Ir para conteúdo

Café em casa ( planta )


Postagens recomendadas

Em 13/02/2018 at 20:01, carlos eduardo disse:

Atualizando ,meu cafezal esta completando 150 dias de varanda.

 

Parabéns Carlos!

Plantei os meus, esqueci de fotografar.

Sou meio exagerado, comprei 10, o moço mandou 11 mudas. Elas tinham um pouco mais de 50 cm de altura quando plantei.

Vou ver se lembro de fotografar, nas minhas sacadas tenho dois pés, um está BEM grande, com muitas folhas novas e apresentando desempenho acima do esperado! Humus, terra preta, um tico de npk depois de uns tantos dias.

Abraços a todos os agricultores colegas! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores agricultores, aqui vão meus pezinhos, chegaram em nove de Janeiro aproximadamente do mesmo tamanho.

Desenvolvimento diferente, em duas sacadas distintas, do mesmo lado, poente. Os dois têm mais ou menos 73-74 Cm.

Hoje temos com uns quarenta dias de vaso estão assim:

9255af8841f71918d6304bf1dc30625e.jpg43af48fbe5834766b70c1a1163703c3b.jpg

 

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido, é que plantas cumpridas assim eu só conhecia Robusta.
Alex na verdade elas tinham mais folhas, mas os correios fizeram sofrer tanto que chegaram muito marrons e enegrecidas. Sobrou as do topo, agora que está enchendo um pouco. Mas vou observar ...

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

 

Em 24/11/2017 at 03:04, bruno_or disse:

No fim das contas o Jaime fez tudo e não tomou o café. Pobre Jaime. :lol:

Chegaram finalmente minhas mudinhas!! Estão ótimas, visto que comprei dia 6/11 e só fui tirar elas da caixa ontem, veio por PAC. Estou deixando elas ali para pegar um pouco de luz amanhã e reguei, para não estarem tao debilitadas quando eu plantar. 

Comprei no ML, eram duas e a moça mandou 3, não vieram lá muito bem embaladas mas chegaram inteiras

 

planta cafe.jpg

Atualizando,

Após exatos 3 meses, a menor não sobreviveu pois fiquei esperando muito tempo uma amiga trazer um vaso para plantar e presentear ela e não chegou a tempo :(

As outras 2 estão indo bem, a drenagem do solo ficou bem boa, rego quase todas as noites. Já ficou 5 dias sem rega mas não apresentaram nenhum problema ainda. Hoje adubei com NPK 04 - 18 - 08. No inverno trocarei elas para um vaso maior :D

A foto não está muito artística, mas é isso ai 

WhatsApp Image 2018-04-30 at 12.41.55.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bruno, estão bonitonas, parabéns. Depois farei um update das minhas. Cresceram pacas .. . Uma pegou pulgão [emoji29] mas se recuperou facilmente, borrifei sabão de côco três vezes e vamos pra frente!

 

Como estão os demais agricultores de cidade?? Abraços

 

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom dia amigos ! Como andam suas plantas ? A minha numa fase mais ou menos. Umas folhas amarelaram e eu tirei, umas estão recortadas, ( tem algum bicho comendo ) e tem mais algum stresse na planta que não consigo identificar. 

Alguns amigos indicarem reposição de magnesio com farinho de osso, ou calcario. E aí e vocês ?

 

5cf95de7e05277d0651c8b3d092db948.jpg6a36d8b0fbd600c21eb0ec11d531da41.jpg3635899219f60e567b60122b129b2eb9.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos ! Como andam suas plantas ? A minha numa fase mais ou menos. Umas folhas amarelaram e eu tirei, umas estão recortadas, ( tem algum bicho comendo ) e tem mais algum stresse na planta que não consigo identificar. 
Alguns amigos indicarem reposição de magnesio com farinho de osso, ou calcario. E aí e vocês ?
 
5cf95de7e05277d0651c8b3d092db948.jpg6a36d8b0fbd600c21eb0ec11d531da41.jpg3635899219f60e567b60122b129b2eb9.jpg
Jovem, coloco casca de ovos que limpo deixo secar e trituro. Jogo regularmente, em todas as plantas o cálcio é muito importante para as plantas também. Além da adubação (você pode jogar um pouco de calcário tb), ajuda até a nutrição delas.
Depois posto fotos das minhas. Uma bem à diante da outra.

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As minhas estão ok .

Amanhã  com sol tiro uma foto delas.

Estou usando o bom é velho adubo químico,  :D , de vez em quando um agrotóxico diluído (malathiol) pois de vez em quando a colchonila tenta aparecer.

@Allexlimaa2 use a dupla que faz o nosso campo uma potência: fertilizante e agrotóxico :lol:

Se não der certo leva esse café numa rezadeira que deve ser olho grande. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As minhas estão bem!

Agora no frio o crescimento desacelerou, mas ainda nascem novas folhinhas.

usei um NPK para frutíferas faz um mês e pouco, seguem reagindo bem. Amanhã se estiver bom o clima tiro umas fotos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, as minhas também indo bem e crescendo, conforme o Bruno disse também percebi uma diminuição no ritmo durante os meses frios, mas algumas folhas aparecem em menor quantidade nesta época, estou usando apenas 10/10/10 por enquanto, tentei a borra por um tempo mas estava juntando muito mosquito, pelo menos não notei problemas com as folhas ou fungos.ed0180810f6c8a81e158cb8f3a77c4d9.jpg

Enviado de meu ASUS_X00ADA usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎26‎/‎06‎/‎2018 at 15:53, Allexlimaa2 disse:

Pois é, vou ver se arrumo calcário. Ovos em casa até uso bastante. Como fazer ?

Cara uso o NPK também, alterno com adubo de gado que comprei na leroy. Os ovos eu quebro a casca para diminuir o volume e quando tenho bastante trituro com o liquidificador, o plus é que a casca dos ovos afia as lâminas.

Aguarde depois de triturar para abrir, sai um pó muito fino. Guarde em potes e distribua quinzenalmente nas plantas.

Abrax! Bom fim de semana a todos!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, vou ver se arrumo calcário. Ovos em casa até uso bastante. Como fazer ?
Hoje foi dia de mandar ver nas cascas de ovos. Quebre com as mãos e liquidifique tudo. Use com moderação, cobrindo levemente o solo do vaso.
Abraços! 587486ffd57339b28fc08f825c88c642.jpg

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, provavelmente essa informação consta em algum ponto do tópico, mas se alguém puder me ajudar...

Minha mãe está pensando em cultivar um pé de café em um jarro grande (por influência minha rsrsrsrs). Dúvidas:

* Ele cresce melhor em área externa (recebendo sol por cerca de 8 a 10h por dia), com vento ou é melhor que a muda cresça à sombra com luz indireta?

* Algum link de site / mercado livre que vocês recomendam?

* Qual seria a melhor espécie para cultivar em casa? Moramos no nordeste ao nível do mar.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Nível do Mar, melhor conseguir uma muda de ROBUSTA ( talvez um obatã por ser hibrido ). Se for robusta area externa com sol vai bem. Se for arábica e estando a nível do mar, telo-ia com apenas uma ou duas horas por dia de sol.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Alex. Queria pegar uma muda de arábica mesmo. Sei que não vou conseguir um café 90 pontos , mas só de ter um arábica em casa seria legal. Robusta não me interessa muito. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os meus 2 pés cafés são arábica (acaia) e estão bem aqui no Rio .

Arábica cresce ao nível do mar , a cidade do Rio foi o maior produtor de café do Brasil até o inicio do séc. XIX .

Urca, Tijuca,  Meier, e outros bairros do Rio eram cafezais por volta de 1780.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 03/07/2018 at 20:47, carlos eduardo disse:

Os meus 2 pés cafés são arábica (acaia) e estão bem aqui no Rio .

Arábica cresce ao nível do mar , a cidade do Rio foi o maior produtor de café do Brasil até o inicio do séc. XIX .

Urca, Tijuca,  Meier, e outros bairros do Rio eram cafezais por volta de 1780.

 

 

   Praticamente toda a mata atlântica do Rio é reflorestamento natural, Pois na crise do café, o governo pagou praticamente todos os agricultores daqui para derrubar seus cafezais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom dia galera do clube do café,

Sou novo aqui no fórum, e gostaria de uma ajuda de vocês! 

Ganhei uma "muda" de pé de café esse final de semana. Ela esta meio grande já e eu queria plantar ela em um vaso.

Gostaria de recomendações de tamanho de vaso, solo, adubos que eu deveria usar! Sou novato em cuidar de plantas.

Segue uma foto da mudinha.

5bc490a6a126e_WhatsAppImage2018-10-13at13_14_06.thumb.jpeg.1ad8ceee1900f57ad2c800fee1321424.jpeg

Abraços.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, paulogarnica disse:

Bom dia galera do clube do café,

Sou novo aqui no fórum, e gostaria de uma ajuda de vocês! 

Ganhei uma "muda" de pé de café esse final de semana. Ela esta meio grande já e eu queria plantar ela em um vaso.

Gostaria de recomendações de tamanho de vaso, solo, adubos que eu deveria usar! Sou novato em cuidar de plantas.

Segue uma foto da mudinha.

Abraços.

Parabéns, super pé de café! De mudinha não tem nada. Vaso de no mínimo uns 70 de profundidade. Diâmetro semelhante, pelo menos para caber esse baita torrão.

Depois sugiro dar uma lida desde o começo desse tópico, tem muita informação. Adubação a cada período de 20 - 30 dias é importante para manter a planta saudável. Sugiro um adubo animal, casca de ovos triturada e um adubo de manutenção NPK 10 - 10 - 10 alternado com o adubo animal.

Em casa uso um vaso de barro de 60cm de altura e um de plástico quadrado de 65cm. Como estão em locais diferentes estão se desenvolvendo bem distintamente um do outro. Coloque em um lugar da casa que tenha muita luz e passe a maior parte do dia na sombra, tipo 2 horas de sol apenas, algo assim.

Certamente já está produzindo essa muda, ano que vem já deve ter café!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, super pé de café! De mudinha não tem nada. Vaso de no mínimo uns 70 de profundidade. Diâmetro semelhante, pelo menos para caber esse baita torrão.
Depois sugiro dar uma lida desde o começo desse tópico, tem muita informação. Adubação a cada período de 20 - 30 dias é importante para manter a planta saudável. Sugiro um adubo animal, casca de ovos triturada e um adubo de manutenção NPK 10 - 10 - 10 alternado com o adubo animal.
Em casa uso um vaso de barro de 60cm de altura e um de plástico quadrado de 65cm. Como estão em locais diferentes estão se desenvolvendo bem distintamente um do outro. Coloque em um lugar da casa que tenha muita luz e passe a maior parte do dia na sombra, tipo 2 horas de sol apenas, algo assim.
Certamente já está produzindo essa muda, ano que vem já deve ter café!
 


Na hora do almoço vou dar um pulo em uma loja ver se acho!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...