Ir para conteúdo

Bom café para iniciantes


Wellpires

Postagens recomendadas

Fala, galera!
Sou novo no grupo e mais novato ainda quando o assunto é café. Passei a apreciá-lo há pouco tempo e desejo conhecer um pouco mais dessa bebida.

Pra começar, estou comprando um moedor simples e a ideia por enquanto é preparar da forma simples mesmo, com coador de pano. Pra terem ideia de como sou bem iniciante, eu poderia dizer que o café que mais gosto é o Melitta mas quero subir um pouco de categoria e ver o que tem de bom por aí. Então, quais seriam as boas opções de café em grão que eu possa comprar no mercado mesmo? Moro no Rio de Janeiro.
Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo Wellpires, tomar Melitta aqui é pecado, mas vc tem um desconto. O café de coador não é o melhor método para apreciação do sabor verdadeiro do café. Cada método tem suas particularidades, mas obrigatoriamente vc precisa partir para um expresso se quiser realmente aprimorar o paladar. Os cafés especiais no coador deixam um sabor gostoso, mas encaro mais como chá do que café.

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha. Imaginei que fosse pecado mesmo. rs. Mas tem uma forma simples e prática de se fazer um expresso caseiro. Tem algum link de vídeo ensinando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wellpires, o conjunto moedor + coador de pano + bons grãos + experiências tem tudo para te proporcionar ótimas bebidas, apesar de não ser o método que mais uso, meu coador de pano está sempre a postos e tenho sempre um sem uso para reposição. Quanto aos grãos sugiro que compre via internet nas lojas sugeridas em tópico aqui no fórum mesmo Lojas On Line, não conheço as lojas físicas do Rio, mas sei que daqui a pouco alguém vai sugerir alguma Topico aqui.

Desculpe, @eduardobrindo01, mas discordo radicalmente de suas afirmações esse o motivo de cita-las na resposta ao @Wellpires.

"O café de coador não é o melhor método para apreciação do sabor verdadeiro do café"   Como assim? Cada método tem suas particularidades, entregam resultados diferentes e podem se bem executados extrair todo o potencial do grão, a questão de apreciar ou não o resultado final é uma questão de gosto de cada um.

"obrigatoriamente vc precisa partir para um expresso se quiser realmente aprimorar o paladar". Como assim? (2) 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Seu Zé! Penso que pra um iniciante não precisa partir de cara pro melhor método. Acho que isso pode ser gradativo, na medida que eu conheça mais e queira investir nisso. Vou pesquisar as lojas online mas se alguém puder sugerir lojas físicas no Rio, será de grande valia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seu Zé, não estou menosprezando os outros métodos. O q queria dizer é que o expresso extrai sabores como nenhum outro método consegue. É um sabor único e com infinitas variações entre grãos e torras. Resumindo, tudo é acentuado no expresso, desde o lado ruim como o bom. Abs.

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Wellpires. Aqui no Rio eu sugiro o Curto Café. Ele fica no Edifício Garagem (o Terminal Menezes Cortes) no segundo piso, é só subir uma escada rolante. Eles têm regularmente vários tipos de torra de um mesmo grão. Recomendo experimentar o amendoado e depois o frutado.

Se você ainda não tiver comprado o moedor, eles moem pra você. Mas é importante saber que café moído dura na ordem de minutos com sabor, não vai entregar todo o sabor que poderia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, riozebratubo! Bem em breve comprarei um moedor e então darei um pulo lá no Curto Café pra dar uma olhada nos cafés. Valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Well, 

Sou da opinião do seu Zé, cada método entrega um resultado. 

Tenho muitos amigos antigos do forum que utilizam o filtro da Melitta na v60 (coador da hario), quando estão sem filtros da propria v60. O filtro de pano entrega um café com mais corpo, o grande senão fica pra manutenção, é mais trabalhosa que simplesmente jogar fora como os filtros de papeis.

Caso quiser melhorar seu repertório, comece com o que vc tem em mãos e vá fazendo comparações. Para vc ter um maior controle, de uma lida na metodologia da extração que escolher, e teste as variações pra achar uma que mais lhe agrade. Ex, se escolher o filtro da Melitta, comece comprando uma balança para vc começar a trabalhar a concentração do café (BR ou brew ratio)

Outra coisa a ser trabalhada é a temperatura da água. 

Existe este topico aqui que explica bem o efeito da moagem e temperatura da agua (aqui foca no espresso, mas existe relação com coados tb). 

Tente ver se vc consegue notar diferenças no café mudando essas variáveis. Tente tb ir algumas vezes em boas cafeterias para vc ter uma referência do que buscar. No Rio, o pessoal daqui do forum tem feito uns encontros bem bacanas, tente ir em algum, vc ira aprender muito!

caso vc tiver boa vontade e perseverança, vc vai longe.

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, eduardobrindo01 disse:

@Seu Zé, não estou menosprezando os outros métodos. O q queria dizer é que o expresso extrai sabores como nenhum outro método consegue. É um sabor único e com infinitas variações entre grãos e torras. Resumindo, tudo é acentuado no expresso, desde o lado ruim como o bom. Abs.

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
 

Discordo, se assim fosse seria o método escolhido para o cupping. É apenas uma outra forma de preparar café, nada mais rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia comentar a resposta do eduardobrindo01 mais detalhadamente, mas vi que os colegas já o fizeram muito bem. Vou escrever só para enfatizar o quanto eu discordo dele. hahaha

"O café de coador não é o melhor método para apreciação do sabor verdadeiro do café"
Sabor verdadeiro? Sério?

"obrigatoriamente vc precisa partir para um expresso se quiser realmente aprimorar o paladar"
De onde você tirou isso, rapaz?!

"tudo é acentuado no expresso, desde o lado ruim como o bom"
Como o Rodolfo bem lembrou, por que será que não fazem o cupping com o espresso, né?

"o expresso extrai sabores como nenhum outro método consegue"?
Oi?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wellpires, dá um pulo lá no tópico Cafeterias no RJ, tem algumas dicas boas de lugares para comprar ou apenas tomar um bom café (seja no espresso ou nos diversos métodos de coado).

E, nunca é demais lembrar, ao contrário do que o eduardobrindo01 fez parecer, não há "melhor método". Há, sim, preferências pessoais. Nesse sentido, gosto é gosto e não há discussão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Jefferson e o restante do grupo. Acabei de adquirir um kit Hario V60 e o filtro. Deve chegar na semana que vem e aí vou dar uma olhada nos lugares que vendem café. Vou visitar o tópico, @Jefferson Peres.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Wellpires, a v60 é um ótimo metodo.

Caso tiver dificuldade de encontrar filtros, sugiro comprar pelo eBay, tem me saido por menos de 20 reais o pacote de 100 (http://www.ebay.com/itm/New-10-Sets-Hario-V60-VCF-02-100W-Paper-Filter-02W-Dripper-100-Sheet-10-Packs-/152216676981?hash=item2370d22a75:g:HWEAAOSwU-pXvRq~).

Tem uns tópicos interessantes sobre v60, este é um deles

Sobre as demais postagens...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk somos os amantes defendendo nossos gostos hahaha

Me lembra do topico do mimoso onde falavam até que ele é ótimo para espressos (respeito mas n compartilho da opinião rs).

@Jefferson Peres, quando citei o cupping me referia a extração de sabores e aromas. Sobre a afirmativa do colega Eduardo que o espresso acentua o lado bom e ruim, eu concordo com ele rsrsrs (claro que é por demais generalizado, mesmo pq as torras para espresso são diferentes para os filtrados, mas na minha percepção, a grosso modo, seria pq a BR utilizada é muito mais alta para o espresso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo M, eu já acho que justamente por ser muito mais concentrado, o espresso disfarça mais algumas características (isso não quer dizer de jeito nenhum que cafés ruins fiquem bons no espresso, pelo contrário, tem café que não rola no espresso nem por milagre). Mas entendo o seu argumento. Eu adoro espresso, mas o coado costuma me apresentar mais nuances do café. O espresso é uma pancada, mas (na minha opinião) sem tanta complexidade se comparado a um coado bem feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a ideia é essa, por isso no cupping é utilizado uma BR por volta de 5,5% (e torra clara, moagem mais grossa...)

Tb compartilho da opinião que dá para avaliar melhor o café em um coado, citei a frase do realce no espresso pois um café ligeiramente acido no coado fica com uma acidez desagradável no espresso de tão forte...

Eu curto BR de 5,5 a 7 na ap, kalita, mas é gosto pessoal. No último campeonato de ap neste ano, o colega Lisboa perdeu e estava utilizando um BR baixa (os outros utilizaram uma BR acima de 10). Eu tomei uma ap que ele fez e é excepcional (mas muito trabalhoso para os meus padrões mais preguiçosos rsrsrs). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, @Rodolfo M! Vou acessar esses links. Tenho procurado assistir os vídeos sobre a V60 no youtube. Bem, com o material chegando, falta só escolher um bom café. Minha ideia é visitar o Curto Café no Centro do Rio e pegar umas dicas lá também.

Só me diga uma coisa: o que é BR que vocês citam aí? Leigo. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, gostaria de compartilhar minha primeira experiência fazendo café especial em casa. Tudo absolutamente novo pra mim. Como já mencionei no início dessa postagem, sou totalmente novato nessa arte.
Eis os detalhes:
Método: Coado na Hario V60
Moagem: Moedor Cadence Di Grano
Proporção: 1/10
Café: Curto Café Especial - Torra Média - Amendoado

Bem, no geral gostei do resultado e da experiência de preparar meu próprio café. Tive basicamente duas dificuldades. Primeiro, calcular as medidas pois ainda não possuo balança. E segundo, avaliar se a moagem que fiz estava correta. A pretendida era média fina.

Assisti uns 50 vídeos dessa técnica no youtube e pra mim ficou a impressão de que o café, principalmente no início, teve um fluxo bem lento comparado aos que assisti. Será que foi por conta da moagem?

Eu gosto de café bem quente e talvez pela falta de experiência e de não ter deixado a água ferver, no final o café ficou pouco quente.
Por favor, opinem. E me perdoem se coloquei termos errados ou esqueci de mencionar algo.

Que seja o primeiro de muitos! E que os próximos sejam ainda melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal @Wellpires, o café moído na hora é outra coisa.

Vale a pena ter uma balança pra medir tudo certinho, fica mais fácil de fazer o café sempre igual. Acho que por 30 reais vc consegue uma.

Também considere substituir seu "moedor" (é um laminador, na verdade) por um moedor propriamente dito (feito de mós). As vezes o pessoal vende usado da Hario por um preço camarada nos classificados aqui. Com um moedor o café vai ficar mais gostoso porque fica tudo moído mais igual, e é bem mais fácil repetir a mesma moagem. Com o laminador ficam pedaços grandes e pequenos, vc tem que ir mais ou menos pelo tempo eu acho, enfim, fica mais difícil.

Um abraço e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellpires

Em que bairro vc mora?

Cafés vc pode comprar em algumas cafeterias:

- Curto Café - Centro

- Cafuné - Shopping Città América - Barra

- Secreto Café - Lgo do Machado

- Colab - Botafogo

- Pazos Café - Uptown Gardenia Azul

Também discordo quanto a ser essencial o espresso, hoje os métodos que mais utilizo 

são a prensa francesa(minha preferida) e o melitão que estou para substituir pelo V60.

BR(brew ratio) nada mais é que a proporção de café e água, vc fez com 1/10. Ou seja,

BR 10%.

Ah! A balança é essencial, vc compra em qq lugar, casa e video, muiti coisas, etc.

 

Pra mim, o método que mais extrai do café seria a prensa francesa, sugiro que experimente

em alguma cafeteria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, @Freedom Force e @TAMORIM!

Hoje resolvi comprar a balança. Ajudou bastante.

Depois assisti um vídeo em que o cara explicava que quanto mais fina for a moagem, mais difícil e lento o café irá passar. Na minha cabeça era o contrário, mas faz todo o sentido. Hoje fiz meu segundo café, busquei uma moagem ligeiramente mais grossa que a primeira e achei que o resultado geral foi bem melhor.

@TAMORIM, moro no Maracanã e trabalho no Centro. Como mencionei, comprei o meu primeiro café no Curto Café, no Centro mas a ideia é ir experimentando outros. Desses lugares que mencionou, qual você indicaria mais?
Obrigado pela explicação dos termos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wellpires

Desses que citei, os que são mais próximos pra vc

são o Secreto e Colab. Mas todos usam cafés top.

Você teria que ir experimentando pra ver qual te agrada

mais. Pois na mesma cafeteria há cafés diferentes do mesmo

fornecedor. Na Colab tem 3 da Bica e Secreto não sei ao certo

quantos da Isso é café..

Experimente o café na cafeteria antes de comprar. Custa na média

de 30 reais 250g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wellpires, se você trabalha no centro, experimente ir nesses dois lugares para provar métodos de café coado (incluindo o V60): 

- Fazenda Paradiso (R. dos Inválidos, 126 - Centro)
- Chá e Café da Rafa (Travessa do Ouvidor, 17 - interior da loja Panna - Centro)

Ter uma base de comparação para saber se está acertando o ponto e onde pode chegar é interessante. Acho que o Curto também está vendendo coados na parte da manhã...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, @Jefferson Peres. Assim que der vou dar um pulo lá na Paradiso. Infelizmente tô tendo que dar uma maneirada no café pois estava me dando taquicardia toda vez que tomava, embora eu nem estivesse tomando tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 11/08/2017 at 21:27, Wellpires disse:

Galera, gostaria de compartilhar minha primeira experiência fazendo café especial em casa. Tudo absolutamente novo pra mim. Como já mencionei no início dessa postagem, sou totalmente novato nessa arte.
Eis os detalhes:
Método: Coado na Hario V60
Moagem: Moedor Cadence Di Grano
Proporção: 1/10
Café: Curto Café Especial - Torra Média - Amendoado

Bem, no geral gostei do resultado e da experiência de preparar meu próprio café. Tive basicamente duas dificuldades. Primeiro, calcular as medidas pois ainda não possuo balança. E segundo, avaliar se a moagem que fiz estava correta. A pretendida era média fina.

Assisti uns 50 vídeos dessa técnica no youtube e pra mim ficou a impressão de que o café, principalmente no início, teve um fluxo bem lento comparado aos que assisti. Será que foi por conta da moagem?

Eu gosto de café bem quente e talvez pela falta de experiência e de não ter deixado a água ferver, no final o café ficou pouco quente.
Por favor, opinem. E me perdoem se coloquei termos errados ou esqueci de mencionar algo.

Que seja o primeiro de muitos! E que os próximos sejam ainda melhores.

WellpiresWellpaaaaaires

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal @Wellpires, parabéns pelo início no viciante mundo do café.

Começou muito bem com o Hario V60, dá para descobri e aprender muito, é um dos meus métodos favoritos.

Para todos que me perguntam como tomar um café melhor.... sempre falo a mesma coisa:

"A primeira e mais importante atitude é comprar grãos bons, torra mais recente, clara ou média, e comprar um moedor de mós...mesmo que manual"

Mesmo que se mantenha o coado no Melita ou no Coador de pano... o seu café será outro, e um novo mundo se abrirá....

Abraços e ótimos cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...