Ir para conteúdo

Cafeterias em Uberlândia - MG


JoaoW

Postagens recomendadas

Não achei nenhum tópico listando e comentando as cafeterias aqui do Portal do Cerrado, então vamos lá!

Abaixo links (com endereços) de algumas das que conheci aqui e de que gosto e costumo frequentar.

Café Calin
https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303400-d8743605-Reviews-Cafe_Calin-Uberlandia_State_of_Minas_Gerais.html
https://www.facebook.com/cafecalin/
O Maurício toca esse café, ótimo ponto no Mercado Municipal de Uberlândia. Vale visitar (com frequência) quando for comprar doces de leite, queijos, etc.... Além do espresso, tem outros modos de preparo (V60, prensa francesa...), e segundo o próprio Maurício, seu carro chefe são os doces, todos preparados por ele mesmo... Por ser diabético não posso provar, mas minha mulher e meu filho adoraram...

Café D'Casa
https://www.facebook.com/cafeteriadcasa/
A Monique e Ana Júlia são responsáveis por essa cafeteria no Fundinho. Lugar super agradável, e elas abriram recentemente outra loja no centro comercial Gávea Business - ainda não fui conhecer. Além do espresso, servem no coado um café autoral com grãos aqui do cerrado, em que elas participaram de decisões do processo de comercialização, torra, etc. 

Uai Café
https://www.facebook.com/uaicafecafeteria/
O Vicente toca o Uai Café, café muito simpático no Bairro Brasil. Também tem vários métodos à disposição, me passou uma receita de aeropress que testei e aprovei. 

Vitis Café
https://www.facebook.com/vitiscafe/
Café localizado na Clínica Vitis, em frente ao Hospital Madrecor, no Santa Mônica. Os donos (conheci a Tatiana) tinham uma cafeteria no shopping Via Centro antes. Além do espresso, um coado feito na hora gostoso.

Insomnia Café & Lounge
http://insomniacafe.com.br/
https://www.facebook.com/cafe.insomnia/
Um bom café localizado no Center Shopping, shopping mais tradicional de Uberlândia. Além do ambiente agradável, com boa música ambiente e bem tranquilo, tira um bom espresso. Não sou um degustador, não sei diferenciar as várias notas do café, mas sempre foi um café bem gostoso.

Mundo Café
http://www.mundocafe.com.br/
https://www.facebook.com/mundocafeuberlandia/
Esse ainda não fui conhecer, mas é tão importante aqui que já queria registrar. Não pude ir porque funciona como cafeteria somente no sábado pela manhã, horário que bate com alguns compromissos meus. Mas fornecem insumos e café para boa parte dos estabelecimentos da região, cursos para baristas, etc. Deve ser legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje não teve meu compromisso habitual de sábado e consegui ir no Mundo Café. Legal pra caramba. Todo sábado eles abrem no modo cafeteria mas é uma coisa bem informal, não tem preços fixos, eles dão uma sugestão de preços mas cada cliente decide com o quanto contribui pelos cafés, bolos, pães de queijo etc.... Servem espresso e capuccino, e além disso fica um barista (Luiz) fazendo métodos diferentes toda semana, explicando pras pessoas como funciona, meio que educando sobre o café. E rola um bate-papo legal. Hoje eram a Kono e o V60, um entusiasta de café chamado Gabriel (falei pra ele do Clube do Café) fez a receita de um campeão mundial japonês e ficou bem bacana. Vale a pena, quando não rolar meu aikido de sábado vou sempre considerar dar um pulo lá...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Oi @lipe_oa vou fazer uma pergunta semi-off-topic porque não é sobre cafeterias propriamente, mas acho que vale deixar aqui em vez de mensagem privada porque pode ser útil para alguém do Portal do Cerrado...

Fora a Mundo Café, tem algum lugar em que consegues comprar café especial com torras recentes aqui em Uberlândia, com preços "ok"? Gostaria de ter umas opções "locais" para não depender sempre da internet, evitar alguns fretas e também poder recorrer quando o estoque estiver pra acabar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia conterrâneos @lipe_oa e @JoaoW

Não conheço as cafeterias citadas, somente a Mundo Café, as vezes compro por lá mesmo.

Para emergências, café com nível acima dos supermercados, onde posso opinar na torra e pegar uma torra recém saída do forno compro na Café do Bom, fica na Av. Belarmino Cotta Pacheco, 1160. É um café honesto pelo valor cobrado.

Para facilitar no frete que as vezes fica caro para nossa região podemos nos organizar. Inclusive pretendo participar da segunda compra coletiva, logo devem abrir os pedidos, apenas estão com a enquete aberta para calcular a quantidade total. vale dar uma passada lá no tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoaoW sou de Uberlândia também meu brother. Mas moro em Nikiti e trabalho no RJ e sempre que dá, vou a Udia e rapaz, sempre procuro tomar café em alguma cafeteria por ai.

O Mundo Café já até conhecia, mas esse esquema de cafeteria aos sabados nao cochecia. O Calin tambem já visitei, bom também.

O D'Casa, Vitis e Uai nao conheço, mas vou dar uma passada lá.

Vi que está querendo comprar café bom neh. Cara sempre quando vou a Udia, meu sogro pede um café que costumo tomar aqui: o do Curto Café.

Café muito bom cara. Hoje estou indo pra Udia e já tenho encomenda de 5 pacotes (250g). Tomara que no aeroporto nao me barrem. hahahaha.

Cara se tu quiser levo um pacote pra tu e depois tu pega comigo. O pacote dos moleke sai a R$ 10,00 por 250g (tu pode escolher a moagem: coado, expresso, prensa francesa, italiana, etc) e tem torras escuras (Mais Chocolate e Chocolate), média (Amendoado) e clara (Cítrico e Frutado).

Ai tu me fala aqui que compro pra tu, só não pode demorar a responder porque compro agora na hora do almoço (ate 14:30 mais ou menos). Depois não consigo ir lá. OK.

Blzaa!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá-lhe @Miguel de Paula ! No fim acabei perdendo a oferta rs... Espero que tenhas feito boa viagem!

Mas a ideia é mais para saber de cafés bons ou ok vendidos localmente aqui em Uberlândia, para nós que moramos termos a quem recorrer em caso de necessidade, ou se quisermos comprar um bom café sem frete, etc. Tem o da Mundo Café e o imigrate deu a dica do Café do Bom aqui, que vou comprar para experimentar esses dias. Fora isso, tem a Nuance de Araguari, mas sempre que contatei os caras para tentar comprar direto em grãos eles se enrolaram e não nos encontramos; falam há uns tempos de loja online mas está demorando a sair também. 

Quanto às cafeterias, acho que vais curtir, são uma evolução sensível em relação ao cenário da cidade desde que cheguei, e moro aqui há apenas 5 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @JoaoW !!! Que Pena brother nao ter dado certo, mas quando for novamente te falo antes, se tu quiser claro experimentar um bom café!! Cara ai ja comprei no Mundo Café, bom grao viu.

Talvez tu pode ver em Patrocinio e Região. Tem um pessoal lá que ultimamente tem tido bons grãos, só não sei te informar preço $$$$.

E valeu pela dica das cafeterias ai de Udia.

Eu mais pra frente pretendo fazer um negocin ai em Uberlândia. Projetos futuros e alguns bons cafés. Mas ainda tá na fase de amadurecimento da ideia e colocar no papel.

Blzaa!!!!

Absssss brother!!!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai @JoaoW nesse feriado consegui ir ao Cafe D'Casa (unidade Fundinho, parece que possuem outro no Gávea Business). Gostei muito do ambiente, embora pequeno é muito aconchegante. Até pensei que estava fechado devido ao feriado, mas nem estava. A menina que atendeu super atenciosa (acho que é uma das donas).

O café é honesto (comprei um pacote do grão que eles servem, vou testar amanhã em casa), mas acho que só vendem expresso (e suas derivações: capuccino, frapuccino, etc). Não sei se tem outro método de extração, pois não vi no cardápio (mas tambem não perguntei se eles faziam outro método, vacilei).

Os outros ai da sua lista não consegui ir. Deixei pra próxima.

Vamo que vamo.

E valeu pela dica!!!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Miguel de Paula, eles fazem o café autoral deles coado também. No mais, acho que é mais espresso e variações. Quando conversei com elas, soube que é porque elas não têm um moedor flexível, já está todo regulado para o espresso, com o grão que é fornecido pela Mundo Café. O coado com o autoral achei maneiro, mas não comprei o grão para fazer em casa não, só tomei lá coado mesmo.

Para outros métodos, desses que eu conheço, tem que ir no Calin e no Uai Café. Pelo que vi no Facebook, o Maurício do Calin parece que está começando uma parceria com a Nuance Cafés, imagino que esteja usando os grãos deles (5 tipos) no preparo, mas tenho que dar um pulo lá pra conferir. No mais, o pessoal tende a usar o grão da Mundo Café mesmo em várias cafeterias, é tipo um monopólio quase rs, o que é uma pena, porque o grão é bom, mas é legal variar né.

Vi que nos dois shoppings tem uma sorveteria, a Dolce di Latte, que começou a servir espressos da Illy. Não é bem o nosso jeitão de café especial, mas perto de outras opções, compensa, especialmente se o cara tiver que tomar um café no shopping. E é R$ 3,90. Soube também que a Cafeeiro, no Center Shopping (perto ali da Saraiva) serve o café da Nuance, mas não achei muito caprichado, pelo menos pro meu gosto; nada de muito especial.

É isso rapá, vamos socializando o conhecimento né rs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Oi @imigrate , fui ali no Café do Bom conferir esses dias. O Eurípedes me vendeu duas torras para experimentar, uma "chocolate" e outra "caramelo". 

A chocolate era meio intragável, até me inspirou a fazer o tópico de como lidar com torras escuras... Essa não gostei mesmo, ou ele errou algo na torra, ou achei pior que o Melitta rs...

A caramelo não tem o amargor, e não tem muita complexidade no gosto, mas não é desagradável, é bem tomável. Acho que para o que eu gosto ainda está um pouco distante, mas quando vem amigos ou parentes que gostam daquele café de térmica e não apreciam muito o café especial ou tomam com açúcar, acho que esse pode ser uma boa pedida. Fazendo coado no filtro Melitta com boa técnica, vai tranquilo. Pretendo adotá-lo aqui para servir rapidamente (moedor de lâminas mesmo, pois manivelar muito no Hario é chatinho) para umas visitas que curtam o café mais "tradicional", elas devem perceber o upgrade e não gasto café bom com quem não curte pra valer...

Quando vais lá, pedes como a torra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai @JoaoW!!!! Tudo sussa na nossa querida, quente e seca Uberlândia.

Cara esqueci de te falar. Quando fui no Café D'Casa ali na loja do fundinho comprei esse daqui:

Resultado de imagem para cafe dona nenem

Muito bom o café hein. A Paula lá do Mundo Café que torrou. Queria um torra mais recente. Esse era da ultima quinzena de agosto. Comprei no feriado agora do dia 12 de Outubro, ou seja, quase 2 meses de torra. Achei que estaria com as características já um pouco defasadas. Mas até que surpreendeu. Fiz na minha Breville e também Coado. Ainda falta testa na Prensa Francesa. Esse FDS vo ver se faço um nesse método. Ai te falo o que achei.

Mas até que tá bom. Ah!! Paguei 23,00 Temers no pacote.:huh::huh:

Mas é isso dai.

Ah esse Café do Bom to ligado onde é. Meu pai mora bem perto. Vou passar lá um dia e testar um café lá.

Do mais é isso dai.

Vlwwww

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @Miguel de Paula ! E nesse momento está quente mesmo aqui né rs

Esse café eu cheirei pela válvula e parecia muito promissor, fiquei me perguntando só da torra mesmo. Mas acho que vou experimentar...

Quanto ao Café do Bom, é como o imigrate disse, não é o melhor café que conhecemos - isso talvez seja um eufemismo. Mas se ficar sem estoque, acho que nas torras mais claras pode ser melhor que os de supermercado. Mas é bom ir sem expectativas, acho que vale para ter aquele café na latinha quando vai uma galera em casa para a qual achas que pode não compensar fazer aquele café show de bola, mas também não estás a fim de tomar um Pilão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, JoaoW disse:

Oi @imigrate , fui ali no Café do Bom conferir esses dias. O Eurípedes me vendeu duas torras para experimentar, uma "chocolate" e outra "caramelo". 

A chocolate era meio intragável, até me inspirou a fazer o tópico de como lidar com torras escuras... Essa não gostei mesmo, ou ele errou algo na torra, ou achei pior que o Melitta rs...

A caramelo não tem o amargor, e não tem muita complexidade no gosto, mas não é desagradável, é bem tomável. Acho que para o que eu gosto ainda está um pouco distante, mas quando vem amigos ou parentes que gostam daquele café de térmica e não apreciam muito o café especial ou tomam com açúcar, acho que esse pode ser uma boa pedida. Fazendo coado no filtro Melitta com boa técnica, vai tranquilo. Pretendo adotá-lo aqui para servir rapidamente (moedor de lâminas mesmo, pois manivelar muito no Hario é chatinho) para umas visitas que curtam o café mais "tradicional", elas devem perceber o upgrade e não gasto café bom com quem não curte pra valer...

Quando vais lá, pedes como a torra?

Peço a mais clara que ele tiver.

Mas geralmente uso esses cafés para visitas indesejadas, faço na aeropress, prensa, daí capricham no açucar e acham gostoso demais.

Mas no espresso não curto mesmo.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @JoaoW e @imigrate!!!!

Lembrei do meu pai agora. Sempre quando dá levo o café daqui do Curto Café. Ai ele fala: esse café é muito forte. Racho o bico!!!

Ai ele pega o Café Cajubá e manda: esse daqui que é bom mesmo. hehehehe. Ai, eu que racho o bico.

Um dia desses pedi pra ele cheirar o Café do Curto Café e o Cajubá. Perguntei: Qual tem melhor cheiro?

Ele apontou o do Curto. :D:D

Tô tentando educar meu pai. hehehehe. Aos poucos neh.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande @Miguel de Paula ! Cara, Cajubá é dose, e a galera aqui acha bom né. Pra mim o pior é quando vejo alguma cafeteria nova, que parece bonitinha ou ajeitada por fora, chego lá esperançoso e de canto de olho vejo aquela superautomática do Cajubá... Desanima na hora!

Olha, a dica do @imigrate foi boa mesmo. No começo fiquei chocado com uma torra escura e não houve muito o que fazer, ralei muito nos métodos para deixá-lo com um gosto de Melitta bem feito. Mas com a torra mais clara a coisa está melhor, entendi como funciona o grão, ele não é amargo, só tem menos sabor; então aumentei os tempos de infusão, moí mais fino, etc., e consegui tirar um sabor bem melhor que os de supermercado. Descobri também que estava sentindo menos gosto também porque peguei uma virose do meu filho que além de me tirar de combate ainda afetou meu paladar pro café uns 3 dias, coisa de doido.

Mas agora pretendo três sempre três grãos em casa: o café especial "da vez", um descafeinado especial (fico tomando de noite ou para alternar com o outro pra não tomar cafeína demais), e esse do Eurípedes do Café do Bom, na torra mais clara, tanto para fazer um café em larga escala para uma visita que prefere o sabor mais "tradicional", quanto para as "emergências", como o imigrate mencionou, em que o estoque acaba e precisamos ter um café pelo menos decente até chegar. No caso, estou nessa situação: estou à espera de uma encomenda da Unique pelos correios, e até ela chegar, vou sobrevivendo rs

Te garanto que é melhor que o Cajubá ou esses outros. Talvez por aí seja um modo de ir educando o teu pai aos poucos também, fica no meio termo entre os cafés de que tu gostas e que ele curte! Só o fato de ser em grãos, uma torra recente e mais clara já é muita coisa. Estou há pouco tempo nessa de café especial, mas se tem uma coisa que aprendi mesmo recentemente é que uma torra melhorzinha já dá uma salvada legal até num grão inferior.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande @JoaoW e @imigrate!!!!

Quando for em Udia vo dar uma passada no Café do Bom. Experimentar é preciso.

Essa parada ai da máquina Cajubá é dose mesmo. Osso duro. Desanima. Mas vejo que é falta de conhecimento e apreço por um bom café. É mais negócio$$$$ do que paixão pela coisa mesmo. Mas vamo que vamo.

Em casa só tem grão especial mesmo. Até porque quem toma café em casa sou só eu mesmo. A digníssima fica só no cappuccino (ah, com borda de nutella!! Blargggg) e de vez em quando.

Meu irmão quando aparece em casa ele ainda pede um na prensa Francesa (ele aprendeu a gostar desse tipo de extração). Ai faço pra ele e pra mim claro.

Também estou nessa de café especial a pouco tempo. Mas agora é dose de tomar outro tipo viu. Difícil demais!!!! hehehe!! E ainda tô aprendendo a diferenciar os sabores e aromas (amendoas, frutas vermelhas, melaço de cana, chocolate, etc) de um bom café especial. A parada exige muito treino e muito café. E muita ajuda da rapaziada que já domina.

Ainda quero ver se compro um Torrador pra Casa pra ir aprendendo a fazer torras legais.

Ah! Pra esse FDS vai ter esse em casa:

image.png.4987984f22cc3e0bc87165ba5a3ca65c.png

Bora testar. Ontem tomei um coado lá que a rapaziada fez! Fera demais.

Vamo que vamo!!!!

 

image.png

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Salve @JoaoW e @imigrate!!!

Esse FDS estarei ai pelas terras uberlandenses!!

Se tiverem por questão querendo experimentar um café aqui do Curto Café só dizer que levo um pacote pra vcs!!

O pacote do Café (Especial tradicional deles) está R$ 10,00 (250g). Torras Clara e Média (amendoado) e escura (chocolates e afins).

Há também o Lab Orgânico deles. Acho que o pacote está 17,00 Temers (250g).

Ai só me avisar que levo pra vcs.

PS: tem pacote de 500g (Especial tradicional deles) sai a R$ 18,00 Temers.

PS2: Eles tem em Grão, moído Prensa, moído filtrado e moído Italiano (eu acho). So escolher.

Vlwww

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Miguel de Paula , demorou, organizar um "mini-encontro" uberlandense então! Se puder trazer um 250g em grãos do Especial tradicional deles, torra média (amendoada), seria legal, vou experimentar! 

No fim de semana, pelo menos no sábado, acho que o Café Calin abre das 12h às 18h, podemos organizar algo tipo de tardezinha, talvez? Umas 17h. Aí podes experimentar uns cafés da Nuance que o Maurício faz lá. Mas vou ver antes com a minha mulher como está nossa programação no fim de semana pra confirmar rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, se tiver encontro tou dentro, só falta confirmar com a esposa a programação do final de semana.

@Miguel de Paula Se puder me trazer também um de 500gr em grãos fico agradecido, se quiser me passar os dados posso já fazer o depósito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaaaaaa @JoaoW e @imigrate!!!!

Tudo sussa!???

Opa, bora movimentar isso dai então. Pessoal pode deixar que levo sim. Tá Anotado aqui! Amanhã passo lá e pego pra vocês as encomendas.

Se rolar o "encontro" ai no Calin vai ser bom demais. No sábado tenho uma festa de criança ns hora do almoço (já viu né, sempre tem festa de criança) mas é sussa. Já falei com a esposa da possibilidade de haver o encontro na parte da tarde. E tá tranquilo. Só fico no aguardo da confirmação. Blza! Se for rolar mesmo, ai até levo um orgânico aqui da galera do Curto.

Firmeza!!!

Enquanto ao pagamento deixa pra quando entregar pra vocês mesmo. Sem pressa.

Abs pessoal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...