Ir para conteúdo

Começando com minha Oster Prima Latte


Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal!

Comprei uma Oster Prima Latte II a uns meses, escolha feita pela praticidade do leite vaporizado, mas por enquanto só vinha usando café do mercado. Agora quero explorar o verdadeiro potencial de um café de verdade, mas minha leitura do fórum me deixou algumas dúvidas:

1) O filtro que vem com ela é de 51mm pressurizado. É recomendável comprar um filtro duplo despressurizado? Ainda não entendi a diferença.

2) Vi que lojas online que fazem a torra no ato da encomenda também enviam já moído. Ainda não aprendi a moer e não gostaria de ter que investir em um moedor, faz muita diferença encomendar moído?

3) No fórum de Lojas Onlines não encontrei nenhum tópico com postagens de 2017, e vi que a qualidade das lojas costuma mudar muito de tempos em tempos. Quais lojas e quais cafés vocês recomendariam atualmente?

4) Existe algum outro acessório que vcs recomendem, que não vá afetar mt a praticidade no preparo do expresso?

4) A Prima Latte tb tem suporte pra capsulas Nespresso. Quais são suas cápsulas prediletas?

Mt obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Vindo ao fórum Ferreira!

Vou responder suas perguntas conforme minha experiência. Eu tenho a oster, o filtro dela, pressurizado, serve para criar uma "falsa crema". O lado ruim é que é complicado fazer uma crema verdadeira, mesmo que vc tenha tudo à mão.

2 sobre moer, fora a questão dos aromas se perderem rapidamente, tem a questão da espessura da moagem. Vc regula a extração do café variando a granulometria, se compra moído vc simplesmente perde essa regulagem. Explicando por alto, dá diferença no sabor se vc extrai o café em 10 ou 30 segundos. Existe até estudos mostrando o que é extraído do café conforme o tempo da extração. E o grão do café é a melhor "embalagem" do café, se vc rompe o grão é como um perfume que evapora...

3 o café varia de safra até, mas o nicho do site costuma ser estável (cafés caros, médios ou baratos). O que vc procura? O ideal é ir em boas cafeterias, experimentar o café e levar os grãos (e tentar reproduzir em casa). Pode pedir para moer no início, mas vc verá que depois de alguns dias o café muda de gosto, cheiro...

4 vc vai precisar de um tamper (o que vem junto, de plástico é frágil, difícil vc colocar 15kg de pressão), uma balança é essencial (existe a questão da repetição, se vc não sabe quanto de pó usou dificilmente repetirá um café que vc curtiu). Com a balança vc pode alterar o BR, mas isso é preocupação para o futuro...

Sobre a outra pergunta 4 rs, ficarei te devendo.

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Vou responder a quarta pergunta uma vez que o Rodolfo foi bem esclarecedor nas outras questoes.
Apenas digo que sim, moer o café na hora do preparo faz muito diferenca, com o tempo vc se acostuma e começa a perceber essas sutilezas que na verdade sao as que definem ao paladar comum o que é um café bem tirado, de um mal tirado.

As cápsulas que eu mais gosto da Nespresso apesar de nao comprar mais sao: Voluto, Kazaar e Ristreto.
Invista sim em um moedor, mesmo que manual, eu comecei com um Hario Mini Slim, e com o tempo vc vai pegando o jeito.
Bons cafés, abcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...