Ir para conteúdo

É possível vaporizador leite que pego direto do fornecedor?


Leandrocesar

Postagens recomendadas

Olá, sou novo no grupo e no mundo do café e tenho uma dúvida de vaporização. Sou do interior e recebo o leite direto do fornecedor, acho que além do leite puto só tem uma certa quantidade de água que coloca pra render. Aí receber o leite em casa, temos o costume de ferve lo para não estragar e após isso faz se a utilização normal.

Minha dúvida é se consigo vaporizar esse leite ou devo recorrer a um do mercado.

A outra dúvida é se consigo fazer uma vaporização que de ao menos pra fazer mocaccino com as camadas separadas na minha maquininha da Philco de 15bar, já vi alguns relatos, mas não estou muito esperançoso ainda rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Leandro. Vou opinar baseado no pouco que sei e experimento aqui em casa...os colegas mais experientes com certeza irão aparecer para ajudar.

1- Quanto ao leite, depende do teor final de gorduras após algum eventual desdobramento/mistura com água que o fornecedor possa ter realizado, vejo o pessoal com bons resultados com leite integral 3% (6g de gordura para 200ml), já usei leitíssimo, mas também tive bons resultados com itambé e outros...

2- Quanto a máquina, não conheço detalhes da sua, mas conseguirá sim a vaporização do leite... fique atento ao braço de vapor da sua máquina e observe se ele possui algum tipo de auxiliar na produção de leite texturizado ou não (pannarello, turbo frother, ou outros nomes).... esta definição será importante para definir o método adequado para utilizar com a sua máquina, no momento de texturizar o leite.

3- Dê uma olhada no youtube, ajuda muito...

4- Por último poderá também utilizar outros métodos como mixer, cremeira, prensa francesa... etc... estes provavelmente te darão resultado mais rápido, porém quando faço a texturização na máquina percebo diferença do sabor, normalmente mais adocicado...

 

abraços e bons cafés!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Olá amigo!
Entrei ontem no forúm e sou "recrutinha" na arte do café, porém também moro no interior do Rio de Janeiro próximo a MG e tenho a oportunidade de consumir leite fresco de fazenda. No café manjo bem pouco ainda, porém uso há um tempo a CREMEIRA BIALLETI  e posso dizer que é excelente. Porém minhas experiências foram assim: Comecei usando leite de caixinha , assim que ganhei minha cremeira e cremei ele inicialmente na temperatura ambiente e o resultado é muito bom e prático! A cremeira deu uma espuma bem densa mesmo e homogênea em 2 minutos...Esse leite inicial que usei não lembro a marca mas tinha 6,2g de PROTEÍNAS...Fiquei feliz com o resultado e tentando melhorar o sabor,  pensei " poxa, com leite puro deve ser um sucesso ".... Comprei 1 litro de leite fresco, fervi e deixei em temperatura totalmente ambiente... Fui tentar cremar na BIALLETI  e fiquei decepcionado, com muita tentativa e por algum tempo repeti o movimento na cremeira e nada, não dava crema nenhuma.... Depois fiz outra experi~encia no mesmo dia e deixei o leite próximo ao ponto de fervura, em torno de 70 a 80ºC ai obtive uma crema boa, mas ela não dura muito como a crema do leite de caixinha....Depois com o mesmo leite puro e ja fervido, deixei ele gelar e a crema veio facil também, porém não dura muito...O leite se saquinho é similar ao puro nesta questão da CREMA , ja fiz algumas vezes...O problema é que não sei o percentual de gordura do leite puro.
Agora se você quiser fazer uma boa crema sem medo de errar e bem homogênea, use o leite NINHO DE CAIXINHA  , é sucesso....Da a melhor crema que eu ja testei até agora e sem trabalho. ele tem 6,5g de PROTEÍNA...
CONCLUSÃO:

LEITE DE CAIXINHA CREMOU MAIS FACIL QUE O LEITE PURO NA CREMEIRA BIALLETI;

LEITE PURO DA UMA CREMA MENOR DO QUE O DE CAIXINHA ,PORÉM COM UM SABOR ÓTIMO;

PREFIRA MAIOR QUANTIDADE DE PROTEÍNA EM LEITE DO QUE GORDURA...

OBS: O que concluí acima é empírico, baseado unicamente em minha recente experiência amigo....

Espero ter contribuído e espero que mais alguém com experiência possa nos iluminar ....
Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...