Ir para conteúdo

DeLonghi EC220.CD


Five

Postagens recomendadas

Bernardo,

 

Estou certo que não há uma opção superior para TODAS as circunstâncias, sendo assim, sugeri padrões e expectativas no início deste tópico para saber em que carro devo andar.

 

Ainda tenho algumas dúvidas, você pode me ajudar?

  1. Consigo ajustar esta DeLonghi para que não fique pressurizada?
  2. Há alguma outra máquina dentro desta proposta que aceite a despressurização, além da Mondial C08?
  3. Por que devo despressurizar quando uma pressurização é o padrão para essas máquinas? Estariamos subestimando o Fabricante? O interesse do Fabricante é simplesmente de nos limitar?

Um abs!

 

Five, vamos lá:

 

1. Em tese sim.

2. Todas aceitam a despressurização, em tese. A questão é se você terá que serrar os filtros originais, se poderá encontrar um já pronto de uma máquina compatível (ex.: C08) ou se precisará fazer outra artimanha qualquer (ex.: Saeco).

3. O interesse do fabricante é fazer com que o usuário médio, usando café mediano, consiga tirar um espresso com uma "crema". Trata-se de tornar o equipamento amigável ao leigo, Plug and Play, por assim dizer. Todavia, uma vez dominada a técnica e usando moinho e cafés de boa qualidade pode-se subir na curva de aprendizado e fazer cafés substancialmente melhores com filtro despressurizado. O filtro pressurizado, ao mesmo tempo em que facilita a tarefa para o leigo, é um limitador de progresso a partir de um determinado ponto, pois o artifício da pressurização para produzir a crema impede ao operador perceber se há problemas na moagem ou na qualidade do café. O processo todo fica mais fácil e tolerante a erros, porém mais nebuloso, caixa preta.

 

Isso não significa que a máquina original, isto é, pressurizada, não consiga tirar bons cafés. Aliás eu até recomendaria que você passasse um tempo com a máquina original para aprender como ela funciona e se familiarizar com outros aspectos da extração de espresso. Depois de evoluir um pouco mais na técnica você poderia despressurizar os filtros e assim abrir a "caixa preta" para buscar novas possibilidades.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Rodrigoks!

 

Então se for uma despressurizada, quais seriam as boas opções aqui no Brasil - seguindo a mesma proposta?

 

Este plus a mais no valor vale? (fui duplamente quase redundante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Five,

 

Bom dia!

 

Permit

 

Seja bem vindo.

 

Permita-me entrar na discussão.

 

A despressurização da De Longhi, só vc a recebendo e analisando o pf dela e seu filtro para uma análise e possível busca em lugares fora daqui, pois ainda não temos casos com essa máquina aqui no fórum.

 

Agora, quase todas as suas perguntas possuem respostas pelo fórum a fora.

 

Sugiro que vc faça uma profunda leitura dos tópicos relacionados que tenho certeza que lhe ajudará muito e em quase todas as suas dúvidas.

 

No mais sinta-se a vontade em perguntar

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Rodrigoks!

 

Então se for uma despressurizada, quais seriam as boas opções aqui no Brasil - seguindo a mesma proposta?

 

Este plus a mais no valor vale? (fui duplamente quase redundante)

 

Só tenho experiência com uma despressurizada de entrada, Five, a Gaggia Dose. Em tese, vale o investimento a mais, pelas vantagens descritas pelo Leonardo em post acima. Mas quem tem experiência pessoal com os dois tipos de máquina poderia responder com mais autoridade a sua pergunta. Portanto, passo essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardopm, obrigado pela clareza!

 

Então já estou considerando em ficar com a DeLonghi quando ela chegar (pedi ontem).

 

Se eu quiser despressurizá-la, devo serrar o filtro literalmente? Como seria isso? O indicado seria comprar um outro filtro e assim serrá-lo, mantendo um pressurizado comigo?

 

Gosto muito mais do design e marca da EC220, comparado a C08.

 

Se alguem souber onde comprar um filtro despressurizado para a DeLonghi vai me ajudar muito!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenho experiência com uma despressurizada de entrada, Five, a Gaggia Dose. Em tese, vale o investimento a mais, pelas vantagens descritas pelo Leonardo em post acima. Mas quem tem experiência pessoal com os dois tipos de máquina poderia responder com mais autoridade a sua pergunta. Portanto, passo essa.

 

Uma Gaggia Red Color está R$799,00 - seriam praticamente R$600,00 de plus no investimento.

 

Acho que pro momento, tá fora de cogitação, até porque devo apanhar muito ainda até poder me desfazer de um filtro pressurizado, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma Gaggia Red Color está R$799,00 - seriam praticamente R$600,00 de plus no investimento.

 

Acho que pro momento, tá fora de cogitação, até porque devo apanhar muito ainda até poder me desfazer de um filtro pressurizado, não é?

 

Com um moedor capaz acho que vc não apanharia muito não. Mas tem sempre a questão financeira envolvida. Compre o melhor equipamento que puder comprar, sem precisar entrar no SPC/SERASA. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou de DeLonghi EC220 + Baratza Encore.

 

É uma decisão sábia.

 

Quanto a despressurizar, se me permite, eu sugiro você desacelerar um pouco. Use a maquina original por um tempo para dominá-lá e aprimorar a técnica.

 

Quando chegar a hora pode ter certeza que te ajudaremos com o procedimento. Eu usei minha Chef Crema original por quase um ano antes de despressurizar e quando fiz a mod nao tive dificuldades em serrar o filtro (no meu caso não tive saco para procurar um filtro compatível).

 

Abraços,

 

Léo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A DeLonghi EC220 chegou, nao fiquei satisfeito!

Achei o material frágil, o porta filtro nao se encaixa direito, é duro demais para ficar na posição correta.

Sinceramente, to pensando em devolver logo e pegar uma Gaggia Espresso Color Red, que custa R$500,00 a mais.

Será que tenho boas opções mais em conta que esta Gaggia que está em torno de R$700,00?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que sugeri pro Five sobre a possibilidade de trazer a máquina também de fora. Dá pra comprar uma Gaggia e começar com um carro 1.4, kkkk!

 

Se a idéia for comprar pressurizada pra despressurizar, começar com uma despressurizada seria uma melhor opção. E trazendo de fora o preço fica taco a taco.

 

Rodrigoks, vc está plenamente satisfeito com a sua Gaggia?

Existe alguma diferença entre a Dose e a Color Red?

Qual o melhor lugar pra adquirir uma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te todas as máqunas de entrada que temos aqui no Brasil, eu acho a De Longhi a pior delas justamente pela sua fragilidade. Não vale o que cobram.

 

Se não quiser gastar mais troque-a por uma Mondial C 08 ou Chef Crema. Tenho as duas e são boas maquininhas.

 

Agora se puder comprar uma Gaggia, não importa qual seja, vc estará com uma Gaggia, ou seja, é um outro nível de set.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigoks, vc está plenamente satisfeito com a sua Gaggia?

 

-Estou ainda aprendendo, Five. Quando você começa no mundo do espresso, tem muita coisa pra aprender ao mesmo tempo. Depois de muito penar, estou começando a fazer espressos melhores que a maioria das cafeterias de POA (o que não é grande coisa, pois temos poucas boas por aqui). A Color é uma máquina muito boa para quilo que se propõe. Portfiltro é semelhante ao da linha profissional da Gaggia, pesado, grupo com bastante metal, e apesar da carcaça de plástico, voce sente que não é um produto descartável. A caldeira é pequena, o que tem implicações no controle de temperatura. Mas vc aprende a lidar com ela. Vaporiza leite com muita facilidade, o que ainda vou provar em um vídeo futuro.

Se optar pela Color, vai precisar de alguns acessórios que considero indispensáveis:

 

-Moinho (mais importante que a máquina - tente comprar um bom, vc parece exigente e o moedor é fundamental pra sair algo que preste da Gaggia)

-Tamper (aquele de plástico que acompanha a máquina é piada, fica muito difícil compactar o bolo direito com ele)

-Balança (pode ser qualquer uma que meça décimo de grama, pra voce dosar seus shots - procurar no ebay, é quase de graça)

 

E café de qualidade recém torrado. Este é outro ponto em que não há negociação.

 

Existe alguma diferença entre a Dose e a Color Red?

-Uma só, controle volumétrico de dose. Nunca usei esse recurso e nem pretendo usá-lo, não vejo grande utilidade.

 

Qual o melhor lugar pra adquirir uma?

-O site que vender mais barato (e que seja confiável, óbvio).

 

 

PS: Se tem gente pra trazer algo pra vc de fora, já considerou a Mypressi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A DeLonghi EC220 chegou, nao fiquei satisfeito!

Achei o material frágil, o porta filtro nao se encaixa direito, é duro demais para ficar na posição correta.

Sinceramente, to pensando em devolver logo e pegar uma Gaggia Espresso Color Red, que custa R$500,00 a mais.

Será que tenho boas opções mais em conta que esta Gaggia que está em torno de R$700,00?

 

Five,

 

É uma pena que nao tenhas gostado da Delonghi. Eu nao lembro de já ter visto alguma resenha negativa das Delonghi, mas algumas positivas eu já vi, por isso deduzi que fosse melhor do que isso. Me sinto até mal por tê-lo incentivado a comprá-lá mas, bem...a vida é assim. Tomamos as decisões sempre com a informação que temos e nao com a que nao temos, nao é?

 

Acredito que nessa situação talvez seja mesmo melhor você pular das maquinas iniciantes para uma Gaggia. Estas são maquinas bem diferentes da Delonghi, Mondial e outras que falamos aqui. O portafiltro é pesado como um martelo e a maquina é parruda frente a essas que comentei.

 

Obviamente tudo que eu disse aqui pressupõe que você NÃO desistiu de comprar um bom moinho...

 

Abraços e boa sorte,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leonardopm,

 

Não se sinta mal por ter me incentivado a comprar a DeLonghi, afinal eu já tinha comprado antes mesmo de abrir este tópico (ela só não havia chegado)!

 

Da mesma forma que você, sempre vi boas resenhas desta máquina dizendo que ela cumpre muito bem com o que propõe, através do seu preço (+-R$200,00).

 

Eu sinceramente, não esperava que ela fosse uma máquina parruda, mas o que mais me desarmou foi a dificuldade de girar o seu portafiltro para a posicao correta,

fiquei com medo de quebrá-la ao meio, de tanta força que tinha que fazer - mas acho que isso é algum defeito, por isso estou devolvendo.

 

Segunda, chega uma nova Delonghi, que comprei horas mais tarde no mesmo site (Americanas.com) com uma diferença de R$70,00 de desconto (mais de 20%off).

 

Se esta também vier com algum defeito aí sim eu parto para uma Gaggia - estou entre a Red Color e a Dose.

 

Um abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esta também vier com algum defeito aí sim eu parto para uma Gaggia - estou entre a Red Color e a Dose.

 

Caso se decida pelas Gaggia (espero que não chegue a esse ponto), a escolha é mais estética. Vermelha, a Color; prata, a Dose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso se decida pelas Gaggia (espero que não chegue a esse ponto), a escolha é mais estética. Vermelha, a Color; prata, a Dose.

 

Algo me diz que estas Gaggia trazem um ar de arrependimento em quem compra.

 

Não sei mas parece que o nome pesa muito e por outro lado é muito difícil de ficar satisfeito com uma dessas, será que pela dificuldade de se tirar um bom café?

 

É só uma impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo me diz que estas Gaggia trazem um ar de arrependimento em quem compra.

 

Uma vez o Fogo Ruivo me disse que não existe equipamento definitivo no mundo do espresso. E acho que é uma verdade. Existe uma certa curva de aprendizado que pode ser mais ou menos rápida, mas pela qual tem que se passar. Conforme suas necessidades (e orçamento...) aumentam, o equipamento vai recebendo upgrades.

 

Eu estou há pouco mais de 2 meses com a minha e o meu café tem melhorado de pouquinho em pouquinho. Até minha mulher já anda criticando os cafés que toma aí pela rua, o que quer dizer que com uma máquina de entrada, bons grãos, estudo e persistência, você consegue espressos legais em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- A DeLonghi EC220 é pressurizada?

 

- É possível despressurizá-la?

 

*Não consigo entender: já que é melhor despressurizado, porque que o padrão é pressurizado?

 

 

 

Não sei o que vicia mais: o café ou a discussão pelo café? Vou ficando com a segunda.

 

Se não me engano a delonghi é pressurizada na cesta, portanto se for isso mesmo basta apenas achar outra cesta do mesmo diametro da delonghi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Five,

quando ele disse cesta se referiu ao filtro,

algumas máquinas possuem sistemas de pós pressurização no filtro enquanto em outras é no porta-filtro.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Sou novo aqui no fórum. Recentemente, motivado por uma boa oferta que tinha encontrado, realizei a antiga vontade de adquirir uma cafeteira expresso elétrica. Daí, com o desejo de me aprofundar no hobbie, acabei conhecendo o fórum.

 

Estou satisfeito com a Delonghi EC220.CD. A dificuldade em encaixar o porta-filtro me parece normal, acho que com o uso vai ficando mais fácil. A dica é segurar bem a cafeteira pela parte de cima, assim o esforço é menor.

 

Agora, com o intuito de adquirir uma cesta despressurizada para ela, após algumas buscas no google, achei o vídeo de um fornecedor de Seatle que fabrica o tal filtro:

 

http://www.youtube.com/watch?v=pJLGXq381Kw

 

Então, procurando pelos argumentos "Breville", "DeLonghi" e "peneira", cheguei até o site de um fornecedor paulista que representa essas marcas. Ao que me parece, o filtro modelo ESP8XL atenderia a necessidade. Mandei um e-mail para eles e estou no aguardo de maiores detalhes.

 

A dica é acessar a página do representante e pesquisar por "peneira": http://nsserviceonli....br/default.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, seja muito bem-vindo!

 

Você já chegou determinado e com conhecimento de causa do que precisa neste momento. Muito bom! Conte com o clube para te ajudar no que for preciso.

 

um abraço

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Lendo o tópico da C-08, onde falavam sobre sachês, resolvi trazer a experiência não muito boa que tive. Tentei fazer alguns testes com sachê e o máximo que consegui foi "chafé", quando não era simplesmente a água para o chá.... Segui as recomendações do fabricante, usei o filtro menor (que acho que só serve para isso mesmo, de tão pequeno), aqueci a máquina, filtro e porta-filtro, xícaras e nada.

O sachê tem especificação E.S.E. (Bravo Café), a máquina também. Alguém????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Salve amigos do cdc! Comprei uma ec220 na americanas por R$ 220,00, tive que trocar o produto 3x pq só recebia a 110v enquanto queria a 220v, enfim chegou. Por todo este tempo (4 meses) li muito aqui no forum e estava convencido em devolver a ec220 e comprar uma gaggia pois esta é considerada uma deusa pelos usuários, mas acabei não achando uma promoção boa e acabei ficando com a ec220. Estou com moedor krups, comprei café magiona (acho q é isso) torrado na hora no cavalo de raça em Anápolis-Go. Tirei meus primeiros expressos e estou satisfeito com o resultado, acho que, quem aprende dirigir num fusca dirige qlqr carro. Com o tempo e aprendizado vou fazendo upgrades, mas acho que para iniciantes essa máquina é uma boa pedida.

 

abs a tdos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo, Pedro.

 

É por aí mesmo. Se curtir e se apaixonar, naturalmente vai partir para upgrades. Mas encante-se com o processo primeiro.

 

Que bom que conseguiu café fresco (de torra recente). Se esperar uns poucos dias depois da torra ele fica melhor ainda, pois terá eliminado o gás carbônico em excesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...