Ir para conteúdo

moinho mimoso e PF


Jorge Pestana

Postagens recomendadas

Olá! Minha aventura no mundo do café está apenas no início. Estou curtindo muito os sabores do café na PF. No entanto até agora só comprei café moído, como não posso investir muito num moedor estou entre o mimoso e o hario slim. Tenho lido muitos comentários no forum sobre o hario slim e pensar que será preciso "manivelar" por 4 minutos para preparar 2 cafés é um tanto desalentador, parece que o mimoso nº3 faz o mesmo em tempo menor. É isso mesmo?

Minha dúvida é se consigo uma granulometria adequada com o mimoso. Alguém usa o mimoso para PF?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei, com a C-08, eu tinha (ainda tenho) um mimoso, e os cafés (para os meus padrões da época) eram aceitáveis; se não eram melhores atribuo à máquina, porque já fiz cafés incríveis na AP e Clever, com moagem ultra fina no Mimoso. Ele realmente mói mais rápido e muito mais fácil que um Hario Slim.

Aliás, como já cansei de dizer por aqui, os melhores cafés nacionais que tomei este ano (diretamente, nos sítios dos produtores) foram torrados num bolinha, moídos num mimoso, coados num melittão 103 com chaleira sem bico de ganso (ou de cisne) e servidos (uma hora depois, descansados) de uma garrafa térmica. Quando o café é excelente, e tem-se uma boa técnica de extração (diferente desta padrão que tem por aí) o resto é resto, tem muito frufrufru estilioso neste nosso hobby.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo do uso um Skerton pra PF e é bem ok viu. 23 gramas para 335 de água isso uma peneira pra tirar 3 a 4 gramas de finos e fica muito, muito bom em tempo bom também.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do post do Allex, fiquei na dúvida... a princípio entendi que PF era Porta Filtro (para máquinas de entrada de espresso, por isto citei o uso com minha Mondial C-08). Mas parece que o tal PF seria na verdade FP (French Press), é isto? Se for French Press a moagem é geralmente grossa, então não demora muito para moer no Hario não.

O problema do Mimoso é que pode ter problemas de desalinhamento das mós (que pode gerar moagem muito desuniforme), e o (re)ajuste é meio no olho e intuição mesmo (a regulagem é complicada, meio que no chute). Mas como já disse, o pessoal aqui na roça só usa mimoso e depois que ensinei eles a peneirar (com minhas granulométricas, emprestadas rsrsrs) até os gringos ficam bestas com a qualidade do café que eles preparam.

  • Agradeço 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li relatos que o mimoso e moinhos semelhantes a ele também fazem a moagem adequada para a prensa, mas infelizmente não posso lhe dar certeza pois não utilizo prensa, oque posso lhe dizer com certeza que o mimoso fornece moagem excelente para os métodos que eu utilizo aqui: cafeteira expresso com filtro despressurizado ( moagem fina ) , cafeteira italiana ( moagem média ) , coador ( entre fina e média ). Já fiz moagem grossa para testar o moinho e me pareceu bem regular não vejo motivo de não possibilitar uma boa extração na prensa.

Obs: levo cerca de 10 segundos para moer 22 gramas.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...