Ir para conteúdo

Efeitos (pessoais!) da cafeína


JoaoW

Postagens recomendadas

Olá amigos do forum, estou criando esse tópico porque já vi alguns falando da cafeína, mas mais voltados para efeitos científicos, faz bem, faz mal, etc.

Se a discussão não couber aqui e já estiver repetida, peço aos moderadores que a eliminem...

A ideia é basicamente relatar os efeitos que cada um têm com a cafeína, efeitos positivos, negativos ou neutros, e como lida com isso...

Afinal, se tem uma coisa que acredito que seja realidade para quase todos aqui no forum é que, gostando bastante de café, se toma muito café, e com isso, muita cafeína! Mais que os "reles mortais" rs.

Particularmente, acho a cafeína algo ruim para mim. Os tais efeitos de ficar mais esperto, alerta, etc. nunca senti. Mas quando tomava muito café ou coca-cola (eu tomava muito), dava uma taquicardia. E uns meses atrás teve um período em que eu tomei muita cafeína sem me dar conta: coca-cola, café, chá mate (um litrão), cacau... Nessa época, comecei a ter uns suores excessivos meio "do nada". Era 40 min depois de consumir qualquer coisa com cafeína, por menor que fosse a dose, dava nisso... Demorei até descobrir. Mas aí fiquei um tempo só tomando café descafeinado - era o Melitta, um tempo em que eu não conhecia os cafés especiais ainda -, e parou. Hoje isso "passou", mas confesso que mudei bastante meus hábitos. Tanto é que caí nessa de cafés especiais procurando por bons cafés descafeinados e modos de preparo pra fazer na moka. Hoje faço assim: nos dias que faço exercício, tomo metade dos meus cafés (ou mais) "com cafeína" (antes do exercício acho que é bom, minha nutricionista recomendou então achei ótimo rs), e o restante sem. Nos dias que não faço exercício (2 por semana), tento ficar só nos cafés descafeinados. E nunca mais tomei café com cafeína à noite.

É que depois que fiquei aquele período sem tomar cafeína, tive uma síndrome de abstinência de uns dias, e não gostei de saber que tinha uma certa dependência. Então hoje busco alternar - intercalar horários de tomar café, ficar sem cafeína um dia ou outro, para evitar a formação de hábito. Além disso, devo admitir que minhas noites melhoraram; eu já dormia bem quando tomava café até de madrugada, mas hoje em dia é coisa de louco, durmo como uma pedra.

Atualmente com essas mudanças, a coisa está ok, tomo meus cafés (bastante) normais, intercalo com descafeinados, e está tudo ótimo.

Mas isso é pra mim, outros se dão melhor ou não tem problemas com a cafeína etc... De todo modo, acredito que para muitos aqui do Clube, lidar com a cafeína faz parte dado que é uma substância que consumimos muito... Então a ideia era ver como cada um lida com a questão, se é uma questão ou não, etc... É isso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante este tema. Eu também tenho sensibilidade a cafeína a partir de uma certa dosagem começo a ter dores de cabeça poucos minutos após tomar. Para espressos duplos o meu limite está por volta de 15 a 16g de pó.

Também tenho estas dores de cabeça com alguns vinhos principalmente os de baixa qualidade, mas aí a dor de cabeça é praticamente imediata e em qualquer dosagem.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JoaoW,

Particularmente a cafeína me ajuda no exercício intenso(ciclismo). Percebo que o estímulo é imediato e duradouro, claro, também depende da condição física para o esporte, se está bem para a prática, etc. Em geral é dessa forma. Algo interessante que noto, não é somente com o café, mas com a erva mate também. Ao se estar cansado depois do treino, nas horas seguintes ao se tomar um mate, o corpo é estimulado a voltar a sua condição "normal". 

Enfim, como somos diferentes organicamente falando, as coisas funcionam de diferentes maneiras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @JoaoW, bastante pertinente seu post.

Comecei a gostar e me interessar mais pelo café muito recentemente. Eu diria, de uns 2 meses pra cá. Comecei há alguns anos, a beber café apenas no trabalho, apenas pela manhã, mais pra dar aquela despertada pois isso funcionava comigo. Depois passei a tomar um de manhã e outro à tarde, sempre no trabalho. Aí de repente comecei a tomar gosto e resolvi pesquisar sobre bons cafés e tal, passando a tomar os dois do trabalho e também um em casa. Daí percebi que o café estava me dando taquicardia. Mas eu andava meio ansioso com algumas situações e não sei se uma coisa junto com a outra e por isso passei a sentir isso ou se foi apenas o café mesmo. Fui na semana passada no cardiologista, bati um eletro mas deu tudo normal. O médico pediu outros exames pra se certificar que não tenho nada mais grave mais ainda não os fiz.
Minha solução até o momento está sendo a seguinte: Beber apenas 1 xícara por dia e sempre tomar água após o café ou mastigar alguma coisa. Tem melhorado sensivelmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomar café estimula, mas não tira o sono. E se tomado em excesso como li acima, afeta os batimentos cardíacos. 

Nao sou médico. Mas li que em excesso faz bastante mal a longo prazo. 

Eu tomo 3por dia. Um expresso forte de manhã pois pego 40km de estrada, outro expresso depois do almoço pra ajudar na digestão, pois acelera o metabolismo e antes de sair do trabalho pois pego estrada de volta. Mais do que isso afeta e muito meu ritmo cardíaco e sono. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Aos poucos vamos descobrindo nossas doses e limites... No meu caso, descobri que posso tomar uma "dose" (= um "método", por exemplo 150 ml de moka, ou 200 ml de aeropress, ou 200 de V60 etc) de manhã, uma após o almoço, e uma de tarde ou de tardezinha. Mais que isso, só descafeinado. Se tomo mais que essa dose numa ocasião só (por exemplo, repito a dose da moka numa ocasião), ou então se acrescento mais uma dose no decorrer do dia, fico pilhadão, meio acelerado. Mas com três doses e um decaf à noite, fico bem na fita, normalzinho! Só passo um certo calor logo após beber o café rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

João, tem um renomado nutricionista, Luciano Bruno, que fala sobre metabolizadores rápidos e lentos de cafeína e os diferentes efeitos que isso causa nos indivíduos. Vale a pena seguir ele no Instagram. Perdido no meio dos posts dele, vira e mexe tem algo sobre o café, porque ele gosta bastante e afirma ser metabolizador rápido. Isso traria alguns efeitos colaterais. Mas, para resumo de história, ele diz que se toma café acompanhado de uma refeição, nunca tem as manifestações negativas.

Eu nunca parei para reparar efetivamente se metabolizo rápida ou lentamente, mas desconfio que seja da primeira forma. Como - praticamente - sempre tomo café comendo alguma coisa, ou logo após uma refeição, não sinto, normalmente, qualquer reação ruim. Pelo contrário, sinto todos os benefícios que você citou. Mas quando tomo sem comer nada, de estômago vazio, poucos minutos depois parece que minha pressão abaixa (ou sobe?!), fico com as mãos tremendo, uma sensação de esgotamento, fraqueza.

Hoje mesmo me aconteceu isso.

Antes de sair de casa, pela manhã, tomo um filtrado de uns 250ml, sempre comendo um omelete. Saio me sentindo um rei. Acontece que hoje fui conhecer a cafeteria de um amigo e fui direto lá. Cheguei e tomei mais 200ml, já um tempo depois da última refeição. Pronto. Os efeitos colaterais vieram, até mesmo uma pequena dor de cabeça. Depois que comi um pedaço de bolo (que pra minha sorte uma filha de deus levou pra galera do trampo hoje), melhorei.

Aí que não tenho certeza: se os efeitos vieram da quantidade de café ou do fato de ter tomado o café desacompanhado. Eu acredito que seja a segunda opção, visto que já houve épocas em que eu tomava mais café do que tomei hoje, sempre comendo algo, e não tinha nenhum problema.

Abraços!

Editado por cankblunt
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô cankblunt, boa dica. Eu acho que sou metabolizador rápido, o efeito vem the flash rs... Mas se for só uma "dose" não acontece nada. Se passar disso, vem. Mas sem saber dessas coisas já estava com hábitos de tomar café geralmente logo após a refeição. Só uma dose que tomo no fim da tarde que vem meio sozinha, e pensando bem acho que gera mais efeitos, também não sei se pelo "acumulado" do dia ou por vir um pouco distante do lanche. Vou jogar junto com o lanche e ver o que acontece...! E vou dar uma olhada no nutricionista sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, cankblunt disse:

Mas quando tomo sem comer nada, de estômago vazio, poucos minutos depois parece que minha pressão abaixa (ou sobe?!), fico com as mãos tremendo, uma sensação de esgotamento, fraqueza.

Mesma coisa acontece comigo. Quando eu como algo muito leve logo que acordo e no meio da manhã eu tomo um espresso com 17g de pó, depois de uma meia hora começa a me dar uma moleza nas pernas, uma sensação de fraqueza. Com uma dose menor, de 12g, isso não acontece. Também não acontece se tiver uma alimentação farta antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também sinto a sensação de fraqueza. Acho que é menos intensa quando como algo, e de preferência algo substancial (se como só frutas sinto forte ou como um sanduíche me sinto melhor).
Como as vezes existe variáveis no dia, não tenho bem certeza nas coisas que ocasionam isso, mas por exemplo, não tenho certeza, mas um AP com longo tempo de infusão (5 minutos ou mais)aparentou que me fez ficar mais com esse sentimento ruim do que um com breve tempo de infusão (menos de 1 minuto). Mas não tenho certeza se não foi pelo que eu tinha comido antes (não lembro o que era). Mas sei que quanto mais tempo em infusão, mais substâncias são liberadas na água.


Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando nessa questão, acredito que tenha a ver com a glicemia (nível de glicose) no sangue e como ela é influenciada pela quantidade e qualidade do que comemos. Sendo diabético, mesmo em estágio inicial, estou sempre bem atento a isso. O café é estimulante, pela cafeína mesmo, então aumenta o metabolismo, puxa mais energia e com isso estimula a queima de gorduras; por isso é uma boa bebida "pré-treino". No entanto, se aumenta o metabolismo e faz tempo que se comeu, ou então se o lanche no meio da manhã ou da tarde foi de alimentos com alto índice glicêmico (pão, frutas doces não fibrosas, bolo), aí a energia vai toda, o açúcar do sangue cai, e temos a hipoglicemia, que tem os sintomas que vocês mencionaram: fraqueza, tontura, suor frio...

Quando tem energia pra ser "queimada" em quantidade suficiente (isto é, refeição principal foi há pouco tempo, ou farta), aí esses efeitos são menores, a glicemia fica em bons níveis, e dá pra tocar o barco. Outra alternativa é fazer lanche com alimentos com baixo índice glicêmico ou carga glicêmica (com farinha integral, fibras, etc.). Mas de estômago vazio aí o café vai ajudar a puxar tudo e criar uma situação ruim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2018 at 14:37, JoaoW disse:

Aos poucos vamos descobrindo nossas doses e limites... No meu caso, descobri que posso tomar uma "dose" (= um "método", por exemplo 150 ml de moka, ou 200 ml de aeropress, ou 200 de V60 etc) de manhã, uma após o almoço, e uma de tarde ou de tardezinha. Mais que isso, só descafeinado. Se tomo mais que essa dose numa ocasião só (por exemplo, repito a dose da moka numa ocasião), ou então se acrescento mais uma dose no decorrer do dia, fico pilhadão, meio acelerado. Mas com três doses e um decaf à noite, fico bem na fita, normalzinho! Só passo um certo calor logo após beber o café rs

Chama isso de dose ????

Isso é um cafezão !!!

Minhas doses não passam de 30ml de espresso.

Será que o descafeinado tem o mesmo sabor que o espresso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Henrique!

Heheheh sim sim, é uma "dosona", mas é o que eu tomo.

Quanto aos descafeinados percebo sabor diferente sim, não sei se devido à menor variedade de grãos (são mais caros, pelo processo Swiss / Mountain Water, então tem menos opções) ou se o processo altera alguma coisa. Já tomei uns que tendem a amargar mais, a maioria. O da Unique não é amargo, mas tem um gosto particular. Pro meu paladar, o Bruzzi descafeinado da Nossa Casa Café / Daterra é o mais gostoso. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha faculdade tinha aquelas máquinas super automáticas de café expresso, tomava uns 2 ou 3 as vezes, menos de uma hora depois já tinha que correr pro banheiro...

quando chego em casa e tomo um café sinto um leve boost na disposição, mas nada muito acentuado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Depois das 15h, com certeza prejudicará meu sono. Mesmo jantando no horário das 18h, 19h; pois tb. é meu limite.

E a insônia tem hora marcada quando ocorre. Eu durmo e acordo umas três ou quatro horas depois. Ae não durmo mais ou levarei mais umas três ou quatro horas para "cair" de sono.

De fato algumas variáveis aconteceram simultaneamente o que dificulta para mim saber exatamente o que ocorre.

Fui pai aos 49 anos. Mudou meu sono. Comecei com cafés especiais aos 50. No início vc se empolga e toma muito café, foi meu caso. Ae acho que mudou mais um pouco. E tem uma herança genética, minha mãe e tias todas dormem mal. E fiquei muito sedentário, além do que já era, por conta da mudança de rotina nesse período recente relatado acima.

Enfim, qualquer coisinha, perco o sono. Já são 5h e estou navegando desde às 3h... No final das contas, se em todas as variáveis eu mudasse apenas uma, a idade, todo o post seria invalidado. Mudasse para menos, óbvio. Tipo uns 30 anos, estaria ótimo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Eu falo com amigos que gosto muito de café, mas tomo pouco café.

Normalmente, no café da manhã e lanche da tarde, quando estou em casa.

Durante a semana no trabalho, as vezes tomo 1 xícara de uns 100ml no meio da manhã e outra no meio da tarde.

Eu reparei que café após as 18h afetava o meu sono, tenho o hábito de não consumir após esse horário. Algumas vezes, o lanche da tarde fica perto desse horário e acabo consumindo.

Os métodos normalmente são V60 ou cappuccino pela manhã, a tarde costuma variar mais, sendo moka, prensa, v60 ou cappuccino. Espresso eu tomo, mas com uma frequência menor.

Como já falaram acima, normalmente tomo café sempre comendo alguma coisa, com isso, não sinto muito os efeitos relatado. O lance é que pela manhã, sempre tenho que tomar café, a falta dele, costuma disparar minha enxaqueca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, tem um renomado nutricionista, Luciano Bruno, que fala sobre metabolizadores rápidos e lentos de cafeína e os diferentes efeitos que isso causa nos indivíduos. Vale a pena seguir ele no Instagram. Perdido no meio dos posts dele, vira e mexe tem algo sobre o café, porque ele gosta bastante e afirma ser metabolizador rápido. Isso traria alguns efeitos colaterais. Mas, para resumo de história, ele diz que se toma café acompanhado de uma refeição, nunca tem as manifestações negativas.
Eu nunca parei para reparar efetivamente se metabolizo rápida ou lentamente, mas desconfio que seja da primeira forma. Como - praticamente - sempre tomo café comendo alguma coisa, ou logo após uma refeição, não sinto, normalmente, qualquer reação ruim. Pelo contrário, sinto todos os benefícios que você citou. Mas quando tomo sem comer nada, de estômago vazio, poucos minutos depois parece que minha pressão abaixa (ou sobe?!), fico com as mãos tremendo, uma sensação de esgotamento, fraqueza.
Hoje mesmo me aconteceu isso.
Antes de sair de casa, pela manhã, tomo um filtrado de uns 250ml, sempre comendo um omelete. Saio me sentindo um rei. Acontece que hoje fui conhecer a cafeteria de um amigo e fui direto lá. Cheguei e tomei mais 200ml, já um tempo depois da última refeição. Pronto. Os efeitos colaterais vieram, até mesmo uma pequena dor de cabeça. Depois que comi um pedaço de bolo (que pra minha sorte uma filha de deus levou pra galera do trampo hoje), melhorei.
Aí que não tenho certeza: se os efeitos vieram da quantidade de café ou do fato de ter tomado o café desacompanhado. Eu acredito que seja a segunda opção, visto que já houve épocas em que eu tomava mais café do que tomei hoje, sempre comendo algo, e não tinha nenhum problema.
Abraços!


Concordo muito com o que você disse e tenho mais ou menos esse mesmo hábito, tomo café 3 vezes ao dia, quase sempre coados e em média 18g de café por dose. Como sempre é acompanhado de uma refeição não sinto os efeitos negativos da cafeína. Porém, quando consumo com estômago vazio fico com a vista meio estranha. E com dosagens acima do habitual sinto tonteiras.

Outro fato interessante é que quando viajo e fico alguns dias sem tomar café sinto dor de cabeça por abstinência. É só tomar um café e ela vai embora!

O consumo de café associado ao esporte pra mim é excelente. Sou corredor e na maioria das vezes bebo café antes das corridas. Quando é dia de prova ou competição longa (acima de 4 horas) faço uma dosagem de 35g de café (V60/aeropress) e como a adrenalina está alta, não sinto os efeitos negativos da cafeina e sim os positivos; mais concentração e energia. O problema é que nas provas acima de 4 horas, volto a sentir a falta da cafeína e algumas vezes perco o rendimento. Para isso não acontecer o jeito é usar de barras energéticas, que contém cafeina, porém os efeitos nem sempre são satisfatórios.

No mais é isso. Sinto que o café é um ótimo aliado da saúde, sabendo respeitar a cafeína e o nosso corpo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Interessante o tópico.

Em uma época em que eu bebia diariamente 3 espressos + 2 cappuccinos + café de garrafa no trabalho, eu sentia espasmos musculares (o músculo tremia), pálpebras tremiam, dor de cabeça, mal humor, taquicardia vez ou outra. Daí fui pesquisar sobre os efeitos da cafeína e só então percebi o que estava fazendo. Na época, em casa eu bebia apenas nespresso.

Depois que descobri os cafés especiais, meu limite de café por turno é 2 espressos de cafeteria, que quando bebo fico mais acelerado, nervoso e ansioso, por isso evito.

O ristretto eu evito ao máximo. Se eu beber um, tão cedo bebo outro café...

E ao acordar jamais bebo espresso. Acho muito forte para o estômago vazio. Daí só um filtrado ou um cappuccino (se já tiver feito a refeição da manhã).

Café antes das atividades físicas é ótimo! Recomendado por nutricionistas. Muitos fisiculturistas bebem espresso antes dos treinos, porque alivia a dor e permite aumentar a carga rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Olá.

Meu ritmo de café é intenso pela manhã: o amanhecer pede umas boas doses de arábica. Depois do almoço uma xícara vai bem — e no meio da tarde também. Aí tem o chá das 5:00 p.m. e chega. Isso sem contar que costumo ingerir outros alimentos que me fornecem cafeína, como chocolate e mate. O sono vai bem, obrigado, desde que o café espere o Sol nascer para recomeçar o ciclo.

Eu também não costumo beber café (nem bebidas alcoólicas) de estômago vazio, o que acho que ajuda a diminuir eventuais efeitos adversos. Nunca observei taquicardia nem nada do tipo; no máximo, uma dorzinha de cabeça por ficar sem cafeína. E, não, não fico irritadiço depois de muito café. Se disser que fico, não vai prestar! :P rsrs

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava tomando café três vezes por dia, sempre coado (V60 e Clever), uns 200/250 ml cada vez. Estava bom, na dose para não ter taquicardia, nada.

Mas aí comecei a estudar sobre o sono, psicologia e neurociência do sono, por motivos profissionais e curiosidade. Sou uma pessoa que sempre dormiu bem, 7h, 6h30 por noite. O café nunca afetou isso. Mas estudando pesquisas vejo que às vezes essa nossa sensação de que a noite foi suficiente pode na verdade ser tudo o que estamos dando de oportunidade pro organismo. E as pesquisas comentam que por vezes não percebemos o efeito do café, mas podemos não ter o sono da melhor qualidade em termos de manutenção, sono NREM e REM. 

Aí resolvi tirar a dose da tarde (a "meia-vida", efeito para sumir metade da concentração do café, é de umas 6h, mas queria ver com a última dose sendo depois do almoço), e estou religiosamente dormindo 8h por noite.

Olha, me adaptei rapidamente, o cérebro entendeu que teria mais uma hora disponível e agora não durmo mais 7h, durmo 8h mesmo. No início, acordava um pouco mais cedo; agora meio que o sono ocupou o horário todo. E acho que o café (tirá-lo) à tarde fez diferença, melhorou o que eu já achava bom. Acordo toda manhã parecendo que estou acordando no fim de semana. Uma maravilha.

Então, vejo que às vezes o efeito do café no sono é evidente (o cara perde o sono), mas às vezes pode ser sutil e nem nos darmos conta, podemos achar que o nosso padrão está ok, mas pode ser melhorado. E quem pegou para estudar sono um pouco logo se surpreende, falamos muito em alimentação e exercícios para a saúde mas pouco sobre o sono... E os efeitos, muito bem documentados, são absurdos.

Porém, sei que sou uma pessoa que não tem dor de cabeça de qualquer espécie sem café, posso ficar dias sem tomar numa boa, e não tenho o efeito de "acordar/ficar ligado" com o café; mas se passar de três doses ao dia, aí vem a parte ruim toda de taquicardia, calor etc (como já comentei em posts acima, acho). Gosto do café só pelo sabor mesmo.

O lado bom de reduzir um pouco a quantidade é que rende mais, posso comprar uns grãos melhores que não pesam no bolso rs.

Enfim, dando meu relato ocasional aqui!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, JoaoW disse:

Eu estava tomando café três vezes por dia, sempre coado (V60 e Clever), uns 200/250 ml cada vez. Estava bom, na dose para não ter taquicardia, nada.

Mas aí comecei a estudar sobre o sono, psicologia e neurociência do sono, por motivos profissionais e curiosidade. Sou uma pessoa que sempre dormiu bem, 7h, 6h30 por noite. O café nunca afetou isso. Mas estudando pesquisas vejo que às vezes essa nossa sensação de que a noite foi suficiente pode na verdade ser tudo o que estamos dando de oportunidade pro organismo. E as pesquisas comentam que por vezes não percebemos o efeito do café, mas podemos não ter o sono da melhor qualidade em termos de manutenção, sono NREM e REM. 

Aí resolvi tirar a dose da tarde (a "meia-vida", efeito para sumir metade da concentração do café, é de umas 6h, mas queria ver com a última dose sendo depois do almoço), e estou religiosamente dormindo 8h por noite.

Olha, me adaptei rapidamente, o cérebro entendeu que teria mais uma hora disponível e agora não durmo mais 7h, durmo 8h mesmo. No início, acordava um pouco mais cedo; agora meio que o sono ocupou o horário todo. E acho que o café (tirá-lo) à tarde fez diferença, melhorou o que eu já achava bom. Acordo toda manhã parecendo que estou acordando no fim de semana. Uma maravilha.

Então, vejo que às vezes o efeito do café no sono é evidente (o cara perde o sono), mas às vezes pode ser sutil e nem nos darmos conta, podemos achar que o nosso padrão está ok, mas pode ser melhorado. E quem pegou para estudar sono um pouco logo se surpreende, falamos muito em alimentação e exercícios para a saúde mas pouco sobre o sono... E os efeitos, muito bem documentados, são absurdos.

Porém, sei que sou uma pessoa que não tem dor de cabeça de qualquer espécie sem café, posso ficar dias sem tomar numa boa, e não tenho o efeito de "acordar/ficar ligado" com o café; mas se passar de três doses ao dia, aí vem a parte ruim toda de taquicardia, calor etc (como já comentei em posts acima, acho). Gosto do café só pelo sabor mesmo.

O lado bom de reduzir um pouco a quantidade é que rende mais, posso comprar uns grãos melhores que não pesam no bolso rs.

Enfim, dando meu relato ocasional aqui!

Humm, curioso isso sobre o sono.

Costumo tomar café especial três vezes ao dia mais os cafezinhos em reuniões de trabalho, visitas, etc e nunca percebi alteração em meu sono.

O ultimo café do dia é por volta das 19-20h, normalmente um coado de 200ml com 14g de pó e bebo em jejum e as vezes dá até uma leve sonolência logo após que sempre atribui ao relaxamento do final do dia, de já ter encerrado as atividades do dia e estar em momento relax que posso me permitir até um cochilo leve na poltrona, esse momento é um "ritual" de encerramento do dia/começo da noite a alguns anos já.

A a alguns meses passei a usar um smartwatch com a função de monitorar o sono e o que me chamou a atenção é que mesmo nos dias em que durmo mais e acordo sozinho sem estimulo externo marcava que eu tive déficit de sono profundo, o tempo para adormecer, sono leve, REM, tudo ok, só a fase do sono profundo que sempre está baixa, mesmo eu acordando disposto depois de 6h30 - 8h de sono.

Vou experimentar cortar esse café do fim do dia/começo da noite e ver o que acontece.

Grato pelas informações :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @Seu Zé , acho que vale o teste. Nossos ciclos de sono (geralmente uma noite completa e boa tem cinco deles) têm uma proporção diferente de sono profundo (NREM) e sono REM. A primeira metade da noite tem mais sono NREM, aí o sono REM vai entrando mais na segunda fase da noite. Talvez a cafeína no seu organismo esteja prejudicando um adormecer profundo... Vale ver!

Outra coisa curiosa é o álcool, é uma substância que nos faz adormecer (ou pelo menos dizem que faz, eu não bebo rs), mas na verdade os padrões de ondas cerebrais equivalem mais ao de uma sedação, não é um sono real. E o álcool bagunça a segunda metade da noite, então é como uma viagem que inicia bem e depois termina mal rs. O sono não fica reparador como deveria. Enfim, essas coisas rs.

Bem, de todo modo também é necessário relativizar né, os smartwatchs e esses medidores caseiros inferem a fase do sono por indicadores indiretos como respiração, movimento, batimento cardíaco, etc., não são como os equipamentos de medicina do sono que vão pelas ondas mesmo. Então se se mudando estiver tudo bem ou igual pra ti, mesmo que o aparelho não mostre muita coisa, talvez seja uma medida imprecisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante o tópico ( mesmo ele tendo começado em 2017, só hoje que vi ! )

Minha rotina com café sempre (desde 2014) foi 1 cappuccino pela manhã, um espresso no almoço, 1 ou 2 cafezinhos do trabalho e um V60 a noite (150 a 200ml)

Algumas vezes meu último café é por volta das 23h e nunca tive dificuldade de dormir, taquicardia, dores de cabeça ou algo do tipo... A única coisa que percebo é que se tomo muito café do trabalho (melita, pilão, etc) acabo ficando com azia... com cafés especiais não lembro de ter acontecido....

Esse lance de NREM, REM, etc, não saco nada e muito menos saberia medir isso.... mas geralmente durmo como uma pedra e se não for o despertador, passo direto... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2021 at 08:49, JoaoW disse:

Bem, de todo modo também é necessário relativizar né, os smartwatchs e esses medidores caseiros inferem a fase do sono por indicadores indiretos como respiração, movimento, batimento cardíaco, etc., não são como os equipamentos de medicina do sono que vão pelas ondas mesmo.

Baixei um desses aplicativos para monitorar o sono, realizei um experimento caseiro com café dia sim, dia não (fiz esse esforço em nome da ciência...) e o resultado tem sido bem irregular: teve noite em que eu tinha tomado café lá pelas 18:00 em que o sono foi melhor do que o do dia sem café. Sei que há muitas variáveis para uma boa noite de sono, algumas fora do nosso controle, além da questão da própria imprecisão do App que o @JoaoW mencionou, mas a minha conclusão é que eu vou largar essa vida de cobaia e extrair mais um café.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...