Ir para conteúdo

Um bom café com baixo custo para iniciantes


Marco

Postagens recomendadas

Boas a todos!

Acompanho esse fórum há mais ou menos 1 semana mas só ontem me registrei, por isso segue minha apresentação. Sou Marco Telles, moro em Cabo Frio/RJ, não entendo nada de café (ainda), surfo, remo em canoa havaiana e, nas horas vagas, programo essas maquininhas desenvolvendo websites e mobile apps.

Gosto muito de café, tomava quase uma garrafa pela manhã (sim, tomava o maledito café em garrafa térmica, feito horas antes) ou expressos nas cafeterias da cidade cuja maioria, de expresso só tem o nome. Nada a ver com o verdadeiro expresso como descobri aqui. A compra recente de uma Nespresso deu um upgrade no meu paladar e me trouxe ao fórum. :) 

A ideia deste post surgiu a partir de minha experiência como barista: NENHUMA! :D E de ter ficado um pouco assustado quando me pareceu que para tomar um bom café iria gastar fortunas. Moinhos de mil e tanto, máquinas de outros mil e tanto (lembro de um post para iniciantes onde citaram uma "maquininha" de 15 mil!). Então, pesquisando no fórum aprendi muita coisa e entendi que para quem não quer ou não pode investir muito inicialmente, havia uma luz no fim do túnel que compartilho aqui, esperando ajudar os iniciantes como eu a fazer um *bom* café com baixo investimento.   

- Encontrei num bazar local, uma Prensa Francesa chinesa :D por R$ 24,99;
- Como ainda não recebi o moinho e o café do Mario, na fissura comprei um café comum moído na hora;
- Segui o tutorial desse link;
- Assim, com menos de R$ 30,00 fiz um café muiiiito melhor do que estava acostumado com a garrafa térmica, devidamente aposentada, graças as dicas que encontrei no fórum.
ps.: testei a PF como cremeira, batendo o leite durante 30 segundos, ficou ótimo.

O aprendizado aqui serviu para direcionar meus próximos passos na busca de degustar um ótimo café a custo (relativamente) baixo:

1) Comprar um moinho Hario Skerton - média de R$ 260,00;
3) Comprar outra Prensa Francesa chinesa :) que será utilizada como cremeira - R$ 24,99 ; 
4) E/ou comprar uma cafeteira Italiana Bialetti - média de R$ 120,00;
5) Comprar um bom café em grão - média R$ 35,00 (café do Mário);
6) Comprar uma balança - média de R$ 25,00;
7) Seguir as dicas/tutoriais daqui para o preparo em cada equipamento - isso não tem preço. ;) 

Segue abaixo as fotos, lembrando que foi feito com café moído na hora, comprado em mercado.

Abs

 

P_20170808_072846.jpg

P_20170808_071349_LL.jpg

P_20170807_194921.jpg

P_20170808_072044.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Marco !! É isso aí rapaz. Seja bem vindo.

Na próxima caso precise ainda comprar no mercado, peça uma moagem mais grossa. O café fica melhor ainda :) Essas chinesinhas quebram um galho incrível !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allexlimaa2 Eu pedi mas o atendente disse que não tinha como fazer :huh:. Vou ver se tem outro lugar moendo na hora. De qualquer forma, fiz hoje meu pedido de café do Mario, do moinho Skerton na Cafestore e da balança no Mercado Livre.

Pensava em comprar a Bialetti, mas considerando o gasto com café, talvez uma prensa francesa de melhor qualidade ou outro aparelho do tipo seria mais interessante por ter mais controle e "ajuste fino" do café x água... Eu que não conhecia a prensa, estou curtindo muito essa liberdade, mesmo sem ter ainda o moinho, balança e grão de qualidade.

Agora mesmo fiz um café, conforme o tutorial http://forum.clubedocafe.net/topic/2140-prensa-francesa-french-press/ sendo que, usei 2 colheres bem cheias de pó para 200ml de água, deixei quase 1 minuto na primeira água e 4 minutos ao despejar o restante da água. Com o pó fino, tenho que manusear com cuidado para não passar para a xícara. O resultado foi bom, deu até uma "pseudocrema" :D:D 

 

 

 

P_20170808_144308.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí rapaz. Eu uso um skerton para PF também. Dá uns finos mas fica muito bom. Minha receita é 25 gramas para 335 de agua. Logo logo você estará fazendo cafés tops por aí. Abração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

Excelente seu post, concordo plenamente com o que disse, quando me falaram para comprar uma maquina de 15 mil para ter bons resultados quase desisti...

O que digo hoje, segui as orientações dos nossos colegas, comprei uma oster + filtro não pressurizado + tamper + moedor breville e estou pegando cafés do mario, apesar dos espressos sairem bons com bastante crema cheguei a conclusão que gosto mesmo dos métodos tradicionais de coado e FP, só estou usando a maquina para fazer cappuccinos e como a vaporização dela é ruim já pedi uma cremeira no aliexpress, alias, comprei tudo por lá.. bem barato e chegou tudo com 20-30 dias.

Não precisa gastar fortunas, basta um bom moedor e um bom café moido na hora que já conseguimos bons resultados.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana o post! Eu tomei o mesmo susto quando entrei no fórum, muita grana para quem estava acostumado a pagar R$ 6,00 no saco de café e fazer na cafeteira elétrica hahahah
Mas veja que é um fórum especializado né... é o nicho do nicho...
Eu iniciei então com a mesma dificuldade e consegui que trouxessem pra mim um Hario Skerton e uma Aeropress, que recomendo fortemente no lugar da fp mas gosto é pessoal né, e para o Hario Skerton o mod kit da um bom upgrade nele.
Com isso e bons grãos minha experiência com café evoluiu muito!

Aliás postei o material para imprimir os upgrades do Hario Skerton aqui:

Hario Skerton

https://r.tapatalk.com/shareLink?share_fid=154098&share_tid=3311&url=http%3A%2F%2Fforum%2Eclubedocafe%2Enet%2Findex%2Ephp%3F%2Ftopic%2F3311-Hario-Skerton&share_type=t

Como és programador talvez tenhas facilidade para encontrar onde imprimir aí em CF..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo breve, o que não costumo ser, muitos dos melhores cafés brasileiros que tomei desde o final do ano passado até agora, foram na roça na casa dos produtores (dois daqui de Caconde, que tb têm seus cafés exportados e fazendo muito sucesso lá fora), torrados num Bolinha, moídos num Mimoso, passados num Melittão 103, água fervendo despejada de uma chaleira daquelas de bico curto e grosso que apitam (ou mesmo de uma leiteira grande) e tomados (descansados) na garrafa térmica uma hora depois de preparados. Quando o café é excelente, e é preparado com um mínimo de cuidado, fica excelente, vc começa a tomar e não consegue parar. Enfim, equipamento que custa menos que R$200,00 (com garrafa térmica e tudo o mais).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Jano disse:

Olá @Jano, o link cai na página principal do fórum e via busca não encontrei o link citado. :( Tem como vc postar o link correto ?

Também não sei se vai ser fácil imprimir aqui, interior é complicado mas como estou perto da capital fica mais fácil, além do que deve ter na net alguém fazendo isso ;) 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante Marco, parabéns pelas escolhas!

Eu sou iniciante também e não tenho muitas pretensões em gastar fortunas com equipamentos para café, até porque é um mundo sem fim, vai querer sempre ir comprando algo melhor e quase sempre será mais caro.

Hoje o que tenho é simplório, mas está me atendendo bem, inclusive o egoísta que é muito legal.

- Moka Bialetti 450ml - R$130,00
- Moedor Crushgrind Brazil – R$280,00
- Cremeira Bialetti 0,5l – R$170,00
- Balança de Precisão XingLing – R$19,00
- Assinatura Café Grão Gourmet 500g/mês – R$41,00
- Coador egoísta - Grátis, presente do Grão Gourmet

Como o Lisboa falou aí em cima, um café feito com esmero é imbatível! :D

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Voltando finalmente após longa espera pelo correio que atrasou minhas encomendas... :(

Os brinquedos acabaram chegando todos juntos e o final de semana, frio e chuvoso, promete uma overdose de cafeina na veia :D:D 

Tenho lido muito material aqui mas restaram algumas dúvidas que gostaria de contar com a ajuda de vocês:

1. é melhor guardar os grãos no freezer dentro da própria embalagem, retirando o necessário quando for usar ou separar em porções? Lí todas as postagens nesse tópico, mas essa dúvida continua :( 

 2. normalmente vou moer apenas o suficiente para o consumo imediato, mas dá para moer um tanto e deixar guardado para a esposa ou filhos prepararem o seu próprio café quando eu não estiver em casa? Se positivo, por quanto tempo e qual a melhor forma de guardar? 

Grato! Abs.

cafe_brinquedos.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Marco, tem muita cafeína aí mesmo!

Com relação ao congelamento e descongelamento dos grãos, a melhor opção seria congelar individualmente por dose, se possível a vácuo.

Eu costumo ter grandes quantidades congeladas, já que moro no interior e é um saco depender dos correios, e sempre congelo na embalagem original porque daria muito trabalho separar todas as doses. Quando vou usar, retiro a embalagem inteira e vou usando, sem voltar ao congelador. Não é a mesma coisa do café fresco sem congelar, a impressão é que ele "envelhece" mais rápido depois que você descongela, mas funciona muito bem. Esse final de semana mesmo tirei um pacote do Obatã Amarelo da última compra coletiva, 4 meses de congelador, e tá ótimo!

O que eu não faria é tirar o café do congelador e depois colocar ele de novo, mesmo se for bem rápido, porque acho que vai acabar entrando umidade no pacote e prejudicar o café; mas também não tenho nenhum resultado científico ou experimental próprio pra falar com certeza.

Acho que dá pra você deixar o café moído pro pessoal na sua casa usar, mas na minha opinião depois de algumas horas já não é a mesma coisa mesmo. De qualquer forma vai ser bem melhor que esses cafés "tradicionais" aí, né. A melhor forma de guardar seria a vácuo.

Um abraço!

PS: na próxima compra de nespresso peça o Bukeela Lungo :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda e dica @Freedom Force ;) 

Uma última (rs) dúvida com relação ao armazenamento: comprei uma quantidade de café do Mário que estimo consumir em 1 mês, mesmo nesse caso é melhor congelar ?

Abs

P.s.: seguindo o registro de "um bom café para iniciante", deixo aqui minha impressão sobre a Pressca : http://forum.clubedocafe.net/topic/5078-pressca-alguém-conhece/?do=findComment&comment=191258

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente eu deixo fora do congelador o que vou consumir até 1 mês da data da torra do grão.

Se recebi o grão com 2 semanas de torra, e tem quantidade pra um mês, eu congelaria metade e deixaria metade fora. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...