Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Hélio,

Sucesso e saúde para o negócio. Que bacana ver algo novo nascendo, ainda mais nesse mundo cafeinado. Aprecio tudo que venha da biodinâmica e espero que, juntamente com os orgânicos, não somente o café, mas o alimento de forma geral seja cultivado dessas formas.

Saudações

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente chegou meu taster pack da Sweet Coffee (17 dias vindo por PAC).
Fiz os 2 (mundo novo e sumatra) na Aeropress 5 minutos 94 graus 7.5%

O Sumatra é um café bem interessante. Tem uma acidez bem pronunciada.
Mas ao mesmo tempo é bem doce. Já o Mundo Novo eu achei bem flat. Café
com gosto de café. O que não necessariamente é uma coisa ruim mas não é
o tipo de café q eu busco. Talvez um contato com uma torra mais recente
ajude nesse sentido.

Uma caracteristica que vale ressaltar é que a torra ficou bem dura. Principalmente
comparando com os cafés que eu tenho moido ultimamente (has bean/square mile).
Torrando em casa eu já tive algumas torras que ficaram assim também mas não é
sempre que acontece. Não seo se é o grão ou alguma caracteristica da torra.

Aproposito o site novo é um pouco melhor para navegar mas ainda bem longe de ser ideal
Principalmente no quesito legibilidade!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@carlos eduardo

Isso não é um soco! ahushauhusasa! :D

@Anderson Sartori

Obrigado pelos votos de sucesso. Acredito que o equilíbrio dos alimentos que comemos reflete em nosso equilíbrio, e com o café não é diferente. ;)

@Bruno Marinho

Legal sua percepção, mas ao meu ver você poderia melhorar significativamente a extração e ter uma percepção maior do potencial do café. Eu e os meninos que prosseguiram nos testes do Sweet Spot comigo na Cafeteria Cafuné experimentaram o mesmo lote do Mundo Novo que você tomou e o resultado foi muito diferente e melhor.

Sobre a torra, quanto mais denso e mais preservado for a complexidade e vivacidade do grão durante a torra, mais conservados estarão as estruturas. O resultado é um grão um pouco mais duro.

Sobre o site, agradeço o feedback. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio Nascimento certamente vou tentar outras vezes visto que não
necessariamente obtive o melhor do café. Mas do meu ponto de vista
quando o café é realmente muito bom ele se sai bem mesmo sem muito
capricho ou testes.

Interessante a questão da torra. Nunca tinha pensado nisso. Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não consegui provar o Sumatra no espresso. o moedor Breville travou em pontos de moagens aceitáveis para espresso. Imagino que seja pela torra, sobre o grão mais duro, como comentado pelo Hélio. Guardei o café no congelador. Esta semana devo fazer na prensa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até tentei extrair um shot de cada na Aram mas não mexi na regulagem do vario
então os dois sairam bem aguados e sem crema. Não vou insistir muito pq tem muito
pouco. Prefiro experimentar com coados mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cafés chegaram há dois dias. Comecei abrindo o sumatra, mas não consegui realizar testes seguindo as dicas que o Hélio nos passou no encontro da semana passada. Como o grão é muito duro, o moedor trava em pontos de moagem mais fina. Estou tentando compensar com maior tempo de infusão e mais agitação. Nos testes de ontem, com 9 minutos e 3 agitações ainda me pareceu abaixo do potencial do café. Hoje tentarei com mais tempo de infusão, mantendo as 3 agitações, vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Jefferson Peres @felipejack

No encontro do Clube do Café ensinei como moer em dois estágios, isso facilita bastante a moagem fina em moedores manuais. Assim o moedor não “trava” e você consegue moer bem fino. Eu não tenho problemas em moer fino com meus moedores, nem o Encore, na qual uso todos os dias. No seu caso, o Breville não é um bom moedor se tratando de potência, já tive conhecimento de que ele travou diversas vezes até com grãos da Square Mille ou grãos mais densos.

@Bruno Marinho

1 - Os cafés que você escolheu são para filtrados, não para expresso.

2 - A forma de percepção do café é sua, o que eu posso dizer é que em uma avaliação ocasional e sem testes, o máximo que percebemos é se o café tem potencial ou não, mas se ele é bom aí já é outra história. Até o melhor café extraído no auge dos amargos fica sensorialmente ruim. 

3 - Quando falei que você poderia melhorar significadamente a extração, isso vale pra coados, independente do Sweet Spot.

 

@Para quem curte um bom expresso! :D

Visando atender a todos os públicos, desenvolvemos um perfil de torra para expresso. Na qual se originaram dois ótimos Blends.

Clique aqui e conheça!

Blend Monet - Um blend para espresso frutado e leve.

Ideal para quem procura uma experiência rica em cores, mas suave.

https://www.sweetcoffeespot.com/product-page/blendmonet

 

Blend Van Gogh - Um blend para espresso floral e intenso.

Para quem procura uma experiência rica em cores e contrastante.

https://www.sweetcoffeespot.com/product-page/blendvangogh

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio Nascimento, a moagem em dois estágios funcionou bem no manual, mas fazer isso no moinho elétrico deve gerar uma retenção enorme de pó, não? Nunca tinha tido problemas com o moinho até então, mesmo com grãos mais claros, essa foi a primeira vez. Seja como for, consegui um resultado legal hoje com o sumatra numa infusão mais prolongada na Aeropress, mesmo com a moagem mais grossa. Ainda não abri o mundo novo. Assim que o fizer, posto aqui minha avaliação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Jefferson Peres

Moer dessa forma não deixa muita retenção. Moer grosso gera menos fines e carga eletrostática. Já abri diversos moedores pra ver como isso se dava e o resultado é positivo e eficaz.

Lembrando que isso é uma alternativa para alguns moedores, até hoje só tive conhecimento de dois moedores que travavam com um grão mais denso. E como falei, a proposta é oferecer um café com bastante vivacidade e complexidade, e pra isso torramos de forma diferenciada de modo a conservar as estruturas do grão sem deixar ele cru ou selado.

@rbcassani

Nossos blends são sazonais. A composição irá mudar com tempo, mas preservando a característica de cada blend. Em suma, a composição é uma mistura diferenciada que não vai ser divulgada. :ph34r:

@Bruno Marinho

Ótimos resultados. Sugiro reduzir um pouco a temperatura para conservar as substâncias mais sutis extraídas do café. Como falei no Cafuné, já desenvolvi vários testes com diversos estágios de temperatura diferente, e a 85ºC até o presente momento foi o melhor resultado para esse método de extração.

Valeu pessoal! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Marinho

No caso, a proposta é verter a água a 85ºC desde o início da extração. Ao chocar o café moído com água a 94ºC você destrói as substâncias mais sutis desde o início da extração. Isso refletirá principalmente na diminuição do aroma e complexidade.

Valeu! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio Nascimento Gostei que agora tem opções de compra de menos quantidade (200g), pro meu caso vale mais a pena pois não tenho um gasto de café tão grande.

Parabéns por realmente ouvir nossos feedbacks e aplicar as mudanças tão rápido. Pretendo comprar em breve o Taster Pack e o blend pra espresso, logo na minha próxima compra de cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carneiro

Não é necessário saber das temperaturas exatas e os nomes das substâncias para perceber a realidade da bebida, números não acrescentam em nada. A realidade do café se mostra na prática. É só fazer um teste e constatar a diferença.

@Vitor Costa

Obrigado pelo feedback! Valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que a ideia fosse ser “conceitual” e pensar “fora da caixa”, porém esconder a composição como segredo comercial é prática comum. 

Nesse meio, quanto mais informação melhor. Valoriza o(s) produtor(es) e produto(s) .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Destruir obviamente que não acontece. Água 5-10 C mais quente não vai destruir nada, nem mudar moléculas.

É que quanto mais quente, deve acontecer a extração de outros compostos que mascaram os primeiros.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Carneiro

Isso não é baseado só em minha percepção. Quem experimentou dessa forma viu claramente a diferença. Você não irá encontrar nada a respeito pois são inovações. A exemplo do Sweet Spot, e em breve o Sweet Brew.

@rbcassani

Justamente, por ser fora da caixa e inovador, não estamos querendo divulgar agora pois as pessoas tendem a copiar, ou seja, queremos manter o nosso diferencial por enquanto e temos esse direito.

@sergio.m

Sobre isso, temperaturas maiores extraem os amargos, substâncias desagradáveis que também influenciam o resultado.

Mas, além disso, qualquer mudança de temperatura influencia. 5 a 10 graus pode sim destruir compostos significativos, não significa que elimina por completo, mas que isso influencia significativamente no resultado da extração. Além disso, quanto mais sutil e volátil tais substâncias, mais suscetível a pequenas variações.

O objetivo é mostrar um resultado melhor, neste caso, falo em destruir no sentido de resultado. Não que exista uma mudança molecular, mas no sentido de serem voláteis e dispersarem rapidamente em temperaturas maiores.

 

Valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo o entusiasmo de divulgar uma técnica (e a intenção comercial depois disso), mas não acho muito legal as alegações mirabolantes sem qualquer fundamento.

No final das contas, o que já se fala ha tempos de reduzir ou aumentar a temperarura, reduzir ou aumentar o tempo de contato, pra mudar a eficiência da extração, que como o Sérgio citou, provavelmente muda as parciais dos elementos extraídos, tá floreado nisso tudo.

Você até pode argumentar que 85c é o ponto radical, mas se lembrarmos, o criador da Aeropress defende essa temperatura (mas não tempo de infusão tão longo) para sua criação. Se me lembro ele até embasa as ideias em pesquisas científicas, mas o principal era diminuir acidez. Há tempos também que nos campeonatos de extração pessoal desce a temperatura.

Só procuro mais objetividade e ponderação nas alegações. Infelizmente a maior parte do que podemos dizer é "pro meu gosto" e "talvez" quando explicar resultados. Exceto se cientificamente comprovado...

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Marinho a questão da queda da temperatura no pós despejo pode ser gritante, dependendo das circunstâncias ambientais: na AP (onde meço isso com rigor) de 5ºC a 8ºC, sem escaldamento; de 3ºC a 5ºC com duplo escaldamento. Com a luva térmica que bolei, depois de uns 2 minutos a temperatura de infusão já está na casa dos 88ºC (faço dois despejos de 100ml, o segundo depois de 4min), e com isso finalizo antes da virada com não menos que 81ºC-82ºC (normalmente na casa dos 84ºC-85ºC), mesmo com extrações entre 8 a 10 min de infusão. Sempre despejo a água fervendo (97,3ºC onde moro), se eu não fizer isto vou finalizar (antes da virada) com menos de 70ºC, e nunca fiz uma receita com despejo inferior a 92ºC que ficasse melhor (pro meu paladar, de idoso) do que com a água fervendo, quando se leva o café ao sweet spot dele (nas condições dadas, e idênticas, tanto quanto possível). Falar em certa temperatura de despejo (que não seja fervendo, qualquer que seja esta temperatura local de fervura) fora de um contexto de controle (manutenção) de temperatura durante a infusão (principalmente nestas muito longas), com providências pré e pós despejo, não tem o menor sentido quando se pretende um mínimo de rigor (fundamento) técnico.

@Carneiro o inventor da AP é um cara genial, pensou nos mínimos detalhes ao idealizá-la. Não me lembro de estudos científicos embasando o tempo de infusão que ele escolheu, mas se você vir a propaganda de lançamento da AP, ela conta a história de como demorava para fazer café (no início do século passado) e como era rápido e prático fazer seu cafezinho na AP (pouco mais de 1 min, com café moído de supermercado). Velocidade e praticidade, foram o mote do lançamento, e não (necessariamente) qualidade superior na xícara, até porque essas receitas-padrão de AP (especialmente as dos campeonatos oficiais) dão café muito subextraído, anos-luz de um possível sweet spot... mas aí é uma questão de gosto e costume (em seus aspectos pessoais e coletivos, inclusive comerciais).

Não sei se hj, pois minha vida tá uma correria, mas volto aqui para algumas considerações a respeito do que está sendo discutido neste tópico. Inclusive devo fazer uma tripla extração (a la Lisboa "simplificada", talvez a "complicada" tb rsrsrs; a la Sweet Spot; e a la Lisboa com água filtrada por Osmose Reversa, onde só a temperatura é o fator de dissolubilidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carneiro

A única forma real que existe para se basear qualquer análise, são as experiências práticas. Estudos científicos, principalmente se tratando de gastronomia e assuntos do gênero, não agrega muito valor, pois a realidade é o sabor que se apresenta.

Então não são alegações sem fundamento.

Foram muitos testes.

E a comprovação foi atingida no único lugar que interessa, na satisfação de quem experimentou.

Você já experimentou?

Pois não faz sentido falar do que não se conhece na prática. Com resultados palpáveis.

É claro que muita gente já tentou temperaturas diferentes assim como mudanças em outras variáveis da extração, mas a inovação que estamos mostrando está na combinação entre todas elas, criando um sistema diferente, baseado em um entendimento melhor sobre como a extração acontece.

Toda inovação é anterior à constatações científicas, não funciona ao contrário.

Valeu! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que minhas críticas são às afirmações infundadas. Você e outras pessoas afirmarem que gostaram, acredito, uai!

Já experimentei e mesmo alongando a extração, acho que fica pior que água 90C acima. Mas, justiça seja feita, testei com cafés de torras bem desenvolvidas. Nunca gostei muito do exagero ocorrido nas torras nórdicas e outros que seguiram, de deixar o café cru. Posso dar uma nova chance à extração morna de tempo longo para esse tipo de torra, só não vejo sentido em deixar tanta coisa ruim na torra pra proteger poucas nuances. De repente essa é a solução pra salvar café subtorrado.

Resultados palatáveis :-) tenho sim, mas veja, não estou (ou não estava até agora) criticando seu método, apenas as afirmações infundadas para explicar uma preferência, uma técnica ou um produto.

E novamente, várias receitas dos campeonatos de Aeropress são de temperatura menor e de alongar tempo de extração. E pesquisando mais sobre o que tava por aí, achei esse texto que curiosamente me lembrou vocês:

https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/the-80-20-method

Concordo que as inovações são anteriores, por isso que pra explicar é melhor primeiro comprovar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carneiro

“Já experimentei e mesmo alongando a extração, acho que fica pior que água 90C acima.”

Então com certeza você não alongou o suficiente.

 

“Nunca gostei muito do exagero ocorrido nas torras nórdicas e outros que seguiram, de deixar o café cru.

Também não, por isso nossa torra é bastante diferente disso. Preservamos as substâncias mais ao mesmo tempo desenvolvemos o grão.

 

“só não vejo sentido em deixar tanta coisa ruim na torra pra proteger poucas nuances.”

Nem nós. Você já experimentou nosso café?

 

“Resultados palatáveis :-) tenho sim, mas veja, não estou (ou não estava até agora) criticando seu método, apenas as afirmações infundadas para explicar uma preferência, uma técnica ou um produto.”

Você está sim criticando um método, se você está criticando as afirmações. Ainda, sem nunca ter feito.

 

“E novamente, várias receitas dos campeonatos de Aeropress são de temperatura menor e de alongar tempo de extração. E pesquisando mais sobre o que tava por aí, achei esse texto que curiosamente me lembrou vocês”

Ninguém faz nada próximo ao que fazemos, mas se você quiser continuar procurando encontrar algo para desmerecer nosso trabalho, por favor, continue procurando. A perda de tempo é sua. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hélio, não prossiga essa linha que está tomando. Isso gera certa antipatia pelo interlocutor e a marca que representa.

Seu método é muito bacana, já testei a versão Lisboa e a faço há quase 01 ano. Mas você não pode se ofender com opiniões de terceiros. Os questionamentos do colega são pertinentes.

Enfim, não desconstrua sua marca por um posicionamento inflexível a ideias contrárias.

Saudações .

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hélio, não leve pro pessoal, não comentei do seu café em nenhum momento pois não provei.

De novo, as críticas são a algumas alegações... Mas realmente é perda de tempo se não compreende.

Parabéns pelo trabalho e esforço.

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helio Concordo com o@helderbarreto, porque vc não marca um Cupping só com seus cafés e o Método Sweet Spot pra galera comprovar? Daí vc poderá explicar melhor o método e as pessoas poderão ver na prática os resultados! Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...