Ir para conteúdo

Café espresso


Vojnovskis

Postagens recomendadas

Bom dia,

Não sei se deveria abrir outro tópico, mas estou com uma dúvida.

iniciei nesse mundo do café há pouco tempo, e gostaria de fazer um espresso com qualidade,  tenho um moedor manual HARIO SLIM, e uma cafeteira básica (bem barata Candence ) , pesquisei um pouco sobre a moagem para espresso, em algum lugares falam que a moagem tem que ser "grossa" e outros lugares "fina" , quero chegar  no ponto da granulometria ideal, estou deixando igual a farinha de rosca,  estou usando o café Otávio , e percebi diferença dos cafés, eu comprei um com a embalagem marrom (preta) , e o novo que comprei agora é laranja, a coloração do  café da embalagem marrom (preta) era mais amarronzada , já o cafe novo da embalagem laranja, esta preto, será que são cafés diferentes ? eu fiz algo errado?

Me ajudem Por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Vojnovskis, se quiser sanar esse tipo de dúvida, vc pode ler a parte de tutoriais que pelo menos as dúvidas relativas à moagem vc sanará.

Responder especificamente a essa dúvida é fácil, mas a resposta irá gerar muito mais dúvidas, é um bolo de neve rs

A resposta é: depende! Depende exclusivamente de como está  sua extração e o resultado na xícara. Extrair um café não é apenas passar água quente pelo café. Existe uma ciência atras disso (não é algo empírico). Quer um café mais ácido? Mais encorpado? Menos amargo? A forma como vc varia a moagem e a extração permite explorar essas variações.

Se quiser um ponto de partida leia sobre BR (brewing ratio). Claro que isso é uma receita, cada um faz a sua, mas se vc não sabe nada de nada, pelo menos irá perceber a importância da relação pó/café (e vai adquirir uma balança tb rs). Depois que entender sobre isso, começará a perceber que existe também a questão de tempo de extração. Novamente existe referências e o que cada um personaliza conforme o tipo de café. Entendendo estes dois conceitos vc terá respondido automaticamente qual a melhor regulagem a ser usada na Hario.

 

Sobre as embalagens e suas cores..., oxi, veja se não tem a descrição nos rótulos. Cor de embalagem só tem significado se estiver com uma legenda. Exemplo, os cafés vendidos na Squaremiles https://shop.squaremilecoffee.com/, os cafés torrados para expresso são identificados pela letra em vermelho, para metodos coados, em verde.

 

Não desanime, dá pra ir longe só com os tutoriais deste fórum. Abraços e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rodolfo, mas eu li algumas coisas sim, sobre moagem e extração, que varia de 25 a 30s para um café legal, se demorar muito mais pode ficar mais amargo , também influencia a acidez , dulçor, etc, porém minha maquina não é tao boa , posso estar apanhando por isso, vou fazendo meus testes de qualquer forma, e não estou desanimado , sou homebrew faz 3 anos , e sei bem como quando que é uma ciência hahaha se sei.. mas obrigado pela referência "brewing ratio" , vou começar os estudos com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...