Ir para conteúdo

Hario V60


lasanchez

Postagens recomendadas

  • 2 weeks later...

Bom Dia à todos !

 

Sou novo por aquí e peço desculpas pela invasão, mas comprei alguns ítens para extração de café no sistema Hario V60 e gostaria de uma ajuda de vocês. É mesmo imprescindível o uso da chaleira da Hario (ou Bonavita) ?. Pergunto pq achei caro ! Esse é o mesmo caso da jarra. Tenho uma jarra da PYREX em vidro temperado transparente. Serve ? Normalmente, devido à praticidade, eu faço o frech press durante a semana, mas a dona da casa só gosta de café coado! Daí minha opção por este sistema. Comprei o porta-filtro em acrílico (não rouba calor e a secretária do lar não quebra!) e um jogo de filtros em promoção no Atelier do Café. Paguei R$ 24,50 o porta-filtros 02, R$ 24,07 o saco de filtros 02 (brancos!) com 100 unid e 21,00 o saco de filtros 01 com 100 unid. Foi caro ? Outra consulta: Tô pensando num moedor que sirva para este sistema e tb para o french press. O Krupps dá conta dos 2 ?

 

Agradeço à todos a atenção e a ajuda ...

 

Abçs,

 

Fernando Martins

 

 

Em tempo: Feliz Natal e bom ano novo à todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, bem-vindo ao Clube. Parabéns pelos novos brinquedos.

 

Você não precisa de todos os acessórios. O bule de pescoço de ganso ajuda na distribuição de água, mas não é imprescindível. O mesmo com a jarrinha.

 

Quanto aos preços, não tenho acompanhado, mas o Ateliê pediu para nos avisar que estava com promoção nestes itens, portanto imagino que você tenha feito um bom negócio.

 

O Krups dá conta do coado, apesar dele não ser muito estável nas moagens. Mas atende.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Cal e Anita,

 

Agora é tarde. Acabei comprando o Bule e a Krups GXV2 e o Severino Orgânico do Expresso Brasil. Vamos começar direito, né ? Gostaria ainda de deixar meus agradecimentos ao Alexandre pelo suporte que me deu nesse processo. Se tudo evoluir bem, depois eu troco o moinho por um bacana. Por enquanto ainda não tenho coragem de encarar ...

 

Uma última pergunta meio off topic e bem capiciosa: Sinceramente, vcs preferem FRENCH PRESS ou AEROPRESS ?

 

Abçs !

 

Fernando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ...

 

Não aguentei esperar minha Hario V60 e passei meu primeiro café com as "coisinhas" que tem aquí em casa.

 

Usei 28 gr de café Severino orgânico da Expresso Brasil moído no clic 8 do Krups GVX2, 300 ml de água filtrada no AP 200, pré lavei o filtro mellita, fiz 30 seg de pré infusão

 

e depois usei o bule Bonavita fazendo os movimentos circulares do centro para o entorno, no sentido horário. Tempo de extração 3 mim 10 seg.

 

Impressões: Acho que a acidez ficou quase equlibrada, o aroma ótimo, amargor zero, sabor bom, mas faltou corpo ... Gosto de café encorpado. De qq forma, acho que já foi

 

uma evolução em muitos sentidos ao que eu estava conseguindo.

 

Vamos ver no que dá ....

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei 28 gr de café Severino orgânico da Expresso Brasil moído no clic 8 do Krups GVX2, 300 ml de água filtrada no AP 200, pré lavei o filtro mellita, fiz 30 seg de pré infusão

 

mas faltou corpo ... Gosto de café encorpado.

 

Talvez melhore sua percepção se vc usar o padrao ABIC, HARIO de 10%, ou seja, 10g para 100 ml. Experimenta aí 30g em 300ml. Outra coisa, como a extração rolou em 3 min e 10s, experimenta afinar um pouco mais a moagem e extrair em 2:30 - 3:00. Em 3:10 pode estar um pouco grosso.

 

Depois me diga se achou melhor.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se diz corpo para café em qualquer método, que normalmente está associado à doçura. Não dá é para comparar métodos diferentes de preparo, mas no coado se pode comparar corpo de cafés ou tortas diferentes...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados Rafa e Carneiro,

 

Obrigado pela ajuda ! Realmente acho que vcs tem toda razão. A moagem de ontem foi meio que experimental ... Hoje de manhã baixei de 8 para 6 clics e ficou praticamente no ponto que eu gosto. Talvez depois eu deva experimentar uma torra um pouco mais escura. De qualquer forma, a melhora geral já foi acentuada ! Acho que quando chegar o porta-filtro e os filtros novos ainda vaí melhorar mais. Alguma sugestão de café para o dia à dia ?

 

Grande Abraço e Feliz Natal !

 

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei um pouco confuso com algumas coisas que foram ditas.

Especialmente quanto a afinar o pó para a extração ser mais rápida.

Pó mais fino faz com que a água desça mais devagar.É claro que você pode parar antes ou depois, mas aí vai mudar o volume de

água e consequentemente a razão. Mais pó para um mesmo volume de água significaria que o café seria menos extraído e menos chance de amargor. Menos pó, o contrário.

Não é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Especialmente quanto a afinar o pó para a extração ser mais rápida.

Creio que o Rafa se confundiu na hora de digitar, Zé Cal. Pó mais fino realmente vai alongar a extração. Pó mais grosso vazão mais rápida.

 

Galera eu não confundi não.

 

Eu disse pra ele afinar a moagem, mas eu não disse que isso iria tornar a extração mais rápida. Eu disse pra ele afinar pra melhorar a percepção de sabores, nuances, e aromas, pois se estivesse mais grosso que o necessário, isso iria afetar a percepção dele.

 

Todos sabemos que no Hario V60 a mão de quem está na chaleira determina a velocidade que vai passar, a vazão não é constante e muito menos universal, depende de quem prepara fazer uma vazão maior ou uma fininha, logo além dele poder alterar afinando o pó ele poderia tambem alterar a vazão para passar mais rápido um pouco.

 

Foi isso que eu quis dizer.

 

Em momento algum eu disse que pó fino torna a extração mais rápida.

 

Vcs que deduziram isso. :D

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pó mais fino faz com que a água desça mais devagar.É claro que você pode parar antes ou depois, mas aí vai mudar o volume de

água e consequentemente a razão. Mais pó para um mesmo volume de água significaria que o café seria menos extraído e menos chance de amargor. Menos pó, o contrário.

Não é isso?

 

Vc esqueceu uma coisa Jose Cal, a vazão não é universal, ou igual em todas as extrações.

 

Eu tenho a mesma quantidade de pó e o mesmo volume de água, entretanto, a vazão que eu vou despejar no café, irá determinar um tempo maior ou menor de extração, logo seria uma outra variável nessa equação.

 

Se eu despejar muito rápido e tudo de uma vez, a extração será mais rápida, se eu despejar lentamente só aquele fiozinho de cabelo, a extração será mais lenta.

 

Logo, confome falei no post passado, pode-se alterar a moagem e a vazão.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito Rafa !

 

Eu entendi ... Como reclamei do corpo, vc sugeriu uma extração mais lenta com o pó mais fino para encorpar o café. É claro que eu não penso se possível fazer expresso usando café coado e nem é minha intenção fazê-lo. Mas que a primeira extração ficou rala, lá isso ficou ... Aí, no café da manhã de hoje, afinei o pó em 1 ponto ( de 8 clic para 7 ) e aumentei a proporção para 50g/500 ml e ficou muuuuuito melhor. Quanto a vazão da água, estou fazendo o meu melhor. Com a prática isto vem ...

 

Feliz Natal à todos !

 

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oí Alexandre !

 

Provavelmente você deve ter razão. Talvez eu esteja buscando uma referência de infância e não esteja preparado para cafés mais finos. Mas não é por isso que vou jogar fora um café tão bom ... Então resolvi seguir os conselhos do Rafa, fiz uma mogem mais fina e aumentei um tiquinho a quantidade de pó ( 50 g para 500ml) e hoje de manhã eu conseguí um resultado bem mais próximo do que eu estou buscando. E usando o café que comprei de você, que, por sinal, é muito bom ! Acho que quando receber o resto da minha traquitana e conseguir dominar o uso do bule o resultado vai melhorar tb. Quanto ao meu paladar, acho que aí não tem conserto !!! kkkkkk ...

 

Forte Abraço !

 

Fernando

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando.

É isso aí. Teste bastante. Perceba as mudanças e assim vá aprendendo como e porque elas acontecem.

Depois, experimente outros cafés que com suas características e pontos de torras distintos produzirão bebidas diferentes. De algumas gostarás mais, de outras nem tanto.

No fim, não há gosto melhor ou pior. O importante é agradar o paladar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oí Alexandre !

 

Provavelmente você deve ter razão. Talvez eu esteja buscando uma referência de infância e não esteja preparado para cafés mais finos. Mas não é por isso que vou jogar fora um café tão bom ... Então resolvi seguir os conselhos do Rafa, fiz uma mogem mais fina e aumentei um tiquinho a quantidade de pó ( 50 g para 500ml) e hoje de manhã eu conseguí um resultado bem mais próximo do que eu estou buscando. E usando o café que comprei de você, que, por sinal, é muito bom ! Acho que quando receber o resto da minha traquitana e conseguir dominar o uso do bule o resultado vai melhorar tb. Quanto ao meu paladar, acho que aí não tem conserto !!! kkkkkk ...

 

Forte Abraço !

 

Fernando

 

Hehe, não que esteja quebrado mas tem conserto sim, bom paladar é algo que se adquire, não que se nasce com. É só lembrar das coisas que gostava quando criança e que hoje em dia não gosta mais.

 

Eu também, quando comecei com esse negócio de café coado, tinha na minha memória o Mellita, o Pilão, não gostei de café de qualidade de primeira tentativa, era fraco, parecia chá. Comecei com dosagens bem altas de início para conseguir aquele "corpo" que estava acostumado e, só com o tempo, fui diminuindo a razão de preparo até os 6/6,5%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi vocês comentando sobre a "flor"... fi\ hoje de manhã o café que ganhei do Fogo, a torra mais escura, torrado dia 20 e o resultado foi esse:

 

11602330026_a139dc715b_c.jpg

 

Estou executando correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A flor é quando você faz a pré-infusão. Para ficar bonito como nos vídeos, acho que o café tem que ser de torra bem recente. Ainda não consegui uma bonita. Notei que às vezes tava pondo água muito quente. Quando deixei reposar 2 minutos depois da fervura, consegui que ficasse um pouco melhor. A foto que você mostrou é curiosa, porque ficou uma espiral com o pó. Um dos vídeos fala que uma dica é usar o dobro do peso de água que de pó para a pré-infusão. Quando dá certo é bem bonito. O café incha mesmo. Parece um bolo crescendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Marcos,

 

Me corrija se eu estiver errado, mas a impressão é de que vc colocou toda a água de uma vez. Ficou muito pó na parte de cima do coador. Pelo que eu entendí (mas posso ter entendido errado tb ...) é que a gente tem que dar uma encharcadinha no pó, à partir de um furo que se faz bem no meio, e depois vai-se colocando a água aos pouquinhos sempre do centro para fora, no sentido horário. Nas 2 primeiras vezes em que fiz coado a flor apareceu. Nas 2 vezes seguintes ficou meio borocoxô ...

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi vocês comentando sobre a "flor"... fi\ hoje de manhã o café que ganhei do Fogo, a torra mais escura, torrado dia 20 e o resultado foi esse:

 

11602330026_a139dc715b_c.jpg

 

Estou executando correto?

 

Marcos,

 

pela foto parece que a moagem está muito fina.

 

Vc percebe algum amargor ao beber o café?Encorpado demais?

 

Já tentou aumentar a moagem?

 

Em quanto tempo está fazendo o coado?

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu queria ver é uma foto de algum de nós aqui com uma flor bacana. Vi uns vídeos agora, incluindo um da Gail do SCG, e fiquei mais calmo, porque vi que não é todo mundo que consegue a tal flor. O café deve ter que ser realmente fresco. Vou ter que esperar a próxima vez que comprar com o Alexandre pra isso (ou comprar uma pipoqueira, vamos ver...).

E aí, alguém se habilita? Não vale colar de outro lugar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...