Ir para conteúdo

DeLonghi EC220.CD


Five

Postagens recomendadas

Em 16/02/2019 at 13:01, Márcio Martignoni disse:

Olá! Na verdade, não é problema nem de técnica nem de produto. O filtro pressurizado foi uma solução encontrada pela indústria para facilitar a venda de máquinas de espresso caseiras, pois dispensa a utilização de moedores bons (normalmente muito caros). O filtro pressurizado aceita cafés com granulometria maior e irregular e ainda produz uma pseudocrema que deixa o café com um aspecto bem parecido com o espresso de máquinas comerciais.

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

 

Márcio meu caro, por acaso uns videos no youtube com uma Delonghi modificada, seriam de sua autoria?

Estou procurando algo de entrada que vaporize de forma razoável p/ brincar com latte art. Sua Delonghi com o bico Silva ainda responde bem a esses quesitos?

Estou inclinado a pegar uma Delonghi p/ brincar graças a esses vídeos que assisti em algum momento no passado,rs. Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala,[mention=10901]Danelon[/mention].

Sim, são vídeos meus. A maquininha continua firme e forte. Recomendo, com certeza, essa Delonghi para entrada, principalmente com a colocação do braço vaporizador da Rancilio Silvia.

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2019 at 14:43, Márcio Martignoni disse:

Fala,[mention=10901]Danelon[/mention].

Sim, são vídeos meus. A maquininha continua firme e forte. Recomendo, com certeza, essa Delonghi para entrada, principalmente com a colocação do braço vaporizador da Rancilio Silvia.

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

Onde encontro esse braço vaporizador? Acabei de adquirir minha DeLonghi e já quero preparar os materiais para modificar o vaporizador enquanto ela não chega. 

Como vou utilizar muito, então acho que vale a pena já modificar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!

Apanhei um pouco da máquina, mas já aprendi a tirar alguns cafés decentes com o filtro pressurizado. Agora minha prioridade é comprar um tamper, pois essa coisa não vem nem com um de plástico, só com aquela aberração montada na máquina. Nenhum problema com pressão e extração com crema "ok" para um café comercial moído no meu Porlex (3 cliques).

Alguma recomendação de tamper? Quanto mais barato melhor, não ligo de trocar por outro melhor no futuro.

Sinto que estou perdendo muita qualidade simplesmente por não ter um tamper, uma vez que já tenho moedor e uma balança "tomato" que pelo menos pesa bem o quanto de café que coloco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se puder, recomendo ir logo com Bravo Tamper, do Gilberto, que ajuda a alinhar e usar a mesma pressão sempre. Se quiser começar gastando menos, recomendo JC tampers. Usei um dele quando tinha uma delonghi.
Se não tiver pressa, fique de olho nos classificados. Sempre aparece alguém vendendo.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Marcos Sampaio disse:

Se puder, recomendo ir logo com Bravo Tamper, do Gilberto, que ajuda a alinhar e usar a mesma pressão sempre. Se quiser começar gastando menos, recomendo JC tampers. Usei um dele quando tinha uma delonghi.
Se não tiver pressa, fique de olho nos classificados. Sempre aparece alguém vendendo.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk
 

Pensei em pedir um do Aliexpress mesmo pois o dinheiro está curto e não tem condições de usar aquela aberração montada na máquina. Você sabe qual é o diâmetro ideal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
1 hora atrás, sfJonatas disse:

filtro 4 cup https://www.ebay.com/itm/Stainless-4-Cup-Coffee-Non-Pressurized-Filter-Basket-For-GATER-CM-610-TSK-1822A/253550069479

 

será que dá certo?

28-30g de café.... 100-120ml de espresso :o:o

Primeiramente, verificar se cabe no porta filtro.

Tirar dois duplos de uma vez até que me interessaria um pouco, se saísse café decente. 

Como ainda não consegui tirar nem um expresso duplo com filtro não pressurizado, estou cético quanto a esse "aumento de produção".

Acho isso me pouparia pouco tempo, com o risco de piorar consideravelmente a extração. Essa nossa DeLonghi não é uma super máquina.

Se alguém já testou extração de expresso "quádruplo" e quiser comentar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ivoesazevedo pra dar certo a extração com filtros não pressurizados precisa ver se vc consegue diminuir a pressão da sua máquina. 15 bar não rola. Uma prática comum que costuma ser um sweet spot no bolo do café é a pressão entre 8 e 9 bar. Veja com colegas mais experientes aqui do fórum se é possível regular a pressão da EC220.

Sou bem cético com esse filtro muito largo, não acho que dê muito certo não, mas é só achômetro mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 03/04/2019 at 17:49, mrcoffeafox disse:

@ivoesazevedo pra dar certo a extração com filtros não pressurizados precisa ver se vc consegue diminuir a pressão da sua máquina. 15 bar não rola. Uma prática comum que costuma ser um sweet spot no bolo do café é a pressão entre 8 e 9 bar. Veja com colegas mais experientes aqui do fórum se é possível regular a pressão da EC220.

Sou bem cético com esse filtro muito largo, não acho que dê muito certo não, mas é só achômetro mesmo.

@ivoesazevedo Estou vendo pra diminuir a pressão da minha também. Comprei o caneco despressurizado na amazon EUA, tamper, balança tudo... só falta despressurizar. Já tentei achar algum video tutorial e não achei nada, se souber me avisa ai por gentileza. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2019 at 15:45, sfJonatas disse:

filtro 4 cup https://www.ebay.com/itm/Stainless-4-Cup-Coffee-Non-Pressurized-Filter-Basket-For-GATER-CM-610-TSK-1822A/253550069479

 

será que dá certo?

28-30g de café.... 100-120ml de espresso :o:o

@sfJonatas Man. Sinceramente acho que não vai dar certo. A Delonghi EC220 não consegue manter a temperatura por muito tempo, as vezes de pendendo do dia, temperatura da agua que está no reservatório, no final da tirada do café a luz verde apaga indicando que está aquecendo. Acho que dois duplos sairiam melhores que 1 quádruplo. Se souber como despressuriza a maquina dá um toque ok?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
[mention=10750]ivoesazevedo[/mention] Estou vendo pra diminuir a pressão da minha também. Comprei o caneco despressurizado na amazon EUA, tamper, balança tudo... só falta despressurizar. Já tentei achar algum video tutorial e não achei nada, se souber me avisa ai por gentileza. 
Man. Achou uma forma de despressurizar?

Enviado de meu MI 8 Pro usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês já consideraram comprar um filtro despressurizado? Quando tive uma DeLonghi EC220 eu comprei o filtro na NSShop. Lembro que não foi caro e serviu muito bem. Creio que seja mais simples do que adaptar o filtro original.
Eu escrevi a respeito nesse mesmo tópico. Perdão por não fornecer o link, estou respondendo pelo celular. Basta voltar uns meses no histórico :-)

Sent from my Moto G Play using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Comprei um filtro despressurizado no Aliexpress de 51mm.

O salto de qualidade em comparação com o filtro o original é notório, mesmo despressurizando o original, conforme tutoriais em alguns vídeos no YouTube. 

 

Só to com uma dificuldade: ao retirar o porta filtro da máquina o filtro fica agarrado na máquina, tenho q ficar batendo pra soltar.. Alguém com alguma experiência nisso? 

 

 

 

 

IMG_20190701_134512.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, RCPR said:

Só to com uma dificuldade: ao retirar o porta filtro da máquina o filtro fica agarrado na máquina, tenho q ficar batendo pra soltar.. Alguém com alguma experiência nisso?

Olá, @RCPR. Quando isso acontecia, após destravar o porta-filtro, eu fazia um pequeno giro e o filtro desgrudava caindo de volta no porta-filtro.

PS: bonito o café que você extraiu.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2019 at 10:56, RCPR disse:

Bom dia. Comprei um filtro despressurizado no Aliexpress de 51mm.

O salto de qualidade em comparação com o filtro o original é notório, mesmo despressurizando o original, conforme tutoriais em alguns vídeos no YouTube. 

 

Só to com uma dificuldade: ao retirar o porta filtro da máquina o filtro fica agarrado na máquina, tenho q ficar batendo pra soltar.. Alguém com alguma experiência nisso? 

 

 

 

 

IMG_20190701_134512.jpg

Bom saber! Pedi um igual no Ebay com um cupom que recebi. Acredito que seja o mesmo pois pedi de um vendedor chinês.

Tenho a máquina há alguns meses e o que mais fez a diferença no meu dia a dia foi a compra de um tamper decente.

Agora quero modificar o vaporizador de leite, mas vi que é preciso abrir a máquina para instalar o kit de upgrade, então vou ver se sigo a dica de uns posts antigos e só modificar o bico do que vem na máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana! Comprei um igual. Deve chegar mês que vem.

Vou aproveitar esse 'não despressurizado' que tenho pra fazer experiências/modificações pra que ele não fique preso na máquina.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 27/08/2015 at 16:13, Márcio Martignoni disse:

Double Shot de 14g de Ouro Verde, torrados em 22/08, extração de 36,4g.

Ficou uma DILIÇA!!!!!  :D

 

 

 

Abs

Boa noite! Pessoal, estou começando agora a me aventurar no mundo dos baristas. Tenho uma Delonghi Ec220cd. 

O que é despressurização? Quais tipos de filtros a cafeteira suporta? Favor, mandar o link para comprar. Eu já ouvi falar em simples, duplo, triplo e naked? Quais sao as diferenças de cada um? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2018 at 14:22, Marcos Sampaio disse:

Valeu, @Diogo Beraldo! Muito legal isso! Pena não ter conhecido esse fórum antes. Só descobri quando pensei em buscar informações sobre uma máquina espresso pra comprar :(

O moedor é meu próximo upgrade. O Hario Slim é bem legal para meu consumo diário de até 4 cafés (60g). Mas quando erro a extração ou tenho alguma visita sinto a necessidade de um elétrico. Vi alguns tópicos de venda de Rancilio Rocky por até menos que R$ 1000 no histórico do fórum (em 2017). Estou monitorando diariamente para ver se aparece algo assim. O Breville é uma opção também, caso apareça.

De qualquer forma ainda preciso de um argumento mais forte que o da patroa, que diz que não preciso de moedor elétrico se tomo apenas 2 ou 3 espressos por dia :D.

A referência desse filtro é 6115. Coloquei Delonghi 6115 no Google e apareceram anúncios no Mercado Livre. Na NSShop tem aqui: https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-dois-cafes-antiga-para-cafeteiras-delonghi-6115-6115.

Sobre o porta-filtro naked do vídeo, eu não o comprei, só desmontei o original para ver se tinha algum problema de canalização e fiz o filme que coloquei no post anterior. Não acho que dê para ficar usando assim, pois fica muito instável.

Boa noite! Obrigado por nos ajudar.

Eu tenho uma Cafeteira Expresso Delonghi EC220CD Preta 220V:

https://www.carrefour.com.br/Cafeteira-Expresso-Delonghi-EC220CD-Preta-220V/p/5563160?utm_source=google_pla_1p&utm_medium=sem&gclid=Cj0KCQjwr-_tBRCMARIsAN413WSkQVP5Ydzm6LR3_A82aJJXnWHeVKv48bGBeYc95r4dFleiav0V0gcaAhoYEALw_wcB

O/a peneira/filtro Delonghi 6115 (https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-dois-cafes-antiga-para-cafeteiras-delonghi-6115-6115) é adequada para minha cafeteira?

Peneira e filtro são a mesma coisa? Preciso comprar um cachimbo específico ou alterar  meu para comportar o/a peneira/filtro?

Que é despressurizador? Eu já ouvi falar em único, duplo, triplo e naked. Quais são as diferenças? Há outros? São todos despressurizadores? O Delonghi 6115 é qual? Há outros(as) filtros/peneiras para a minha cafeteira? Ou outros acessórios fundamentais para aprimorar o espresso? 

Aproveitando a boa vontade, este moedor de café é bom ou preciso comprar das melhorem marcas? 

https://www.americanas.com.br/produto/150364221/moedor-de-cafe-manual-livon-80g?pfm_carac=Moedor de café manual&pfm_index=2&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page &sellerId

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2019 at 10:56, RCPR disse:

Bom dia. Comprei um filtro despressurizado no Aliexpress de 51mm.

O salto de qualidade em comparação com o filtro o original é notório, mesmo despressurizando o original, conforme tutoriais em alguns vídeos no YouTube. 

 

Só to com uma dificuldade: ao retirar o porta filtro da máquina o filtro fica agarrado na máquina, tenho q ficar batendo pra soltar.. Alguém com alguma experiência nisso? 

 

 

 

 

IMG_20190701_134512.jpg

Bom dia! Esse filtro é para Delonghi EC220CD? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/09/2018 at 22:32, Marcos Sampaio disse:

Olá, @`Shiva. Bem vindo ao fórum e parabéns pela aquisição.

Sobre esse "experimento" que fiz com o pré-aquecimento, tenho um acréscimo: Basta ligar a máquina até acender a lâmpada (cerca de 1 minuto e meio), desligar e depois de uns 10 minutos, ligar e usar a máquina normalmente.

Sobre procedimentos para verificar se a máquina está ok, você pode verificar o volume e temperatura de água você obtém com uns 30 segundos de flush. Imagino que comprou usada, já que ela está fora de linha. Então vale a pena dar uma boa limpada, inclusive tirar o chuveirinho e passar uma escova pra limpar tudo. A minha estava bem suja quando comprei. Sobre essa questão da máquina estar ok, no meu início eu nunca conseguia fazer um café com crema. Como muita gente, pensei que o problema estava na máquina. Na época eu não tinha tamper, não tinha moedor de mós, não tinha café adequado. Não tinha como dar certo, né? Fui seguindo o que as pessoas falavam aqui e consigo fazer um café bem razoável com essa máquina.

Sobre os acessórios que estou usando com a DeLonghi, acho o termômetro dispensável. Serviu pra conhecer melhor a máquina, mas ele é desnecessário no uso normal. O tamper é do @JC TAMPERS, e a balança tem precisão de 0,1g. Eu tenho também filtros despressurizados que comprei na NS Shop (https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-dois-cafes-antiga-para-cafeteiras-delonghi-6115-6115).

Uma coisa fundamental como você já deve ter visto aqui no fórum é o moinho. Incialmente usei um Hario Slim, mas desde que comprei o Baratza Preciso eu não usei mais ele pra espresso. Uma hora dessa vou testar pra registrar aqui.

Sobre o filtro que você perguntou, acho que não serve. Já o da Oster cabe certinho. Inclusive um dos que tenho é da Oster, que ganhei de um amigo.

Bom, por enquanto é isso. Qualquer dúvida é só perguntar.

Bom dia! O filtro Delonghi 6115 funciona para a Delonghi EC220CD? 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Pessoal, estou começando agora a me aventurar no mundo dos baristas. Tenho uma Delonghi Ec220cd. 

O que é despressurização? Quais tipos de filtros a cafeteira suporta? Favor, mandar o link para comprar. Eu já ouvi falar em simples, duplo, triplo e naked? Quais sao as diferenças de cada um? 

Olá, Marco Aurélio.

Bom, existem dois tipos de filtros/peneira para a máquina de espresso. O filtro pressurizado, que vem nas máquinas de entrada mais simples e os filtros não pressurizados ou comerciais, que vêm em máquinas de espresso comerciais, prosumer (quase comerciais) e em máquinas de entrada melhores.

Os filtros pressurizados apresentam um sistema para garantir uma pressão na extração do Café e foram desenvolvidos para facilitar a extração do espresso mesmo que a moagem não esteja perfeita. Ou seja, mesmo que vc não tenha um moedor bom É que a moagem não esteja ótima, Vc conseguirá efetuar uma extração do Café em determinada pressão pre-estabelecida pelo filtro pressurizado. Porém, não se tratará de um espresso propriamente dito, a crema na verdade será uma espuma que parece a crema do espresso, mas não é. Mas vc terá um café razoavelmente bom, claro se o café moído for bom, lógico...

Já o filtro não pressurizado é apenas uma cesta/peneira com microfuros no qual vc coloca o café . O que vai garantir a pressão para a extração do café é a quantidade de café, a granulometria da moagem (mais fina ou mais grossa) e a força feita na compactação do café no filtro, assumindo que a máquina não permita a variação na pressão da água.

Os filtros podem ser para um espresso, dois espressos, três espressos, sempre relacionado com quantidade de pó que se pode colocar nele.

O porta-filtro pode ser o normal com uma ou duas saídas do café, que é o mais comum, ou o naked/bottonless que é aquele sem fundo, em que vc consegue ver o fundo do filtro e o café passando por ele.

Especificamente falando na Delonghi EC220, vc não precisa comprar um novo porta-filtro para usar o filtro não pressurizado, bastando vc comprá -lo. Na NSSHOP vc costuma achar.

Agora, só um detalhe. Se vc não tem um moedor de mós, não adianta comprar o filtro pois vc não conseguirá uma moagem adequada para fazer a extração. Se for o caso e vc não quiser/puder comprar um bom moedor agora, fique com os filtros pressurizados e compre café bom que vc já poderá se deliciar. Só vale a pena passar para os filtros não pressurizados quando vc tiver um BOM moedor.

Grande abraço e bons cafés!!

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Márcio Martignoni disse:

Olá, Marco Aurélio.

Bom, existem dois tipos de filtros/peneira para a máquina de espresso. O filtro pressurizado, que vem nas máquinas de entrada mais simples e os filtros não pressurizados ou comerciais, que vêm em máquinas de espresso comerciais, prosumer (quase comerciais) e em máquinas de entrada melhores.

Os filtros pressurizados apresentam um sistema para garantir uma pressão na extração do Café e foram desenvolvidos para facilitar a extração do espresso mesmo que a moagem não esteja perfeita. Ou seja, mesmo que vc não tenha um moedor bom É que a moagem não esteja ótima, Vc conseguirá efetuar uma extração do Café em determinada pressão pre-estabelecida pelo filtro pressurizado. Porém, não se tratará de um espresso propriamente dito, a crema na verdade será uma espuma que parece a crema do espresso, mas não é. Mas vc terá um café razoavelmente bom, claro se o café moído for bom, lógico...

Já o filtro não pressurizado é apenas uma cesta/peneira com microfuros no qual vc coloca o café . O que vai garantir a pressão para a extração do café é a quantidade de café, a granulometria da moagem (mais fina ou mais grossa) e a força feita na compactação do café no filtro, assumindo que a máquina não permita a variação na pressão da água.

Os filtros podem ser para um espresso, dois espressos, três espressos, sempre relacionado com quantidade de pó que se pode colocar nele.

O porta-filtro pode ser o normal com uma ou duas saídas do café, que é o mais comum, ou o naked/bottonless que é aquele sem fundo, em que vc consegue ver o fundo do filtro e o café passando por ele.

Especificamente falando na Delonghi EC220, vc não precisa comprar um novo porta-filtro para usar o filtro não pressurizado, bastando vc comprá -lo. Na NSSHOP vc costuma achar.

Agora, só um detalhe. Se vc não tem um moedor de mós, não adianta comprar o filtro pois vc não conseguirá uma moagem adequada para fazer a extração. Se for o caso e vc não quiser/puder comprar um bom moedor agora, fique com os filtros pressurizados e compre café bom que vc já poderá se deliciar. Só vale a pena passar para os filtros não pressurizados quando vc tiver um BOM moedor.

Grande abraço e bons cafés!!

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

O que vai garantir a pressão para a extração do café:

  1. Quantidade de café: quanto mais café, melhor fica o espresso ou não?
  2. Granulometria da moagem (mais fina ou mais grossa): É melhor mais a grossa ou fina? Para espresso, tem que ser grosso, ainda mais na Delonghi EC220CD.
  3. Força feita na compactação do café no filtro, assumindo que a máquina não permita a variação na pressão da água. O ideal é usar Tamper? Quanto mais força, melhor? Qual é a relação entre a variação da na pressão da água e o espresso? 

 

Os filtros podem ser para um espresso, dois espressos, três espressos, sempre relacionado com quantidade de pó que se pode colocar nele. É relacionado à quantidade de café ou de furos do porta-filtro? A Delonghi EC200CD vem com um porta-filtro de dois furos, por exemplo. 

 

Especificamente falando na Delonghi EC220, vc não precisa comprar um novo porta-filtro para usar o filtro não pressurizado, bastando vc comprá -lo. Na NSSHOP vc costuma achar. Com o filtro, que eu devo fazer? Ele não cabe no porta-filtro padrão que vem de fábrica. 

 

Só vale a pena passar para os filtros não pressurizados quando vc tiver um BOM moedor. Eu comprei este moedor: https://www.americanas.com.br/produto/150364221/moedor-de-cafe-manual-livon-80g?pfm_carac=Moedor de café manual &pfm_index=2&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page &sellerId. Nas descrições, tem as características dos ideias falados pelos baristas. Mas, provavelmente, não deve ser dos melhores. Se não for, qual é o melhor com a relação custo/beneficio, para se ter um espresso “perfeito”, dentro dos limites da cafeteira?

 

Por fim, achei o filtro naked e o Tamper (51 mm) na AliExpress com ótimo preço. 

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 8 months later...

Olá Pessoal, Tudo certo ?

 

Alguém pode me ajudar referente a vaporização do leite na delonghi EC220 ?

Eu estava mais focado em melhorar o espresso e agora estou me aventurando em vaporizar o leite para tentar um latte art ou algo do tipo, porém minhas tentativas de vaporizar o leite nela tem sido bem frustrantes. 

Sei do fato de ela não ter um vaporizador longe do decente, já vi alguns vídeos de pessoas vaporizando o leite(com a maquina original mesmo) e fica até que legal para brincar, porém meus resultados se resumem em tirar um "leite quente" basicamente :D:D:D.

O dia que cheguei mais próximo de um resultado "bom" foi quando deixei o leite no congelador alguns minutos antes de vaporizar.

Já tentei com tipos diferentes de leite também, leite de "caixinha", os que são vendidos em garrafas, os de "saquinho" e de amêndoas. O que eu achei que foi melhor seria o vendido em garrafas.

Uma coisa que reparei na máquina é que ela rapidamente apaga a luz "verde" quando estou utilizando o vapor (quando eu tiro o espresso, dá o tempo de tirar o café normalmente e depois sim a luz verde apaga ). Já deixei a máquina também ligada por bastante tempo para "aquecer" porém não alterou os resultados de forma perceptível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...