bons cafés não chegam ao consumidor final a esse preço, normalmente apenas cafeterias conseguem esse tipo de negociação com os fornecedores de café. Tendo isso em mente vou dar algumas sugestões.

1 - Expresso 22 (FAF): esse café é bem popular para espresso em boas cafeterias aqui do RJ. Não tenho certeza do preço mas não deve ser muito superior do que eu falei.

2 - Fazenda Paradiso: já tomei ótimos espressos com esse café. Já me elogiaram esse café como entregando um padrão de qualidade bem constante, algo importante para se ter em uma cafeteria de alto nível.

3 - Seleção do Mário: a linha padrão desse café é mais barata, custa 30 reais/kg, mas é um café um pouco mais difícil de se trabalhar. A entrega dele não é tão constante quanto dos outros, o que é um ponto negativo. Eu diria que pra servir bem esse café é necessário ter ótimos baristas pra estar sempre ajustando ele na máquina o melhor possível.

Minha lista vai ser curta, mas o principal na minha opinião é ter gente bem capacitada e interessada pra saber trabalhar o café que for da melhor maneira possível, ajustando a extração todos os dias para estar sempre no auge. Além disso é importante fazer uma boa gestão dos grãos para sempre servir cafés frescos, nunca servir um café com mais de um mês de torra.

Bem, eu fui meio generalista aqui, falei umas coisas até um pouco básicas, mas porque não sei bem o que você está pensando pra sua cafeteria. Preferi falar um pouco mais do que de menos. Qualquer coisa, diga aí!

abraço

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...