Ir para conteúdo

Café variedade Laurina e o Campeão do Leilão ABIC


Postagens recomendadas

Na reunião do CDC Rio , teria alguns microlotes para prova , mas eu não esperava nada muito especial , tanto é que nós levamos nossos cafés para incrementar o evento.

Mas para minha surpresa os microlotes eram dois cafés excepcionais , muito difíceis de aparecer aqui no Rio , que é  meio periferia no mundo do cafe , não só excepcionais como raros .

35844855924_531335f622_c.jpg20170819_225201 by Carlos Eduardo, no Flickr

O Primeiro é o Laurina Maceração Carbônica , torra de 11/8/17 , quando o Leo me mostrou o café,  eu disse que não tinha a mínima idéia do que era , ele me mostrou o texto que o Moço tinha enviado e entendi que Laurina era uma variedade de Arábica e Maceração Carbônica era uma fermentação,  mas que era usada para vinho .

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cafe/noticia/2017/05/cafe-mais-caro-do-brasil-sera-oferecido-em-bar-de-curitiba-neste-final-de-semana.html

Chegando em casa fui dar uma estudada para entender o que ia beber , nesse texto da pro cafe tem uma explicação simples.

http://fundacaoprocafe.com.br/faq/variedades/gostaria-de-saber-sobre-variedade-laurina

Não existe plantação comercial dessa variedade no Brasil , a planta é  pequena tem grãos pequenos e baixa produtividade,  enquanto um pé  de Laurina produz 3 litros de frutas , o mundo novo/acaia produz de 8 a 10 litros.

Então qual o interesse nesse café?  O café é  doce e de alta qualidade , mas a principal característica é o baixo teor de cafeína (0,6%) , em textos estrangeiros vc descobre que existe uma corrida para produzir café "natural" sem cafeína a partir dessa variedade .

Essa variedade desenvolvida pela Daterra tem 0,3% de cafeína,  enquanto um Arábica tem em média 1,2% e o conilon 2,3%.

Para começar o grão é  realmente pequeno , na foto a esquerda o Laurina do Moço,  no centro o Moka da compra coletiva , que se não me engano era peneira 9 e na direita um FAF orgânico com peneira 16 .

35866361314_4d272c1839_c.jpg20170820_205152 by Carlos Eduardo, no Flickr

No espresso foi uma surpresa a torra ótima para espresso , mesmo ponto de torra que o espresso 22 da6 isso é  café,  muuuuita crema o que não é  comum nas torras do Moço  (quem se lembra do frutado ao quadrado) com medo da acidez eu preparei uma BR de 39% , deu um espresso muito doce , cremoso , com acidez média e frutado , muito exótico. 

Deu uma leve tigrada.

35898734483_379ae17e3a_c.jpg20170821_042353 by Carlos Eduardo, no Flickr

Agora no coado esse café arrebenta , na reunião nos preparamos ele, mas ficou fraco , em casa eu preparei ele em uma FP Hario de 300 ml , moído no Forté em 8M , 1/10 , 1 min de pré e 4 de infusão mexendo sempre. 

Deu o melhor coado que eu bebo faz tempo , muito doce  (realmente doce) , acidez muito discreta , minha mulher falou que o café não tinha aquela travada do cafe comum :D traduzindo , o café não tem adistringencia nenhuma , é  frutado e tem aromas herbaceos , outra tirada de minha mulher foi que não parece café , apesar de ter gosto de café. :)

 

 

 

 

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fiz no espresso e gostei MUITO. Ia fazer coado mas... dormi a tarde toda. [emoji2] [emoji2] [emoji2]
Vou fazer hoje na AP.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O outro café foi o Campeão do 13° Leilão da ABIC. Torra de 9/8/17

http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=304

Esse deu um espresso espetacular , um Mundo Novo com torra media com o mesmo ponto de moagem do Laurina , doce ,  sem acidez , o aroma uma mistura , de frutas e amêndoas com um aroma de .... pão ! , na hora não entendi o aroma de pão,  lendo mais descobri que esse aroma fica por conta do "levemente maltado" do rótulo. 

Deu um espresso , encorpado , doce , sem acidez , aroma que varia de frutado , para amêndoas e pão ou algum cereal , infelizmente a complexidade foge ao meu pobre paladar , mas com certeza foi um dos melhores espressos que já provei de SO.

BR de 40% e também tigrou. 

36535372742_258e825081_c.jpg20170820_225645 by Carlos Eduardo, no Flickr

Para quem mora no Rio , esses cafés por um preço alto mas razoável é  raridade , eu fiz as contas , o Laurina foi 60 reais , para quem mora no Rio , um Sombra da Isso é  café  (SP) chega  aqui por sedex por 69 reais e por PAC por 58 , a mesma coisa para um Unique Organico (MG) e se pensar no Terroa (BA) aí fica bem mais caro , sem falar que as torras são de 9/8 e 11/8 .

Depois de tanto café faltou provar esse mundo novo coado , farei isso hoje. :D

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

60 reais o pacote de 250g? até que é um valor razoável, na época que foi servido na cafeteria era 40 a xícara rsss, tem em algum site vendendo esses cafés?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1 pro Laurina e obrigado por ter feito essa pesquisa @carlos eduardo !

Achei no nivel do sitio Helker (coffee lab) que tb é um café bem caro.
Mas parece que de fato é bem mais raro e delicado então certamente vale
para quem puder ter um pacote. Eu congelei e vou tomando aos poucos :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o pessoal conseguiu ele?
Já acho 60 reais bem salgado o preço, apesar deles valerem isso. Por esse valor, aqui em brasília, compro, no café cistina, cafés premiados mundialmente da fazenda da família deles.

Agora, Bruno Marinho disse:

+1 pro Laurina e obrigado por ter feito essa pesquisa @carlos eduardo !

Achei no nivel do sitio Helker (coffee lab) que tb é um café bem caro.
Mas parece que de fato é bem mais raro e delicado então certamente vale
para quem puder ter um pacote. Eu congelei e vou tomando aos poucos :)

Como vc congela seus cafés? Desculpe essa pergunta fora do tópico.
Congelo os meus no pacote deles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitei o frio que esta fazendo no Rio (raridade) e preparei de manhã um V60 (outra raridade)  com o mundo novo da ABIC , 1/10 , ficou amendoado , muito doce , sem acidez , bem encorpado e sem adistringencia. 

Minha humilde avaliação total , esse mundo novo arrebentou no espresso é ficou ótimo no coado.

O Laurina arrebentou no coado e ficou ótimo no espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei o Mundo Novo mas gostaria muito de ver uma torra mais clara nesse Laurina.
Ficou bom em Aeropress e v60, mas nem perto de cafés com torras mais adequadas ;)

Mais pelo menos em Aeropress vale extrair bastante ele (moi fino = espresso e extrai
pelo menos 3 minutos mexendo de 1 em 1).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É  que vc gosta de acidez , garanto que vc adorou o espresso com BR 100 % , o Leo preparou um Laurina com BR 70% , ficou uma limonada , lembra que eu tive que pedir água e comer um pão para tentar tirar o gosto.

Para mim se clarear piora.

Se o Moço ler que vc não achou a torra adequada , vai dar Chilique.  :lol:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahah. De fato eu curto ou no caso não sinto tanta acidez como você. Mas de modo
geral acho que um café tao especial quanto esse merecia uma torra um pouco mais clara.

Mas deve ser complicado de torrar pelo tamanho do grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E acabou ! Falei agora com o Leo , vendeu tudo rapidinho.

Vamos torçer que na proxima reunião apareçam microlotes tão bons , mas acho dificil superar esses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não,  mas a esposa dele disse que eles estão torrando 2 quase 3 sacas de 60kg por mês. 

No inverno está saindo muito café,  no verão vou sugerir vender cerveja. :lol:

A reunião não teria sido tão boa se fosse no verão,  em janeiro eu fico dias sem preparar espresso .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Eu sou velho , gosto de café quente e água gelada , provei cold brew no jamboree de 2015 , e desde então eu tentei algumas vezes , mas café gelado não desce .  

Prefiro mate :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita !

Confesso que pensei que essa matéria seria daquelas do nível "curiosidade" do mundo dos cafés, mas me deu um mundo de infos importantes agora que to na fase "coffee hunter/trader", principalmente no que diz a respeito da produção baiana (e os valores alcançados no leilão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...