Ir para conteúdo

Hario V60


lasanchez

Postagens recomendadas

Em Berlin, na Berliner Kafferosterei (para quem conhece) quando pedi um coado a atendente me ofereceu a chaleira para que eu fizesse a extração.

Achei boa idéia, desde se pode utilizar o método que preferir.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Comprei hoje o v60 de vidro com mais 100 filtros de papel marrom.

No encore diz que a moagem para hario é 14, vou testar aqui usando uma leva de café bourbon, já que dizem que na hario a acidez é mais marcante.

 

Segue a tabela de moagens da Baratza para interessados:

http://dc684.4shared.com/download/UzUzqSwPba/tabela_baratza.png?sbsr=7109ce96c0a2d66eedff6bd793015b10968&lgfp=3000

 

Atte.

Thiago Menegatti

Marketing Café Reserva Gourmet

thiago@reservagourmet.com.br

www.reservagourmet.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei 5 pacotes de 40 filtros para Hario V60 na Feito a Grrão.

Muita gente aqui deve ter recebido a propaganda da "queima de estoque".

O preço estava bom: 10 reais cada pacote de 40. Dei uma olhada rápida em outros sites e era o dobro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera, onde encontro os filtros de papel hario com preço mais em conta aqui no BR?
Ainda não tem nenhuma empresa que produz e comercializa os filtros de papel de formato cônico, para a Hario?
 

Atte.
Thiago Menegatti
Marketing Café Reserva Gourmet
thiago@reservagourmet.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devia postar no tópico dos correios, mas vai aqui mesmo.

Os filtros que comprei na Feito em Grão chegaram em tempo recorde pro trecho BA-RJ. Pedi dia 18 e chegaram hoje, 23. Bem, pelo menos é o que aparece no site. Chegando em casa vou conferir se veio mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Olá Pessoal,

 

Estou a poucos meses neste mundo de cafés especiais e um dos métodos de preparo que tenho feito mais experiências é o V60. Com as dicas dos colegas por aqui, acertei um ponto de moagem para que o tempo de extração fique entre 2'30" a 3'. Porém, a mais de uma semana não consigo acertar, o tempo de extração fica sempre em torno de 1'50" e 2', mesmo diminuindo o nível da moagem. 

Percebi que isto começou a acontecer quando utilizei o café do Moka clube deste mês (que por sinal, gostei bastante). 

Queria saber com vocês se pode acontecer uma variação de mais de 30" no tempo de extração, usando o mesmo nível de moagem, utilizando grãos diferentes. Alguém que assina o Moka Clube também percebeu esta diferença no café deste mês?

 

Obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente esse café específico do Moka Clube está produzindo menos finos na moagem que seu café anterior. Se quiser aumentar o tempo de extração por alguns razão, pode tentar uma dessas ações (ou combiná-las):

 

-moer mais fino;

-verter água mais devagar;

-verter mais próximo das beiradas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, estou sem tempo para ler e não consegui achar na busca especificamente sobre minha pergunta...

 

Mas enfim, vou fazê-la mesmo assim para chegar a uma conclusão:

 

Amigos, se eu quero uma razão (receita) de 6,5% - no caso 26 g para 400g de café (0,400 x 65 = 26g), e estou pesando o conjunto todo antes da extração no Hario V60 - 02, essas 400 g, pelo pouco que entendo (me corrijam se eu estiver errado), são de líquido total, certo? Ou seria 400g no peso total e terminar no tempo certo independente da quantidade na xícara?

 

Digo isto, pois chegou minha balança hoje e fiz o teste, percebi que pesando o conjunto todo e colocando 400g, ao final obtive 340g de líquido (tirei da jarra da hario e passei pra outro recipiente para fazer o teste). Ok, pela lógica, eu deveria ter utilizado 460 g para atingir os 400g ao final. Bom, o X da questão é:

 

Se eu utilizar 460g para compensar os 60g retidos, isso irá alterar o resultado do sabor, ou é por aí mesmo? Porque penso que se eu tivesse utilizando um porta coador (sei lá o nome), era exatamente isso que aconteceria para atingir os 400g na xícara.

 

Alguém pode me elucidar nessa questão para eu avançar com os testes.

 

Grato desde já, e para quem quer saber, comprei a balança no seguinte link: https://www.walmart.com.br/item/2242718/sk?utm_source=google-pla&adtype=pla&utm_medium=ppc&utm_term=2242718&utm_campaign=utilidades+2242718.

 

Chegou em perfeito estado e antes do prazo estipulado.

 

Testei hoje em comparação com a de um amigo (que ele pagou 400 reais), e a diferença de peso foi a mesma para quase todos os testes. Quando deu diferença foi de 0,2g no máximo.

 

Enfim, para uma balança de 67 reais tá mais que bom.

 

Aguardo resposta, obrigado desde já!

 

Daniel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, o seu cálculo de BR (para coados) está correto, pois BR = Pó (g) dividido pelo Total de Água Utlizada (g): 26/400=6,5%.

 

Para se calcular BR não se considera a água retida no pó, apenas para medição de TDS devem ser considerados o líquido na xícara + eventual resíduo que tenha ficado no coador (isso quando vc corta a extração com muita água acima do pó ainda no PF). A relação pó x água retida no pó (quando este fica bem seco, só encharcado) varia de 150% a 250% do peso do pó, o que depende da granulometria usada, uma boa média é +- 200% do peso do pó. Assim se vc despejar 400 g (ml) no coador e deixar secar bem vc vai ter na xícara mais ou menos 340-350 g de líquido, como vc já disse.

 

Para pesar a água vertida, vc monta o conjunto do V60 (jarra, porta-filtro, filtro e pó) e zera a balança, depois despeja água total até atingir os 400 g. Se vc utilizar 460 g pra compensar os 60 g retidos no pó, e assim obter ao final 400 g na xícara, então sua BR nesse caso passa a ser 26/460=5,6%. Sem dúvida altera o sabor pois muda a extração e concentração do café, mas isso é só uma questão de preferencia ou costume. Seguindo conselhos clássicos, dentre eles o de Matt Perguer, eu comecei trabalhando com BR de 5% e fui subindo gradativamente, há já alguns meses estabilizei em 6%, às vezes puxo para 7% dependendo do café. :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitíssimo obrigado Lisboa, absolutamente esclarecedora sua resposta.

 

Vou fazer os testes com mais precisão a partir de agora até chegar ao café perfeito para meu paladar.

 

Obrigado novamente.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ó, não sei se é heresia, ou se alguém sabe se tem algum efeito colateral no sabor do café, mas eu tenho reutilizados meus filtros do V60. Passando uma água na pia com cuidado e tirando todo o pó usado, dá para passar umas 4 a 6 extrações no mesmo filtro. E já sem o gosto do papel!

 

Ps: da Melitta não rola de lavar, solta a costura muito fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja fiz isso Fernando, o problema q eu estava enfrentando era que mudava meu tempo de extração em uns 20/30s, ai depois que descobri isso eu desisti.

Como q descobri? Eu peguei um diltro lavado e um nunca utilizado e despejava a mesma massa de agua e media o tempo, depois de testar com uns 3 filtros reutilizados e percebi q sempre o tempo era maior com o reutilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja fiz isso Fernando, o problema q eu estava enfrentando era que mudava meu tempo de extração em uns 20/30s, ai depois que descobri isso eu desisti.

Como q descobri? Eu peguei um diltro lavado e um nunca utilizado e despejava a mesma massa de agua e media o tempo, depois de testar com uns 3 filtros reutilizados e percebi q sempre o tempo era maior com o reutilizado.

 

Interessante! De fato eu tenho tido que engrossar a moagem, comparado ao que usava antes de reutilizar, mas não tinha me tocado que podia ser isso. Vou aproveitar o feriado e fazer um comparativo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, se vc quer economizar com os filtros, o método Melitta não é tão diferente e os filtros tem um preço bem melhor.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, aqui é impossível de achar os filtros da V60 e tenho uma certa dificuldade de receber encomenda por correio em casa, então quanto mais eles durarem, melhor. Mas o que me dá mais dó é jogar todo dia o filtro fora, como tinha que fazer quando usava Melitta. Chegamos a guardar vários Melitta (dezenas) lavados para fazer artesanato, mas prefirimos não ter que reciclar.

 

Viajo em junho para Holanda, vou procurar por lá se tem algum filtro permanente para a V60. Acho que já vi alguma informação aqui pelo forum...

 

Aproveitando a mensagem, até que altura vocês deixam a mistura pó molhado + água chegar no filtro? O meu é um V60 daquele médio (o logo acima do pequeno :P), passo todo dia café para dois, 18g + 350ml (5%?), e só deixo a borra chegar na metade ou 1 dedo acima disso, já na primeira molhada do pó, e depois dos 30s volto a por água, sem passar daquela altura que a borra já tinha chegado, para não passar só água pelo filtro exposto. Alguém faz muito diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A altura da água é uma macro variável de despejo que pode ser uma questão de conveniência (por ex., se vc não quer mudar, errou ou está testando a granulometria, e tem um tempo alvo a ser alcançado) ou gosto pessoal. Existe outra grande variável de despejo: se ele será circular (no V60, retangular no Melitta) ou de "fio central". Em cada uma existem micro variações, por ex.: manter uma altura quase o tempo todo, ou repor a altura de vez em quando; despejar em círculos mais longe ou mais próximo da borda; despejar mais suavemente (e próximo ao pó) ou com mais vigor (bule de uma altura maior para agitar mais o pó) etc. etc. etc. Cada variação dessas, combinadas ou não, altera o sabor na xícara porque muda (dizendo de uma maneira bem simples) a porcentagem média de Extração do pó como um todo. Por isso, particularmente, é que estou abandonando estes métodos, principalmente os tipicamente dependentes de gravidade, pois fica muito difícil controlar e padronizar uma extração e, assim, obter maiores homogeneidade de extração e repetibilidade de resultados.

 

Reusar o mesmo filtro supondo-se que seja o mesmo pó, ou se não for imaginando-se que vc não tenha sensibilidade de paladar para sentir a diferença, aumenta gradativa e significativamente o tempo total de extração. Depois de logo notar isto e confirmar com alguns testes, como os que o Lipe fez, parei com a prática pois achei que era uma economia besta! :P Como o Burny disse, uma opção eficaz, para quem está começando, é usar o sistema Melitta. Se vc tiver paladar apurado para sentir a diferença de gosto de papel entre Hario e Melitta, então vc não vai querer, pela mesma razão de acuidade palatar, reusar um mesmo filtro (especialmente para cafés diferentes). ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Comprei um V60 tamanho 2 no AliExpress e ele veio com um filtro de pano de brinde. Como só temos esses filtros importados eu acho meio exagerado o preço deles, e gostei da ideia de ter um filtro reutilizável. Alguém já usou ou usa um desses? A diferença é muito grande?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Existe filtro reutilizável (acho que da própria Hario, tb) para o V60, mas é um filtro metálico e com isso o resultado é diferente comparado a um de papel, pois o metálico normalmente vai deixar passar mais óleos (e partículas) o que alteram o sabor final na xícara. Eu tenho o conjunto Caféor da Hario, que é metálico, e com as mesmas BR e %Ext dá um resultado diferente. Segundo testes que o Ensei Neto fez quando surgiu a AeroPress, e eu confirmei na minha prática, filtros de papel casam melhor com cafés menos intensos, frutados e doces, e os de metal combinam melhor com cafés mais intensos, achocolatados, com notas de nozes e cereais em geral.

 

Eu tenho o conjunto Hario com coador de pano (outro do tipo permanente, portanto), ainda não fiz muitos cafés com ele para ter uma opinião formada, mas parece dar um resultado relativamente limpo, aveludado e mais arredondado em cafés do tipo frutado. Entretanto, como é difícil a repetibilidade e padronização, ainda não comparei com extrações similares com filtro de papel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre o conjunto Hario de Pano, é muito bonito, lembra muito a jarra com anel de madeira da Chemex. O coador de pano da Hario, comparado com qualquer nacional que eu já vi, é bem mais grosso, aveludado e parece ter uma malha mais fina, realmente. Curiosamente, a Hario recomenda, após o uso, guardar em água na geladeira (pois se secar altera o sabor), trocando a água periodicamente. Troco 1 ou 2 vezes por semana, e ainda adiciono uma pitadinha de Bicarbonato de Sódio, que supostamente não altera o sabor (teoricamente ajuda na extração) e certamente ajuda a clarear o pano; enxáguo bem antes e depois de usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal,

 

Tentei me aventurar na Hario ontem e não deu muito certo. Fiz um café com 126ml e foi tudo certinho... Consegui tirar ele dentro dos 4 minutos total de pre infusao e infusao e ok.

 

Aí fui fazer 400ml de café, com uma BR de 6%, e não consegui manter o tempo. A extracao dos 400ml demorou mais de 8 minutos. Eu agitei, fiz umonte de coisa e nada.

 

Usei uma temperatura de 94oC e como teste usei a mesma moagem que eu uso pra Aeropress.

 

Alguém pode me dar algum norte pra resolver esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, seu v60 é o 2, certo? Se for, tente ajustar na granulometria. No vaso, vc deve moer um pouco mais grosso... Mas não se prenda ao tempo, tente avaliar o paladar do seu café e vá ajustando a granulometria para cada quantidade de café...

 

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...