Ir para conteúdo

Moedor Crushgrind Brazil Coffee Grinder


thiagovcosta

Postagens recomendadas

Olá a todos.
Procurei bastante sobre esse moedor mas as informações são bem escassas e como eu o adquiri recentemente do usuário riozebratubo aqui do fórum, resolvi abrir este tópico para concentrar algumas informações e possivelmente ajudar outros colegas foristas.

O que achei aqui no CdC foram duas menções, umai no próprio tópico de venda, de outro forista o Cabral:

"[..] Achei a moagem notavelmente melhor que a dos Hario manuais, Porlex e "similares" chineses.
Há outra diferença importante além da base pra uso na mesa e do tamanho dos mós: o sistema de alinhamento do mó central é um pouco melhor do que o dos manuais mais baratos já citados, o que permite que ele seja usado em qualquer posição e mantenha consistência aceitável mesmo quando "balançado" durante a moagem, diferentemente dos outros mencionados, que pra manter consistência precisa manter os grãos bem distribuídos ao redor do mó central pra garantir alinhamento. Pra espresso ainda não testei, nem pretendo testar, mas além de ser bom pra coados, pra Moka é muito bom também (usei em ambos métodos). Não me entendam mal, não é um Bravo Mini, mas é o que chega mais perto nessa faixa de valor, e pra levar na mochila de acampar é muito mais leve."

E também no tópico sobre o Columbia que será uma espécie de versão pocket do CG Brazil. O Columbia estava no Kickstarter e já foi finalizado, será entregue a partir de Dezembro. O comentário é do colega carlos eduardo:

"É esse modelo Brasil está encostadão em berço esplêndido, esse moedor não é politicamente correto."

 

Agora a minha percepção. Estou iniciando agora neste mundo dos cafés, então posso falar o que consegui fazer com esse moedor para saberem o que ele é capaz de fazer ou não e também colocar alguns links de informações externas para quem pensa em adquirir já encontrar alguma coisa sobre ele e ver se vale a pena.

Construção
Muito bem construído, praticamente uma peça de arte moderna. Dá pra por em um móvel na sala que fica bem! O acabamento é muito bom, as partes são plásticas e tirando a porca do disco de ajuste nada possui rosca, é tudo encaixado, copinho inferior (possui dois anéis de silicone para vedação), tampa e alavanca. O FrenchPress fala que a alavanca cai toda hora, no meu isso não ocorre, talvez esteja mais justa que o deles.

Uso
Muito prático e fácil. Não é necessário por muita força sobre a base, apenas forçar um pouco o moinho contra ela para não mexer durante o processo. Para o ajuste do grau de moagem, abaixo da mó inferior possui um disco que girando sentido horário fecha (fino) e anti-horário abre (grosso). Para regular eu fechei todo ele até não conseguir girar a alavanca e fiz um traço que é o ponto zero, a partir daí eu giro o número de voltas para o grau de moagem desejado. Evito chegar no ponto zero pois tenho receio de quebrar o disco pois ele é de plástico com uma porca metálica embuchada. Talvez num futuro eu faça um teste substituindo o disco por uma porca Parlock para testes, igual o Mod do Skerton.
É possível usá-lo sem a base, mas como ele é bem alto (195mm) e o centro de gravidade alto (o Porlex Mini tem 130mm e o Hario Skerton 160mm além de ser mais largo) para não usar a base tem que segurar muito em cima, diminuindo a alavanca total e aumentando o esforço. Isso dificulta muito, mas dá pra usar, só vai ser trabalhoso.

Resultado
O que interessa. Achei ele bem bom, mantém uma boa uniformidade da moagem, usei voltas de 1/16 até 2 voltas para os testes. Para Moka tenho usado 1 volta completa. Em 1/16 fica bem fininho, um pouco mais grosso que farinha de trigo, da pra prensar e fica bem compactado.. O ajuste é preciso e mantém uma boa repetibilidade graças a uma mola que empurra o disco pra baixo não fazendo-o girar sem querer. Não tenho outro moinho para comparar mas acredito que ele se saiu bem. No FrenchPress na comparação com o Skerton falaram que o CG Brazil tem mais uniformidade, não sei se eles têm algo com o fabricante, mas como vendem os dois moinhos na loja deles acredito ser honesta a comparação.
Testei com uns grãos não muito bons, espero essa próxima semana adquirir uns melhorzinhos para teste. Usei Santa Mônica que comprei numa cafeteria em SP, mas a torra era velha.

Referências

Links:
https://www.cafepedia.com.br/wiki/Crushgrind_Brazil


Unboxing:

Review:

Comparação com o Hario Skerton:

Outro Unboxing (em holandês):

Propaganda do Crushgrind:

Testes de Moagem (para ver a foto grande, clique sobre a mesma)

Fotos do Moedor:

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

@thiagovcosta: Valeu pelas informações. Você sabe onde é possível encontrar esse moedor aqui no Brasil? O preço do site oficial se "traduz" para uns R$300, correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, kardosop disse:

@thiagovcosta: Valeu pelas informações. Você sabe onde é possível encontrar esse moedor aqui no Brasil? O preço do site oficial se "traduz" para uns R$300, correto?

Olá amigo!

No Brasil eu não sei, comprei aqui no fórum CdC, de um outro colega.

Veja se nesse site eles mandam pro Brasil: https://www.frenchpresscoffee.com/collections/espresso-and-coffee-grinders/products/crushgrind-coffee-grinder?variant=22028388165

O valor é esse mesmo, por volta de R$300,00.

 

Qualquer dúvida fala aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, kardosop disse:

Mas você comprou o dele ou ele é revendedor tipo os outros colegas aqui do fórum?

Comprei usado dele. Fica de olho na parte de classificados, sempre aparece coisa boa. Esse moedor é meio raro por aqui, mas tem outras opções de moedores caso não queira importar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, valeu pela resposta, @thiagovcosta! É que estou achando o fórum meio "parado" - principalmente na parte de classificados hehehe! Vou ficar de olho...

Estou aguardando o Hario Skerton chegar, mas já pensando em pegar um Baratza Encore no site do colega do fórum. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, kardosop disse:

Beleza, valeu pelas resposta, @thiagovcosta! É que estou achando o fórum meio "parado" - principalmente na parte de classificados hehehe! Vou ficar de olho...

Estou aguardando o Hario Skerton chegar, mas já pensando em pegar um Baratza Encore no site do colega do fórum. :D

O Skerton é bem limitado, nunca usei mas pesquisei bastante antes de comprar o CrushGrind. Tem umas melhorias que você pode fazer colocando uma etiqueta para saber o ajuste e uma porca parlock para travar no ajuste desejado, dê uma busca no fórum. Mas mesmo limitado já é um começo e dá pra ir brincando com granulometrias fazendo uns ensaios.

O Baratza já te abrirá um leque maior, é mais preciso e prático.

É meio parado mesmo, mas as vezes aparece, só ficar de olho!

OBS: dá uma olhada nos produtos do Gilberto aqui do forum, chama Bravo a linha dele. Tem uns moedores top de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, @Gilberto! Vi agora o site, parabéns pelo seu esforço, o resultado ficou excelente!!! 

Mas infelizmente o preço está salgado para mim no momento. Vou me bater com o Skerton mesmo e pensar no futuro em pegar um elétrico como o Baratza Encore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, @Gilberto! Vi agora o site, parabéns pelo seu esforço, o resultado ficou excelente!!! 

Mas infelizmente o preço está salgado para mim no momento. Vou me bater com o Skerton mesmo e pensar no futuro em pegar um elétrico como o Baratza Encore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...