Ir para conteúdo

Moka - Venus


Kaue Teixeira Lima

Postagens recomendadas

Pessoal, recentemente adiquiriminha primeira Bialetti =D. Uma venus. Notei uma diferença nela que nas MOkas classicas não tem. A Haste por onde sai o café esta Em cima de uma base, e o café pode cair em uma reentrância nas alterais. Porque isso ? Qual diferença que isso implica ? Se alguem souber :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A construção das mokas de inox realmente  é diferente, com planos estampados e acoplados, por isso as reentrâncias. Dá um trabalho maior na limpeza mas a qualidade do café feito nelas é superior, não sei se é psicológico, mas acho que ficam melhores. Tenho uma Bialetti e uma Alessi La Cupola de alumínio, mas os cafés que faço nas Slancio de inox, considero mais saborosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Ola amigos,

Tenho uma moka Bialetti Venus para 6 xicaras.

Temos conseguido tirar bons cafés nela mas tem uma coisa que me intriga e não sei se devia acontecer: Sempre sobra água na parte de baixo da cafeteira.

O meu procedimento tem sido encher o compartimento de café com grãos (não uso balança para medir a quantidade de pó quando faço café na Moka), em seguida vou para a moagem que vario nas posições de 18 a 20 no moedor baratza encore. Abasteço o compartimento com água já quente, para sair mais rápido o café.  Quando começa a subir mantenho a chama, que durante todo o processo fica no mínimo e quando já esta quase no fim da extração que desligo de vez. Pra mim nunca funcionou desligar a chama logo que começa a subir, aí que não sobe mesmo toda a água que deveria.

Alguém consegue me ajudar o que posso estar errando pra não conseguir extrair todo o pontencial da cafeteira?

Obrigada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou usar a chama mais forte?
Durante todo o processo nunca, só no fim. Não tentei porque achei que poderia queimar o café. Mas acho que vale a tentativa. Vi vários comentários de sempre usar a chama baixa, desligar antes de terminar a extração e até de comprar um suporte com tela de amianto pra isolar a moka da chama. Mas vou testar, vamos ver o que sai.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente chama maior vai dar pressão maior mais rapidamente, pois a pressão é do ar mais vapor que forma. 

As vezes tenho problema na Brikka se vaza ar/vapor pela vedação ou se o pó da pouco restritivo, aí não passa toda água, mas sobra bem pouquinho. 

No final, o que importa é o sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2018 at 15:17, Ana Reut disse:

O meu procedimento tem sido encher o compartimento de café com grãos (não uso balança para medir a quantidade de pó quando faço café na Moka)

Putz, eu sempre me batendo para saber de antemão quantos gramas botar de café na moka, pois dependendo da torra pesa mais ou pesa menos, e nunca tinha pensado nisso rs... Hoje fiz assim, medindo com os grãos e coube certinho após a moagem também... Valeu a "dica" Ana! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa noite pessoal,

Aproveitar o topico e tirar uma dúvida. Já procurei em diversos lugares e nunca encontrei. Tenho uma cafeteira GB(bem antiga, mas parece com a venus) que veio com essa peça da foto. Gostaria de saber pra que ela serve e como usar. Alguém tem uma luz? Ela encaixa certinho no receptáculo do pó. 

Eu uso quando quero fazer metade do volume. Mas não sei se coloco o pó por baixo ou por cima.

3.jpg

1.jpg

2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2019 at 20:32, rodriguez disse:

edit.: Descobri, é um filtro redutor mesmo. 

Legal. Não conhecia cafeteiras com isso. Mas imagino q seja só um facilitador pra quem não pesa quanto de café tá colocando, simplesmente enche o compartimento. Pra quem pesa, não acho q faça muita diferença botar esse redutor embaixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Paulo, não acho que o foco seria a dosagem volumétrica em si, mas a mecânica da extração... acho mesmo que o "redutor" seja útil também para quem usa balança.

Já tentou usar menos café no preparo da Moka?

Essas cafeteiras italianas dependem de o filtro estar relativamente cheio pra haver estabilização da pressão com alguma repetibilidade, não é? O bolo deve, ao inchar, tocar/pressionar a tela superior e estabilizar. Se quiser usar "meia dose", por exemplo, para fazer menos café ou mudar a BR, esse tipo de redutor me parece bem prático. Sem um limitador, ocorre turbulência e a integridade do bolo tende a ser rompida, ocorrendo fluxo irregular (similar à canalização) de água diretamente da caldeira para o reservatório/xícara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser, @Cabral... nunca pensei muito a respeito, e quase não uso moka. Tenho uma Brikka, com doses menores, até onde eu lembro, o pó sempre tava igualmente distribuído em cima quando eu desmontava... a água empurrava o pó pra tela superior. De qualquer forma, se a cafeteira veio com a peça, melhor usar, né... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... não tinha pensado na Brikka, acho que com a válvula de pressão o comportamento seja diferente... a água deve subir mais "de repente" e empurrar o café pra cima de uma vez, minimizando a bagunça.

Com meia dose de pó e meia dose de água, na Bialetti Express comum de 3 xícaras, sai mais ou menos metade do café em relação ao preparo completo, mas fica aguado e sub-extraído... horrível.

Tenho um "desodorizador" de tirar cheiro cítrico das mãos (depois de descascar laranja, por exemplo), pra esfregar na pele sob água corrente ao final da lavagem, cujo formato parece um "menthos" mas é oco e um tanto maior, feito com inox escovado liso. Colocando dentro do filtro da Bialetti com meia dose (coloco um pouco de pó, acomodo essa peça no meio, cubro com pó até completar) fica certinho o volume do filtro cheio usando apenas metade, daí a turbulência não acontece e o café sai bem melhor, praticamente a mesma coisa que preparar uma rodada completa de 3 xícaras. Saiu mais barato do que comprar outras cafeteiras, uma pra cada quantidade... só é um saco limpar depois.

Um espaçador desses ficaria muito bom nessa situação, substituindo a gambiarra.

E, fala sério... usar a Bialetti pra fazer café em hotel usando o ferro de passar roupas como chapa quente é prático demais... nunca fez isso? :lol: ... é só calçar com cuidado pra não virar, fica joinha. :P (se for ferro com jatos de vapor, esvaziar o reservatório antes, pra evitar vazamentos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Luis Paulo disse:

Legal. Não conhecia cafeteiras com isso. Mas imagino q seja só um facilitador pra quem não pesa quanto de café tá colocando, simplesmente enche o compartimento. Pra quem pesa, não acho q faça muita diferença botar esse redutor embaixo...

No caso dessas cafeteiras Bialetti, não faz sentido a preocupação com pesar café, pois elas foram feitas para serem usadas em sua capacidade "plena" de pó e de água. Inclusive essa é uma RECOMENDAÇÃO DA BIALETTI: Your Bialetti pot is designed to be used with full measures of water and coffee, and will not work properly, for instance, if you only half fill the pot with water and coffee.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tom, é sim bastante interessante pesar o pó depois de encher o filtro (pesando-o vazio e depois de preenchido de café), a água utilizada e a quantidade de bebida obtida, para saber a razão de extração (Brew Ratio) e a quantidade de água retida/não processada. Assim pode-se, com algum controle, escolher a quantidade de água a colocar na caldeira inferior a fim de obter a razão de extração desejada, desde que não ultrapasse o nível máximo.

O que não se deve fazer é colocar água acima da válvula de segurança, o que leva ao risco de ruptura ou desencaixe explosivo em caso de entupimento do filtro.

Ah! Benvindo ao Clube. 

E por favor, observe o uso de negritos e caixa alta, não costumamos gritar uns com os outros corriqueiramente (só de vez em quando :P)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive uma experiência boa usando o filtro redutor por cima do pó(conforme fala no video), o pó desceu todo para o compartimento de água e meu café foi pro ralo(talvez tenha moido muito fino). Mas colocando por cima do filtro fica bem. Realmente a moka foi feita pra ser usada na capacidade máxima, mas como só eu tomo café lá em casa quebra um galho. Como por enquanto só tenho moedor manual, economizo um tempo rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, rodriguez disse:

Não tive uma experiência boa usando o filtro redutor por cima do pó(conforme fala no video)

Mas no vídeo não fala se é pra botar antes ou depois do pó...

Aqui nessa página d venda do acessório, fica claro q é pra colocar antes do pó: https://www.fantes.com/reducer-filter-for-ilsa-slancio-6-cup-espresso-maker

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Luis Paulo disse:

Mas no vídeo não fala se é pra botar antes ou depois do pó...

Aqui nessa página d venda do acessório, fica claro q é pra colocar antes do pó: https://www.fantes.com/reducer-filter-for-ilsa-slancio-6-cup-espresso-maker

A autora do video fala nos comentarios que o pó vai por baixo, respondendo a dúvida de algum usuário identica a minha. (Hi, you want the espresso grinds underneath the reducer. Enjoy!).

Como o que vale é a experiência, continuar colocando o pó por cima - conforme esse link que voce postou. 

Valeu pessoal!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Cabral disse:

@Tom, é sim bastante interessante pesar o pó depois de encher o filtro (pesando-o vazio e depois de preenchido de café), a água utilizada e a quantidade de bebida obtida, para saber a razão de extração (Brew Ratio) e a quantidade de água retida/não processada. Assim pode-se, com algum controle, escolher a quantidade de água a colocar na caldeira inferior a fim de obter a razão de extração desejada, desde que não ultrapasse o nível máximo.

O que não se deve fazer é colocar água acima da válvula de segurança, o que leva ao risco de ruptura ou desencaixe explosivo em caso de entupimento do filtro.

Ah! Benvindo ao Clube. 

E por favor, observe o uso de negritos e caixa alta, não costumamos gritar uns com os outros corriqueiramente (só de vez em quando :P)

Obrigado pelo alerta da formatação! Quanto ao fato de pesar água e café, apenas citei o que o fabricante do equipamento diz, ou seja, usar a água e o pó sempre na capacidade máxima permitida, pois o equipamento foi feito para funcionar adequadamente dessa maneira e não com medidas menores do que a "capacidade total". Entendo que se possa fazer esses testes que você fala, por curiosidade e aprendizado, mas no final das contas, a medida de água e de pó a ser usada sempre será a mesma: a capacidade máxima permitida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...