Ir para conteúdo

Recuperar café torrado


Lourenço

Postagens recomendadas

Olá colegas, procurei e não achei nada a respeito, resolvi então criar o título.

É possível recuperar um café torrado, assim como:

Tenho uma torra clara de uma semana e quero dar continuidade para uma torra média ?

Agradeço dicas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, sinto lhe dizer mas acho que perdeu a torra...  a não ser que você faça uma torra bem escura, mas torrar para conseguir os nuances do café como em uma torra média não tem jeito, pelo menos na teoria, eu mesmo nunca fiz, mas pode fazer o teste e nos dizer rss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rogério, não perdi a torra, pois a estou consumindo.

Como esta experiência citada nunca foi feita por mim e como agora com os novos equipamentos que comprei (torrador, termômetros, dimmer, moedor e cafeteiras diversas), posso melhor controlar minhas torras, antes de fazê-los, questiono se algum colega já fez.  Pode ter certeza que mesmo tendo parecer contrário ou negativo eu vou fazer a experiência e posso compartilhar.

Grato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lourenço, já fiz, e fica extremamente amargo kkkkkkkkkkkkkkkk

Mas isso é experiência própria, existe um tópico sobre uma torra dupla, mas é feita no mesmo momento.

No curso de torra, não existe nem sombra sobre o assunto (se vc pensar em meia dúzia de componentes químicos talvez até fosse viável, mas se existe uma "evolução " do café após a torra, vc com certeza mata isso com uma segunda torra). Teste isso, e depois conte como o seu café ficou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lourenço, concordo que é interessante tentar por conta própria e analisar o resultado! Assim como qualquer outro assunto dentro desse hobby que dê pra replicar em casa... Então, eu também já experimentei isso, e o resultado é o mesmo do Rodolfo: mesmo o resultado final aparentar uma torra clara ou média, o sabor é de café queimado, as características sensoriais de um ótimo café se perdem quase totalmente. Talvez agrade quem está acostumado com café de mercado.

E isso de torra dupla que alguns andam experimentando sempre interrompe o processo no final da fase de desidratação, antes de começarem a ocorrer a parte significativa das reações químicas. Imagino que não seja o seu caso...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Positivo colegas, grato pelas dicas.

Quando der vou tentar e ver os resultados.

Estive no final da semana passada em Carmo de Minas, São Lourenço e Cristina e trouxe alguns cafés premiados (caros "pacas").

Cru só consegui uns 2 quilos e tive que implorar de um pequeno produtor da região.

Pelo que senti, só paguei caro por ser um café famoso, mas vamos ver o resultado na xícara.

Abraços.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Olá colegas, fiz o prometido.

De um café de torra clara feita no mês de Setembro/2017 coloquei 50 gramas no I-Roast 2 e utilizei a "retorra" com 401ºF já que não havia necessidade de perda de umidade. No máximo em 3 minutos de torra clara (SCCA*85) passei a ter uma torra média (SCCA*55).

Deixei em repouso mais de 5 horas e moí o café. Utilizando porta filtros pressurizados na Philco 15 Bar, tive uns 5 milímetros de crema e um café saboroso e aromático levemente mais amargo em comparação com o mesmo café em torra clara.  Outras pessoas analisaram o café, pois fiz várias torras nas mesmas condições e a análise sensorial não ficou comprometida conforme relatos teóricos.  

Até comentei pelo Facebook com o colega Rodolfo que, se precisar vou tranquilamente utilizar o processo em outras experiências.

Abraços.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...