Ir para conteúdo

Top 5 Cafés


Wellpires

Postagens recomendadas

Galera, pesquisei aqui no fórum mas só achei tópicos antigos sobre o assunto, portanto resolvi criar um novo.
Principalmente pra ajudar os mais novos, postem suas listas dos 5 melhores cafés já saboreados por vocês. Como utilizo o método coado, gostaria de saber os melhores pra esse método. Sugiro colocar o método que você utiliza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é difícil dizer pois varia de cada safra, mas já tomei excelente safra do frutado ao quadrado do Moço e também da Unique, um do Ninho da Águia e algunss importados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil dizer, ou melhor, acho de pouca utilidade porque vai variar muito conforme o gosto pessoal de cada um, e a preparação em si mesma. Tive cafés espetaculares, por ex. do Kenya, em que só apareceram e ficaram na boca por quase uma hora notas picantes que lembravam hortelã quando cheguei no sweet spot do café, antes disto talvez eu tivesse achado só excelente. Por isso nunca posto o café que estou tomando, e, dependendo do colega do fórum, eu nem levo em consideração (no sentido positivo ou negativo) a avaliação dele se as preferências forem muito diferentes da minha (por ex., se ele aprecia muito e toma regularmente espresso, que raramente tomo) ou se a maneira de preparar é muito diferente da minha, porque tudo isto indica que não buscamos as mesmas coisas na xícara, daí pode até tornar-se irrelevante o café em si mesmo.

Um mesmo tipo de grão pode variar completamente as notas, a ponto de parecerem cafés diferentes, conforme o tamanho (16+, 14+, moka) ou o grau e perfil de torra. Já tomei um mesmo café de torrefações diferentes que variaram de bom a excelente, e um mesmo café de uma mesma torrefação que alguns meses depois não estava tão bom quanto a torra anterior. Cada safra é uma safra, como o RogerioD bem pontuou, e cada pacote de um mesmo café de uma mesma torrefação pode ser até muito diferente um do outro: torrados em dias diferentes, em momento diferentes no mesmo dia etc. No campeonato de AP comprei e recebi de uma só vez 7 pacotes do Salada de Frutas do Sítio Santa Rita de Espera Feliz (MG) e havia 4 grupos de pacotes bem diferentes um do outro.

E, finalmente, quando muito bem extraído um café o método torna-se (ou deveria tornar-se) quase irrelevante, exceto pelo filtro usado (papel ou metálico) por causa da retenção, ou não, de óleos, o que modifica totalmente o resultado na xícara. Ainda hoje vi um Instagram de um barista campeão brasileiro comparando uma extração no Kalita Wave e no V60 com tudo exatamente igual (mesmo café, moagem, temperatura, tempo de infusão, temperatura da água, mesma água etc.) e pelas descrições do resultado ficou bem claro, pra mim, que no v60 o café estava menos extraído que no Kalita, e teria fica melhor extraído ainda numa Clever, French Press ou AeroPress (claro! rsrs).

Para mim, exceto espresso e moka (que passei a admirar), as diferenças que resultam de cada método (inclusive no tocante ao tipo de filtro utilizado) estão relacionadas a um maior, ou menor, grau de extração do café; ou em outras palavras a variáveis graus de sub ou hipo extração que envolvem os diversos métodos, principalmente os por percolação. Tem métodos que favorecem você chegar no sweet spot de um café, especialmente os por infusão, e quando você chega lá deixa de ser relevante até mesmo o moinho que você usa. Pronto, falei! [emoji14]

  • Curtir 4
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que não é uma lista muito útil pra escolher cafés a serem bebidos.

Isso pelos motivos expostos pelos colegas acima: cada café que bebemos é único; cada safra, a maneira como foi beneficiado, quando e como foi torrado, a maneira que preparamos, etc., sem falar no gosto pessoal.

Mas me fez lembrar aqui dos cafés que mais gostei até agora...

- Queniano que tomei no Supernova em Curitiba, e me fez fazer o primeiro pedido pela Square Mille;

- Obatã Amarelo fermentado dos Moscardini que experimentei na Baden e levei para tomar em uma viagem de férias, e ainda depois ele apareceu na compra coletiva;

- Forquilha do Rio fermentado que provei no Lucca Cafés

- Sítio Helker da Raposeiras,  um CD do Espírito Santo muito especial;

- Yirgacheffe naturais e lavados que vieram da Has Bean.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, galera! Esse fórum é muito top. Tô sempre aprendendo de pouco em pouco com a experiência de cada um de vocês.
Entendo as variáveis que interferem diretamente no sabor final do café, ou pelo menos estou começando a entender mas a minha ideia foi nortear um pouco não só a mim quanto outros iniciantes que penso que no início não conhecem muita coisa e precisam de uma luz pra começar experimentar novos cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...