Ir para conteúdo

Indicação de moedor manual


Wellpires

Postagens recomendadas

Amigos, depois de ter cometido um equívoco de principiante, comprando o moedor da Cadence, estou querendo comprar um moedor de verdade. Pelo pouco que vi os moedores elétricos estão bem acima do meu orçamento. Penso em comprar um moedor manual novo, no máximo até R$300. Pensei no Hario Skerton. Vale a pena ou vocês indicam algum outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De tudo que já li aqui no Fórum, e ouvi de alguns usuários há um ano, o Hario Slim é um pouco melhor que o Skerton. Já tive um Slim pra viagens e era satisfatório (pra coados), acabei dando de presente pro meu filho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive a oportunidade de adquirir um Barazta Virtuoso que é excepcional. Porém usei por pouco mais de 1 ano o Hario Skerton para fazer cafés na V60. E pra mim ele foi ótimo, moi relativamente bem, você tem a possibilidade de tomar cafés moídos na hora e por um preço justo. Já estive na sua situação pra mim foi perfeito.

Minhas únicas ressalvas são: quando ia fazer café mais mais pessoas que perdia muito tempo moendo. E quando ia mudar de v60 pra prensa francesa, as vezes,  eu perdia bastante tempo pra deixar no ponto que gostava a moagem.

Se eu fosse você compraria o skerton mesmo.. eu só troquei de moedor pq ganhei um novo, se não estaria ainda feliz moendo no hario skerton.

abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mini tem a vantagem de ser um pouco mais alongado e não necessitar de alterações. O skerton com o mod da uma estabilidade superior ao mini.

Eu tive o mini, hoje com meu irmão, me atendeu durante 1 ano nos coados, nas faixas maiores ele não vai muito bem, mas muito melhor que qualquer coisa que você possa comprar novo por ai.

Dica de ouro: garimpar o krups gvx no OLX e MercadoLivre

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Wellpires , eu tenho o Mini e o Cuisinart, que é como o Cadence, de hélices. Curiosamente, comprei o Mini antes (para a moka), e para que minha mulher começasse a entrar na onda do café moído na hora, comprei o Cuisinart. O Mini, para o meu uso, resolve bem legal. Mas claro, acho que a maior parte do pessoal aqui do fórum é mais exigente com fines, homogeneidade, etc. Eu transito entre moagens de 14 cliques (para um coado com filtro de titânio) até 8 cliques (um dos preparos que faço na Aeropress). O que faço mais mesmo é 9 cliques, para a moka. Para esse "espectro", acho que funciona bem legal. E de 10 cliques para cima é muito rápido, dá para botar a água para esquentar e moer durante tranquilo. Já quando vai para as moagens mais finas, é um empenho. Se realmente você pretende fazer mais fino, tomar espressos, etc., acho que pode ser bom ir guardando um dinheiro para um moedor mais sofisticado e elétrico. 

A ressalva, que outros amigos foristas já fizeram acima, é que funciona legal para fazer café para 1-2 pessoas, ou 3-4 se for estilo uma degustaçãozinha, só experimentar o método. Para fazer para mais gente, aí já começa a ser um certo trabalho. De todo modo, 90% do tempo faço café só para mim e no máximo minha esposa, então resolve show. Praticamente aposentei o Cuisinart depois que vi que para as moagens mais grossas que uso o Mini resolvia legal.

Só outro pitaco, meio off topic mas pode te ser útil: o Cuisinart, Cadence etc. evidentemente estão longe do ideal, mas se vier uma "galera" aí na tua casa, ficar inviável para se virar com o moedor manual e não tiveres outro, ele pode dar um resultado satisfatório se fizeres o processo em "pulsos" em vez de moer contínuo, e chacoalhando com frequência. Aí é periodicamente ir vendo como está o resultado até chegares na moagem adequada. É claro que moedores com mós têm resultado superior, mas dá para chegar a resultados surpreendentemente mais consistentes se fizeres assim. O meu Cuisinart está encostado, mas se aparecerem aqui em casa uns 3-4 que curtem um café coado e não forem hiperexigentes, vou botar ele em uso sem titubear. Acho que outros métodos, dependendo da receita, como moka, prensa francesa e aeropress, podem dar resultados satisfatórios desse modo também. Obs.: não quero cometer uma heresia aqui nesse fórum e dizer que moedores de lâminas chegam perto dos de mós! rs Mas com técnica dá para tirar mais deles, e fazer xícaras boas, muito melhores que de cafés pré-moídos. Os links a seguir ilustram os macetes para tirar o máximo dos moedores de lâminas, o segundo vi aqui mesmo no fórum um tempo atrás: 

 e 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a todos pelas dicas! Esqueci de citar que o método que uso é o coado e que costumo fazer café pra três ou quatro pessoas. Mas não quero um moedor que me limite muito na questão de quantidade. Talvez pra sete/oito pessoas no máximo.
@Álvaro Ford, o que você quer dizer com não precisa de alterações?
@Freedom Force, o Slim teria menos ajuste a fazer, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wellpires

Pra ajustar a granulometria eu quis dizer.

O mini você vai girando tipo uma rosca que vai fazendo uns "cliques" conforme você gira... já o Skerton é diferente, são voltas que se dá, um pouco mais confuso na minha opinião.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, dando uma pesquisada aqui no fórum vi entre algumas antigas sugestões o Krups GVX208. Presta para coado? Entre ele e o Hario Slim, qual vocês diriam que é melhor?
Por favor, ajudem pois quero tentar comprar ainda hoje. rs

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não leu minha dica de ouro né? kkkk

A resposta é complicada, mas: depende 

O controle de qualidade deles não era lá essas coisas. Existem unidades que na regulagem máxima não chegavam no nível do coado. Tudo bem que existem modificações para serem feitas e torná-lo bom para tal fim.

De maneira geral é um bom moinho, tive ele por alguns meses e ele moia consideravelmente melhor que o meu Hario Slim, mas a bagunça que fazia era desanimadora.

Eu iria de Hario Slim caso você queira portabilidade, caso não, o Krups é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li sim, @Álvaro Ford. rs. Mas não encontrei no ML e nem na OLX.
Mas por que fazia bagunça? Não entendi.

Como quase sempre faço café pra poucas pessoas, acho que prefiro qualidade do que funcionalidade. Se bem que moedor elétrico seria uma mão na roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Hario Slim. Valeu a todos pelas dicas!

Depois que ele chegar posto o relato da minha experiência de comparação do Cadence Di Grano e o Hario Slim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...