Ir para conteúdo

Comparação Maquina de $300 e $3000


Postagens recomendadas

A SCG postou o video hoje comparando uma maquina basica single boiler com uma completa dual boiler, foi algo bem simples, porém mostra que a maquina não é o fator mais importante, obviamente uma dual boiler com PID etc vai facilitar muito o processo, mas como sempre, o café e moedor bons são essenciais para fazer uma boa extração.

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não confio muito nas avaliações da Gail, afinal, no fim, ela só sabe dizer "not bad".

Eu digo por mim que há bastante diferença sim entre máquinas no resultado final da xícara, isso se refere a temperatura, fluxo de água, repetibilidade, noto diferença até mesmo entre a bomba rotatória e vibratória na extração.

Agora isso não significa se é melhor ou pior, pois a questão principal mesmo é o que cada um quer como resultado final na xícara, por ex. gosto muito do resultado final da Breville do meu irmão, extrai um café mais doce que minha ECM.

Mas que há diferenças entre máquinas isso há sim, fora isso tbm tem o moedor, o café e o barista que tudo influencia também :)

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, há diferenças na construção, só que, a partir de um certo nivel, realmente não dá um resultado gritante. 

Entre estas duas maáquinas, realmente pode haver diferenças, agora, entre máquinas do mesmo nível, por exemplo, duas HX, duas dual boiller, etc, não há uma diferença gritante entre elas.

Já pude experimentar, lado a lado, uma ECM single boiler e uma quickmill HX, dava para notar uma diferença muito, mas muito sutil no espresso, mas nada que faria eu comprar uma ou outra. O que pesou na escolha foi o fato da quick vaporizar e fazer café ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo a opinião da SCG, é injustificável pagar $3000 podendo pagar $300 em máquinas boas de entrada (excluindo o fator  durabilidade e velocidade entre extrações  é claro), eu não consigo distinguir nuances também entre minnha viva gaggia  e a minha elektra se usar café bom nas 2, tanto que uso a gaggiazinha de aluminio por questoes de velocidade de estabilização e custo de energia e a elektra só quando tem muita gente em casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o fator principal de maquinas mais caras e mais robustas é
confiabilidade e repetibilidade o que são variaveis importantes para uso
comercial por exemplo. Para ter em casa eu concordo que não existe
necessidade de uma maquina tao cara. Mas é claro se você tem condições
e é coffee geek nada impede.

Acho que espresso também implica muito em gosto pessoal. Já falei e
falo novamente que os melhores shots de espresso eu tomei na minha
casa com equipamento barato mas feito com carinho e tecnica que
tento desenvolver a mais de 2 anos. Não adianta você ir numa cafeteria
movimentada com uma maquina maravilhosa e as pessoas não terem
muita atenção com detalhe. O resultado na xícara não vai ser tão bom
quanto o resultado que você vai conseguir em casa com calma.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a grande vantagem dessas máquinas menores é essa Felipe, tempo e praticidade, a minha ECM tenho que esperar quase 30 minutos para aquecer e extrair apenas um shot de espresso, tudo tem prós e contras não tem jeito, por isso que temos mais de uma máquina, mais que um moedor, muitas vezes tomo Nespresso pela praticidade e falta de tempo...

Agora @felipe magaldi show de bola hein, você ter uma Elektra Maxi, de 2 grupos?? é uma baita máquina para se ter em casa... tem foto do seu cantinho do café???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito provável que em um teste cego não se perceba diferença mesmo

mas também é muito provável que o processo para fazer o café, manusear uma máquina de $3000, etc, vai acabar entrando na percepção do sabor do café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, RogerioD disse:

Então a grande vantagem dessas máquinas menores é essa Felipe, tempo e praticidade, a minha ECM tenho que esperar quase 30 minutos para aquecer e extrair apenas um shot de espresso, tudo tem prós e contras não tem jeito, por isso que temos mais de uma máquina, mais que um moedor, muitas vezes tomo Nespresso pela praticidade e falta de tempo...

Agora @felipe magaldi show de bola hein, você ter uma Elektra Maxi, de 2 grupos?? é uma baita máquina para se ter em casa... tem foto do seu cantinho do café???

Ainda não Rogério, este final de semana faço , fica na minha casa de peruíbe aonde a familia se encontra, aqui em são paulo só eu tomo e minha mulher odeia café hehe e durante semana não tenho tempo para esperar nem os 5 min da gaggia .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, Bruno Marinho said:

Acho que o fator principal de maquinas mais caras e mais robustas é
confiabilidade e repetibilidade o que são variaveis importantes para uso
comercial por exemplo. Para ter em casa eu concordo que não existe
necessidade de uma maquina tao cara. Mas é claro se você tem condições
e é coffee geek nada impede.

Acho que espresso também implica muito em gosto pessoal. Já falei e
falo novamente que os melhores shots de espresso eu tomei na minha
casa com equipamento barato mas feito com carinho e tecnica que
tento desenvolver a mais de 2 anos. Não adianta você ir numa cafeteria
movimentada com uma maquina maravilhosa e as pessoas não terem
muita atenção com detalhe. O resultado na xícara não vai ser tão bom
quanto o resultado que você vai conseguir em casa com calma.

Concordo em gênero e grau contigo Bruno. Na minha opinião, você encerrou a questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mundo do cafe uma coisa 10 vezes mais cara não significa 10 vezes melhor , sendo que no espresso as diferenças são sempre sutis .

Ao comprar uma Prosumer vc está levando robustez ( são virtualmente eternas) , repetibilidade , controle preciso de temperatura e pressão , e uma coisa sempre esquecida , mas muito importante para quem tem um hobby a  beleza da maquina. 

Uma boa analogia seria o sexo com  uma mulher bonita ou feia , mecanicamente falando o sexo sempre será o mesmo , mas acordar de manhã e encontrar a Juliana Paz quentinha e pronta na cozinha para vc preparar o latte  :rolleyes: é  uma coisa .

Outra coisa é  encontrar a Jandira Feghali mal aquecida com aquele eterno problema de corrimento na válvula cogumelo , e que vc já sabe de antemão que fará  uma vaporização merda .  :(

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha. sempre com ótimas comparações. A unica coisa q eu discordo é que para
comprar uma  maquina bonita geralmente vai ser 10 vezes mais cara. Pra mim existem
apenas 2 de 1 grupo q considero bonitas. A Linea Mini e a Slayer. Ambas são uma facada :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...