Ir para conteúdo

Qual moedor devo comprar? Help!


LUANSOFISTE

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal, depois de ler muito aqui no fórum sobre o hario skerton desamei de comprar ele. Muitos dizem que demora demais, e já vi falando que o romantismo de moer nele acaba rápido rs.

Qual seria o próximo passo depois dele? Quem já teve um skerton e vendeu acredito que seria pra comprar um elétrico. Eu gostaria de pular esse passo e ir direto pro próximo nível.

Não queria investir demais também, se as outras opções depois dele forem na faixa de 1.000 por exemplo vou acabar comprando ele mesmo.

Existe algum na faixa de uns 500,00 aqui no brasil, sem precisar importar?

 

(Detalhe, vou utilizar pra MOKA e FRENCH PRESS)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUANSOFISTE

Pelo que você está falando parece que vai ser sua primeira compra de moedor. Eu sempre recomendo que a primeira compra seja um elétrico de lâminas, que é bem mais barato, na faixa de 100 reais. Aqui no Brasil tem o da Cadence e o da Philco que são baratos. Mas esses moedores tem seus lados negativos que você já deve saber, mas que pra quem está começando seria besteira se ligar nisso.

Se você realmente quer algo acima do nível de um manual de mós, o jeito é comprar um elétrico de mós mesmo. Tem sempre a opção de comprar um usado aqui do fórum como o Marcos falou, mas não é sempre que vendem por até 500 reais.

Existe uma terceira opção de compra direta no Brasil, mas que nunca vi ninguém que usasse, são uns moedores elétricos bem parrudos que vendem novo nessa faixa de 500 reais, apesar de serem parrudos não sei a qualidade da moagem que entregam, provavelmente não deve ser das melhores. Acho que eles são mais voltados pra pequenos armazéns ou lojas que querem vender café moído na hora. Não sei se já existe um tópico desses moedores aqui no fórum. Segue um link pra você ver do que estou falando (um site aleatório):

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/79325/49/599/153/Moinho-para-Cafe-Eletrico?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&gclid=EAIaIQobChMIwOT66LH_1gIVh4WRCh09MQQDEAQYByABEgLwYPD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha um Baratza Encore sendo vendido aqui por 700 mangos. Tenta negociar por uns 600. Vale a pena se apertar um pouquinho e pegar um moedor compacto e razoável.
Tinha tbm um de 500 conto anunciado, mas não lembro o modelo.
Pega de lâmina não.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luan, concordo com a Márcia, moedor de lâmina é jogar dinheiro no lixo, não tem consistência nenhuma de moagem, melhor economizar e pegar um com mó cônica ou mó plana, aqui no forum sempre aparecem boas oportunidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUANSOFISTE, andei pesquisando bastante nos últimos dias no OLX e ML pra pegar um usado. Tem umas boas opções por aí nesse preço... a maioria é comercial 220V, aí rola de procurar um que tenha um sistema de ajuste mais fácil de ficar indo e vindo pros métodos (que não seja do tipo rosca infinita) e tirar o dosador e adaptar uma saída direta. Esses costumam ter uma retenção um pouco maior que domésticos... mas nada que umas batidinhas e um pincel não resolvam. Talvez tenha que trocar as mós, se estiverem com muito uso.

Lembro de ter visto um ou dois Rancilio Rocky, seria uma boa pedida no seu caso... ajuste mais fácil e menor retenção que os comerciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUANSOFISTE, talvez eu seja tão novato como você. É complicado falar qualquer coisa diante dessas feras aqui do fórum mas aí vai minha recente experiência.

No início, na empolgação, sem fazer qualquer consulta, comprei o moedor elétrico Di Grano, da Cadence. Logo percebi na reação dos mais experientes que essa não tinha sido uma boa escolha. Eu sempre tinha dificuldade de manter um padrão a cada moagem e então me convenci que precisava comprar um moedor de mós mas não queria investir dinheiro num bom moedor elétrico. Foi aí que pesquisei muito aqui no fórum e entendi que o Hario Slim seria melhor que o Skerton, sobretudo devido a facilidade de ajuste do Slim comparado ao Skerton.

O que eu tenho a dizer é que o Slim me dá uma moagem muito mais uniforme e depois de alguns ajustes e testes você facilmente alcança o padrão pro seu tipo de extração. Estou bem satisfeito com o Slim.
Detalhe: O método que utilizo é o coado na Hario V60. Ouvi dizer por aqui que ele não é tão satisfatório e indicado pra espresso, mas não sei se este é o seu caso.
Espero ter ajudado. Se falei alguma besteira, por favor amigos, me corrijam.

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falei do moedor de lâminas pensando em algo estritamente de entrada, pensando em alguém que comprava sempre algum café já moído e quer fazer um upgrade sem pagar 1000 reais num moedor. É óbvio que a diferença do Cadence pra um Encore é gigantesca, quase incomparável, mas pra quem está começando (começando mesmo) não faz diferença,a pessoa não vai ter paladar pra perceber a diferença. Fora que pra manter consistência para coados basta ser realmente metódico, usar uma balança de precisão e termômetro pra água. No meu trabalho usamos um Cadence e consigo tirar cafés bem gostosos por lá, basta entender as limitações do moedor e trabalhar sobre elas.

Como o amigo parece estar querendo já investir um dinheiro maior, é melhor mesmo pular pra um moedor elétrico de mós. Mas não adianta ficar vendendo a ideia que isso que fará a maior das diferenças se a pessoa também não tiver a balança e termômetro (que não sei se você tem, se não tiver, recomendo fortemente).

E sobre o Hario Slim que comentaram aqui. Eu tenho um, hoje em dia só uso pra levar pros lugares, em casa uso o Encore. Não acho ele muito bom nem preciso ou prático, mas quebra um galho bem legal. Só recomendaria a compra dele se você quiser levar pra outros lugares com facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na faixa dos 1000zão eu indico o Breville/Tramontina. Tenho ele e estou satisfeito.

Tinha uns Nemox vendendo na faixa de 500. Valem a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor DECENTE até R$ 500,00? Ou compra de mós cônicas/planas usado ou cônico manual novo, pois o moedor é o equipamento mais importante de todo o processo.

Moedor de lâminas é muito bom para picar comida, não para fazer café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros, obrigado pelas dicas.

Estou iniciando agora então vou ir de moedor de lâminas mesmo, não quero ficar 10 min moendo em um hario slim ou skerton.

Acredito que a diferença no paladar nem vai ser percebível, nem entendo muito de cafés...

Eu uso balança, só não uso termômetro... faz muita diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério? Você começou com um conceito razoável sobre a importância do moinho e vai concluir com um moedor de lâminas?

Até um porlex-like xing ling vai ser melhor.

E me desculpe, mas sendo seu foco moagens mais grossas, vai perder 10min moendo se quiser moer 1 pacote de café. Para uns 20g no máximo 1min num Hario da vida.

Para quem está começando, um nemox ou um comercial usado grandão são sim bastante razoáveis, bem como Hario/porlex. Já o de lâminas não é.

Repense, releia, visite as dezenas de tópicos onde outros iniciantes postaram as mesmas dúvidas.

 

Se no final ainda achar que de lâminas é a melhor opção, seja feliz!

 

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: tá vendo que não tem assunto mais polêmico aqui que lâminas, né?

Mas falando como alguém que começou com laminador também: sim, dá pra ser feliz com o laminador, já que o resultado provavelmente será melhor que o de cafés de mercado comuns. Mas o que falta no iniciante normalmente não é paladar apurado, mas referência de bons cafés por falta de experiência. Assim que se tem mais contato com cafés de moedores melhores, a tendência é de aposentar o laminador. 

Conclusão: do ponto de vista estritamente financeiro, pro iniciante com entusiasmo no assunto, é melhor investir logo no princípio num moedor melhorzinho caso tenha condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, LUANSOFISTE disse:

Meus caros, obrigado pelas dicas.

Estou iniciando agora então vou ir de moedor de lâminas mesmo, não quero ficar 10 min moendo em um hario slim ou skerton.

Acredito que a diferença no paladar nem vai ser percebível, nem entendo muito de cafés...

Eu uso balança, só não uso termômetro... faz muita diferença?

Com moedor de lâminas? :huh:

E não leve a mal, mas um bom tanto do povo aqui tem um certo tanto de anos de janela em termos de café. Se você pergunta "Como faço para soltar essa porca?", a resposta vai ser "Use uma chave de boca do tamanho da porca". Mas se você responde "Mas eu não entendo muito de ferramentas e quero usar um alicate", fica difícil podermos lhe passar alguma informação que lhe vai ser útil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um moedor de lâminas, o fórum nem existia. Ficou parado no armário da cozinha durante anos, nunca consegui nenhum resultado satisfatório. Hoje em dia uso bastante para fazer farinha de linhaça, amêndoas, castanhas etc.

Acreditava até que, aprendendo a usar, talvez um moedor de lâminas fosse melhor apenas do que não ter moedor. Mas o pessoal daqui me convenceu que se consegue melhores resultados comprando café recém moído em cafeterias. Inclusive, tem um estudo cego que se chegou a conclusão de ser melhor café previamente moído em um ek e extrair em até 4 dias do que moer na hora no Encore. Se fosse num moedor de lâminas...

Voltando, tem um nemox lux 500 que está à venda por R$ 550, muito difícil de aparecer um elétrico por menos que isso.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luan, como o pessoal já falou aqui, comprar o de lâmina é rasgar dinheiro, se quiser saber como é a "qualidade" da moagem, coloca um pouco de grão de café e bate num mixer qualquer, a consistência vai ser a mesma. Outro detalhe, nestes moedores de lâminas o motor gira em alta rotação, acaba esquentando muito o café durante a "moagem", não tem como você regular a granulometria, se for pra usar de lâmina compra o café moído já, pelo menos você não gasta com moedor de vai conseguir um café bem melhor do que se moer num "cadence" da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta bom, vocês me convenceram a moer no braço....pelo o que andei lendo o trem é tao feio (de demorado) que o pessoal ta usando uma parafusadeira pra girar rs.

Mas vou arriscar, espero que não me arrependa.

Compro o Hario Mini ou Skerton? a diferença entre os dois é apenas 35 reais.

obrigadoooo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até cronometrei hoje pra você, @LUANSOFISTE. Aproximadamente 2min30s pra moer 24g de pó no Hario Slim. Nunca tive o Skerton mas parece que o ajuste no Slim é um pouco mais prático. Talvez a pegada no Slim também seja melhor devido ao tamanho.

Abraço e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Wellpires disse:

Até cronometrei hoje pra você, @LUANSOFISTE. Aproximadamente 2min30s pra moer 24g de pó no Hario Slim. Nunca tive o Skerton mas parece que o ajuste no Slim é um pouco mais prático. Talvez a pegada no Slim também seja melhor devido ao tamanho.

Abraço e bons cafés!

Muito obrigado mesmo. Decidi comprar o Hario Skerton, acredito que deve demorar o mesmo tempo q o mini, não deve ser tao ruim assim ficar 2min30s moendo hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje de manhã fiz um Fazenda Santa Clara (da Lucca, torra clara de 13/10) no V60 e para 15,1 g levei exatos 1'25" no Hario Mini, sem suar a camisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...