Ir para conteúdo

Hario V60


lasanchez

Postagens recomendadas

Perfeito Lisboa! Meus pais devem me visitar hoje, aí vou aproveitar pra fazer uns testes com uma extração mais longa e fazendo a agitação com a colher em alguns momentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a extração como o Lisboa falou e ficou bem melhor, ressaltando que dei uma peneirada meia boca...

Quando as peneiras Kruve/Rafino chegarem, aí vai melhorar.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos segredos de café bem extraído qualitativamente é uniformidade de granulometria, e de extração. Tanto faz você trabalhar num faixa média-grossa (600-850 micra) desde que peneirada (quanto mais eficiente a peneiração, melhor), ou na que eu trabalho há uns 7 meses (0-250), algo entre turco e espresso.

 

Quando se tem uma faixa estreita (quanto mais estreita maior o controle, em qualquer método, talvez exceto espresso, que não faço, por isso não sei dizer já que há severas limitações quanto à granulometria), e se extrai tudo de bom que um determinado grão tem a oferecer naquele momento, moedor não faz diferença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que percebi claramente. Por isso estou ansioso pela chegada das peneiras.

O único problema em relação à qualidade do moedor de café é a perda que gera com a heterogeneidade da granulometria.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, a fama de moedor bom vem daquele que entrega a faixa mais estreita e com menos fines do modo mais rápido possível, pois são idealizados para ambiente comercial, onde velocidade e praticidade são fundamentais; não dá para peneirar em cafeteria, impensável para espresso, custo benefício alto, a não ser que se cobre pela trabalheira extra. Já em casa, a história é outra.

 

Quando se peneira, a diferença que os moedores fazem é justamente quanto ao aproveitamento: quanto mais estreita a faixa, maior o aproveitamento; e quanto menos fines produzirem, melhor (peneirando ou não, porque peneiração mais simples de 1 ou 2 minutos não elimina nem 50% dos fines, nem com peneira granulométrica que é a apropriada para isto).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos,

 

Estou a ter 2 dúvidas centrais:
1 - Preparo meu V60 sempre com 10% de BR, numa dose egoísta de 24g cafe / 240g de água qual o V60 mais recomendado? 1 ou 2?
2 - Os filtros atuais possuem diferença no sabor? Caso negativo, qual compensa comprar? Sempre utilizei os brancos, mas nunca experimentei o natural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Aí depende do tempo de infusão com que você vai querer preparar: se mais longo, eu usaria o nº 1, do contrário o nº 2, até porque você usa bastante pó, o que torna mais lento o escoamento. Eu uso o Hario Caféor, que é um monodose metálico menor que o V60 nº 1, e preparo geralmente na proporção 11g de pó para 200g de água, com isso tenho um tempo de infusão bem longo (6-7 min) que me dá uma excelente extração, é como aprecio os poucos percolados que faço.

 

2 - Que eu me lembre, ainda não vi ninguém falando bem destes filtros naturais, têm um aroma horrível (já estive com um em mãos uma vez) e dizem que passa um sabor desagradável pra xícara, mesmo muito bem escaldados. É mais um dos tais produtos ecologicamente corretos, mas cafeinadamente incorretos. Como eu nunca tive a pretensão de salvar o Planeta, até porque nós humanos somos incapazes de efetivamente causar qualquer dano significativo à Terra-mãe, fujo que nem o diabo da cruz destas baboseiras. Eu prefiro mesmo os filtros metálicos que não dão sabor nenhum, e ainda permitem maior passagem de óleos o que resulta em mais e melhor sabor (de café, e não de papel) na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, chegando os filtros novos aqui vou testar na Hario. Vamos ver. Sempre fiz com granulometria média, girava em torno de 3min toda a extração, e sempre mexo o café, utilizo aquela pá que veio na Aeropress para misturar o café na Hario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pá da AP funciona muito bem nela e na Globinho, por conta do formato cilíndrico e grande volume de água, o que permite uma agitação rápida mas vigorosa (mais eficiente). Para os demais métodos uso uma colherzinha de café, de chá ou de sobremesa, conforme o tamanho do PF; 2 ou 3 revolvidas rápidas (com cuidado pra não rasgar o papel) são suficientes para a finalidade da agitação (distribuir todo o pó por toda a água).

 

Enviada do meu LG-K10, usando Tapatalk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Amigos,

 

Boa tarde!

 

Sou novo aqui no fórum e gostaria de relatar minha experiência com o Hario V60 e dirimir algumas dúvidas. Fui a uma Cafeteria aqui em Brasília chamada Ernesto Cafés Especiais e tomei uma maravilhosa xícara de café. O blend utilizado pela barista era um Wolff Café, coado com o Hario V60, uma xícara realmente muito saborosa, não tinha nenhum amargor. A partir dessa experiência, resolvi adquirir um Kit Hario V60 nº 02, bem como um moinho Hario Slim e café em grãos (Orfeu Orgânico). Fiz a moagem utilizando o Hario Slim (décimo clique),utilizei 24g de café para 340g de água. Realizei a pré-infusão (40g de água por 40 segundos), e finalizei o processo de extração, o qual durou 3 minutos. Porém, ao degustar o café, senti um leve amargor, o qual não senti ao provar o café na Ernesto. Minhas dúvidas são as seguintes:

 

1-O blend Orfeu Orgânico possui realmente um leve amargor?

 

2-Caso a resposta do questionamento acima seja negativo, como posso melhorar o meu método de preparo, a fim de que tal amargor seja eliminado?

 

 

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC, Victor! Não conheço o café citado... mas algo que dá pra inferir é que o moedor da cafeteria tem uma moagem bem mais uniforme que seu Hario Slim, favorecendo uma bebida mais limpa, menos amarga. Sem trocar o moedor é complicado... mas peneirar o pó pode ajudar. Isso é só uma das possíveis causas, pode haver outras variáveis influenciando no amargor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Victor

 

Costumo fazer a moagem no Hario Slim, na posição 13 ou 14. Também uso

24g de café moído, mas para 400g de água (6%). Tente fazer variações em torno

desses números, até achar o que melhor for para o seu paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor!

 

Como você tem despejado a água? Tem alguma chaleira ou algo que tenha alguma precisão? 

 

Eu vejo que depende o jeito que coloco a água tenho cafés diferentes na xícara. As vezes você esta tendo dificuldade para o controle do fluxo de água e esteja causando agitação indesejada e extraindo muito, e você tem a impressão que esta amargo.

 

Fica tranquilo e vai experimentando, pra extrair o café você tem muitas variáveis: temperatura, moagem, fluxo de água, a relação pó/agua. E com o tempo você começa ver diferença em cada detalhe. É uma curva de aprendizagem, vai experimentando e uma hora você acerta o jeito que gosta. 

 

Sobre o grão também não conheço, mas no forum tem bastante post falaram sobre cafés comprados na internet, que são bons e tem preços bacanas. Tente outro grão, talvez lhe agrade mais.

 

E se eu posso dar um conselho, volte algumas paginas desse tópico e leia tudo que o Lisboa fala, aprendi muito fazendo isso.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Pedro!

Tenho despejado com uma chaleira comum, talvez esse seja o meu erro.Amanhã irei adquirir uma chaleira gooseneck, de preferência a Hario Buono!Comprei outro café e ainda senti um amargor ao extraí-lo!

 

Luís Paulo, qual a peneira que você me recomendaria com o intuito de obter uma uniformidade no café?

 

De qualquer forma irei testar variações na proporção café/água, muito obrigado pelas dicas!

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra referência da possibilidade de estar usando cafés inadequados, tente comprar outro café, de preferência com torra média para clara. O Orfeu costuma ser torrado de médio pra escuro, com foco no mercado popular de espresso. A maioria dos cafés vendidos massivamente em grãos torrados tem esse perfil.

 

Em geral, cafés especiais torrados sob demanda e comercializados em pequeno volume tem melhor chance de serem voltados para métodos de infusão mais longa, ou para espresso "3a onda", o que costuma servir bem para outros métodos, sem amargar.

 

Da última vez que comprei Orfeu, mais de 2 anos atrás, veio tão escuro que não ficou bom nem no espresso, amargou além do aceitável, mesmo extraindo bem mais frio do que o costumeiro... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, eu ainda não sou da turma que peneira... preferi investir em moedores com moagem mais uniforme. O que sei é que alguns aqui financiaram um projeto de um kit de peneiras. Mas concordo com o Cabral. É melhor experimentar outros grãos pra ver o resultado. Até porque coado é um método relativamente tolerante a pó desuniforme, comparando com prensa, aeropress, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é. Não duvido que peneirar ou outras técnicas melhorem o resultado, mas se o café é bom, pra você fazer uma extração ruim a ponto de notar, acho que teria que fazer muita coisa estranha. Compra um café de uma das lojas online que estão listadas no tópico e tenta de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

A chaleira gooseneck vai te dar maior controle no fluxo e direção da agua, o que é otimo. Mas da pra fazer sem.Demorei um pouco pra comprar a minha, e mesmo assim, quando vou pra casa dos meus pais uso uma chaleira normal e consigo fazer um café bom. O que mudou foi que agora eu sei preparar bem meu V60, quando nao tenho minha chaleira eu mudo a moagem ou alguma outra variável.

 

Sobre a chaleira eu comprei uma na Aliexpress, paguei uns 80 reais. Achei muito boa. 

 

https://pt.aliexpress.com/item/High-Quality-1000ML-Stainless-Steel-Coffee-Kettle-Teapot-Coffee-Kettle/32645513773.html?spm=2114.13010608.0.0.MddZ74

 

Eu creio que não seja o seu moedor, muitas pessoas tem o Hario slim e tiram bons cafés, acho que é mais o jeito de fazer mesmo; 

 

Lembre-se de quando for testar as receitas mude uma variável por vez, por exemplo: mantenha a temperatura, moagem e o jeito que você despeja a água iguais, mude apenas a proporção; ou mude apenas a moagem, mas o resto fica igual e assim por diante.

 

Tenta ver se vc não esta jogando a água muito de cima, talvez ela esteja agitando muito e extraindo demais. Os 3 minutos são uma referencia, interessante é deixar o nível da água uniforme enquanto você vai colocando cada vez mais água. O que pode estar acontecendo é que vc consegue os 3 minutos, mas toda vez que vc coloca mais agua cai um monte e agita bem. A chaleira de ganso vai te permitir colocar mais devagar, mais perto e tals, mas sem ela vc consegue tbm, respira fundo e nao tenha medo de tomar uns cafes ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro Hernandes, se você ler com atenção  a postagem do Victor, ele não usou o mesmo grão. O Barista usou um Wolff, e VIctor comprou Orfeu Orgânico. Daí a sugestão de comprar outro grão, de torra mais clara, mais adequado para o método. Mesmo com a melhor das técnicas, não há como "remover" amargor de grão carbonizado e não há como consertar defeitos.

 

PS: para os adeptos, há sempre o açúcar. Tem gente que usa tanto que bebe praticamente garapa aromatizada com carvão de café... e acha gostoso.  :ph34r:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com cafés diferentes qualquer comparação fica difícil... Uma época comprei Orfeu, não achei nada de muito especial, digamos assim, com certeza tem opções melhores, acompanhe o fórum que sempre surgem sugestões.

 

A questão do moedor também é relevante; ainda que o café fosse o mesmo, o moedor da cafeteria que vc foi certamente tem uma granulometria mais uniforme que o seu Hario. O que não quer dizer que vc não possa tomar café bom com o seu moedor manual.

 

Por fim, eu notei que pode ser difícil ter extrações consistentemente parecidas no V60 ou Melita. Tem muitas coisas que influenciam... a altura e velocidade do despejo, o grau de agitação, a temperatura ambiente...

Sugiro vc fazer sempre exatamente da mesma forma e ir ajustando a granulometria conforme o resultado na xícara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Alguém do Rio sabe de alguma cafeteria que eu consiga comprar um Kit Hario V60?
Obs: Já mandei MP pro Alexandre, no site está esgotado e na loja tbm não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu bule Hario Buono está imundo, cheio de gordura. Alguém tem uma história de limpeza com final feliz? Google dá propaganda de veja cozinha spray pra limpar inox. Só queria ouvir um relato de uma limpeza bem sucedida antes de limpar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Veja Cozinha em spray. Tive que aplicar 5 vezes. Não ficou 100%, mas está razoável. Tava com muita gordura. Agora está ok.

Vou ter que lavar de tempo em tempo. Não tenho exaustor, só uma tela pra frtura. A cozinha sempre fica engordurada. E olha que é só de fritar bife. Nada de batata frita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Sinceramente, há uma diferença perceptível entre o melitão e o Hario V60? Sendo que o Melitta com o "mod", ao invés de alargar o furo, abri mais 2 do mesmo diâmetro com uma broca, um de cada lado.

Desta forma, vale o investimento? Tanto no equipamento quanto na dependência dos filtros próprios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, comprei um hario v60 há 2 semanas e mandei fazer um suporte para o mesmo em madeira. O problema é que o hario ainda nao chegou e o suporte ficou pronto, com apenas a pendência de fazer o circulo de encaixe.

A questão é que ficou faltando a medida do diâmetros da parte onde sai o café na região inferior. O diâmetro do circulo que fica no meio da base na parte de baixo (que tem uma proeminência e que encaixa na jarra).

O meu hario é o 02, versao de acrilico que vem no kit com a jarra e os filtros.

Se tiver como alguem conseguir essa medida para que eu passe pro marceneiro agradeço.

 

Enviado de meu SM-T810 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 5/23/2017 at 16:44, José Cal Neto disse:

Comprei um Veja Cozinha em spray. Tive que aplicar 5 vezes. Não ficou 100%, mas está razoável. Tava com muita gordura. Agora está ok.

Vou ter que lavar de tempo em tempo. Não tenho exaustor, só uma tela pra frtura. A cozinha sempre fica engordurada. E olha que é só de fritar bife. Nada de batata frita.

Cal,

 

aprendi uma coisa com gordura (e olha que aqui em casa é MUITO pouco) : se deixar acumular já era. É um saco limpar. Ideal é limpar logo depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, minha estreia por aqui haha

Bem, vou pegar aquele kit padrão do V60 acrílico com a Jarra + Coador + Filtros para começar a melhorar o café da casa.

Só tenho uma pergunta básica, já ocorreu de alguém comprar um kit desses pirata? No ML ficaria bem mais barato pra mim por causa do frete, mas to pensando em pegar no cafe store só pra garantir mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...