Ir para conteúdo

Dúvida sobre maquina a comprar Nuova Simonelli x Bezzera x Quick Milk


Giorgio Freitas

Postagens recomendadas

Boa noite, tudo bem com vocês? Estou em dúvida em qual máquina comprar e gostaria da opinião de vocês, atualmente possui uma superautomática da Delonghi ECM 23.450, estou querendo comprar uma semi-automática, mas estou em dúvida em relação algumas máquinas, vou importar ela do site Elektro's.it.

Opções:

1 - Oscar II com (com ou sem o kit deles)

2 - Bezzera Única PID

3 - MAGICA S MN Bezzera

4 - RUBINO 0981 WHITE coffe machine Quick Mill

5 - ECM Classika PID 81084

6 - MAGICA S MN PID Bezzera

7 - MUSICA LUX PROFESSIONAL

A máquina será para utilização doméstica, atualmente tomo em dia de semana uns 3 cafés e nos finais de semana um pouco mais, ainda porque recebo algumas visitas.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, apesar de todas serem tops, possuem características bem diferentes.

A Música Lux provavelmente é HX, vai dar mais trabalho na extração que as com PID (brinquei com uma recentemente, é mais difícil de usar que a minha Vivaldi). Nada que uns flush não resolvam no entanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Musica com em qualquer HX você tem vaporização e extração ao mesmo tempo. 
Ela tem válvula de retenção, opv interna, mas tem que dar uns flushs, mas eu já acostumei. Na verdade Flush é tranquilo depois da máquina quente. 
Eu tenho a música e acho ela bastante legal, sem contar que impressiona as visitas pela beleza. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pega a ECM ou qualquer outra que tenha distribuição oficial no Brasil, pois uma hora você irá precisar de alguma assistência técnica e aí o bicho vai pegar, pois qualquer problema além do técnico  conseguir identificar  ainda demandará de importação de peças de fora do país. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou suspeito para opinar, mas também iria de ECM e de preferência uma HX (Mechanika IV Profi ou Technika IV Profi) ou, ainda, uma Dual Boiler (Synchronika). A HX necessita aprender a surfar com os flushes, mas com pouco tempo se acostuma, porém, são máquinas com excelentes resultados na xícara. Tenho uma Technika IV Profi, mas, mesmo sem ter necessariamente que me desfazer desta, um dia, se tiver condições, ainda pretendo comprar uma dual boiler com PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giorgio Freitas, também estou pensando em dar um upgrade na minha máquina e tem tempo que estou de olho na Classika PID.

Por importação do site, vc diz trazer na mala ou comprar diretamente do site aqui no BR e eles entregarem? 

@Murilo Lins, eu entendo que uma dual boiler com PID pode oferecer em comparação com a HX. Mas qual a vantagem da HX em relação a dual boiler PID? Digo, o resultado na xícara de HX pode ser superior do que uma dual boiler (considerando o mesmo fabricante, como a Synchronika vs  Technika)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipejack, já assisti um vídeo com testes cegos entre uma HX (Technika) da ECM e uma Dual Boiler de um outro fabricante em que os resultados na xícara deram uma vantagem não muito superior para a segunda.

Quando comprei a minha Technika IV não existiam a Controvento nem a Synchronika da ECM, que são lançamentos relativamente recentes, e mesmo com o surgimento delas, até onde sei, a Expresso Café Brasil ainda não as importam.

Do ponto de vista de resultado na xícara entre elas, deve haver pequena diferença ou nenhuma, desde que as variáveis estejam devidamente alinhadas, porém, por conta do PID existente nas Dual Boilers aumentam a chance das extrações serem mais uniformes em razão, particularmente, da fixação da variável temperatura, o que tornam, inclusive, as extrações mais práticas.

No mais, entendo que pesa mais a questão da preferência entre o uso de um ou outro tipo de máquina, com mais ou menos controle das variáveis, e do que se pode ou se quer pagar por elas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o resultado na xícara de uma HX e uma dual boiler, há gente que defende existir uma diferença, outras não. Agora, no caso de PID, acho bem interessante ter. Existem HX com PID e dual boiler sem PID, tudo vai depender do seu bolso.

Sobre as máquinas que vc falou, das single boiler, eu iria da bezzera unica PID, que possui um sistema de aquecimento diretamente no grupo, através de uma resistência que o aquece, dando uma das melhores estabilidades térmicas.

Agora, ter uma máquina com assistência técnica no brasil é uma vantagem, só que essas máquinas não quebram, o que pode acontecer é ressecar alguns tubos de silicones, orings e peças assim, desgaste natural de uso.

Sem falar na diferença de preço, se vc somente beber espresso e raramente um latte ou capuccino, então vai de single boiler com PID. Se vc beber muito latte e capuccino, igual a mim, uma HX ou DB pode ser melhor a vc. De qualquer forma, dessas máquina que listou, todas servirão muito bem, só não iria de oscar II, mas isso é gosto pessoal meu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viniesp,  maquinas HX com PID ainda exigem surfar com os flushes?

Eu faço capuccino todos os dias, mas eu busco também uma máquina relativamente prática e imagino que os surfar com os flushs nao me agradaria. Por isso tinha pensando e estou pensando na Classika PID, além da questão do preço. Cogitei a comprar pela Expresso Brasil, mas no momento não é possível para mim. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surfar a temperatura não é complicado, a grosso modo, vc dá flushs, expurgos de água, para a temperatura baixar até chegar num nível adequado. Não tem mistério, isso é simples de se fazer.

Nas que tem PID não precisa surfar, mas vai precisar fazer um pequeno expurgo de água somente e pronto.

Já que vc faz capuccinos, aconselho comprar uma HX ou DB. Já que vai importar, veja se nesse site tem uma profitec, a P700 é a DB e acho que a P500 é a HX. Elas são praticamente idênticas às ECM. Há um modelo compacto DB com PID, a P300.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A energia no Brasil é  220 V trifásico com 60 Hz , ou seja cada fase tem 127V ,por isso algumas cidades como o Rio é 127V. 

Não existe mais  110V no Brasil .

Isso não é  problema pois todos esses fabricantes produzem modelos para o mercado Americano que é  120V com 60Hz .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para chegar em 220 precisa só de duas fases, ne?

Os modelos da Bezzera e ECM são 50/60 Hz e teoricamente não tem problemas com a energia aqui. O único problema pode ser que as bombas vibratórias da Ulka, principalmente a EX5, tem as vezes problemas com 60Hz, especialmente se a tensão da rede cai abaixo de 220. Aqui na roça isso acontece as vezes, e resolvi o problema usando uma bomba mais forte (EAX5, EX4).

 

Abçs, Burny 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba como o Burny falou  seria o único problema mesmo , pois a ciclagem afeta os motores, as resistências nao são   afetadas e os circuitos eletrônicos trabalham com 12/5V CC reduzido em transformadores não afetados pela ciclagem.

Exatamente duas fases fazem  220V e uma fase e neutro 127V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viniesp, eu vi a P300 e realmente a maquina parece bem legal. Pelo preço não valeria a pena focar no grupo E61 - em vez de preferir uma HX ou Dual Boiler, lidando a espera de um single boiler para esquentar/esfriar entre vaporizar-espresso?

Essa questao de importar ainda é complicada, pq penso trazer na mala. Eu vi num tópico antigo que o Bruno Goulart importou de courier e pagou 95% de imposto, isso está fora de cogitação para mim. Mas importar na mala tb tem os riscos de amassar etc, apesar de que acho ser possível planejar a embalagem. Só Começo a acreditar quando eu comprar a passagem para os EUA rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bezzera Unica não é aquecimento direto do grupo, é um E61 com caldeira funcionando como termossifao. A caldeira deve ficar numa temperatura mais alta que o alvo no grupo, mas não tão alta como nas HX que precise de flush.

Acho que há  cidades com fase 220V... Se me lembro Brasília é assim. Único porém é que fica difícil botar uma tomada 110/127... Mas seria mais seguro nos equipamentos, ter o neutro e fase ligados corretamente (algumas máquinas tem a chave de liga/desliga com dois polos, aí beleza ser 2 fases).

Motores AC bem como a solenoide das bombas vibratória funcionam diferentemente em frequências diferente, mas nada que deva estragar o produto... talvez alguma diferença na curva de pressao.

Márcio. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carneiro disse:

Bezzera Unica não é aquecimento direto do grupo, é um E61 com caldeira funcionando como termossifao. A caldeira deve ficar numa temperatura mais alta que o alvo no grupo, mas não tão alta como nas HX que precise de flush.

Sim, a Unica tem um E61 com termossifão, como a Classika PID. O offset entre temperatura no sensor na caldeira e da extração é na faixa de 13 (verão) a 16 graus C (inverno), se as minhas medições enfiando um termopar no pf são corretas. É uma maquina honesta, de bom custo-benefício, mas hoje em dia compraria uma Xenia ... ou uma Strietman.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, sei que não é o local apropriado, mas existe uma certa polêmica e poucas máquinas HX com PID. Alguém saberia falar um pouco sobre a eficiência de uma HX com PID, pois sempre ouvir opiniões sobre a incompatibilidade dessa ferramenta com o modelo.

De qualquer modo, não entendo como as máquinas HX's não vêm acompanhadas de um termômetro digital, não para o controle efetivo da temperatura como numa máquina pidada, mas para o seu monitoramento, pois, sem dúvida, ajuda bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PID substitui o pressostato, controlando a temperatura ao invés da pressão. Normalmente numa caldeira de vapor algo entre 115 e 130 Celsius.

Em HX acho que não faz muita diferença. Uma variação de poucos graus no ciclo do liga e desliga não vai mudar drasticamente o trocador de calor e ainda há que fazer um flush, mesmo que pequeno.

Nessas caldeiras pequenas usadas com termossifao como Unica e Classika acho que é bem melhor que um termostato (pressostato seria ruim pois pressão é baixa considerando o offset relatado pelo Burny). Eu chutaria que num ritmo rápido de extrações essa configuração não dê conta e a temperatura caia um pouco depois de alguns cafés. Mas não normalmente no ritmo nosso de casa.

A ideia da HX é você dar flush menor ou maior e ter mais quente ou menos quente. Ai que entra a experiência do barista. Essa loucura de 0,5 Celsius, que nem é fácil de medir, é coisa de poucos anos...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade @Carneiro (Márcio), mas continuo achando que um termômetro digital não faria mal a ninguém nas máquinas HX's.

Tanto isso é verdade que muitos utilizam um termômetro adaptado no grupo. Mesmo com alguma imprecisão, o termômetro te ajuda melhor a se situar durante a extração e quanto mais controle tivermos sobre as variáveis melhor para os cafés extraídos e para a repetibilidade do processo.

Eu, particularmente, mesmo já entendendo o comportamento da máquina não abro mão do termômetro nem do cronômetro. Cria um certo vício. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No grupo e61 dá bem certo. Grupos de inercia menor, eu acho que talvez não ajude muito... Só testando. Há termopares fininhos ou outros sensores bem rápidos, mas também são mais suscetíveis a ruído etc.

Pensei em fazer isso nas Oscares que restaurei mas depois desisti. A segunda até fiz um acesso no grupo mas fiquei o manometro ali no final das contas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50hz funciona sem problemas em 60hz mas o contrário não é verdade, ocorre saturação magnética no ciclo de histerese do material ferromagnético esquentando o núcleo  e pode queimar, resumindo, equipamentos em 50hz são mais robustos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...