Ir para conteúdo

Igor

Postagens recomendadas

Salve pessoal, 

passando para atualizar o tópico. Tudo segue como planejado, já temos muitas, muitas amostras. Até agora são 25 amostras de 10 produtores diferentes.

Esta semana vamos torrar tudo para provar e selecionar de 6 a 10 amostras para enviar para vocês. Devemos enviar todas as encomendas na segunda feira dia 06/11 para as cidades selecionadas por SEDEX. Pedimos que tentem manter o cronograma, pois é muito importante que os cafés sejam selecionados o mais rápido possível, evitando assim que algum dos cafés provados já tenham sido vendidos até a data da escolha. Uma vez que o produtor coloca amostra no mercado é questão de pouco tempo até vender tudo, é necessário ficar esperto! Já perdemos cafés espetaculares em outras CC por coisa de 1 dia!!!! 

Além disso, há alguns cafés que eu e o Luís provamos que não vai ter como enviar amostra para vocês, pois a prova foi feita em rodadas de cupping na SIC. Caso esses cafés estejam melhores que os que recebemos as amostras, o que é bem provável já que eram cafés de concurso e estavam espetaculares, vamos nos reservar o direito de selecionar esses cafés para C.C. sem passar pela escolha coletiva. É uma decisão egoísta, mas ao mesmo tempo temos certeza que não haverá arrependimento quando provarem esse(s) café(s).

Por fim, estamos atentos aos pedidos de vocês e gostaríamos que mais pessoas se manifestassem como o @Miguel_AL , que pediu mais uma vez o café do Juarez.

@Miguel_AL não vai ter como repetir o café do Juarez, mas conseguimos amostras de propriedades vizinhas a dele que estão com cafés com um perfil sensorial muito parecido. Um desses cafés que provamos na feira estava simplesmente espetacular!!!! Tinha aquela doçura intensa de rapadura em combinação com acidez cítrica suave, que a marca do café do Juarez, mas tinha também um toque floral inacreditável (no aroma aparecia hibisco). A combinação desses elementos resultava em um café de uma elegância única!!! Temos amostra desse café ;) ....

Qualquer dúvida estamos a disposição. 

Grande abraço,

Igor e Luís

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que é pra manifestar, vai ter algum café da lista dos melhores do ano?

Sei que é coisa de safra, mas aquele moka da última CC estava um espetáculo, tem mais daquele café?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodolfo, 

até entrei em contato com o pessoal da Faz. Barinas, eles ficaram de nos entregar amostras durante a feira, mas acabamos nos desencontrando. Não tem sido difícil encontrar cafés com perfil sensorial parecido com aquele moka: morango intenso, com mix de acidez cítrica e málica. Podemos tentar achar algo parecido. 

E sim, estamos correndo atrás para trazer alguns cafés finalistas de concursos. Já temos algumas amostras. 

Att,

Igor 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Vinicius, 

na última CC quem torrou foi o Ivan da Academia do Café. Entregamos o café lá e fomos buscar, não houve muita abertura para discutir perfil de torra. Você está correto, no geral as torras foram de média para média clara e atenderam espressos e coados.  

Desta vez eu e o Luís estamos cogitando torrar os cafés, mas não é algo certo ainda. Eu e o Luis estamos alugando um torrador esporadicamente para torrar uns cafés e pagamos um valor fixo por kg de café torrado, que é de R$ 10,00. O que está nos deixando na dúvida é que hoje o preço que pagamos para nós torrarmos o café é exatamente o mesmo que pagamos para o Ivan torrar. Só faria sentido alterar quem vai torrar caso tivéssemos tempo para desenvolver um perfil de torra específico para cada café. Acontece que ficamos muito atarefados no período de CC e não sabemos se será possível tirar tempo para isso. Caso seja o Ivan a torrar os cafés, não haverá muitas mudanças em relação a última CC. Agora se eu e o Luís pegarmos pra fazer isso, podemos tentar fazer um trabalho um pouco mais diferenciado.

Att,

Igor  

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa 10 por kg é caro em? Claro é BH mas para efeito de comparação, lá em monte santo de Minas, eles cobram 1 real por kg e se quiser te entregam moído e embalado.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa 10 por kg é caro em? Claro é BH mas para efeito de comparação, lá em monte santo de Minas, eles cobram 1 real por kg e se quiser te entregam moído e embalado.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk


Nuuuuuh e aqui em Brasília que a Belini cobra 35,00 por kg. E não acho mesmo que a torra deles fique no mesmo patamar que a do Ivan... Fiquei chocada com o preço

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 real o kg claro que é eu levando o café né. E fazem uma torra chocolate bem ok no mogiana não sai carvão não.

Esses 35 aí deve ser com o café deles né.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 real o kg claro que é eu levando o café né. E fazem uma torra chocolate bem ok no mogiana não sai carvão não.

Esses 35 aí deve ser com o café deles né.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk


Pior que não. Eles tem um serviço de torra. E como é uma torrefação já tem os pacotinhos na média de 37,50 por 250gr. Sinistro

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, com certeza não deve ser realizada em equipamento de ponta e, não provei, mas acredito que não deve ser no mesmo nível de expertise do Ivan. Nem do Igor e Luis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo Guilherme, Nem disse sobre qualidade de torra, disse sobre preço do aluguel do torrador. Para alguém torrar é uma prestação de serviço e cada um tem um preço. Mas 10 reais por kg de aluguel de uma máquina pra você mesmo torrar tá fora. Pelo menos pra mim que sou só um caipira na cidade.

Desculpem o pitaco, é que pensei que se a compra é coletiva seria justo opinar em algo tão sensível quanto um custo deste. Porém entendo BH é capital, as coisas são diferentes.

Há, lá em monte santo a cafeeira usa um Carmomaq dos grandes,mas enfim.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 reais é caro sim, ainda mais se for só aluguel do equipamento. Mas depende dos gastos do cara, de quanto ele tem de tempo livre e de quanto ele quer disponibilizar...

Já paguei 5 reais em Sampa, num equipamento legal, acho bem razoável. 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, 

estamos reparando que muitas pessoas estão com dúvidas de como participar da CC. Isso é bem compreensível, já que o texto de instrução é longo e há várias informações dividas em tópicos diferentes. Para ajudar quem está um pouco perdido vou fazer um resumo:

Neste exato momento estamos no período de seleção dos cafés. Uma vez que os cafés forem selecionados e estiverem aptos a participar da C.C. vamos abir um tópico específico avisando da abertura oficial. Daí para participar é muito fácil, basta entrar no site que vamos divulgar e fazer o pedido normalmente. Lá vai ter todas as informações, inclusive os preços e modalidades de frete. 

----

Agora quanto as atualizações, tudo está no prazo. Amanhã e sábado vamos torrar as amostras e na segunda bem cedo elas saem de BH via SEDEX para as cidades que vão participar da seleção dos cafés. 

Quanto a questão do preço para torrar o café, aqui em BH a média que se paga é de R$10,00 por kg. Acontece que são poucos lugares que permitem que você mesmo opere o equipamento para torrar. Desses lugares, somente o local que torramos possui um torrador completinho, com todas as ferramentas que gostamos de utilizar. Vocês já devem ter visto os logs das torras que compartilhamos, lá possuem o aplicativo Cropster (já viram o preço que se paga para utilizar esse app?). 

O que dificulta um pouco essa questão de precificação é a modalidade da própria pessoa operar o equipamento. Onde torramos isso não era possível até o momento que fizemos essa proposta para eles. Inclusive ficaram um tempo sem saber como que poderiam nos cobrar e no fim acabaram decidindo cobrar o mesmo tanto que cobrariam caso eles fizessem as torras. Achamos que é um acordo razoável em vista da qualidade do equipamento e da liberdade que possuímos para torrar lá. 

Att,

Igor 

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão: selecionar um dos cafés e fazer um perfil de torra focado em espresso mais tradicional, uma torra média/alta, acidez mais baixa.

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 reais o kilo está razoável, o último lugar que tive notícia aqui foi de 20 reais.

Existem torradores que fazem batches de 450kg em média, a base de lenha, utilizado por torrefadoras menores de mercado e por cooperativas. Sei que nestes lugares eles oferecem estes serviços (via cooperativa), mas muito provavelmente o perfil é torra tradicional e os cafés no geral são comodities (nesse caso se vc n utilizar o batche inteiro, seu café provavelmente será torrado junto com de outros cooperados).

 Utilizar um torrador n é simples, a carga energética de 5kg de café é bem grande e é bem fácil vc incendiar o equipamento. Se isso acontecer vc ou abafa ou deixa queimar. Não da pt no torrador, mas precisa desmontar o equipamento depois disso. Por este motivo que não é comum alugarem para terceiros e de ter um custo razoável.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbata Esses cafés que o Igor escolhe são microlotes, alguns até top 10 de campeonato, não acho legal pegar um café complexo e matá-lo com torra mais escura pra espresso. Até porque o que mais se encontra no BR é torra média/média escura que serve pra espresso, mesmo as torrefações que anunciam como sendo clara clara/média clara. A torra do Ivan já não é clara, longe disso, se escurecer mais ficará bem sem graça.

 

 Sei que o Igor trabalha bastante e não ganha nada com isso, só dor de cabeça (hehe), mas teria muito interesse em provar a torra dele com perfil mais elaborado. Pra deixar claro, é minha opinião, não quero impor nada.

 

observacao: Igor e Luís Paulo

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu acho que Igor & Luís Paulo fazem um trabalho que devia ser extremamente bem remunerado. Tenho certeza que se eles fossem botar no papel e cobrar pelo serviço o kg de café cru seria três ou quatro vezes mais caro. Só o tempo que eles levam pra dividir as sacas em saquinhos e embalar tudo já dobraria o preço. Tem ainda a seleção, remessa, pesquisa de preços, etc.

Não sei se um dia vamos nos encontrar, mas se esse dia chegar eu vou pagar um cafezinho pra eles no bar da esquina, em sinal de gratidão!

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho 10,00kg ok, ainda que os meninos precisem torrar, e a primeira vez que participo, mas pelo que acompanho vejo que eles são empenhados e seletivos no processo (o que já é um puta trabalho). Tb prefiro por uma.torra mais elaborada se eles estão dispostos a faze-la.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho acompanhado à distância o trabalho elaborado e cuidadoso do @Igor e @Luis Paulo, e na semana passada (durante 3 dias) tive a oportunidade de confirmar tudo de bom e incrível que eles andam fazendo, e por isso mesmo tenho certeza que "Roast Cafés" será um grande sucesso.

Acompanhei na "104" durante uma tarde inteira o trabalho de torras num Probatino de 2Kg (onde foram feitas torras de prova de meus 4 nanolotes, que ficaram excelentes) e num Atilla (acho que 10Kg ou 15 Kg), e posso garantir que o Igor e Luís sabem muito bem o que estão fazendo: são estudiosos e criteriosos, e buscam os melhores perfis para cada café que têm em mãos, principalmente em função dos cafés super especiais que eles acabam garimpando Brasil afora. E concordo totalmente com @rbcassani: este cafés top merecem um perfil de torra diferenciado, que raramente encontramos no mundo da torrefação tupiniquim, cujo perfil comercial de agradar a média dos consumidores não bate com as nossas necessidades super especiais daqui do CdC.

Acredito, e espero, que as torras da próxima CC serão feitas por eles, e não pelo Ivan. Fiquem tranquilos que não serão menos que excelentes.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, 

voltamos a discutir as questões das torras mais pra frente, que tal?

Pra atualizar o tópico gostaríamos de fazer um relato do que foi feito nesses últimos dias. Na sexta feira e no sábado torramos as amostras que recebemos no período de pré-seleção. Foram ao todo mais de 30 batches referentes a 24 amostras com potencial para participar da escolha coletiva. A grande maioria das torras, amostras pequenas com menos de 400g, foram feitas no STC. O restante das amostras, as que possuíam mais que 600g, foram torradas em um Probatino. A abordagem que escolhemos para torrar os cafés foi a mesma e, apesar da dificuldade de adequar um único perfil para todos os cafés, esperamos ter conseguido fazer uma torra justa para todos.

Amanhã bem cedo eu e o Luís vamos fazer algumas rodadas de cupping para reduzir a quantidade de cafés que enviaremos, pois não faz sentido que vocês tenham que provar os 24 cafés aí (até porque há várias amostras de uma mesma fazenda, Mantissa, por exemplo, mandou 5 cafés diferentes). Esperamos conseguir reduzir para 8 amostras no final. Estamos super ansiosos, pois não provamos os cafés ainda. 

Tudo correndo bem, já na parte da tarde enviaremos, por SEDEX, as caixas com as amostras para os representantes locais. Não haverá indicações de procedência das amostras, somente um código de identificação. Vocês deverão prová-las as cegas, assim como eu e o Luís fazemos aqui. Vou entrar em contato hoje e amanhã com os representantes para pegar os endereços e passar algumas instruções. 

A única notícia não tão boa é que nem todas as amostras que pedimos chegaram a tempo de entrar na fase da escolha coletiva. Estão faltando algumas amostras do PR, BA e ES. Caso essas amostras cheguem ainda durante a semana, eu e o Luís podemos analisá-las e levantar uma discussão sobre a possibilidade de incluí-las.

Pra finalizar algumas fotos:  

 

24346347608_ca89cb0a4e.jpg

STC do mestre Guilherme Torres que trabalhou demais nos últimos dias!

 

 38199320181_21b53cab3c.jpg

Algumas das amostras que torramos no STC.

 

26422285089_30381b4cd7.jpg

Um dos cafés que recebemos, ficamos assustados com o tamanho do grão.... Peneira 18!

Grande abraço, 

Igor e Luís

  • Curtir 19
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎11‎/‎2‎/‎2017 at 18:01, rbcassani disse:

@rbata Esses cafés que o Igor escolhe são microlotes, alguns até top 10 de campeonato, não acho legal pegar um café complexo e matá-lo com torra mais escura pra espresso. Até porque o que mais se encontra no BR é torra média/média escura que serve pra espresso, mesmo as torrefações que anunciam como sendo clara clara/média clara. A torra do Ivan já não é clara, longe disso, se escurecer mais ficará bem sem graça.

 

 Sei que o Igor trabalha bastante e não ganha nada com isso, só dor de cabeça (hehe), mas teria muito interesse em provar a torra dele com perfil mais elaborado. Pra deixar claro, é minha opinião, não quero impor nada.

 

observacao: Igor e Luís Paulo

Não querendo esticar muito o assunto...rs Mas vamos lá, em minha defesa, não sugeri "matar" nenhum café com torra escura. Apenas sugeri que avaliassem a possibilidade de selecionar e torrar um café com foco em espresso. Posso não ter me "espressado" bem mas a título de comparação seria de termos um café similar a um Red Brick ou Sweet Shop ou equivalente de nível internacional com foco em espresso, e não "queimado". Aliás nunca provei destes, nem sei se são realmente tem foco em espresso mas já vi o pessoal importando estes cafés de 10-15 libras/350g imagino que tenham algum diferencial em relação aos nacionais.

Reforçando a motivação da minha sugestão: assim como eu, acredito que muitos estão recebendo ou vão receber suas máquinas Aram em breve, e passarão a ter uma máquina de espresso em seu arsenal. Mas lembrando também que a Aram é uma máquina mais "fria" e se não estou enganado, ela se beneficiaria de cafés mais específicos para espresso.

O mundo do espresso é total novidade para mim, espero não estar falando muitas bobeiras.

Mas de minha parte, quaisquer cafés ou perfis sejam escolhidos eu estarei na fila para comprá-los, como forma de prestigiar o trabalho dos nossos amigos do fórum, e torcendo para que o negócio deles decole.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...