Ir para conteúdo

DeLonghi EC220.CD


Five

Postagens recomendadas

  • 1 year later...
Em 29/12/2016 at 04:19, carlos eduardo disse:

Esse é o melhor braço disponível , mas , maquinas de entrada , todas tem vaporização ruim incluindo as gaggia com exceção da Twin.

 

Sobressalentes nas autorizadas ou na Nsshop.

 

Os filtros na nsshop

 

https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-dois-cafes-antiga-para-cafeteiras-delonghi-6115-6115

 

https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-01-cafe-para-cafeteiras-delonghi-5354-5354

Então o mais indicado é comprar o filtro duplo não pressurizado para a Delonghi E220?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende a máquina vem com um filtro pressurizado que pode ser facilmente despressurizarão e repressurizado.

Se a máquina esta completa não precisa comprar nada .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, carlos eduardo disse:

Depende a máquina vem com um filtro pressurizado que pode ser facilmente despressurizarão e repressurizado.

Se a máquina esta completa não precisa comprar nada .

Entendi, mas vou ver na internet como faço, mas e eu nao quiser mexer com o filtro original, posso comprar esse que você informou no link?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá, pessoal.

Eu gostaria de relatar para outros iniciantes (como eu) a minha curta experiência fazendo café espresso em casa  (espero que esse tópico seja adequado). Tive as mesmas dúvidas que inúmeros iniciantes postam aqui desde o início do fórum.
O meu recado aqui é simples: confiem, acreditem, tenham fé no que inúmeras pessoas mais experientes dizem por aqui. Peço desculpas pelo texto longo, mas estou tentando cobrir tudo que posso. Se você é iniciante e não tem tanta paciência pra ler, vá direto para as conclusões.

Interesse por espresso
 
Há cerca de três meses decidi comprar uma máquina semiautomática para aprender. Li muitos posts a respeito de máquinas de entrada aqui no fórum e decidi comprar uma DeLonghi EC220 usada. Não quis gastar muito por não saber o quanto eu me envolveria com café (olha que inocência :))
Até este momento eu tinha um ano tentando fazer café com uma Moka Bialetti. Tinha resultados mais estáveis com um moedor de mós cônicas genérico e resultados imprevisíveis com o moedor de lâminas Cadence.
 
Escolha da máquina
 
Apesar da DeLonghi EC220 não ser mais vendida em loja alguma no Brasil, percebi que ela é simples e robusta o suficiente para não me deixar na mão e bem documentada o suficiente, caso eu mesmo precise consertar. Cheguei a essa conclusão a partir de uma conversa de 2015 entre @carlos eduardo e @claudio lippolis.
As peças estão disponíveis na NS Shop (https://nsshop.com.br/) e E Replacement Parts (https://www.ereplacementparts.com/). Ver a conversa em 
Primeiros passos e teste da máquina
 
Comprei a máquina usada, limpei filtros, chuveirinho e válvula com uma escova de dentes e sabão neutro. Na época só estava com o moedor de lâminas, que inocentemente achei poder substituir o moedor de mós cônicas que estava morrendo. Tentei extrair um, dois, três, vários cafés com um grão Raposeiras Catucaí Vermelho, de torra clara, e nada de crema. Como muitos iniciantes, achei que poderia ser um problema com a máquina. Então vi uma conversa do @carlos eduardo sobre o uso de sachês para quem não tem moedor e pensei que poderia tirar a prova do estado da máquina testando com um sachê. Então comprei um sachê Pilão (não tinha me dado conta do detalhe do ESE), dei um jeito de encaixar o sachê no filtro e na primeira tentativa saiu um café com uma crema linda (em comparação à ausência total, pelo menos) e um sabor horroroso.
Conversa sobre sachê aqui: 
 
Fiz ainda dois testes para verificar problemas com a máquina: quantidade de água sem filtro em 30 segundos e temperatura. Os valores eram similares ao que se fala por aqui (120 gramas a cerca de 90 graus no copinho de isopor). Ver informações em 

 

Moedor e balança

Passei a ler o fórum diariamente para aprender e encontrei quatro sugestões básicas: moedor decente, filtro despressurizado, tamper, café com torra recente e balança de precisão de 0,1g. Logo entendi que o moedor é o equipamento crítico na preparação de um café e considerei seriamente o Bravo Mini do @Gilberto, mas  a compra foi reprovada em casa pela patroa e acabei com o Hario Slim, bem conceituado por aqui para espresso. Comprei uma balança de 0,1g (tinha uma 'Tomate’, de precisão de 1g, que não dava conta) e um café em grão (Latitude 13 ou Feito a Grão, não lembro) de uns 40 dias de torra. Após alguns testes de regulagem do moedor, obtive uma espuma clarinha com os filtros pressurizados originais. Decidi então dar o próximo passo das sugestões básicas.

Ver informações sobre o Bravo Mini aqui: 

 

Filtros despressurizados

Comprei dois filtros despressurizados na NSShop (single e double) e após loooonga espera dos Correios, comecei a usar e já vi o café melhorar no sabor e na crema.

 

Condução de experimentos

Durante a espera pelos filtros encontrei um conselho do @LUW em uma conversa sobre coados que me inspirou. Com a sugestão dele de tentar encontrar uma “fórmula básica”, busquei minimizar variáveis: na medida do possível usar somente um mesmo grão, o mesmo método de extração (espresso nesse caso), os mesmos equipamentos (moedor, filtro), os mesmos parâmetros (quantidade de café na entrada, regulagem do moedor, pressão com o “tamper” original da máquina e quantidade de café na xícara). Criei uma planilha com parâmetros de entrada e saída e a minha avaliação do resultado e passei a anotar cada extração e comecei a testar item por item até chegar a um sabor agradável a meu paladar.

Ver conversa sobre coados aqui: 

 

Aprendi que é mais fácil obter um café melhor com o filtro duplo (cerca de 15g) do que com o single (7g) e que manter uma razão de extração constante (BR de brew ratio, ou ainda EBR, de espresso brew ratio) era crítico para achar essa “fórmula básica”. Testei com valores entre 1:2 e 1:4 e por enquanto consegui melhores resultados com 1:3 (um normale espresso, de acordo com https://home.lamarzoccousa.com/brew-ratios-around-world/). Com esses experimentos consegui chegar a um sabor agradável.

 

Temperatura da água

Para garantir a temperatura da água experimentei deixar ligada por 20 ou 30 minutos antes de usar. Já vi que com cerca de 10 minutos, expurgando rapidamente a água, a luz verde apaga e quando acende de novo e expurgo novamente, sai vapor e a temperatura parece adequada.

 

Tamper e WDT

Com o tamper de @JC TAMPERS e uma técnica de distribuição do pó no filtro (Weiss Distribution Technique, ou WDT) consegui obter uma crema bem bonitinha.

 

Resultados

Com a reunião de todos esses detalhes consegui a extração de um café com bom sabor e crema bem simpática, conforme vídeo abaixo. Fez uma bagunça, mas o café ficou bom :)

Para esse resultado eu usei esses parâmetros:

. Café Feito a grão “Espresso”, com 16 dias de torra
. Moagem de 15g no Hario Slim com regulagem de 6 cliques
. Técnica de distribuição do pó WDT com uma agulha de Latte e um copo de isopor cortado como funil.
. Filtro despressurizado duplo
. Pressão forte no tamper (algo mais que 10Kg, minha balança não vai além)
. Máquina pré-aquecida por 14 minutos com pequeno expurgo de água
. Porta-filtro com fundo desparafusado para filmar (não uso assim)
. 25 segundos de extração e 45g na xícara

 

Conclusão

Consegui bons resultados com uma máquina de entrada DeLonghi EC220 seguindo esses passos que aprendi aqui no fórum:

. Escolha de uma máquina robusta, de fácil manutenção e com peças de reposição disponíveis
. Limpeza de filtros e chuveirinho com escova de dentes e detergente neutro
. Testes de vazão e temperatura da água
. Teste com sachê para garantir que a máquina é capaz de fazer um café com crema

. Uso de um moinho decente (Mimoso, Hario Slim ou Bravo Mini entre os manuais)
. Uso de um filtro despressurizado
. Uso de um tamper
. Café com pouco tempo de torra
. Registro de extrações para ter parâmetro para mudança de variáveis

 

Vejo que é preciso paciência e persistência para conseguir um bom café, mas estou achando a brincadeira divertida.

Apesar de usar a DeLonghi EC220, acredito que esses passos podem ser seguidos com outra máquina de entrada semelhante.

Finalmente agradeço a todos os que contribuem para esse fórum. Encontrei a maioria das dicas aqui mesmo com a ferramenta de busca e umas poucas perguntas.

 

Foto do equipamento que usei:

5b098df894c04_DSC_0975(1).thumb.JPG.70c76c4683bbc26e48a5adb5d8b0bb6d.JPG

 

EDIÇÃO

Links internos

 

 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Marcos Sampaio disse:

Olá, pessoal.

Eu gostaria de relatar para outros iniciantes (como eu) a minha curta experiência fazendo café espresso em casa  (espero que esse tópico seja adequado). Tive as mesmas dúvidas que inúmeros iniciantes postam aqui desde o início do fórum.
O meu recado aqui é simples: confiem, acreditem, tenham fé no que inúmeras pessoas mais experientes dizem por aqui. Peço desculpas pelo texto longo, mas estou tentando cobrir tudo que posso. Se você é iniciante e não tem tanta paciência pra ler, vá direto para as conclusões.

Interesse por espresso
 
Há cerca de três meses decidi comprar uma máquina semiautomática para aprender. Li muitos posts a respeito de máquinas de entrada aqui no fórum e decidi comprar uma DeLonghi EC220 usada. Não quis gastar muito por não saber o quanto eu me envolveria com café (olha que inocência :))
Até este momento eu tinha um ano tentando fazer café com uma Moka Bialetti. Tinha resultados mais estáveis com um moedor de mós cônicas genérico e resultados imprevisíveis com o moedor de lâminas Cadence.
 
Escolha da máquina
 
Apesar da DeLonghi EC220 não ser mais vendida em loja alguma no Brasil, percebi que ela é simples e robusta o suficiente para não me deixar na mão e bem documentada o suficiente, caso eu mesmo precise consertar. Cheguei a essa conclusão a partir de uma conversa de 2015 entre @carlos eduardo e @claudio lippolis.
As peças estão disponíveis na NS Shop (https://nsshop.com.br/) e E Replacement Parts (https://www.ereplacementparts.com/). Ver a conversa em 
Primeiros passos e teste da máquina
 
Comprei a máquina usada, limpei filtros, chuveirinho e válvula com uma escova de dentes e sabão neutro. Na época só estava com o moedor de lâminas, que inocentemente achei poder substituir o moedor de mós cônicas que estava morrendo. Tentei extrair um, dois, três, vários cafés com um grão Raposeiras Catucaí Vermelho, de torra clara, e nada de crema. Como muitos iniciantes, achei que poderia ser um problema com a máquina. Então vi uma conversa do @carlos eduardo sobre o uso de sachês para quem não tem moedor e pensei que poderia tirar a prova do estado da máquina testando com um sachê. Então comprei um sachê Pilão (não tinha me dado conta do detalhe do ESE), dei um jeito de encaixar o sachê no filtro e na primeira tentativa saiu um café com uma crema linda (em comparação à ausência total, pelo menos) e um sabor horroroso.
Conversa sobre sachê aqui: 
 
Fiz ainda dois testes para verificar problemas com a máquina: quantidade de água sem filtro em 30 segundos e temperatura. Os valores eram similares ao que se fala por aqui (120 gramas a cerca de 90 graus no copinho de isopor). Ver informações em 

 

Moedor e balança

Passei a ler o fórum diariamente para aprender e encontrei quatro sugestões básicas: moedor decente, filtro despressurizado, tamper, café com torra recente e balança de precisão de 0,1g. Logo entendi que o moedor é o equipamento crítico na preparação de um café e considerei seriamente o Bravo Mini do @Gilberto, mas  a compra foi reprovada em casa pela patroa e acabei com o Hario Slim, bem conceituado por aqui para espresso. Comprei uma balança de 0,1g (tinha uma 'Tomate’, de precisão de 1g, que não dava conta) e um café em grão (Latitude 13 ou Feito a Grão, não lembro) de uns 40 dias de torra. Após alguns testes de regulagem do moedor, obtive uma espuma clarinha com os filtros pressurizados originais. Decidi então dar o próximo passo das sugestões básicas.

Ver informações sobre o Bravo Mini aqui: 

 

Filtros despressurizados

Comprei dois filtros despressurizados na NSShop (single e double) e após loooonga espera dos Correios, comecei a usar e já vi o café melhorar no sabor e na crema.

 

Condução de experimentos

Durante a espera pelos filtros encontrei um conselho do @LUW em uma conversa sobre coados que me inspirou. Com a sugestão dele de tentar encontrar uma “fórmula básica”, busquei minimizar variáveis: na medida do possível usar somente um mesmo grão, o mesmo método de extração (espresso nesse caso), os mesmos equipamentos (moedor, filtro), os mesmos parâmetros (quantidade de café na entrada, regulagem do moedor, pressão com o “tamper” original da máquina e quantidade de café na xícara). Criei uma planilha com parâmetros de entrada e saída e a minha avaliação do resultado e passei a anotar cada extração e comecei a testar item por item até chegar a um sabor agradável a meu paladar.

Ver conversa sobre coados aqui: 

 

Aprendi que é mais fácil obter um café melhor com o filtro duplo (cerca de 15g) do que com o single (7g) e que manter uma razão de extração constante (BR de brew ratio, ou ainda EBR, de espresso brew ratio) era crítico para achar essa “fórmula básica”. Testei com valores entre 1:2 e 1:4 e por enquanto consegui melhores resultados com 1:3 (um normale espresso, de acordo com https://home.lamarzoccousa.com/brew-ratios-around-world/). Com esses experimentos consegui chegar a um sabor agradável.

 

Temperatura da água

Para garantir a temperatura da água experimentei deixar ligada por 20 ou 30 minutos antes de usar. Já vi que com cerca de 10 minutos, expurgando rapidamente a água, a luz verde apaga e quando acende de novo e expurgo novamente, sai vapor e a temperatura parece adequada.

 

Tamper e WDT

Com o tamper de @JC TAMPERS e uma técnica de distribuição do pó no filtro (Weiss Distribution Technique, ou WDT) consegui obter uma crema bem bonitinha.

 

Resultados

Com a reunião de todos esses detalhes consegui a extração de um café com bom sabor e crema bem simpática, conforme vídeo abaixo. Fez uma bagunça, mas o café ficou bom :)

Para esse resultado eu usei esses parâmetros:

. Café Feito a grão “Espresso”, com 16 dias de torra
. Moagem de 15g no Hario Slim com regulagem de 6 cliques
. Técnica de distribuição do pó WDT com uma agulha de Latte e um copo de isopor cortado como funil.
. Filtro despressurizado duplo
. Pressão forte no tamper (algo mais que 10Kg, minha balança não vai além)
. Máquina pré-aquecida por 14 minutos com pequeno expurgo de água
. Porta-filtro com fundo desparafusado para filmar (não uso assim)
. 25 segundos de extração e 45g na xícara

 

Conclusão

Consegui bons resultados com uma máquina de entrada DeLonghi EC220 seguindo esses passos que aprendi aqui no fórum:

. Escolha de uma máquina robusta, de fácil manutenção e com peças de reposição disponíveis
. Limpeza de filtros e chuveirinho com escova de dentes e detergente neutro
. Testes de vazão e temperatura da água
. Teste com sachê para garantir que a máquina é capaz de fazer um café com crema

. Uso de um moinho decente (Mimoso, Hario Slim ou Bravo Mini entre os manuais)
. Uso de um filtro despressurizado
. Uso de um tamper
. Café com pouco tempo de torra
. Registro de extrações para ter parâmetro para mudança de variáveis

 

Vejo que é preciso paciência e persistência para conseguir um bom café, mas estou achando a brincadeira divertida.

Apesar de usar a DeLonghi EC220, acredito que esses passos podem ser seguidos com outra máquina de entrada semelhante.

Finalmente agradeço a todos os que contribuem para esse fórum. Encontrei a maioria das dicas aqui mesmo com a ferramenta de busca e umas poucas perguntas.

 

Foto do equipamento que usei:

5b098df894c04_DSC_0975(1).thumb.JPG.70c76c4683bbc26e48a5adb5d8b0bb6d.JPG

 

 

Parabéns pela dedicação amigo!! Café realmente é uma arte, um hobbie q me apaixonei!! Eu comecei a 2 anos e assim como vc tbm li muito tópico aqui antes de iniciar...e tbm comprei uma delongui igual a sua e muito tbm por conta do q vi o Carlos Eduardo falando rsrsrs e tbm um hario slim e cafés frescos, mas aí foi com as compras de cafés verdes e já fui logo de primeira aprendendo torrar, extrair, wdt, etc tudo de uma vez, foi e ainda é muito legal e a cada dia aprendemos mais, descobrimos coisas novas....

Eu despressurizei o meu filtro duplo...o simples nem uso pq gosto de fazer um café mais concentrado....tipo 15g para 30ml na xícara...

Uma coisa q melhorou bem minhas extrações foi o upgrade no moedor....em fevereiro comprei um breville....

Eu nunca consegui achar o filtro despressurizado da delongui....mesmo na nshop....

Vc poderia mandar o link desse naked q vc comprou??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Diogo Beraldo said:

Eu comecei a 2 anos e assim como vc tbm li muito tópico aqui antes de iniciar...e tbm comprei uma delongui igual a sua e muito tbm por conta do q vi o Carlos Eduardo falando rsrsrs

Valeu, @Diogo Beraldo! Muito legal isso! Pena não ter conhecido esse fórum antes. Só descobri quando pensei em buscar informações sobre uma máquina espresso pra comprar :(

2 hours ago, Diogo Beraldo said:

Uma coisa q melhorou bem minhas extrações foi o upgrade no moedor....em fevereiro comprei um breville....

O moedor é meu próximo upgrade. O Hario Slim é bem legal para meu consumo diário de até 4 cafés (60g). Mas quando erro a extração ou tenho alguma visita sinto a necessidade de um elétrico. Vi alguns tópicos de venda de Rancilio Rocky por até menos que R$ 1000 no histórico do fórum (em 2017). Estou monitorando diariamente para ver se aparece algo assim. O Breville é uma opção também, caso apareça.

De qualquer forma ainda preciso de um argumento mais forte que o da patroa, que diz que não preciso de moedor elétrico se tomo apenas 2 ou 3 espressos por dia :D.

2 hours ago, Diogo Beraldo said:

Eu nunca consegui achar o filtro despressurizado da delongui....mesmo na nshop....

Vc poderia mandar o link desse naked q vc comprou??

A referência desse filtro é 6115. Coloquei Delonghi 6115 no Google e apareceram anúncios no Mercado Livre. Na NSShop tem aqui: https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-dois-cafes-antiga-para-cafeteiras-delonghi-6115-6115.

Sobre o porta-filtro naked do vídeo, eu não o comprei, só desmontei o original para ver se tinha algum problema de canalização e fiz o filme que coloquei no post anterior. Não acho que dê para ficar usando assim, pois fica muito instável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2018 at 14:22, Marcos Sampaio disse:

Valeu, @Diogo Beraldo! Muito legal isso! Pena não ter conhecido esse fórum antes. Só descobri quando pensei em buscar informações sobre uma máquina espresso pra comprar :(

O moedor é meu próximo upgrade. O Hario Slim é bem legal para meu consumo diário de até 4 cafés (60g). Mas quando erro a extração ou tenho alguma visita sinto a necessidade de um elétrico. Vi alguns tópicos de venda de Rancilio Rocky por até menos que R$ 1000 no histórico do fórum (em 2017). Estou monitorando diariamente para ver se aparece algo assim. O Breville é uma opção também, caso apareça.

De qualquer forma ainda preciso de um argumento mais forte que o da patroa, que diz que não preciso de moedor elétrico se tomo apenas 2 ou 3 espressos por dia :D.

A referência desse filtro é 6115. Coloquei Delonghi 6115 no Google e apareceram anúncios no Mercado Livre. Na NSShop tem aqui: https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-dois-cafes-antiga-para-cafeteiras-delonghi-6115-6115.

Sobre o porta-filtro naked do vídeo, eu não o comprei, só desmontei o original para ver se tinha algum problema de canalização e fiz o filme que coloquei no post anterior. Não acho que dê para ficar usando assim, pois fica muito instável.

Então qto ao moedor....eu tenho tomado de 2 a 4 espressos p dia e mesmo assim achei q valeu muito a pena o investimento no moedor....agora consigo resultados bem melhores na xícara... No hario a moagem não é homogênea pois apesar de ser de mós de cerâmica ele tem um jogo no eixo...isso faz toda a diferença....

Obrigado pela indicação dos PF vou procurar lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Diogo Beraldo!

Sobre o moedor, espero poder fazer logo meu upgrade :-)

Sobre o filtro, esse duplo que comprei na NSShop dá 15g (51x20mm). Esses dias eu encontrei um no Ali Express de 51x25mm, mas não sei se cabe no porta-filtro. Como irei a SP nas próximas semanas, vou procurar um filtro maior em alguma loja física. Se não achar, vou arriscar esse do Ali Express mesmo (R$ 26 com frete).

Silver Stainless steel Coffee Machine 2 Cup 51mm Non Pressurized Filter basket

https://pt.aliexpress.com/item/Siver-Stainless-steel-Coffee-Machine-2-Cup-51mm-Non-Pressurized-Filter-basket/32727454720.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Oi, pessoal.

Escrevo aqui para compartilhar uma experiência que tive em relação a pré-aquecimento na DeLonghi EC220.

Em vários posts aqui no fórum há a recomendação de pré-aquecer a máquina de espresso para aquecer o grupo e atingir temperatura adequada. Desde sempre fiz esse pré-aquecimento por um tempo entre 10 e 20 minutos, mas dias atrás tive uma experiência interessante. Liguei a máquina e apenas um minuto depois, tive que desligar para dar uma saída rápida, na rua. Quando voltei, uns 10 minutos depois, percebi que o grupo estava tão quente, como se eu a tivesse esquecido ligada. Após alguns testes, passei então a ligar a máquina por um minuto, desligar por dez e ligar por mais um ou dois minutos antes de usar. Não tive como medir a temperatura exata da água que sai, mas acredito que com esse procedimento, estou tendo os mesmos resultados que tinha quando deixava a máquina ligada por um tempo 10 vezes maior.

Alguém por aqui já fez experiências desse tipo? Não encontrei em minhas pesquisas pelo fórum, mas posso ter me passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2016 at 16:56, pedro7x disse:

Aproveitando, gostaria de compartilhar uma mudança simples que fiz no vaporizador, com a sugestão do Mikeyb31 que vi no post:

 

http://coffeegeek.com/forums/espresso/machinemods/555131?LastView=1461007699&Page=3

 

Super simples e que, na minha opinião, melhora um pouco o mesmo. Basta:

 

* Bico de contato M6 da Binzel (1.0mm):

http://www.serflex.com.br/produto/1978/pecas---consumiveis-binzel/produto/bico-contato-m6-ecu-10-mm-d-8-x-28-mm

 

140.0059.gif

 

* Prolongador (ou Porca acoplamento) M6

http://www.ferragensjk.com.br/produtos_detail.php?id_produtos=94

 

m6-studding-connectors-bright-zinc-plate

 

* Veda rosca

 

Só a limpeza que fica um pouco mais complicada, mas como é bem simples e barato de fazer (não gastei nem R$10, pois achei ambas as partes em lojas locais), acho que vale a pena testar.

 

Estou pensando em fazer mais um ou dois furos na ponta para facilitar o movimento de rotação, mas tenho que achar a broca do tamanho certo antes.

O Post já é bem antigo, mas só pra constar que segui a sugestão do Pedro7x e posso dizer que realmente vale a pena alterar o bico do vaporizador. 

Acredito que não deva ficar tão bom quanto utilizar o Braço Vaporizador da Rancilio Silvia já recomendado, mas por R$ 8,50 no bico mais R$1,10 do prolongador, não há nada melhor nessa faixa de preço. O resultado final do leite vaporizado definitivamente melhora muito. Requer um pouco de prática, mas já é bem mais fácil conseguir um leite vaporizado decente. 
Fora o fato de não ser necessário desmontar a cafeteira, facilita muito a vida. 

Para aqueles que tem interesse em modificar sem precisar gastar muito, não pensem duas vezes.

Eu achei os itens em uma casa de parafusos/ferragens.

Seguem fotos. 

Abraço a todos.

IMG_20180709_143223104.jpg

IMG_20180709_143420379.jpg

IMG_20180709_144649205_LL.jpg

IMG_20180709_144653702_LL.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/07/2018 at 15:01, Marcos Sampaio disse:

Oi, pessoal.

Escrevo aqui para compartilhar uma experiência que tive em relação a pré-aquecimento na DeLonghi EC220.

Em vários posts aqui no fórum há a recomendação de pré-aquecer a máquina de espresso para aquecer o grupo e atingir temperatura adequada. Desde sempre fiz esse pré-aquecimento por um tempo entre 10 e 20 minutos, mas dias atrás tive uma experiência interessante. Liguei a máquina e apenas um minuto depois, tive que desligar para dar uma saída rápida, na rua. Quando voltei, uns 10 minutos depois, percebi que o grupo estava tão quente, como se eu a tivesse esquecido ligada. Após alguns testes, passei então a ligar a máquina por um minuto, desligar por dez e ligar por mais um ou dois minutos antes de usar. Não tive como medir a temperatura exata da água que sai, mas acredito que com esse procedimento, estou tendo os mesmos resultados que tinha quando deixava a máquina ligada por um tempo 10 vezes maior.

Alguém por aqui já fez experiências desse tipo? Não encontrei em minhas pesquisas pelo fórum, mas posso ter me passado.

Oi Marcos, 

sempre deixo a máquina ligada de 10 a 15 minutos antes de usá-la. 

Vou fazer esse procedimento que você comentou e te dou um retorno. 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @davi.naizer. Eu estou fazendo uns experimentos com esse liga desliga pra aprender mais e tentar otimizar o pré-aquecimento. Com um termômetro encostado no grupo (veja foto abaixo), eu deixei a máquina ligada por um minuto e desligada por 11. Nesse tempo a temperatura subiu de cerca de 26 a 44 e começou a cair. Então liguei por mais um minuto e desliguei por 9 minutos. Nesse tempo a temperatura chegou a cerca de 60 graus e começou a cair. Liguei por mais 1 minuto e meio e tirei o café.

Considero o método que usei para obter a temperatura altamente questionável, pois o termômetro toca levemente o grupo, mas eu não tenho outra forma de proceder. Como não é um experimento científico, vou cometer esse pecado :-)

Tenho dois testes em mente para fazer ainda, com a máquina 20 minutos ligada por todo o tempo e 20 minutos, ligada por 3 e desligada por 17. Vou medir a temperatura da água que sai do chuveirinho nessas duas condições. Usarei xícara de porcelana e copinho de isopor. Deixarei o termômetro em um copo de água externo em temperatura próxima à esperada para a água não esfriar enquanto o termômetro capta o valor.

O objetivo é verificar se consigo atingir a mesma temperatura com os dois métodos de pré-aquecimento.

Aceito sugestões. Logo que tiver resultados eu informo aqui.

 

IMG_20180709_130933171.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Marcos Sampaio
Agora pouco fiz exatamente teste similar. Liguei a máquina e em seguida dei um expurgo. Temperatura da água na xícara de porcelana ~30º.
Aguardei cerca de 1 minuto e desliguei a maquina, conforme sua indicação.
Deixei ela desligada durante ~10 minutos, liguei novamente e em seguida novo expurgo: ~51º na xícara.
Isso confirma um pouco sua teoria  de que a máquina se mantem quente. Acredito que quando a máquina é acionada a resistência interna da caldeira deve permanecer ainda em alta temperatura, mantendo a água que está na caldeira quente. 

Após este teste deixei a máquina ligada ~10 minutos e dei novo expurgo: ~61º.
Outro teste, máquina ligada ~15 minutos, novo expurgo: ~66º.

O que pude perceber, e entendo o porque da recomendação de vários outros membros de deixar a máquina ligada pelo menos ~10 min, é que o expurgo dura muito mais tempo com o LED verde acionado. Como toda máquina (caldeira, porta filtro, peneira, etc) está mais quente, a água se mantem quente mais tempo durante o expurgo.
Considerando que uma extração adequada dure entre 25 a 30 segundos, o ideal é deixar a máquina ligada por um período de pelo menos 15 min, para que o durante o expurgo a água mantenha uma temperatura mais estável e mais elevada.

Espero ter ajudado.

Abs


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @davi.naizer. Obrigado pela ajuda com o teste :-)

A minha premissa é que uma máquina com a caldeira pequena pode aquecer a água, caldeira e grupo de forma eficaz intercalando momentos com ela ligada e desligada. Para aquecer todos esses itens é preciso que o calor da água de dentro da caldeira seja transferido para todo o grupo, o que leva algum tempo. O calor da água é transferido aos demais itens, esteja a máquina ligada ou não. Então, o objetivo aqui é verificar se é possível diminuir o tempo que a máquina fica efetivamente ligada. É importante lembrar que essa máquina aquece a água bem rapidamente, com a luz verde acendendo em menos de dois minutos, e que com esse tempo, o grupo permanece em temperatura ambiente ou, no máximo, levemente morno.

Para investigar se minha premissa é verdadeira, resolvi fazer um experimento com dois procedimentos e comparar:

1. Intercalar momentos com a máquina ligada e desligada em um total de 20 minutos.

2. Manter a máquina ligada por um tempo total de 20 minutos.

Hoje só pude fazer o teste com o primeiro procedimento. Farei o segundo amanhã, com a máquina em temperatura ambiente.

Metodologia

Com um termômetro encostado no grupo/porta-filtro e um cronômetro, registrei a temperatura nos tempos 0, 1, 6, 11, 12, 19 e 20 minutos. Deixei a máquina ligada nos intervalos de tempo 0-1, 11-12, 19-20 minutos. Deixei desligada nos demais intervalos (1-11 e 12-19).

Ao final, coloquei o termômetro em um vaso externo de água a cerca de 75 graus enquanto expurgava a água direto em um copinho de isopor, sem o porta-filtro. Após expurgar água por cerca de 10 segundos, medi a temperatura e alguns segundos depois chegou a 85,9 graus e começou a cair.

Dados (resultados)

Obtive as temperaturas abaixo indicadas.

t0: 0:00min 27,1˚C

t1 1:00min 27,1˚C

t2 6:00min 38,0˚C

t3 11:00min 43,6˚C

t4 12:00min  44,1˚C

t5 19:00min 56,8˚C

t6 20:00min 57,6˚C

Temperatura no copo (10s de água extraída): 85,9˚C

Comentários preliminares

A metodologia é meio tosca, mas, como falei no post anterior, é o que tenho disponível. Considero que 85,9˚C é uma temperatura bem interessante para uma máquina que ficou apenas 3 minutos ligada.

Amanhã repetirei o teste com a segunda situação, mantendo a máquina ligada por 20 minutos e irei comparar e compartilhar os resultados aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal.

Hoje fiz o segundo experimento que mencionei no post acima, de deixar a máquina ligada direto por 20 minutos. Ao final desse tempo, extraí água por 10 segundos em um copinho de isopor, com a temperatura de 83,6˚C. Não fiquei satisfeito com a temperatura menor do que 85,9˚C, obtida com o experimento 1 (de intercalar momentos com a máquina ligada e desligada). Fiz uma segunda extração de água por 10 segundos, fora dos planos, e obtive a temperatura de 86,8˚C.

Em função dos valores obtidos, considero minha premissa inicial aceitável (uma máquina com a caldeira pequena pode aquecer a água, caldeira e grupo de forma eficaz intercalando momentos com ela ligada e desligada). Obviamente, para chegar a uma resposta mais precisa, seria necessário formalizar esses testes melhorando a metodologia.

Por enquanto, sigo com o método que propus, de preaquecer a máquina intercalando momentos com ela ligada e desligada.

Seguem os dados que obtive:

Medição Tempo Exp.1 Exp.2
0 0:00 27.1˚C 26.3˚C
1 1:00 27.1˚C 26.3˚C
2 6:00 38.0˚C 40.4˚C
3 11:00 43.6˚C 50.8˚C
4 12:00 44.1˚C 52.2˚C
5 19:00 56.8˚C 59.9˚C
6 20:00 57.6˚C 60.5˚C


Temperatura no copinho de isopor:

Exp. 1: 85,9˚C (em medição única)

Exp. 2: 83,6˚C (e 86,8˚C em segunda medição)

No experimento 1, máquina ligada entre medições 0 e 1, 3 e 4, e 5 e 6. Desligada entre 1 e 3 e 4 e 5.

No experimento 2, máquina ligada entre medições 0 e 6.

Máquina usada: DeLonghi BAR32 (igual à EC220)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Oi. Estou adorando o fórum. Sou novato e ja vi que a galera daqui é super comprometida com a qualidade dos detalhes que fazem do café um grande prazer e não uma decepção. Acabo de adquirir uma Delonghi EC220. Gostaria de saber se há alguns testes que podem ser feitos para saber se a máquina está em boas condicões? (Como teste de vazão, aquecimento da água)

Outra dúvida é sobre o filtro despressurizado. As peneiras da Delonghi BAR14F são compatíveis com a EC220?    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Marcos. Interessante seu experimento. Bem proveitoso. Vou fazer alguns testes com a minha máquina nesse sentido. Uma coisa de se levar em consideração seria a temperatura e pressão do ambiente na hora dos experimentos. Sei que não é uma experiência de alta precisão mas com certeza influencia nas medições. Você pode recomendar o termômetro, balança e o tamper? Vou pegar todas suas dicas pois estou com o mesmo equipamento que você. Hehe... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @`Shiva. Bem vindo ao fórum e parabéns pela aquisição.

Sobre esse "experimento" que fiz com o pré-aquecimento, tenho um acréscimo: Basta ligar a máquina até acender a lâmpada (cerca de 1 minuto e meio), desligar e depois de uns 10 minutos, ligar e usar a máquina normalmente.

Sobre procedimentos para verificar se a máquina está ok, você pode verificar o volume e temperatura de água você obtém com uns 30 segundos de flush. Imagino que comprou usada, já que ela está fora de linha. Então vale a pena dar uma boa limpada, inclusive tirar o chuveirinho e passar uma escova pra limpar tudo. A minha estava bem suja quando comprei. Sobre essa questão da máquina estar ok, no meu início eu nunca conseguia fazer um café com crema. Como muita gente, pensei que o problema estava na máquina. Na época eu não tinha tamper, não tinha moedor de mós, não tinha café adequado. Não tinha como dar certo, né? Fui seguindo o que as pessoas falavam aqui e consigo fazer um café bem razoável com essa máquina.

Sobre os acessórios que estou usando com a DeLonghi, acho o termômetro dispensável. Serviu pra conhecer melhor a máquina, mas ele é desnecessário no uso normal. O tamper é do @JC TAMPERS, e a balança tem precisão de 0,1g. Eu tenho também filtros despressurizados que comprei na NS Shop (https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-dois-cafes-antiga-para-cafeteiras-delonghi-6115-6115).

Uma coisa fundamental como você já deve ter visto aqui no fórum é o moinho. Incialmente usei um Hario Slim, mas desde que comprei o Baratza Preciso eu não usei mais ele pra espresso. Uma hora dessa vou testar pra registrar aqui.

Sobre o filtro que você perguntou, acho que não serve. Já o da Oster cabe certinho. Inclusive um dos que tenho é da Oster, que ganhei de um amigo.

Bom, por enquanto é isso. Qualquer dúvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Oi. Obrigado pelas palavras... Você acha que este filtro para cafeteira Delonghi antiga parece o mesmo que o seu 6115? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1009375191-filtro-grande-cafeteira-delonghi-bar14f-original-_JM

Você considera este filtro 6115 melhor do que o original despressurizado

Em relação ao teste de funcionamento com a cápsula ESE. Você chegou a fazê-lo no início pra garantir que o problema não era a máquina? 

Vou me preparar para comprar o Hario Slim também...E só para confirmar o tamper é de 51mm, certo?

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 hours ago, `Shiva said:

Você acha que este filtro para cafeteira Delonghi antiga parece o mesmo que o seu 6115? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1009375191-filtro-grande-cafeteira-delonghi-bar14f-original-_JM

Não sei se esse filtro cabe. Pela foto, a proporção de altura e largura parece bem diferente dos que tenho aqui. 

2 hours ago, `Shiva said:

Você considera este filtro 6115 melhor do que o original despressurizado

Sim, acho melhor, mas como meu primeiro upgrade foi o filtro, não cheguei a testar essa modificação do filtro original com o tamper. Acho que o anel de borracha fica meio solto.

2 hours ago, `Shiva said:

Em relação ao teste de funcionamento com a cápsula ESE. Você chegou a fazê-lo no início pra garantir que o problema não era a máquina?

Sim, no início eu tinha um moedor de lâminas Cadence e o filtro original pressurizado. Meu café nunca tinha crema, então testei com um sachê e a crema apareceu (e o sabor sumiu. rsrsrs). 

2 hours ago, `Shiva said:

Vou me preparar para comprar o Hario Slim também...

O Hario Slim foi o primeiro moedor de mós que pude comprar, mas há outras opções. Hoje só uso o Slim no meu kit viagem.

2 hours ago, `Shiva said:

E só para confirmar o tamper é de 51mm, certo?

Exato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

 

Oi. Obrigado pelas palavras... Você acha que este filtro para cafeteira Delonghi antiga parece o mesmo que o seu 6115? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1009375191-filtro-grande-cafeteira-delonghi-bar14f-original-_JM

Você considera este filtro 6115 melhor do que o original despressurizado

Em relação ao teste de funcionamento com a cápsula ESE. Você chegou a fazê-lo no início pra garantir que o problema não era a máquina? 

Vou me preparar para comprar o Hario Slim também...E só para confirmar o tamper é de 51mm, certo?

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Marcos,

Só para esclarecer um comentário seu sobre o filtro despressurizado 6115 da delonghi. Você achou ele muito raso para colocar uma quantidade de cafe maior que 15 gramas? Você diria que cabem 18?  

Obs: Na minha máquina, notei que toda vez que preparo um cafe, o vaporizador gira e move-se  sozinho contra o cachimbo. A sua faz isso também? Alguma dica de como fazer ele parar virado para lateral da máquina? Existe algum aperto ou regulagem?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @`Shiva. A depender do café, até dá para colocar 18g no filtro duplo, mas fica no limite. Nunca consegui fazer bem com tanto pó. Prefiro colocar em torno de 16g (com 0.5g a mais ou a menos, no máximo).

Sobre o vaporizador, aqui também tende a mexer para encostar no cachimbo, mas não chega a tanto. Confesso que nunca me importei :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Tarde galerinha,estou com uma dúvida,fiz a medição interna do filtro da minha delonghi, porém já deixo claro que não foi com paquímetro e sim com uma simples fita métrica,e o valor deu 53mm,estou querendo comprar o tamper pra ela mais estou na dúvida se o de 53mm vai servir,ou se de repente o de 51mm possa sobrar nas laterais,alguém já mediu ou usa o tamper de 53mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Encontrei esse DeLonghi por R$180 usada. Vale mesmo o investimento?

Meu maior medo é desses relatos desencontrados sobre a pressurização. É realmente um problema de técnica ou problema do produto?

Quanto aos equipamentos, já tenho um Porlex que uso com minha Bialetti e prensa, então já deve ser o suficiente. Infelizmente, também vou ter que me virar com uma balança tomate por enquanto. Só tenho interesse de comprar um tamper e filtro despressurizado no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Na verdade, não é problema nem de técnica nem de produto. O filtro pressurizado foi uma solução encontrada pela indústria para facilitar a venda de máquinas de espresso caseiras, pois dispensa a utilização de moedores bons (normalmente muito caros). O filtro pressurizado aceita cafés com granulometria maior e irregular e ainda produz uma pseudocrema que deixa o café com um aspecto bem parecido com o espresso de máquinas comerciais.

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...