Ir para conteúdo

Brasilia Lady e moedor Brasilia de 19 anos e nova :)


RogerioD

Postagens recomendadas

Sempre tive vontade de ter uma máquina antiga, semi auto, que fosse boa e bem conservada, com aquecimento rápido para ter como uma segunda máquina ou até mesmo no trabalho, não tenho noção de restauração, como alguns amigos aqui do fórum que são excepcionais, então ou eu encontrava uma máquina já em um bom estado ou ia atrás de alguém para fazer essa restauração, encontrei esta, que tem as mesmas características da Rancilio Silvia, até mesmo internamente, são muito parecidas, parruda, com bons materiais internamente e externamente, na etiqueta com 19 anos mas era de uma instituição que nunca usou, por falta de conhecimento das pessoas e ficou lá parada, guardada, a máquina e o moedor, Brasilia Lady e o seu moedor, hora que chegou em casa eu não acreditei no estado de conservação da máquina, não precisei fazer limpeza, apenas a caldeira que joguei água internamente e esvaziei pelo grupo e saída de água pelo tempo de estar parada, sem risco, internamente as mangueiras e tudo mais, realmente uma belezura, é uma máquina que em foruns internacionais tem bastante fãs que gostam de tê-las e colecionar, no facebook tem até um grupo dedicado a ela, em restaurações, adaptações, etc, um amigo aqui postou de um usuario gringo que fez todo o procedimento de configurações eletrônico nela por arduino e ficou maravilhosa, a única coisa que faltava nela assim como a Silvia era um PID, comprei, está em casa, mas não sei instalar e aqui creio que ninguém mexe com isso, então não sei o que irei fazer rss e o moedor, que retirei a parte do recipiente do grão moido, que são aqueles modelos que é feito através de dosagem e não gosto, mas ela ficou feia sem essa parte, o certo era fazer um funil ou alguém para fazer algum acessorio para saida de grão on demand através de uma impressora 3D, vamos ver futuramente o que faço em relação a isso, mas fiz shots com ela e cuidando com a questão de  flush sai espressos bem decentes e é uma máquininha para durar anos e anos se bem cuidada, agora estou com dó de deixar ela parada, ou se trago para a universidade, ainda tenho que ver a respeito, mas estou colocando umas fotos para os colegas darem uma olhada, fiquei bem feliz em ter uma máquina antiga nesse estado, sem precisar fazer qualquer tipo de restauração, seguem as fotos:

 

36389413364_8b402969ab.jpg 

36389413504_e2115f08c4.jpg

36389413444_4b58ef2e59.jpg

36829032330_b576a23247.jpg

36829032430_9e6a78a2f1.jpg

36829037030_0ff6527228.jpg

36829044910_1fd3030dbe.jpg

 

37227004525_e2c5da96fe.jpg

37036491716_43e38d4cb6.jpg

  • Curtir 7
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tanque dela branquinho, mas mangueiras, nem amarelo estavam, realmente me impressionei com o estado da máquina, agora segue o moedor, esse sim, aparentemente deve ter sido usado algumas vezes:

Esta é a parte abaixo do grupo da máquina:

36829120020_8bccda5560.jpg

36389425154_2700bdf9af.jpg

 

36829118060_a3c6cf1946.jpg

 

37036499346_e24735dbc6.jpg

37036494946_be87776873.jpg

37036485836_3643172a09.jpg

36412204863_e68448941b.jpg

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ela  não foi usada, ficou guardada, somente o moedor é que foi poucas vezes usado, quando chegou abri ela pra limpar e me impressionei passei um pano úmido. usei um cafiza nos filtros e grupo coisa que nem precisava também, mais por questão de higiene mesmo,  as mangueiras tudo branquinhas, o tanque dela não tinha sujeira algum, esta zero, tenho que tirar mais fotos dessas partes e do moedor montado e postar aqui, ficou um conjuntinho show de bola, pra ficar perfeita só vai faltar instalar o PID mesmo rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Brasília Lady está excepcional , essa máquina é  muito bem documentada ela é  do tempo que os manuais eram completos , com vista explodida , lista de peças e diagramas hidráulicos e elétricos.

As peças ainda estão a venda na Europa , a máquina é  muito boa , caldeira de latão de 300ml  similar as antigas da Sílvia,  rede de cobre , solenoide e opv de latão. 

Quanto a pid vc vai encontrar vários projetos de pid com arduino sem problema , um exemplo.

https://hackaday.com/2016/07/03/brasilia-espresso-machine-pid-upgrade-brews-prefect-cup-of-energy/

Agora so falta comprar dois pés de café e um ROK :lol:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca que terei competência para fazer isso:

https://blog.rhysgoodwin.com/fabrication/brasilia-espresso-machine-restoration-and-pid-upgrade/

E aqui o club dela no facebook:

https://www.facebook.com/BrasiliaLadyClub/

 

@carlos eduardo pé de café só se você vier aqui fazer a colheita e todos os demais procedimentos até o grão limpo e pronto para a torra :D

 

Vou postar umas outras fotos que tenho no cel

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ela não tem OPV , se não tiver mesmo , ao invés de fazer o upload trabalhoso com PID , vc pode colocar uma OPV de latão com regulagem um manômetro e um termômetro digital arduino . 

Fica bem mais simples e a máquina vai ficar melhor que uma Sílvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bella maquininha ! Parabéns pela aquisição, as Brasilias são muito robustas com peças  fundidas de alta qualidade de fundição na própria fábrica(coisa rara) antes de fechar as portas, eram tão boas que as primeiras fiammas vinham com o interior das brasilias(vide a minibar(cópia da lady) e as Ria´s) para fazer o chassi e revender em portugal, se eu fosse você a usaria bastante para ver se vale a pena colocar pid, talvez só com flushes ou trocar o termostato por um mais frio já lhe agradem ao paladar, mais uma vez, parabéns pela aquisição ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos eduardo não reparei se tinha a opv ou alguma rosca de regulagem de pressão, teria de abrir novamente e olhar... vc acha simples colocar um manômetro e um termômetro via arduino?? hahahaha não sei nem como utilizar o multímetro pra medir nada, quanto mais algo assim... não é minha praia eletrônica e montagem e desmontagem de equipamentos não... isso tem que ser feito por outra mão, já tenho um PID, vou postar foto dele que tirei hoje...

@Rodolfo M  :ph34r: coisas antigas se tem valor por estimação, o prazer de se ter algo do passado heheheheh

@Álvaro Ford se vendesse a máquina depois me arrependeria :(

@felipe magaldi então achei ela muito robusta, toda em metal fundido, não tem plástico, pena que não produzem mais coisas de qualidade assim, eu realmente não consigo entender como ela esta nesse estado, até os parafusos dela estão com aquele aspecto e brilho de novo, sem corrosão do tempo, é muito estranho, pelo tempo não era pra estar assim, era pra ter algum sinal fosco nos parafusos, vou postar uma foto aqui e vc vai ver o que estou dizendo, os fios, realmente é estranho... gostei da extração dela, é silenciosa, mas é dificil até pegar as manhas do flush, realmente ela esquenta muito e precisa dar flush a água sai quase pegando fogo do grupo rsss, o moedor também achei bem silencioso, apesar dele ter retenção isso não gostei. Parabéns pelas suas restaurações, acho muito legal, gostaria de ter habilidades assim.

Seguem as fotos de hoje, não achei a outra parte do moedor, deve estar guardado em algum canto por ai, ele esta feio sem o recepiente que fica o pó e dosador.

37224442352_28e90f9842_k.jpg

36543108484_e8bc3bffb9_k.jpg

37223902972_38c575de9b.jpg

37395204615_67d76437d1.jpg

37205735736_e820f69e8c.jpg

36583164963_e49ea612a0.jpg

Esta é a etiqueta do moedor, bem velhinho tbm rss:

36543107734_85134b6ca9.jpg

37252799271_4b5ba155cb.jpg

37205870616_ee7f2a3a1d.jpg

 

37395205945_c3bf264571.jpg

37252670381_0d8f6c635e.jpg

37252680241_89ce119a44.jpg

36583165343_79c8f5084a.jpg

37223900502_598c5ffc25.jpg

36543516954_6fa1c40c4d.jpg

36997847380_450ccf2dc1.jpg

36546951994_e09ed83b3e.jpg

 

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns @RogerioD, isso é o eu que chamo de um achado. Uma verdadeira relíquia e extremamente conservada.

De fato, uma pena que já não se produzam mais equipamentos básicos nesse nível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei instalar pid pois não entendo nada de eletrônica, apesar do processo ser simples nesta máquina eu prefiro nem tentar rss, vou ter que ver alguém futuramente pra dar esse UP nela :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana, hein? Realmente zerada.

Esse grupo me parece que está com o kit de sache... Talvez valha a pena procurar o dispersor pra pó, e aí filtro pode ser basicão, VST etc. Também dá pra usar esse dispersor mesmo, não é tão diferente, o de pó acho que abrange mais a área toda com os furinhos.

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carneiro Márcio, mas ela veio com um filtro e uma saída dupla no PF, realmente não sei se o "chuveiro" é para sachê, está funcionando muito em no espresso, estava tomando bastante cuidado com a temperatura, que se não der um flush ela queima mesmo, esquenta muito rápido, por isso da praticidade do PID, já que é grupo 58mm comercial, seria fácil instalar um outro.

Só estou com receio de deixar essa máquina parada e com o tempo começar a deteriorar, agora chegou mais duas para ajudar a coleção, handpresso auto e a Aram :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficar parada, ressecar as borrachas, um resto de água na caldeira, corrosões, etc não vou poder deixar na minha bancada, pois já está mais que lotada, ou guardar ou trazer para o trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, não sei por que fazemos desta forma, estamos sossegados, ai compramos mais coisas e percebemos que não tem onde colocar, ...... rsrsrsrsrsr

Mas quando eu acho que estou comprando muito , lembro de um amigo meu , Ivan, que tem 100 maquinas de escrever, e vejo que posso comprar mais, rsrsrsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RogerioD disse:

@Carneiro Márcio, mas ela veio com um filtro e uma saída dupla no PF, realmente não sei se o "chuveiro" é para sachê, está funcionando muito em no espresso, estava tomando bastante cuidado com a temperatura, que se não der um flush ela queima mesmo, esquenta muito rápido, por isso da praticidade do PID, já que é grupo 58mm comercial, seria fácil instalar um outro.

Só estou com receio de deixar essa máquina parada e com o tempo começar a deteriorar, agora chegou mais duas para ajudar a coleção, handpresso auto e a Aram :/

Se quiser se desfazer da Brasilia, já esto arrumando um lugarzinho cativo para ela aqui em Brasília. Tudo para não deixar essa deteriorando aí. Eu juro, só quero te ajudar! rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 4 years later...
  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...