Ir para conteúdo

Cafeterias em Juiz de Fora (JF)


Álvaro Gomides

Postagens recomendadas

Se fizer como eu, é fácil: da última vez que fui pra JdF eu levei grãos da Compra Coletiva, o Bravo Mini, a Minipresso (foi antes de comprar a Flair), um mergulhinho bivolt e a chaleira do Lipe. Tomei espresso bom todos os dias... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

Minha dignissima me proibiu de trazer as parafernalhas kkkk pelo ou menos tomo um nespresso pela manha que é ok.

Estou numa cafeteria que fica dentro do carrefour, me serviram aquele espresso mais conhecido como cachoeira [emoji23][emoji23][emoji23]

8d622fcf029cc0e4a089a8f455210e84.jpg

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um espresso bebivel [emoji23][emoji23][emoji23]

Eles possuem graos da academia do cafe a venda, nao sei qual utilizam.

Apesar de uma crema rala, esta bem equilibrado e com notas doces sobressaindo.

Recomendo!fa8bb5048d0d139e4e332a88991787f6.jpg

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olha nem tem sabia que tinha um tópico pra minha cidade.

O expresso da Relicário também achei com uma crema muito rala, para quem usa máquina profissional e grãos em teoria recentes deveria ser melhor, fica com uma crema igual de máquina super-automática.

Cafeteiras tem também a Pedra Bonita e Mr. Pina. Nessas outras eu só tomei capuccino e o melhor é da Relicário apesar de ser uma overdose de doce por causa do brigadeiro, o de brigadeiro leite ninho chega a ser imbebível de tão doce. Pedra Bonita parece que o expresso é bem feito, mas não tomei só vi e parecia cremoso.

Mas não sei os expressos das outras. Na verdade Juiz de Fora não tem muitas cafeterias mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estarei em Juiz de Fora esse final de semana, provavelmente eu volte na relicário como sempre, nunca ouvi falar dessa que voce falou. Vou experimentar o cappuccino e o ristretto pra ver se eles me agradam.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Álvaro Ford disse:

Estarei em Juiz de Fora esse final de semana, provavelmente eu volte na relicário como sempre, nunca ouvi falar dessa que voce falou. Vou experimentar o cappuccino e o ristretto pra ver se eles me agradam.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 

Peça o com brigadeiro ao leite. Mas recomendo não pedir um doce para acompanhar, pois se não vai ser overdose de glicose.

Vou procurar ir nessa Flux.
Problema de Juiz de Fora é os baixos salários, acho que nenhum lugar tem um barista com alguma formação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Se estiver com sorte, o Marcelo Giotti estará em algum evento com sua La Spazialle e seus métodos coados.

 

Eu ainda não fui lá, mas tem a Bela Padoca que, se não me engano, é na Rua Sampaio, no Granbery.

 

E tem a Maricota, no segundo (ou terceiro?) piso do Mister Shopping, na Rua Mister Moore.

 

Tem também a Planet Music, na Rua Morais e Castro, no Alto dos Passos. Lá você também acha V60.

 

O Divino Café é no Independência Shopping, mas não fui lá ainda. Parece que servem o café Buena Vista, torrado em JF mesmo (mas não lá).

 

Por fim, tem A Toca, que é na Delfim Moreira, no Granbery. Quando fui ainda não era uma cafeteria, mas um espaço para eventos. Parece que agora rola uns espressos e um V60 lá também.

 

Mas confesso, JF é um lugar bem difícil pra se tomar um bom café na rua, no geral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Estive por aí na semana passada inteira.

Só tomei café no Relicário, como de costume.

O pessoal da Unique estava treinando os Baristas e o espresso foi cortesia :D

Bela Padoca é na rua onde costumo ficar, ainda não sentei para experimentar o espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po, cheguei ontem à noite.

Tomei agorinha um Aeropress com um café que eu mesmo torrei, mas um espresso e umas ideias trocadas são sempre bem-vindos.

Quando voltar avise, pode ser que eu também esteja por aqui.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando.

Ontem fui à Bela Padoca e pedi dois curtos (estava acompanhado). O garçom ainda confirmou: "Dois curtos". Vieram dois longos. O café eu conheço, dava pra ter tomado um café legal, mas não foi o que pedi.

Mais tarde fui à Relicário. Perguntei sobre os cafés que estavam no espresso e, como de costume, o garçom começou a falar sobre os três blends que estavam servindo no dia. Como de costume, também, fez uma pequena confusão entre eles. Escolhi um grão e pedi um ristretto. Ele teve o cuidado de confirmar comigo se era mesmo o que eu queria: "é apenas um dedinho". Ok, confirmado e um barista foi tirar. Teve problemas e falou com o barista chefe que sugeriu tirar no bico duplo. Tirou, me serviu uma água com gás e um ristretto "só na quantidade". O café estava ralo, com um buraco na crema, sem acidez e desequilibrado. Como eu não tava a fim de entrar em discussões, ou simplesmente não era meu dia pra tomar um espresso, agradeci, paguei e vazei.

A impressão que tenho é: não importa onde vá, ou as pessoas que lidam com o café comercialmente na cidade não têm treinamento adequado para extrair a bebida (e os donos não se importam ou tem ainda menos conhecimento), ou simplesmente não têm noção da complexidade ou do valor que o café pode ter para os clientes, salvo raras exceções.

A Relicário é uma brigaderia. Parece que querem oferecer cafés de qualidade lá, mas sinto que tentaram abraçar o mundo: são muitos tipos de cafés, métodos coados, clube de café próprio, muitos atendentes com diferentes níveis de conhecimento, várias pessoas fazendo uma única xícara café. Os donos parecem entender que café é um mundo à parte, mas não cuidaram do básico antes de abrir o leque.

Ainda há espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Canal, concordo com seu ponto de vista, mas permita-me deixar meu ponto de vista.
Ter acesso ao conhecimento é difícil, pra se entender de café tem que estudar. Nós somos uma parcela muito pequena e se colocar na ponta do lápis, irrelevante pra um fluxo de caixa de lugares assim.
Nunca tomei um ristretto fora de casa, simplesmente eles nem sabem o que deve ser kkkkk
A maioria dos operadores de máquinas de espresso não sabem sequer regular um moinho, ou pra que serve.
Enfim, eu também não gosto do tratamento desses lugares, por isso valorizo cafeterias que são de verdade. (Aliás fui na academia do café anteontem e o espresso estava ESPETACULAR)
Penso q loue o errado seja oferecer uma experiência que eles não tem a capacidade de suprir.
Pra você ter uma noção, na minha cidade tem uma "cafeteria" que tem uma máquina superauto. Quando pedi um capuccino, ele veio frio. Quando reclamei a mulher falou que ele esfria pois o chantilly tem que ser gelado. Nem falei pra ela que capuccino não tem chantilly, só nunca mais pisei no lugar.
Quando voce abre uma cafeteria, o mínimo que você tem que servir é um bom café, é o coração do negocio, mas quando você tem uma lanchonete, padaria, ou como é o caso do relicário uma brigaderia, acredito que não seja tão importante assim oferecer os melhores cafés possíveis.

Bem, de fato ainda não tomei um excelente espresso em JF, mas as minhas expectativas são baixas quando já vou para os lugares, por isso nem me espanto.

(Estou me lembrando de um lugar chique que fui, chamado Assunta. Pedi um espresso antes de ir embora e ele estava simplesmente imbebivel. Parecia que pegaram aquela torra que o café fica igual um pedaço de carvão)

Enviado de meu ONEPLUS A5010 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas Assunta é uma pizzaria, obviamente o espresso não seria muito melhor do que aquilo que as pessoas em geral acham que é um bom café: um nespresso.

Já a Relicário se autodenomina brigaderia e café. É diferente. Eles têm pelo menos um barista lá, vê-se que querem oferecer café de qualidade, querem abraçar o público coffee lover.

Além disso, o ristretto está no cardápio deles, não cheguei pedindo pra reinventarem a roda.

E falharam no básico do que (eles próprios) se propõem. Eu só voltei lá pra ver se minha experiência anterior lá tinha sido singular, ou se algo havia melhorado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Andei visitando novas cafeterias.
Meu veredito é que o melhor expresso é do Pê d' Ipê no São Pedro, pelo menos foi o que mais gostei, recomendo a ida. O sócio de lá tem bom conhecimento em café. E ao contrario da Relicário eles estão sempre com torras bem recentes para venda de café sempre menos de 15 dias.

Eu gosto da Relicário no geral pelos doces, mas os expressos não são sensacionais, muitas vezes tem menos crema que o que tiro com Dolce Gusto, problema acho que é porque não se preocupam em manter grãos de torra recente, você percebe isso pela data dos cafés que eles vendem lá, em geral 2 ou 3 meses. Como não tenho moinho automático um dia acabei comprando um café lá (Unique Bourbon Amerelo, por sinal sensacional) e pedindo para moer para fazer na Moka, aí falei com atendente que não podia ser tão fino quanto expresso ou iria entupir na moka, aí na hora ninguém sabia o ponto certo do moinho, num lugar que tem um clube do café me decepcionou.

A toca também gostei de lá, mas não tomei expresso no dia e sim um Latte Macchiato com caramelo artesanal MUITO BOM, mas pelas postagens deles no Instagram vi que os cafés a venda deles são de torras recente em uma postagem tinha 2 dias da torra, o que indica o mínimo de conhecimento.

Falta ir na Flux, várias pessoas já me falaram de lá, mas raramente vou ao centro.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa a dica Pé de Ipê, nunca fui lá. Em São Pedro tem um espaço cultural novo que se chama Tenethara, que é bem legal, mas nunca provei o café deles.

Alguém em JF esses dias? Animam tomar um café na cidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Vitorats disse:

Boa a dica Pé de Ipê, nunca fui lá. Em São Pedro tem um espaço cultural novo que se chama Tenethara, que é bem legal, mas nunca provei o café deles.

Alguém em JF esses dias? Animam tomar um café na cidade?

Então esse espaço é um conhecido ainda estou devendo um café lá também.

Eu animo um café, só marcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui na Toca no geral é um lugar muito interessante a comida é bem legal. Mas lá é uma máquina super-automática por sinal igual a minha, mas bem regulada por isso eu gostei do expresso hahaha

Mas os graõs lá acho que são sempre de torras muito recentes acho vou voltar e comprar uns para fazer em casa, entre lá e a Relicário acho que prefiro o expresso de lá. Mas Pé de Ipê ainda é melhor, voltei lá esses dias para comprar grãos e conversei bastante com o dono sobre ele aparentou conhecer bastante sobre café e os cafés dele são torrados aqui em JF mesmo por isso estão sempre recentes ele me disse que recebe toda sexta.

Eu estava até procurando se achava algum café aqui da região para comprar é estranho morar numa cidade que tem bairro com nome de variedade de café numa região que já produziu se não me engano 20% do café no Brasil e no auge mais que a Colômbia e não ser fácil achar café para comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então esse espaço é um conhecido ainda estou devendo um café lá também.
Eu animo um café, só marcar.


Yan, Mil desculpas! Não sei porquê seu post não apareceu pra mim. Minhas férias acabaram.
Bora marcar da próxima?
Abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Vitorats disse:

 


Yan, Mil desculpas! Não sei porquê seu post não apareceu pra mim. Minhas férias acabaram.
Bora marcar da próxima?
Abraços

 

Claro, quando tiver em JF manda uma MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dica, Yan! Não conheço a Pé de Ipê, vou tentar ir na próxima que for a JF.

A Toca usa o café Jequitibá, que você consegue comprar direto com o Marcelo Giotti com um precinho especial.

Anota aí: 32 98887-5948

Pode falar que o Luan passou o cel dele. Ele é barista, vai procurar te vender uma torra recente.

 

Abraço!

 

PS.: O Vitor em JF é lenda, diz que vem, que veio, mas nunca encontra os amigos... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, cankblunt disse:

Boa dica, Yan! Não conheço a Pé de Ipê, vou tentar ir na próxima que for a JF.

A Toca usa o café Jequitibá, que você consegue comprar direto com o Marcelo Giotti com um precinho especial.

Anota aí: 32 98887-5948

Pode falar que o Luan passou o cel dele. Ele é barista, vai procurar te vender uma torra recente.

 

Abraço!

 

PS.: O Vitor em JF é lenda, diz que vem, que veio, mas nunca encontra os amigos... <_<

Valeu Luan, depois que terminar com a seleção do Mario vou entrar em contato. Pois gostei bastante do café do Jequitibá, lá na Toca tem V60 também esqueci de mencionar. Mas lá já tomei outras bebidas lá a base de café que são muito boas. E eles tem lattes veganos para quem interessar é uma boa opção.

Agora acho que só estou devendo uma visita na Flux, que já ouvi ser muito boa fora do fórum também.

Vitor te entendo to sofrendo para terminar o meu mestrado também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Juiz de Fora foi uma das pioneiras na Terceira Onda do Café com o Buenavista Café. Desde 2010 torramos cafés especiais acima de 84 pontos. Para comemorar os 10 anos da empresa, em novembro 2019 vamos abrir nosso Laboratório de Torra ao público, será um espaço para cursos e treinamentos e também showroom dos nossos cafés, máquinas e acessórios, além de local para a imersão no mundo dos cafés especiais. Pra quem quiser conhecer nosso trabalho, acesse o site www.buenavistacafe.com.br, Instagram @buenavista_cafe ou WhatsApp 32 98857-1060.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...