Ir para conteúdo

Café em casa ( planta )


Postagens recomendadas

Amigos, bom dia. - Não sei se aqui seria o local mais adequado para este tópico. Se não for por favor "adms" favor revolve-lo ao local mais digno.

Vamos lá: Talvez com este tópico nós do CDC  podemos estar inaugurando a 5° onda do café rsrs - Eu explico:

Como alguns de vocês viram no tópico " o que você comprou ou recebeu hoje " eu comprei uma mudinha de café ( um obatã vermelho ) na isso é café e pretendo cultivá-lo em casa ( no quintal ) em um grande vaso, e claro meu objetivo é um dia tomar do café desta planta.

Então o motivo do tópico é trocar experiências com outros amigos que tenham plantas em casa ( talvez não em sítios e fazendas seria mais para ambiente doméstico mesmo ). E com isso podermos nos ajudar respondendo algumas perguntas como abaixo: 

_ Qual tamanho de vaso ?

_ Qual substrato, terra, ou coisa parecida usar neste vaso ? como compor este vaso ? Digo pedras no fundo, areia,no meio, borra de café, etc e etc.

_Qual a melhor forma de cuidar dessa plantinha não só pensando na ornamentação como também pensando em faze-lo frutificar.

Enfim, por enquanto é isso. " vamos em frente, cada enxadada uma minhoca " - Abraços.

  • Curtir 7
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Allex,

Já troquei ideia com o @maycon.alves pelo instagram, ele possui um Catuaí Amarelo (salvo engano) em casa. Também troquei ideia com alguns agrônomos amigos.

- O vaso não precisa ser enorme, uns 50x50cm já é o bastante

- Não precisa de composição específica, segundo o agrônomo é só colocar um solo bom. Nas floriculturas você vai achar em sacos, utilize esse solo, não pegue em barrancos por exemplo.

- O café pede muito sol, então o melhor modo pra fazê-lo crescer acredito que seja com os cuidados básicos de rega e também exposição boa ao sol. 

Eu também vou iniciar um pé em casa, o problema que eu tenho é a exposição ao sol, uma vez que a garagem do meu prédio pega sol apenas em um período.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, top poder ter uma ou duas plantas em casa! Já li em vários lugares que uma planta madura pode produzir cerca de dois quilogramas de café por ano!! Leva por volta de três anos para iniciar produção.

De resto é só lembrar mesmo o que faz um bom café: solo bom (matéria orgânica, pouca adubação 'química'), ensolação filtrada (meia-sombra), paciência, colheita dos frutos maduros apenas e boa sorte. Faça um diário da planta aqui!

Vou plantar uma também (aliás, umas várias, uma na minha sacada do apartamento e umas na casa do meu pai, eheheh), em breve! Enquanto isso veja a reportagem do Globo Rural de uns anos atrás http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cafe/noticia/2015/09/cafe-caseiro-veja-o-passo-passo-de-como-colher-e-preparar-o-grao.html e no video: https://globoplay.globo.com/v/4478733/programa/

Ah: Não sou especialista, mas planta em vaso é sempre com camada de drenagem (pedriscos, cacos de telha, argila expandida, etc.) depois uma camada fina de areia que não vai deixar a terra ir embora depois das regas e terra daí para frente! 

Boa sorte!!!

Abração!

  • Curtir 2
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Álvaro e Mesquita, muito obrigado amigos!! 

Já me passaram ótimas informações e materiais! 

Vamos falando sobre isso por aqui então, e bora plantar café em casa! Seria uma boa onda? Bora? Rsrs

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que ótima ideia e que tópico bacana de se iniciar. Como moro em casa e em breve voltarei a fazer compostagem em casa - e com isso voltar às minhas hortas - vou aproveitar e pegar um (ou uns) pezinhos de café pra por no quintal.

@Allexlimaa2 parabéns cara! Vamos postando aí as atualizações.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fui bonsaísta há 20 anos, até dei aulas para iniciantes sobre a fantástica arte nipônica de cultivar árvores em vasos, e eles entendem da coisa: folhagens verdes e abundantes, floradas de tirar o fôlego e frutos de tamanho quase natural: já vi macieiras com frutos de tamanho naturalmente pequenos, quase quebrando o galho de um árvore de 40cm de altura, por isso jaca não vai dar certo em árvores com galhos tão pequenos e frágeis. :blink::P Mas café, principalmente aquele de frutos pequenos, deve dar uma árvore muito incrível; vou ver se me animo a cultivar um.... :rolleyes:

Do que ainda me lembro, o volume das raízes (de uma árvore em seu habitat) pode variar de 50% a 100% do volume de troncos e galhos da parte visível: é raiz pacas, e no bonsai faz-se a poda a cada 2 ou 3 anos para evitar excesso delas, consequente apodrecimento etc. para manter a planta forte e saudável.

Nos melhores viveiros que conheci aqui no Brasil, quem podia pagar usava apenas um material próprio importado do Japão: uma argila cozida neutra, e porosa por dentro, de diversos tamanhos e formas (grandes ou pequenas, redondas ou irregulares), para garantir a drenagem e desenvolvimento livre das raízes, o que tb facilitava nas podas, pois bastava tirar a árvore do vaso para as raízes ficarem soltas e livres. Naquela época já estavam começando a produzir e vender no Brasil este tipo de material, não sei como anda hoje em dia.

São árvores, mesmo com 20-30cm de altura, algumas deste tamanho têm mais de 30 anos de idade, já vi uma destas quase centenária; por isso mesmo precisam estar sujeitas às forças da natureza: ar, vento, insolação, chuva etc. Normalmente, por serem mais delicadas, são protegidas de sol direto o dia todo por sombrites de 70-80%, isso protege também das intempéries (ventos muito fortes em épocas de florada e frutos; geadas; chuvas muito fortes ou de granizo etc.). São levemente aguadas duas vezes ao dia (pela manhã e ao final da tarde), tb para manter as folhagens livres de poeira; o sistema de fixação e drenagem que falei acima permite isto sem maiores problemas, mantendo as árvores com a umidade ideal.

Nunca comi frutos, pq eles são para serem vistos, e não colhidos para consumo, mas acredito que sejam tb excepcionais em qualidade. Com o material neutro mencionado, a alimentação é feita à base de doses artesanais e particulares (para cada espécie e época do ano) de NPK, cada um deles desenvolve folhas, flores ou frutos, não lembro mais qual faz o quê!

Basicamente isto, mas não só, claro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Almir, só tinha até ontem temperos em vazos, coentro, cebolinha, alecrim, tomilho e meu xodó manjericão. Agora um passo a mais com o café. O meu quintal pelo que li dos amigos acima é bem propício, sol pela manhã, mas protegido do vento e de muita chuva. No próximo final de semana colocarei ele no vaso definitivo e então vamos vendo o progresso ( ou não né) desta empreitada! 

Então Lisboa, não sabia de mais este dote seu, pois é rapaz bora se animar aí e começar a cultivar um cafezinho. Com certeza você nesta vai abrilhantar muito nossa empreitada!! 

Gostei de ver a empolgação dos amigos, acho seguir essa ideia pode vingar rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto de planta e vou animar sim! Tenho uma jabuticabeira na sacada (vaso de aproximadamente 60x62) entre outras duzias de plantas, temperos, pimentas, etc. então na outra sacada terei um pé de café! [emoji23][emoji23]
0e27d3729baabd90ad5be007a5e320c6.jpgf978b7c54b853f28d8912e8426cf5709.jpg

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

  • Curtir 7
  • Agradeço 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que beleza Mesquita!!!  Eu vou ter outros pés de café, só que vou trazer de MG quando for pra lá ou tentar germinar alguma grãos dos verdes que tenho porque pagar o que paguei em mais mudas está fora de cogitação rs. Em frente a minha casa tem tipo uma pracinha que na verdade é um terreno desocupado, acho vou vou encher lá de café rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu sempre que posso planto algo, em Brasília como é muito seco, só tenho plantado ipês na região que moro.

Meu pai tem uma casa, então também vou plantar um monte lá! Hehe vamos em frente!

 

 

acho vou vou encher lá de café rsrsrs

 

 

 

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa @Mesquita tua jabuticabeira tá Enorme (para um vaso). Quanto tempo ela tem?
A minha tem uns 2 anos e tem 1/3 do tamanho mas começou a dar flor e frutos a 2 semanas
atras. Também curto pimentas mas no momento só tenho desconhecida que é muito ardida. Já
tive japapenos. Tenho tb um pé de limao, uva e blueberry (q deu fruto no começo do ano).

@Allexlimaa2 germinação de café é bem complicada. Vale a pena comprar muda. O ideal seria
ver uma compra coletiva (para quem tem interesse) de algum produtor. Acho que eles venderiam
de boa 10-20 mudas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal Bruno! Blueberry é chique em? Rsrs

Então uma compra coletiva de espécies diferenciadas seria interessantíssimo!! Agora de mundo novo, catuaí e etc posso pegar lá em Minas e até trazer pra quem quiser, ficou me perguntando porque não fiz isso até hoje rsrs. Só que agora acho que só vou lá em novembro. 

Outra possibilidade talvez seja com o Valmor! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vale falar com o Valmor mesmo! Eu já comprei algumas mudas (enxertadas) no
mercado livre (blueberry e limao que tenho são de lá) e ambas as experiencias foram ótimas.
Mas nunca vi nada legal em termos de café. E certamente seria, nesse caso, preferivel comprar
com um produtor que conhecemos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal  ! Curti também o assunto  hehe . . . há uns 9 anos atrás ganhei 2 pés de café , na época era um simples tomador de café então nem imagino a espécie deles, estavam com cerca de meio metro cada um, aqui tenho bastante espaço verde para poder plantar "graças a Deus" , porém na época um de meus cachorros, pois tinha um casal de labrador, o macho simplesmente detonou com os pés de café, já estavam com cerca de 80 cm uma pena . Esses meses atrás também andei pesquisando sobre o mesmo assunto coincidentemente, então também irei tomar coragem e tentar adquirir alguns pés mas serão plantados diretamente no solo mesmo, serão por enquanto as únicas árvores aqui de casa rs rs  ... pois não levo muito jeito para essas coisas, mas é aquilo ... com dedicação tudo é possível . Única vegetação que consegui fazer crescer e muito pois são mais rústicas e resistentes foram 6 trepadeiras ( "era" ou "unha de gato ") que plantei ao redor do muro , elas tomaram o muro todo inclusive dos dois lados dele e também plantei  algumas dezenas de metro de grama esmeralda, ambas verdinhas, sendo que único trato que dou nelas atualmente é a poda. Tentarei então cultivar alguns pés de café no local onde é o gramado. Pelo visto o café vai precisar de mais cuidados obviamente , mas será muito bom poder ver eles crescerem e frutificarem. 

Detalhe que ainda tenho um labrador mas ela é mais tranquila já passou a fase de destruição está com 9 anos, embora raro ela ainda tira uns pedaços da trepadeira do muro . . vai entende-la !?  hehehe . . . pode ser ainda que terei que cercar os pés para evitar o mesmo destino dos outros pés.

O bom que além de ornamental , fazer sombra e produzir oxigênio ainda será produtivo  .  Excelente tópico  @Allexlimaa2    :)

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que beleza Marcelo, é ótimo ter um cachorro é bom demais, eu tenho dois e são os amores da minha vida! 

Legal, plantar os cafés aí no seu gramado, com certeza fará uma sombra aí, o café pode chegar a incríveis 3 metros, porém responde muito bem a uma poda que limite sua altura, e como você tem espaço deverá ter ótimas plantas com raízes livres como disse o Lisboa acima, as raízes podem ficar bem grandes também. 

Um abraço e vamos em frente!! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal, blz?
Então, o meu deve ter uns 3 anos aqui na varanda, como o Álvaro disse eu o plantei em um vaso 50x50 com argila expandida em baixo, uma manta e depois terra de boa qualidade já adubada que vende em casa de plantas.
Aqui na varanda pega sol apenas até as 11, pois a posição é meio ingrata, mas esse ano ele deu bastante frutas, não deu ainda pra brincar, mas acho que na próxima já rola um espresso hehehehe
Eu uso o adubo 10-10-10 a cada 3 meses, pra dar uma força, e vou repondo terra que parece que vai descendo, olha algumas fotos de como está, qualquer dúvida dá um tok! Abraço

35dcf192c4e3d80210fc889e14a7185b.jpg7c77d05120e768251914f278ceda9cd3.jpg5e199b380d244fb9d05b7e0a9a1fc635.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ainda não podei, estou pesquisando sobre, até porque ele está grande já! Quando está floreando o cheiro é fantástico, mas dura pouco, uns três dias só .

Cara uma pessoa do Instagram me falou que era um Catuaí Amarelo, mas confesso que não sei! Nem sei se tem como saber depois de grande, será?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu não sei não rsrs, pra mim parece um catuaí mesmo mas é mais por parecer com os que vejo lá no sitio do que técnica. 

Talvez o @Valmor / CaféCampoMístico possa ajudar e entrar no papo rsrs

Sobre poda vou procurar em um dos programas " técnica rural" do canal Rural, acho que já vi lá um programa sobre isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou fã inegável das fotos do Maycon no insta, o cara manda bem demais. Fora o cantinho dele.

Depois que ele mostrou o pé dele por lá deu vontade, mas até hoje não saiu do pensamento.

Posso conseguir algumas mudas com produtores da minha região, vocês estariam interessados? Eu não faço a mínima ideia como fazer o envio disso kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Obrigado Álvaro [emoji106]
Mas sempre cuidei de boa, sem muita preocupação, molho todos os dias é só... é bem tranquilo, só quando viajo que tenho que escalar uns amigos pra vir cuidar hehehehe, tirando isso é de boa.
Costuma dar umas pragas de vez em quando, acho que é conchonilha, mas tem um remédio pra borrifar que ajuda


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Marinho obrigado! Cara ela deve ter uns 5 ou 5,5 anos. Plantei nesse 'vasão' três anos atrás, ela era bem menor! Passei a adubar com de 2015 início do ano passado, estou com três safras. Depois dela descansar uns 50 a 60 dias um pouco de npk 10-10-10 diluído em água a cada 20 dias (não mais que uma colher bem rasa de chá). Jogo, também, pó de café, casca de ovos, às vezes substituo o npk por adubo de composteira em pequena cobertura. Dessa vez ela deu flor até nós galhos mais altos, muita muita flor!!! Orgulho do pai! [emoji16] ...

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando meus pitacos bonsaísticos, já que se trata de árvore em vaso... [emoji14]

Ao podar as raízes antes de acomodar em novo vaso, lave-as bem com água corrente tipo chuveirinho leve, para que fiquem soltas (desembaraçadas) e limpas. Tirem as partes apodrecidas, e não podem mais do que 30% do que tiver lá.

E sem preconceitos quanto à adubação química, eu aumentaria um pouco a dose de K, e talvez a de N, da fórmula NPK, mas isto tb depende da periodicidade e época de adubação. Já que vocês estão cultivando, em vaso, não deixa de serem aplicáveis as técnicas do bonsai. Já vi tb "bonsais" gigantes (que não são tecnicamente Bonsais, com 1,5m ou 2,0m de altura) mas que seguem as regras de tratamento e poda estética (funcional, na verdade) dos verdadeiros bonsais, mas plantados em "vasão raso" em jardins, ou mesmo diretamente na terra de jardins. Há uns 20 anos atrás podaram as copas das árvores da Av. 23 de Maio em Sampa com a estética dos bonsais e ficou incrível!

Mais infos aqui: BONSAI: UMA ARTE MILENAR, Boletim Agropecuário da Universidade Federal de Lavras, em especial o "Item 7. Irrigação e Fertilização".

 

 

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que fiquei tentado a plantar um pé de café no vaso também. A um ano atrás cheguei até ir em um shopping de plantas, mas na hora H, pensei em como iria beneficiar o café, e desisti.

Um tio está plantando alguns pés e já rolou uns "nanolotes" rs. Descascaram usando pilão (será que o nome veio dai? Rs). 

Queria saber qual melhor indicação (para uso doméstico). Eu já vi produtos tipo esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-777412377-descascador-de-cafe-despolpador-em-metal-prod-30kg-hora--_JM, mas nunca ouvi feedback de tal aparelho.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lisboa bons toques!!! Apoio demais a adubação com npk!!! Eu uso! E a adubação 'orgânica' no fundo é química, pois quer entregar... Npk pra planta, heheh adicionando umas cascas, borra de café, etc. conseguimos ter um pouco mais de um ou outro nutriente. Acho até que o adubo manutenção é o 10,10,10, e o de floração e frutificação seria o 20,20,10... Para o café vou estudar um pouco mais, mas pra jabu esses tão de bom tamanho!

Tenho umas várias sementes de café para germinar (assim aguardo, ansiosamente)! Moka e Catuaí amarelo.

 

 

Dando meus pitacos bonsaísticos, já que se trata de árvore em vaso... : , em especial o "Item 7. Irrigação e Fertilização".

 

 

 

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

 

 

Edit: olhei o manual, boa dica, uma coisa que faço sempre é deixar a água de um dia para usar dois depois, para o cloro sair, isso é mesmo importante (no capítulo sete eles mencionam isso)!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal do Bonsai mais doméstico usava aqueles galões de 10L de regar pra jardinagem com chuveirinho na ponta, tinham uns 3 ou 4, deixavam descansar por causa do cloro, porque a rega é pouca, mas é diária. Outros armazenavam em duas caixas d'água pequenas, para ir revezando entre elas. Quem podia (é um hobby caríssimo, como o nosso de café) tinha filtro de excelente qualidade para este fim, e os criadores de maior porte tinham esquema de filtragem e rega profissionais mesmo.

O problema da adubação orgânica é a confiabilidade, pior ainda com a tal terra orgânica... as que eu usava qdo comecei davam depois de um tempo toda sorte de pragas e ervas daninhas. Vc pode ver no Manual (que é de uma Universidade), e eu vi em outro artigo, que musgos são criadouros de insetos e larvas, a tal graminha (linda de se ver) compete com a árvore na obtenção de ingredientes, e as folhas em decomposição são um ótimo repositório para desenvolvimento de fungos e bactérias. No Bonsai isto é crítico, por isso nenhum dos criadores experientes e bem avançados que conheci usavam terra ou decoravam o vaso com vegetação (musgo ou graminha), somente a argila porosa neutra e adubação química.

Borra de café pode ser uma boa pedida, pq contém vários bons nutrientes e, em tese, foi praticamente esterilizada (pelo menos no meu caso que uso água fervendo nas preparações hahaha).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo M este descascador é da Botini, então pode ser coisa suficientemente boa para usuário doméstico. Veja se não tem algo manual e barato na Pinhalense.

Se o cartão da Lisa aguentar, vc pode tentar este aqui. :angry::P:lol:

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu for mesmo fazer um bonsai, vou tentar trabalhar com um pé de verdade bem maduro (velho), mas nanico ou subnutrido num canto da plantação, ou encravado numa rocha (é assim que caçam árvores com décadas de idade, já quase prontas pra serem envasadas). Tem uns sumatras com 70-110 anos no Sítio Canaã, quem sabe eles me cedem um pé com aqueles troncos grossos e envelhecidos, para eu começar a prepará-los para bonsai. Tô começando a me animar com a ideia! :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa vai transformar um café em Bonsai? Rsrsrs

Rodolfo, acho que com a quantidade talvez me precise de máquina despolpadora. Deixa secar em coco e depois da pra limpar. Assim eu acho. Rsrs no meu caso vamos ver o que dará daqui a 3 longos anos!!

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...