Ir para conteúdo

Mazzer Mini - Opiniões e Upgrade para o Rocky


ronaldom1

Postagens recomendadas

Bom dia colegas cafeinados!

Tenho um Rancílio Rocky, funcionando perfeitamente.

Gosto muito do moedor, porém percebo alguma dificuldade para acertar detalhes da moagem para o expresso, em alguns grãos 1 step a mais ou a menos significa muita diferença na xícara e não consigo um meio termo. Para os demais métodos: coado, V60, FP - o Rocky me atende muito bem.

Surgiu uma oportunidade de um Mazzer Mini, seria um upgrade significativo em relaçao ao Rocky, ou seria troca 6 por meia dúzia?

Informe no anúncio de uso doméstico apenas, pouco uso. Valor pedido R$ 1300,00

Aguardo opiniões

 

Att

Ronaldo Soares Martins

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bravo Mini usa mós cônicas 38mm da Italmill, o Mazzer Mini mós planas 58-64 mm. 

O Mazzer Mini entrega uma moagem muito boa para espresso clássico (bimodal), mas é meio lento. Tipo 20s para um espresso duplo. Mas pode fazer um upgrade e montar as mós do Mazzer Super Jolly e ele vira bem mais rápido. Eu compraria o Mazzer Mini Electronic A ou B (não o manuale) de olhos fechados. É um panzer que dura séculos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o @ronaldom1 já tem um Rocky, provavelmente com dosador (tem tb a versão doserless, com um bico direto do duto de saída), já deve estar acostumado.

Mas, pela minha experiência pessoal e de muitos aqui do CdC, que tiraram o dosador e colocaram um bico mod no MD40, eu acho crítica a questão de retenção de pó (dentro da câmara, no duto horizontal de saída, e especialmente no dosador), em um ambiente doméstico em que se prepara 1, 2, 4, 6 doses diárias de café.

Num ambiente comercial, em que se faz diariamente uma limpeza de manutenção ao final do expediente, e em que ao iniciar a jornada pode ser feita uma moagem pro santo (jogar fora 10g de café, para fins de limpeza), e também em que se mói muitos quilos de café por dia (ou uma dose quase que em seguida a outra, geralmente de um mesmo café), não vejo maiores problemas quanto à retenção (é uma questão de menor exigência, aliada a praticidade).

Mas num ambiente doméstico, de baixíssimo uso, vejo dois grandes problemas:
1- o cruzamento de sabores, quando se usa cafés diferentes, que por menor que seja tem lá seu impacto na xícara;
2- o envelhecimento do pó (mesmo que com poucas horas entre uma moagem e outra, mas especialmente de um dia para o outro), que vai alterar e muito o sabor na xícara.

Evidentemente pode ser feita moagem de expurgo (uns 3g de moagem grossa, ou mesmo na moagem alvo), mas eu não consigo usar o meu MD40 (doserless) sem fazer uma boa aspiração por cima (não uso o hopper) e no duto de saída (e lavar e trocar diariamente meu bico mod), pois a retenção é significativa: não em termos de "desperdício" de pó, mas em relação ao que fica retido lá dentro e pode contaminar a dosagem seguinte (especialmente se os cafés forem muito diferentes).

Quando moo, e durante a moagem, eu uso um pincel por cima e no duto para tirar o máximo possível de pó que acumula nestes locais (acima das mós, e dentro do duto horizontal), e assim consigo reduzir a retenção para algo entre 0,2 a 0,3g. Mas sem este truque, a retenção pode passar fácil de 2g, o que não é problema se a moagem for relativamente contínua. Mas fazendo 3 ou 4 cafés por dia, com intervalo de horas entre eles, não vejo como não dar uma boa aspirada para manter as referidas áreas com um mínimo de partículas, logo após cada moagem (salvo se vou fazer várias em seguida para testes de extração).

Eu estava até usando um aspirador de pó comum, potente mesmo, que limpa tudo em uns 5 seg, mas é muito barulhento (quando vou fazer uma boa aspirada de uns 20-30seg, até uso aqueles protetores de ouvido tipo concha). Passei a usar um aspirador destes do tipo automotivo, que é mais silencioso, mas demora muito mais pra limpar (pois tem poder de sucção muito menor), e estou pensando em voltar a usar o trambolhão barulhento pois é muito mais eficiente e rápido.

Apenas meu singelo pitaco.... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Burny, agradeço as informações... eu fui o comprador da sua Gaggia Evolution, saiba que ela está trabalhando diariamente e me dando ótimos cafés... o problema foi apenas o vício e hobby com o café, que se aprofundou um pouco mais, kkkk

 

Lisboa, o meu Rancílio rocky é com o dosador, vivencio tudo o que citou em seu post, a questão da retenção realmente me incomoda e muito, utilizo pinxel no duto de saída e na câmara, após cada café !!

Abraços e obrigado, pelo auxílio, vou tentar negociar o Mazzer, vamos ver se dá certo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Colegas, somente para dar um retorno.

A negociação do Mazzer Mini (Versão Timer), não deu certo...

Pensando agora com calma em outras opções, possibilidade de manter o Rocky para os demais métodos e adquirir um Bravo Mini para espresso... vamos ver... ou aguardar outra oportunidade de moedor elétrico usado...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...