Ir para conteúdo

ECM Classika PID: dúvidas


LUW

Postagens recomendadas

51Yl+Ii6aaL.jpg

Para os que tem ou conhecem bem a Classika PID, se importam em sanar algumas dúvidas?

  1. Quanto tempo leva entre ligar a máquina e ela esquentar o suficiente para tirar o primeiro shot?
  2. Após tirar um shot (simples ou duplo), é preciso esperar alguma coisa para tirar o próximo?
  3. O que é mais negócio, fazer primeiro o espresso ou aerar o leite?
  4. Se for fazer cappuccino, quanto tempo leva para fazer uma segunda xicara, entre esperar a temperatura normalizar e flushes?
  5. É de fazer lambança em volta?
  6. Ela vem com PF duplo, simples e naked?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- 20 minutos.

2- Sim e Não :) , depois da extração , se vc for preparar outro espresso , quando terminar a preparação ela vai estar pronta , nunca cronometrei , mas vc vi retirar o PF , bater no bate borra , limpar , moer , tampear e encaixar de novo , vou cartear de 30 a 40 seg.

3- Vc sempre extrai e depois vaporiza o contrario pode ser feito ? Pode , mas levaria mais tempo.

4- SB , não faz cappucino sucessivos , vc pode fazer um ou dois ao mesmo tempo , essa é a unica limitacão dessa maquina em comparação a uma caríssima Synchronica , ela faz um ou dois cappus , mas se vc quer fazer 3 sucessivos , compra uma HX ou DB.

Outra coisa ,maquina com PID não faz flush , ela sempre esta pronta na temperatura que vc definiu.

5- Nenhuma , a bandeja cabe 1 litro. :D

6- Ela vem de fabrica com PF duplo com aquela separação parecida com a gaggia , dá para extrair singles e duplos , mais filtro cego , e outras coisas inúteis como tamper xingling , escova , colher e etc.

Minha opinião , se vai gastar uma nota preta em uma maquina definitiva , não economize em PF , eu quando encomendei com o Alexandre , eu pedi para ela vir com o PF duplo da Technika/Mechanika  , acho que sai pelo mesmo preço , mandei vir junto o Naked e quando viajei trouxe um single (60 dolares nos EUA) .

Eu praticamente só uso o naked.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi LUW, tenho uma maquina bem parecida com a Classika PID, a Bezzera Unica, e fazer dois cappus demora uns 4-5 min, incl. o enchimento da caldeira depois e deixar tudo pronto para a próxima extração. Assim, em ambiente doméstico, fazer cappus sucessivos nem é necessariamemte uma questão ou um problema de tempo ...  é mais que fazer mais do 4 ou 6 cappus é um saco do ponto de vista do trabalho adicional numa maquina SBDU.

Abçs, Burny 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande @carlos eduardo, matou a pau. Ou a tamper :D. Conheço bem as limitações de uma SBDU, mas como cappuccino só sairia aqui em casa eventualmente, não é um problema. O que realmente queria é uma máquina que possa me proporcionar espressos consistentes e que eu possa inventar pelo menos um pouco de moda na hora de tirar o shot. Portanto, com a "solidez" da máquina, o PID e o tempo não-exagerado de warm-up, me parece que a Classika PID resolve o meu problema espressional. Fora que é muito linda, nem parece máquina alemã :P. Quanto ao PF, estava com a impressão que já viria com um "padrão" e até com um naked (?). Então o PF que vem junto é meio fraco?

@Burny, a Unica é SB? Estava com a impressão que fosse DB - devo estar me confundindo com outra Bezzera. Mas não poder tirar cappuccinos "back to back" não me faz falta, pois acho que faço uns dois ou três lattes por semana, e só no fim-de-semana que faria dois seguidos, para mim e para a minha Comandante Executiva Suprema (= esposa). O que REALMENTE quero é poder tirar espressos bons, com consistência e ter a habilidade de mexer um pouco no sabor final na xícara.

E a Crossland CC1? O que me dizem dela? Os reviews que li sempre foram muito positivos (a SCG fala MUITO bem dela), fora que por ter um thermoblock para vapor, a vaporização é mais ágil. O problema é que a dita é mais feia que filhote de anu branco :wacko:. Esteticamente incomparável com a Classika, e o fato de ficar mais ou menos bonita no balcão tem um certo peso na hora de conseguir a liberação com a minha CES. O que me aflige é que em termos de preço para mim seria quase possível uma compra imediata enquanto que a Classika dependeria de mais alguns meses para arrebanhar todos os caraminguás necessários. Seria pagar quase que a metade do preço por uma máquina boa (tão boa quanto a Classika PID?) mas ao invés de ter uma obra de arte em cromo e aço na bancada ter um cooler de água que parecia moderno em 1991 :lol:.

PS: E Tramontina Breville? Nem pensar? Bonita, barata e preço de Bravo Mini.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, sobre o PF da Classika: Me parece que a diferença é o bifurcador. O Bifurcador que vem com a Classika é aquele mais estreito, servindo tanto para 1 quanto para 2 espressos, veja na img do link: http://www.ecm.de/fileadmin/products/feature-Maschinen/Feature-ECM-Classika-II-Bruehkopf.jpg 

Já o bifurcador que vem no PF da Mechanika é mais afastado. O bifurcador duplo só serve em 2 xícaras diferentes ou em uma xícara bem larga, tipo cappuccino. Veja na imagem abaixo bifurcador single e duplo da Mechanika: http://www.ecm.de/fileadmin/products/milieubilder/ECM-Milieu-Produktdetailseite-1920x966-Technika-mobile.jpg

Sobre a Breville, eu tenho uma. E  mesmo assim estou de olho numa Classika. É facil dizer que a qualidade não é a mesma, não tem como a Breville concorrer com a Classika: a Breville custa 500 dólares e a Classika 1299. A Breville, por ser menor e não ter Boiler, "aquece" mais rápido, mas não espere estabilidade de temperatura de uma Classika. A extração da Classika é superior, o PID da Breville é limitado e não é possível mexer na pressão. Vale a pena ver o tópico da breville, já postei vários vídeos de extração: 

Lembrando que, além da maquina, será necessário um bom moedor.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Breville é tentadora pois pelo que li naquele tópico (li inteiro) e até em reviews estrangeiros todo mundo fala bem dela, e se você considerar o preço... Tentador! Mas eu queria uma máquina "definitiva" (máquina possível, não de sonho), então acho que tenho de descarta-la. Mas isso só porque já tenho a Aram, se não tivesse, acho que até já teria comprado uma Breville.

Quanto ao moedor, vou de Bravo Mini.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fui claro quanto ao PF , todos são idênticos,  a diferença é só o tipo do distribuidor , por isso o preço é  o mesmo. 

A solução mais simples seria , comprar ela com o PF original e acrescentar o naked.

Depois com calma comprar ou trazer de viagem só o distribuidor single ou duplo e trocar na original e completar o set comprando o último PF.

Mas só com o original e o naked é  mais que suficiente. 

Moedor ? O Encore resolve para as torras de espresso e o mini para as limonadas claras.

Agora :D um aviso , isso não tem cura , uma vez começando não tem volta , logo logo vc vai comprar um ou dois :lol: moedores beeeemmm caros.

Aí vc vai comprar o tempero do Gil , o alinhador a base clone da ECM , um bate borra ecm e etc.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, entendi. Então de cara só precisaria comprar um naked? Pois vamos ser sinceros, sei lá o que é mais legal, tomar o espresso ou ver aquele caramelo fluindo para o copo :D.

Quanto ao moinho, o meu Encore funciona bem para a Aram (até consigo chocar), mas quero um "dedicado" para espresso, e deixar o Encore só para coado. Gostei muito do projeto do Debut do Gil, conhecia desde o primeiro protótipo, mas o Bravo (Mini) com base está em um preço convidativo. Acabei me decedindo pelo Mini porque fora ser feito aqui pelo nosso Gilberto e ser bonitaço pra caramba a beça, quase não tem retenção e tem uma excelente consistência de moagem. Já encomendei um, e aliás, preciso lembra-lo que já estamos quase em dezembro.

Mas uma máquina de espresso elétrica ainda está na fase de projeto para mim. Provavelmente vai ser a última que compro, portanto quero pegar a que me ofereça o melhor benefício. Há uns anos atrás quase comprei, estava com o dinheiro na mão e tudo, mas aí uma chuva de pedra aqui me quebrou as pernas :(. O pior é que na época estava no mesmo dilema, entre CC1 e Classika PID :huh:. Não sei se o problema é indecisão ou falta de dinheiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
Em 23/10/2017 at 23:31, carlos eduardo disse:

1- 20 minutos.

2- Sim e Não :) , depois da extração , se vc for preparar outro espresso , quando terminar a preparação ela vai estar pronta , nunca cronometrei , mas vc vi retirar o PF , bater no bate borra , limpar , moer , tampear e encaixar de novo , vou cartear de 30 a 40 seg.

3- Vc sempre extrai e depois vaporiza o contrario pode ser feito ? Pode , mas levaria mais tempo.

4- SB , não faz cappucino sucessivos , vc pode fazer um ou dois ao mesmo tempo , essa é a unica limitacão dessa maquina em comparação a uma caríssima Synchronica , ela faz um ou dois cappus , mas se vc quer fazer 3 sucessivos , compra uma HX ou DB.

Outra coisa ,maquina com PID não faz flush , ela sempre esta pronta na temperatura que vc definiu.

5- Nenhuma , a bandeja cabe 1 litro. :D

6- Ela vem de fabrica com PF duplo com aquela separação parecida com a gaggia , dá para extrair singles e duplos , mais filtro cego , e outras coisas inúteis como tamper xingling , escova , colher e etc.

Minha opinião , se vai gastar uma nota preta em uma maquina definitiva , não economize em PF , eu quando encomendei com o Alexandre , eu pedi para ela vir com o PF duplo da Technika/Mechanika  , acho que sai pelo mesmo preço , mandei vir junto o Naked e quando viajei trouxe um single (60 dolares nos EUA) .

Eu praticamente só uso o naked.

Boa noite poderia me passar o contato do importador que vc comprou essa ECM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...